quarta-feira, abril 18, 2018

UMAS NO CRAVO E OUTRAS NA FERRADURA



 Jumento do Dia

   
Mário Centeno, ministro das Finanças

Enquanto a comunicação social dava conta de que em 2019 não haveriam qualquer aumento dos vencimentos da função pública Mário Centeno não sentiu necessidade de tomar posição, para além do que tinha feito constar. Agora que o debate está conspurcado com as posições oportunistas de Assunção Cristas e depois de António Costa vir abrir a porta a uma mera atualização de um ano, Centeno dá cambalhoras e nunca digas nunca. Pois é, o melhor seria nunca dizer asneiras ou frases dúbias.

É uma pena que o sucesso governamental nas finanças se esteja a perder devido a sucessivos erros de comunicação num sector onde o governo parecem apostar no amadorismo.

«O ministro das Finanças, Mário Centeno, não coloca de lado a possibilidade de aumentos na função pública em 2019. "Nunca me ouviu dizer a palavra nunca e também não vai ser agora", disse, em entrevista à TSF.

O governante recorda o que o Governo tem feito na área da administração pública. "Nós anunciámos que iríamos fazer e começar um programa de recrutamento na administração pública. Para áreas que têm estado muito fechadas, digamos assim, em termos de admissões nos últimos anos. É um caminho que está a ser feito, vai continuar a ser feito, e os equilíbrios que forem encontrados no âmbito do orçamento de 2019 ditarão qual é o seu desenho final", salientou.

Assegurado está o descongelamento de carreiras. "No Orçamento de Estado para 2019 [OE] posso-lhes garantir que o descongelamento das carreiras vai prosseguir, e isso é visível no quadro que foi incluído no Programa de Estabilidade, e isso significa quase 400 milhões de euros de aumento das despesas com o pessoal e, portanto, os funcionários públicos vão ter um aumento no ano que vem, isso é garantido", referiu Centeno.

Sobre os aumentos reais de salários, o ministro responde: "Este aumento é superior ao da inflação, a despesa com pessoal vai aumentar acima da inflação, garantidamente já com os compromissos que temos assumidos em 2019". Garante que o Governo preocupa-se "com as questões da redistribuição" e que estas "estão a ser tratadas com muita atenção". "Temos medidas, que foram já implementadas este ano, para aqueles trabalhadores que ganham salários mais baixos e cujas posições foram, digamos assim, absorvidas pela evolução do salário mínimo. O governo fez questão de, para esses que iam ser progredidos, haver uma valorização salarial adicional" afirmou na entrevista que foi hoje difundida.» [DN]

      
 O Feliciano volta a estudar
   
«Feliciano Barreiras Duarte disse que nunca beneficiou do estatuto de “visiting scholar” na Universidade de Berkeley para nada, mas a Universidade Autónoma de Lisboa acaba de desmenti-lo. A comissão científica do Departamento de Direito deliberou esta segunda-feira que se o antigo secretário-geral do PSD quiser continuar a frequentar o doutoramento em Direito vai ter que voltar às aulas. Numa avaliação dura, o departamento diz ainda que o aluno “induziu em erro” a instituição e que o facto de ser “visiting scholar” em Berkeley foi mesmo o “fator de excelência” que lhe permitiu dispensar a parte letiva do doutoramento. Só falta mesmo a ratificação do Conselho Científico, que reúne no início de maio.

A Comissão Científica de Direito, numa deliberação à qual o Observador teve acesso, entendeu assim que o estatuto de “visiting scholar” foi “um fator determinante” para Feliciano Barreiras Duarte ter dispensado a frequência das aulas de doutoramento. Ou seja: “Sem menção do candidato relativa ao estatuto de ‘visiting scholar‘ não tem cabimento a dispensa do ciclo de estudos“. Desta forma, o candidato só pode continuar a ter o estatuto de doutorando se voltar a frequentar as aulas.» [DN]
   
Parecer:

Só lhe faz bem.
   
Despacho do Diretor-Geral do Palheiro: «Sorria-se.»
  
 Aconselhador genético?
   
«Se a proposta do Bloco de Esquerda (BE) for aprovada, em breve Portugal vai poder contar com uma nova profissão: a de “aconselhador genético”. Num projecto de resolução que acaba de dar entrada na Assembleia da República, os bloquistas recomendam ao Governo que reconheça e regulamente a profissão de técnico de aconselhamento genético, alegando que esta existe já em muitos países.

Lembrando que em Portugal algumas doenças neurológicas têm uma frequência “particularmente elevada”, os deputados do BE defendem que é "inequívoca" a necessidade de integração deste novo profissional "como técnico de saúde nos serviços de genética e serviços clínicos interdisciplinares".» [Público]
   
Parecer:

Um dia destes ainda vamos ter a raça luzitana.
   
Despacho do Diretor-Geral do Palheiro: «Sorria-se.»

 Deputados nacionalista da Catalunha cantam a Grândola
   
«A intervenção centrou-se no que Portugal e Espanha alcançaram desde a democracia. "Só em democracia podemos ser o que realmente queremos ser", afirmou Marcelo Rebelo de Sousa nas Cortes Gerais, ouvido pelos membros da Câmara dos Deputados e do Senado de Espanha, em Madrid. "Só com a democracia e a integração europeia encontrámos o equilíbrio entre identidades, instituições, pessoas", continuou o Presidente português. Marcelo não se referia seguramente às aspirações independentistas dos catalães mas estes tinham preparado com antecedência um momento especial para a visita do chefe de Estado português.

Marcelo já tinha sido aplaudido de pé à chegada pelos membros de todos os grupos parlamentares. O mesmo aconteceu no final, mas, entre aplausos, os deputados e senadores da ERC (Esquerda Republicana da Catalunha) e do PDeCAT, o partido do ex-líder catalão Carlos Puigdemont, de cravo amarelo na mão, começaram a cantar a Grândola vila morena.» [Público]
   
Parecer:

Parece que Marcelo não tem o dom para o canto que tinha o Miguel Relvas.
   
Despacho do Diretor-Geral do Palheiro: «Ensine-se a Grândola Vila Morena a Marcelo.»