domingo, agosto 26, 2007

Umas no cravo e outras tantas na ferradura

FOTO JUMENTO

Parque das Nações, Lisboa

IMAGEM DO DIA

[Zainal Abd Halim - Reuters]

«A jumper parachutes from Kuala Lumpur Tower in Malaysia's capital, Kuala Lumpur. About 100 BASE (Building, Antenna, Span and Earth) jumpers are in the country to celebrate the 50th anniversary of independence on August 31.» [Washington Post]

JUMENTO DO DIA

Reacção suspeita

Uma acusação de assédio sexual é tão difícil de provar quão difícil de refutar por parte do acusado, mas Macário Correia tentou refutar a acusação feita por uma funcionária da autarquia de Tavira da pior forma. Ao tentar lançar dúvidas sobre a saúde mental da funcionária divulgando o número de atestados médicos o que Macário fez mais não foi o mesmo do que fazem muitos dos acusados, ainda recentemente assistimos a isso no Caso Apito Dourado. Aliás, a estratégia de defesa nos crimes sexuais é quase sempre essa.

Como se isto não bastasse o presidente da autarquia usou informação confidencial para se defender e, ainda por cima, usou-a de forma distorcida. Entretanto, já alguém fez questão de fazer passar na comunicação social a insinuação que há uma relação entre a acusação e a disputa no PSD. Com esta defesa desastrosa começa a ser urgente que Macário refute a acusação de forma consistente, a sua reacção foi, no mínimo, suspeita.

A NOTÍCIA QUE NÃO É NOTÍCIA

A primeira página do Expresso desta semana é um bom exemplo como se pode manipular a opinião pública transformando em notícia de capa aquilo que, afinal, nem é notícia. Quem passe pelas bancas e leia as "gordas" fica a saber que a construção do aeroporto tem luz verde para ser em Alcochete.

Mas não é bem assim, o que tem luz verde é o estudo porque “não há nada que inviabilize a continuação dos estudos sobre a localização de um aeroporto em Alcochete”.

Sem comentários.

O JESUS DE RATZINGER-BENTO XVI (1)

«Foi uma jornalista que me chamou a atenção: o Jesus de Nazaré, de J. Ratzinger-Bento XVI, conteria alguns erros, como, por exemplo, Abraão ter sido chamado para sacrificar o filho Isaac no monte Horeb. Disse-lhe que ainda não tinha tido acesso à edição alemã, mas que, se lá estivesse essa afirmação, era um erro, pois haveria confusão com o monte Moriá. Agora que me chegou o original alemão, pude confirmar: na página 58, lá está que Abraão se pôs a caminho do monte Horeb. » [Diário de Notícias]

Parecer:

O livro de Ratzinger lido pelo padre Anselmo Borges.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

CIDADE E DEMAGOGIAS

«Se António Costa quisesse verdadeiramente fazer alguma coisa de útil pelo Terreiro do Paço, tratava de dar ao Metro um prazo impreterível para terminar ou desistir das eternas obras do túnel à beira-Tejo, cuja necessidade imperiosa, aliás, está por provar. Terminar com aqueles vergonhosos tapumes que escondem o rio, pôr fim àquela incompetente empreitada que dura há uma década e devolver à cidade o Cais das Colunas e o Terreiro do Paço tal como ele era, isso sim, era um serviço prestado a Lisboa.» [Expresso assinantes]

Parecer:

Concordo plenamente com Miguel Sousa Tavares.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

COMÍCIO DE VERÃO

«No seu habitual comício de Verão do PSD/Madeira, lá tivemos Alberto João Jardim a vociferar com a habitual virulência e desfaçatez. Conseguisse ele imaginar o que a esmagadora maioria dos portugueses do continente pensa destas vistosas performances e talvez não exibisse tamanha arrogância. Mas não consegue, e, por isso, fica ali, naquele estardalhaço ensolarado, a vacilar entre o ridículo e o patético.

