sábado, abril 21, 2018

UMAS NO CRAVO E OUTRAS NA FERRADURA



 Jumento do Dia

   
Ricardo Costa, jornalista sem lei

Esperemos que Ricardo Costa, diretor de informação da SIC, não se arme em sacerdote da democracia para exigir que António Costa se demita, com o argumento de que o país é uma bandalheira, com estações de televisão como a SIC a ganharem audiências promovendo o regabofe na justiça, não se importando de recorrer a práticas criminosas para usar abusiva e ilegalmente vídeos que não lhes pertencem, nem estão autorizados a fazer render através da sua divulgação.

É uma pena que a matilha ao serviço de Ricardo Costa, a começar pelo falso economista Jorge Ferreira, não sejam tão rigorosos com as ilegalidades e abusos da SIC, como o são com os outros.

«"Aquilo que está em causa é uma divulgação não autorizada de peças de um processo e, portanto, isso constitui crime e estou segura que o Ministério Público tomará as iniciativas necessárias para reprimir a ilegalidade, neste caso tal como faz em outras questões de matéria criminal", disse Francisca Van Dunem aos jornalistas, à margem da cerimónia de inauguração da exposição comemorativa dos 150 Anos da Abolição da Pena de Morte em Portugal.

A SIC e a CMTV divulgaram vídeos de interrogatórios no âmbito do processo Operação Marquês, tendo na terça-feira o Ministério Público (MP) anunciado a abertura de um inquérito para investigar o sucedido.

"Embora o processo em causa já não se encontre em segredo de justiça, a divulgação destes registos está proibida, nos termos do art.º 88º n.º 2 do Código de Processo Penal, incorrendo, quem assim proceder, num crime de desobediência (artigo 348.º do Código Penal)", referiu o Ministério Público numa resposta à agência Lusa.

Questionada sobre o documento enviado ao parlamento sobre possíveis alterações à Lei da Reorganização do Sistema Judiciário (LOSJ) a ministra explicou que "é um estudo técnico, prévio elaborado pelos serviços sobre o qual o próprio ministério ainda não se pronunciou".» [Notícias ao Minuto]

 Grande líder da oposição!

Rui Rio armou.-se em oportunista e foi tirar proveitos políticos da ala pediátrico do Hospital de Santo António, no Porto, para dizer que a culpa é do Sócrates. É uma pena que Rui Rio, que estava tão perto quando Sócrates era primeiro-ministro, nunca se tenha lembrado de ir ao outro lado da rua na qualidade de autarca para visitar o hospital.

Isto não é fazer oposição, é servir-se dos problemas e ser oportunista.

      
 Terá sido culpa do Centeno?
   
«Chegou ao fim a colaboração entre o reconhecido especialista em políticas de Saúde Constantino Sakellarides e o ministro com a pasta, Adalberto Campos Fernandes. O professor catedrático jubilado da Escola Nacional de Saúde Pública liderava há dois anos um processo para modernizar os cuidados assistenciais e saiu por divergências com a governação.

"Demiti-me esta sexta-feira. Enviei a carta ontem ao ministro. Acordos e desacordos são naturais na vida. O ministro não ficou surpreendido e eu também não", disse ao Expresso na manhã desta sexta-feira. Constantino Sakellarides não quis revelar as razões concretas do seu afastamento, justificando que "não estaria a ser decente ao comentar". Ainda assim, explica que "o processo foi evoluindo e que foram surgindo limitações", tornando-se "difícil fazer coisas com utilidade" como era seu objetivo.

Nos últimos dois anos, Sakellarides coordenou a iniciativa SNS Saúde + Proximidade, um processo para modernizar a oferta pública de cuidados à população garantindo o acesso à assistência adequada e no momento certo. A integração de todos os níveis de cuidados, por exemplo entre o domicílio, o centro de saúde e o hospital; e o desenvolvimento da literacia em Saúde eram algumas das metas principais.» [Expresso]
   
Parecer:

Desde a trapalhada do INFARMNED que este "Aldraberto" anda a cair.
   
Despacho do Diretor-Geral do Palheiro: «Sorria-se.»