sábado, agosto 11, 2007

Tristeza de PSD

Marques Mendes é um político muito original, depois de ter sido forçado a demitir-se para se voltar a candidatar à liderança do PSD escreve aos militantes assegurando que se candidata «para para pôr fim ao desgoverno socialista, para dar um novo rumo a Portugal. Quero governar em 2009, mas preciso do seu apoio» [Portugal Diário]. Não se candidatou porque demitiu em consequência da gestão desastrosa da CML, candidata-se para salvar o país fazendo-lhe o que fez à autarquia da capital.

Para se poder apresentar aos militantes do PSD como o salvador da Pátria o líder demissionário do PSD até inventou uma grande coisa, a escolha do novo líder através de directas.

Como seria de esperar, Luís Filipe Menezes não podia permitir que Marques Mendes se apropriasse da ideia da escolha com recurso a directas, algo tão importante para o PSD como a Teoria da Relatividade para a Física. Vai daí e responde, respondendo ao SMS de Marques Mendes, com outro SMS, acusando-o de se apropriar da ideia das directas.

Temos, portanto, dois candidatos a candidato a primeiro-ministro de Portugal discutindo uma coisa muito importante, saber quem teve a ideia das directas. Estão com azar, quem propões a escolha do líder do PSD recorrendo a directas até foi um santanista, Foi Rui Gomes da Silva que as propôs no congresso realizado em 1996 no Coliseu dos Recreios.

Que se saiba, Marques Mendes opôs-se às directas no congresso de Viseu com um argumento curioso, o risco de uma distrital poder escolher o líder do PSD [RTP]. Parece que esse perigo já não existe pois quem vai escolher o próximo líder são os mais de 30% de militantes do PSD-Madeira que, como se sabe, devem obediência canina ao “grande líder” Alberto João, que já deu o seu apoio a Marques Mendes.

Conclusão, Marques Mendes não só transforma uma demissão oportunista numa batalha contra Sócrates como ainda por cima se apropria de projectos alheios, os mesmos projectos a que se opôs no passado. Portugal e até o PSD merecem melhor.


PS: Como é possível que Marques Mendes minta fazendo afirmações que não resistem a uma busca elementar no Google?