Para o ilustre presidente do PSD da Madeira, o alvo, desta vez, foram as chamadas "causas fracturantes", que é o nome algo abusivo que foi atribuído aos temas que se ocupam de aspectos importantes da vida quotidiana das pessoas. Que um banco recuse um empréstimo a duas mulheres que vivem juntas, considerando que a situação de lésbicas não lhes permite qualquer solicitação nesse sentido, é algo que afecta o dia a dia de cada uma. E esses são problemas que não podem ser ignorados. Sobretudo com aquele inevitável argumento de que há assuntos muito mais importantes, como o desemprego ou as leis do trabalho (esta é a lengalenga habitual do PCP, que não tem particular simpatia por "temas fracturantes", embora, às vezes, lá alinhe).

Que disse, então, Alberto João Jardim? Numa alusão à lei sobre a despenalização do aborto, declarou, segundo os hábitos enraizados do conservadorismo nesta matéria, que, "quando se fazem leis contra a vida humana, é um precedente que não podemos consentir para depois fazerem outros direitos ou se ofenderem outros direitos das pessoas em nome do Estado absoluto". Não vamos discutir. Mas Jardim parece não ter entendido que a lei sobre a despenalização do aborto em determinadas circunstâncias é uma lei que aumenta a liberdade das pessoas, porque não obriga ninguém a fazer abortos, mas permite que quem quiser os faça e quem não quiser não faça. Falar em "Estado absoluto" é um contra-senso.

E falou sobre homossexuais. Para dizer que "querer o casamento de homossexuais e tudo isso que o Governo socialista prepara, essas não são causas, são deboche, são degradação, é pôr termo aos valores que nós, portugueses, a nossa alma nacional, temos desde o berço e que os nossos pais nos ensinaram". Cá temos o modelo perfeito do pensamento reaccionário: vai-se buscar um princípio suposto intocável, neste caso a "alma nacional" (Jardim ignora que "a alma é um vício", como genialmente escreveu Agustina), para interditar qualquer debate racional e ponderado sobre estas matérias, e não se aceitar a pluralidade de posições.

Do berço não me recordo bem, mas lembro-me que os meus pais, felizmente, nunca me ensinaram estas coisas, bem pelo contrário, embora sempre permitindo que eu viesse a pensar o que achasse mais certo. E nada me leva a suspeitar que não fossem portugueses, que não fizessem parte deste demagógico "nós, portugueses" a que Jardim recorre. Os pais da minha mãe moravam na Rua do Noronha, por detrás da Imprensa Nacional, e os do meu pai na Correia Telles a Campo de Ourique. Terão sido menos portugueses por não pensarem o que pensa Alberto João Jardim? Como dizia Pacheco Pereira, se Jardim berrasse menos e pensasse mais... » [Público assinantes]

Parecer:

A última crónica de Eduardo Prado Coelho no Público.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se em sinal de homenagem.»

EXÉRCITO PAGA AVENÇAS DE LUXO

«Em concreto, segundo um relatório da Inspecção-Geral de Finanças (IGF) a que o Correio da Manhã teve acesso, está o pagamento de avenças mensais de 14 716 euros a dois médicos de Estomatologia, 8314 euros a um médico de Clínica Geral, 7600 euros a um funcionário do “serviço gráfico” e 6700 euros a um técnico de Electrotecnia. » [Correio da Manhã]

Parecer:

Quando li o título da notícia ainda pensei que se tratassem de especialistas militares.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Solicite-se ao chefe do estado maior do Exército como justifica o pagamento de 7600 euros mensais a um funcionário do "serviço gráfico".»

BEM ME PARECIA QUE HAVIA CREDOS PELO MEIO

«Esta solução de continuidade será a que acolhe o maior número de apoiantes. Certa parece estar a saída de Teixeira Pinto do Grupo BCP. No seguimento do seu abandono do Opus Dei, o actual presidente deverá seguir o caminho de Líbano Monteiro e João Talone, que saíram da administração do grupo financeiro e apostaram em projectos próprios.» [Correio da Manhã]

Parecer:

Era de esperar que o conflito no Millennium tivesse muito de guerra de sacristia.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Procure-se saber junto da Obra de Deus se o Paulo saiu ou foi convidado a sair.»

