sexta-feira, abril 20, 2018

UMAS NO CRAVO E OUTRAS NA FERRADURA



 Jumento do Dia

   
Helena Roseta

Helena Roseta ainda sonha com soluções de outros tempos para resolver o problema da habitação, não entende que a solução passa pelo mercado e que são os jovens que há décadas que pagam caro a inexistência de mercado. A lei que agora se pretende aprovar assenta em conceitos de outros tempos e parte do princípio de quem tem uma casa tem deveres especiais que os detentores de outros tipos de património não têm.

«O grupo parlamentar do PS entregou esta quinta-feira na Assembleia da República um projecto de Lei de Bases da Habitação, da autoria da deputada Helena Roseta, presidente do grupo de trabalho parlamentar sobre este tema.  Entre as novidades está a possibilidade dos municípios avançarem para a requisição de casas injustificadamente devolutas, a fim de as colocar no mercado de arrendamento.

Na proposta, o articulado distingue os imóveis públicos em situação de disponibilidade, mas também inclui os imóveis privados “que se encontrem injustificadamente devolutos ou abandonados, sem prejuízo da manutenção da titularidade da propriedade”, pagando uma indemnização “a fixar nos termos legais”

“É a primeira vez desde o 25 de Abril que há uma iniciativa de lei de bases para a habitação”, destaca o grupo parlamentar.

“O diploma pretende ser um pontapé de saída para a concretização dessa Lei de Bases da Habitação, há muito desejada”, estando “aberto não apenas ao debate parlamentar e ao confronto com as iniciativas dos restantes grupos parlamentares, mas também às críticas, sugestões e propostas dos cidadãos, poderes a sociedade civil”, pode ler-se na apresentação do plano.» [Público]

 O que une o BE ao CDS?

Parece que o BE e o CDS acham que os governos devem funcionar como a Igreja e recorrer a frerinhas sem direitos salariais. Se a austeridade impôs cortes de rendimentos de razões éticas ou morais justificam que os membros dos gabinetes governamentais estejam sujeitos quando mais ninguém está?

Esta posição não admira e explica bem porque motivo o CDS é tão de extrema-direita como o BE é de extrema esquerda.

 A anedota do dia

O Coelhone e o Portas vão ser colegas na Mota Engil.

 Proposta

Proponho que os conhecimentos do Coelhone nos mais diversos domínios da gstão empresarial, bem como os do Paulo portas, sejam avaliados num teste feito por professores de gestão e que ao mesmo tempo deles participem alunos do segundo ano de gestão do ISEG, da Católica e da Nova e que os resultados sejam tornados públicos.

      
 Monarquia cubana cria nova dinastia
   
«Proposto na quarta-feira pela Comissão Nacional de Candidaturas (CNE) para assumir a presidência do Conselho de Estado da República de Cuba, Miguel Díaz-Canel foi esta quinta-feira confirmado no mais alto cargo político daquela ilha comunista.

O antigo vice-presidente, de 57 anos, foi aprovado com 603 votos dos 605 deputados da nova Assembleia Nacional do Poder Popular e inicia assim um mandato de cinco anos à frente do Conselho de Estado e do Conselho de Ministros. » [Público]
   
Parecer:

Continua a ser uma monarquia, mas agora os reis serão Canel.
   
Despacho do Diretor-Geral do Palheiro: «Sorria-se.»
  
 O PSD mudou mesmo
   
«O projecto de resolução do PSD sobre o Programa de Estabilidade do Governo (2018-2022) recomenda que o Governo prossiga a “importante redução do défice e da dívida pública”, exige reformas estruturais e critica a estratégia seguida. Mas não suscita expressamente a rejeição do Programa de Estabilidade, ao contrário do CDS que tem uma resolução nesse sentido.

No texto divulgado esta tarde, os sociais-democratas apelam a que o Governo adopte um “outro caminho de consolidação orçamental” que não esteja assente na “actual estratégia de aumento da carga fiscal para máximos de sempre”, na “redução do investimento público para mínimos históricos” que têm estado associados a “elevadas e arbitrárias cativações” e a um aumento da despesa corrente permanente”.» [Público]
   
Parecer:

Veremos no que dá esta mudança.
   
Despacho do Diretor-Geral do Palheiro: «»

 É a economia estúpidos
   
«A Câmara de Lisboa colocou em leilão oito apartamentos reabilitados na zona da Ajuda pela empresa municipal Sociedade de Reabilitação Urbana (SRU). Mas a procura foi grande e maior ainda a oferta que de acessível nada teve. Houve candidatos dispostos a pagar mais do dobro do que que a base de licitação do valor estipulado. Num T1 de 350 euros houve quem se propusesse a pagar mais de 700 euros por uma cave com 48 metros quadrados ou mais de 900 por um T2 triplex com 77 metros quadrados cujo valor base era de 500. Os resultados foram afixados e o concurso dado como fechado.

Depois de contactada pelo DN, a autarquia garantiu que vai mandar anular esse procedimento: "O concurso para arrendamento de fogos promovido pela Sociedade de Reabilitação Urbana (SRU) não cumpre os princípios nem os critérios do Programa Renda Acessível (PRA). Este concurso vai, pois, ser anulado pela CML e vai ser lançado outro novo que respeite na íntegra princípios e preços do PRA." A autarquia assegurou ainda que "vai averiguar as razões deste procedimento da SRU tirando daí as devidas consequências".

A violação dos princípios do PRA é clara. Segundo informação publicada no site da CML, o Programa de Renda Acessível visa a "regeneração urbana e o rejuvenescimento da cidade". Em 15 locais da cidade serão construídos entre cinco e sete mil fogos de várias tipologias "com rendas entre 250 e 450 euros, muito abaixo dos valores praticados no mercado".» [DN]
   
Parecer:

E agora?
   
Despacho do Diretor-Geral do Palheiro: «Pergunte-se ao Coelhone se vai trabalhar diretamente com Paulo Portas.»

 O regresso do filho pródigo
   
«Jorge Coelho foi nomeado vice-presidente do conselho de administração da construtora Mota-Engil, segundo informação prestada pela construtora à CMVM.

O nome do antigo ministro socialista consta do ponto nove da ordem de trabalhos da assembleia geral de acionistas agendada para o dia 11 de maio e que vai deliberar sobre a composição dos órgãos sociais da Mota-Engil para os próximos quatro anos, segundo um comunicado divulgado esta quinta-feira.

Além de Jorge Coelho, vão assumir a vice-presidência do conselho de administração da construtora Gonçalo Moura Martins e José da Costa Figueiredo. António Mota assumirá o cargo de presidente, conforme indica o ponto 10 da ordem de trabalhos.» [Expresso]
   
Parecer:

O homem voltou a estar na mó de cima.
   
Despacho do Diretor-Geral do Palheiro: «Sorria-se.»