domingo, agosto 26, 2007

Semanada

A Silly Season tornou-se uma moda mas a pasmaceira de Verão não justifica tudo, não explica a pequenez em que o país está a cair, pensamos pequenos, fazemos pequeno e governamos pequeno.

Só num país pequeno poderemos ver um primeiro-ministro usar a distribuição de cinquenta computadores, não tenho memória de ver um primeiro-ministro espanhol, francês ou inglês desvalorizar a esse ponto a dignidade do cargo. Ainda por cima as “prendas tecnológicas” fazem parte de um programa co-financiado por empresas privadas e já foram objecto de protagonismo governamental quase meia dúzia de vezes. Pela quantidade de computadores que ainda estão por distribuir podemos imaginar que sempre que Sócrates tenha um intervalinho na agenda lá vai organizar mais uma cerimónia idiota.

Enquanto o primeiro-ministro anda armado em Pai Natal da informática os candidatos a substituírem-nos dão-nos um espectáculo triste que só serve para ficarmos a pensar que o melhor é continuar a ver o Sócrates a distribuir computadores, enfim, não é grande coisa mas o estrago também não é grande. Até o Macário que foi acusado de assédio sexual respondeu de forma pequena, tentou livrar-se da acusação adensando as suspeitas sobre si próprio.

Até os eco-idiotas polinizados pelo transgénico BE foram pequenos, alugaram-se a rigor, fizeram-se acompanhar de fotógrafos e jornalistas e alugaram autocarros para enfrentar uma força de dois soldados da GNR e destruir uma mão cheia de maçarocas. O suficiente para Miguel Portas se armar em pequeno líder do proletariado e explicar-nos que isso da propriedade privada é coisa que se atura até quando ele o o Louça acharem que se justifica.