RIDÍCULO

«José Sócrates entregou este sábado 50 computadores com acesso à Internet a pessoas que estiveram ou estão em processo de validação de competências no Centro de Formação Profissional de Setúbal, no âmbito do Programa e-Oportunidades.» [Correio da Manhã]

Parecer:

Já se percebeu que quando Sócrates quiser ser notícia distribui meia dúzia de computadores.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se a Sócrates se não tem um portátil a mais para vir fazer caridade tecnológica ao centro de formação do Palheiro.»

E AGORA MACÁRIO

«Macário Correia rejeitou ontem a acusação de "assédio sexual" movida pela chefe dos serviços jurídicos da Câmara Municipal de Tavira, Teresa Sequeira. Mas o médico psiquiatra José António Cruz, de Faro, confirma que na origem da "depressão grave" da funcionária está o "assédio sexual" e "conflitos laborais". O clínico, autor do relatório para a junta médica que permitiu a baixa ao serviço na autarquia, rejeita afirmações de que a sua cliente esteja "louca". Possui, afirma, "os mesmo sintomas demonstrados por cerca de 20% da população portuguesa".

Questionado sobre se a alegada perseguição laboral e sexual poderia explicar o estado de saúde de Teresa Sequeira, o médico foi peremptório: "Não só é possível, como é a causa", afirma José António Cruz. "Foi isso que desencadeou a situação clínica", acresecenta. Deixando claro que está a falar com "autorização expressa" da sua cliente, o médico afirma que os "atestados de incapacidade" referidos por Macário Correia ontem em comunicado "são as vulgares baixas, documentos públicos onde se registam a incapacidade das pessoas para o trabalho". Mas, frisa, "onde não é permitido divulgar a natureza ou o conteúdo" das doenças. "Isso está sujeito a sigilo profissional", refere. » [Diário de Notícias]

Parecer:

Quando Macário Correia recorreu ao golpe baixo para se livrar de uma acusação de assédio sexual seria de esperar uma resposta.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Solicite-se a Macário que se deixe de manobras e apresente provas palpáveis.»

AUTOR DE BLOGUE E PROFESSOR CATEDRÁTICO É PERSEGUDO NO ISCP

«O Conselho Directivo (CD) do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas (ISCSP) vai instaurar um inquérito com eventuais consequências disciplinares ao professor catedrático José Adelino Maltez. Na base deste procedimento está, segundo um documento a que o DN teve acesso, "alegadas intervenções do mesmo professor gravissimamente lesivas para o bom nome e imagem do ISCSP".» [Diário de Notícias]

Parecer:

Digamos que nas universidades também há destas coisas.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Manifeste-se a solidariedade do Palheiro solidariedade ao professor.»

CRÉDITO A ESTUDANTES DADO PELA BANCA É MELHOR DO QUE O DO GOVERNO

«O DN apurou, no entanto, que a Caixa Geral de Depósitos (CGD), líder de mercado no segmento, o BPI e o Santander Totta conseguem negociar taxas mais baixas do que as previstas pelo Governo. Esta taxa de juro é calculada através da soma da taxa dos swaps, com um valor diferente consoante o prazo do empréstimo. Um exemplo: se um estudante contratar um crédito a dois anos, pode pedir 1o mil euros, no máximo. A taxa de juro a aplicar resultaria da soma da taxa dos swap a dois anos, que ontem era 4,534, com o spread de 1,35 (no máximo), ou seja, 5,884%. » [Diário de Notícias]

Parecer:

Ridículo.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se a Sócrates se fez as contas.»

SIS ACHOU QUE OS ECO-AFILHADOS DE MIGUEL PORTAS ERAM PACÍFICOS

«Pelo menos dois dos activistas identificados pela GNR, dia 17, na sequência da invasão de um campo de milho transgénico estão referenciados pela polícia como responsáveis pelos distúrbios ocorridos no dia 25 de Abril, em Lisboa. As forças policiais estão a investigar ligações entre estes incidentes e várias acções desencadeadas nos últimos anos por parte de grupos de jovens suspeitos de pertencer a movimentos anarquistas e radicais. Só no ano passado as autoridades registaram oito casos desta natureza e, nos últimos 11 anos, houve 34 incidentes, de que resultaram processos-crime e detenções.» [Expresso assinantes]

Parecer:

Convenhamos que destruir um hectare de milho também não é um atentado terrorista.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Sugira-se ao SIS que passe a preocupar-se também com os eco-idiotas.»

LPM FOGE DE PINTO DA COSTA

«A agência de comunicação de Luís Paixão Martins (LPM) rescindiu o contrato com o FC Porto para prestação de serviços de assessoria mediática. Numa carta enviada à SAD portista, a que o Expresso teve acesso, a LPM afirma que, devido à sua ligação com o FC Porto, tem “sofrido uma lamentável sucessão de pressões ilegítimas”.

No documento, a LPM, uma das maiores agências de comunicação do país, declara ainda que “existe uma anormal coligação de interesses que procura impedir a expressão pública” do FC Porto, “mesmo quando se trata de situações que poderíamos descrever como de legítima defesa”.

Por outro lado, o aparecimento de dossiês anónimos sobre o processo Apito Dourado e a acusação lançada pelo presidente do Sindicato da Polícia Judiciária, Carlos Anjos, de que alguns clubes tinham contratado agências de comunicação, levou de imediato à associação do nome da LPM à divulgação de tais documentos. “Tememos que a continuação do contrato que nos liga ao FCP possa colocar em risco a normal actividade da empresa, em prejuízo dos 70 colaboradores que empregamos e das cerca de 50 instituições que representamos”, escreveu Luís Paixão Martins na carta que endereçou a Pinto da Costa.» [Expresso assinantes]

Parecer:

Nõ deixa de ser curioso o acto de a LPM ter ido tratar da imagem do FCP e acabar por fugir com medo de prejudicar a sua própria imagem. Enfim cometeu um erro de palmatória, mais próprio de um principiante do que de uma empresa com o estatuto da LPM.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se à LPM quantos dos seus clientes são benfiquistas.»

ISALTINO CONTINUA A DESNATAR LISBOA

«“Obviamente que isto é para gente rica”, exclama o presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Isaltino Morais, defendendo o megaempreendimento projectado para o Alto da Boa Viagem.

Designado pelo autarca como “de alta qualidade” e “estratégico” para o concelho, o projecto foi aprovado por unanimidade pela Câmara, em Maio. Porém, não faltam vozes críticas entre os populares locais, que chamam a atenção para a sua “enormidade” e para os problemas de mobilidade nas já congestionadas A5 e Marginal.» [Expresso assinantes]

Parecer:

Enquanto a autarquia de Lisboa paga as infra-estruturas de entrada em Lisboa valorizando os concelhos límitrofes, o Isaltino aproveita e enriquece o concelho de Oeiras.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Sugira-se à CML que se proecupe mais com os lisboetas.»

MEDICINA: ESTUDANTES PORTUGUESES ESTÃO A INCOMODAR GALEGOS

«Parece haver uma série de equívocos a assombrar a matrícula de estudantes portugueses no curso de Medicina da Universidade de Santiago de Compostela (USC). Os estudantes galegos excluídos e os seus pais acreditam que em Portugal não se faz qualquer exame e que os espanhóis que vêm para Portugal estudar têm de se sujeitar a uma prova de competência linguística. O número de candidaturas até sofreu um decréscimo: o ano passado 238 portugueses fizeram a pré-inscrição, este ano apenas 176, segundo dados avançados pelo director-geral de Ordenamento e de Qualidade do Sistema Universitário da Galiza, José Ramón Leis. O que é bem expressivo é o número de convocados para a matrícula: no ano académico de 2006/2007 havia 14 portugueses a frequentar o primeiro ano do curso; em Outubro próximo, 43 portugueses podem entrar em Medicina em Santiago de Compostela.» [Público assinantes]

Parecer:

Parece que os papás dos rebentos estão incomodados porque os portugueses lhes estão a passar á frente.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Sugira-se aos estudantes portugueses que concorram à Universidade de de Santiago de Compostela, só ara irritar os espanhóis.»

CASO SOMAGUE CHEGA A BRUXELAS

«Enquanto a Procuradoria-Geral da República (PGR) pondera a abertura de um inquérito ao caso do financiamento ilícito da campanha autárquica do PSD pela Somague, os estilhaços políticos repercutiram-se já sobre o presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso, que, à altura dos factos [2002], era presidente do PSD. "Barroso enlameado pelo financiamento ilegal do seu partido", titulava ontem o jornal belga Echo. » [Público assinantes]

Parecer:

É evidente que a manobra de Arnaut não bastou para proteger Barroso.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Investigue-se.»

ISRAEL QUER DEPORTAR CRIANÇA QUE FICOU TETRAPLÉGICA DEVIDO A UM MISSÍL ISRAELITA

«María Amin, de cinco años de edad, no puede mover sus piernas, ni siquiera siente el agua sobre la que flota en un hospital infantil de Jerusalén. Un ventilador adosado a su cuerpo es lo único que la mantiene con vida, aparte de los cuidados de los médicos del centro hospitalario, según informa la BBC .

La vida de María cambió cuando un misil israelí, dirigido contra un lider de la Yihad islámica , la dejó paralizada de cuello para abajo. En el mismo ataque murieron su madre, su abuela y su hermano de sólo siete años.» [20 Minutos]

TENHA CUIDADO SE VENDEU UM CARRO EM SEGUNDA MÃO

«Para comprar o selo do carro, Ana Rodrigues foi ao sítio das Finanças na Internet, em Julho. Qual não foi o seu espanto quando viu que, além do seu automóvel actual, em seu nome está também um Nissan Micra que vendeu a um stand em 2004.

Tal como ela, são muitos os ‘proprietários’ recentemente surpreendidos por continuarem a ser donos de viaturas das quais já mal se recordam. Foram apanhados pela reforma da tributação automóvel - que criou o Imposto Único de Circulação (IUC) -, já que o novo sistema fiscal é atribuído ao proprietário e não ao carro, ao contrário do que acontecia com o antigo selo. Vários contribuintes receberam mesmo um e-mail da Direcção-Geral dos Impostos a sugerir que confiram na Internet a lista de carros matriculados em seu nome.» [Expresso assinantes]

Parecer:

Verifique a sua situação no site da DGCI.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «No caso de ser apanhado nesta situação solicite a apreensão do automóvel.»

O FISCO É MOLE COM O SIGILO BANCÁRIO

«São poucos, aliás muito poucos os pedidos de levantamento do sigilo bancário feitos pela Administração Fiscal desde o início do ano. Entre Janeiro a Julho de 2007, foram emitidos 51 despachos visando a derrogação do segredo, dos quais 27 já se concretizaram. Isto não quer dizer que os restantes estejam em «stand-by», porque podem ter dado origem a autorizações voluntárias por parte dos contribuintes.» [Expresso assinantes]

Parecer:

Não se entende porque quando o fisco quase não pede o levantamento do sigilo bancário a suspeitos de evasão fiscal tenha proposto uma norma em que este é levantado automaticamente quando reclamem. Parece que os inimigos do ministro das Finanças são os cidadãos que fazem uso dos direitos em vez de serem os que não cumprem com as suas obrigações.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Solicite-se uma explicação ao ministro.»

A LUA ESTARÁ VERMELHA A 28 DE AGOSTO [Link]

Azar, logo agora que o BE estava a virar verde!

IGOR SIWANOWICZ

RED DESIGN

BRAD GARNER

CATHLEEN PARAGON

KEVIN THOM

DIGITAL MARKETING AWARDS

[2]

Advertising Agency: Burnkit, Vancouver, Canada

JUNTA DE PROTECCIÓN SOCIAL LOTTO

[2][3][4]

Advertising Agency: Jotabequ Grey, San José, Costa Rica
Creative Directors: Diego Vasquez, Santiago Cardone
Copywriter: Zunga Reales
Illustrator & Designer: Irene Jimenez

NRDC

[2][3]

Advertising Agency: Miami Ad School/ESPM, Sao Paulo, Brazil
Teacher: Marcelo TormaArt Director: Rodrigo Snow
Copywriter: Ricardo L´abbate do Valle