segunda-feira, agosto 06, 2007

Umas no cravo e outras tantas na ferradura

FOTO JUMENTO

Chaminé, Vila Real de Santo António

IMAGEM DO DIA

[Kyodo News - AP]

«Young Japanese boys, their heads shaven and in black robes, pose for a group photos after a ceremony to become monks at the Higashi Hongwanji Temple in Kyoto, the ancient capital of Japan. » [Washington Post]

JUMENTO DO DIA




É o mundo que está ao contrário, disse o dr. Macedo

O dr. Macedo não tem a noção do ridículo e considerou que não era o seu vencimento era elevado demais, o do primeiro-ministro é que é muito baixo. A explicação simplória até faria sentido se não fosse o facto de o dr. Macedo ter ganho mais na DGCI do que ganham os primeiros-ministros de Espanha e do Reino Unido juntos (e ainda sobraria para pagar a José Sócrates, ou do que George Bush ou ainda do que o presidente da Comissão Europeia.

O dr. Macedo sabe muito bem que não só ganhava demais como aquilo que ganhava seria mais do que o montante a que poderia ter direito. Sugerimos que o dr. Macedo torne pública a sua folha de vencimento dos últimos seis meses anteriores à sua tomada de posse.

Aqui fica o desafio ao dr. Macedo. Depois logo discutiremos quem ganha muito ou pouco.

ONDE ESTÁ SÓCRATES A PASSAR FÉRIAS?

Não sou nada dado a tecer considerações sobre as férias dos governantes, mas acho que é lamentável que ao contrário do que sucedeu no ano passado Sócrates tenha optado por ocultar o seu destino de férias deste ano. Temos, portanto, um primeiro-ministro desaparecido.

Pior sorte têm uma boa parte dos portugueses que suportam o sucesso das suas políticas, uma boa parte deles não puderam desaparecer este ano, passaram as férias em casa.

GENTE INCULTA

É uma pena que o presidente da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António que promoveu aquela cidade na capital do foguetório populistas algarvio seja incapaz de manter inteiros os vidros dos candeeiros da Praça Marquês de Pombal, uma das praças mais bonitas do país.

Pois é, dá mais votos queimar milhares de euros em fogos de artifício ou contratar o Castelo Branco para rei do Carnaval do que tratar o património público com a dignidade que merece.

Vila Real de Santo António está mesmo muito bem entregue!

A FALTA DE DENTES EM CABECEIRAS DE BASTO

«O aspecto mais marcante da recentíssima noite eleitoral lisboeta, em que, com o meu voto, ganhou António Costa, foi, a meu ver, não a vitória de Helena Roseta, não a derrota de Paulo Portas, mas sim a falta de dentes nas bocas dos habitantes de Cabeceiras de Basto. Para quem não tenha visto televisão naquela noite, tratava-se de um grupo de habitantes, muitos com idades respeitáveis, que o PS daquela zona tinha deslocado a Lisboa, em autocarro, para, além de se divertirem com a viagem, e virem a votar no PS nas próximas eleições, participarem na festa, acenando com as bandeiras apropriadas.

Pode parecer ironia, mas não é - é triste e vergonhoso e digo-o muito sentidamente. Trinta e três anos após Abril, depois de milhões gastos nos orçamentos da saúde, dos quais uma parte excessiva se esboroou nas areias movediças da administração, é possível constatar aquela situação. Dado que Cabeceiras de Basto não é uma ilha remota, aquele grupo era manifestamente uma amostra representativa dos milhares de desdentados de terras mais ou menos interiores. Ou até de Lisboa, onde a minha neta de quatro anos já o tinha notado, quando nos deslocamos num autocarro da Carris: "Avó, aquela senhora tem pouco dinheiro, não tem? Faltam-lhe tantos dentes!"

Aquele grupo de anciãs/ãos era constituído por pessoas porventura muito mais sábias do que os abastados de Lisboa, e obviamente, muito mais sábias e, sobretudo, sofredoras, do que a vasta maioria dos "políticos". Pessoas dotadas de sensibilidades, saberes, consciências e valores extraordinariamente ricos, mas que ao rir ou ao chorar, ao comer ou ao beijar, o têm que fazer com a dentadura muito incompleta.

Já que o Estado manifestamente falhou/falha neste aspecto tão comezinho e tão essencial à qualidade de vida, não haverá por aí uma brigada de médicos/técnicos dentários católicos e/ou com outras motivações que não a religiosa, que se disponham a circular em ambulatório pelo país para obviar a esta manifesta carência?

Não seria possível desviar algum do dinheiro gasto em futebol para mobilizar brigadas de intervenção rápida junto às pessoas desdentadas?

O que fez falta nestes 33 anos e de que somos colectivamente responsáveis foi uma consciência de cidadania activa, global, interventora. Aquela que considere que todos têm direito a ter uma dentadura completa, mesmo que pertençam ao grupo dos mais velhos, com mais baixa literacia, que se fazem entender com dificuldade, que estão profundamente cansados, devido a terem começado a trabalhar aos dez anos de vida e que nunca tenham ido a Lisboa de borla.

Uma cidadania ou prática política que ultrapasse a retórica dos bons princípios e que encerre, uma vez por todas, o fosso chocante e degradante, entre os beneficiários da democracia do 25 de Abril, e são muitos, felizmente, e os desdentados de Cabeceiras de Basto.

Claro que a Comissão Nacional de Justiça e Paz, assim como a Comissão Europeia, já nos tinham repetidamente informado de que existiam estas profundas diferenças sociais e económicas em Portugal. Que era aqui neste país que se verificavam das maiores assimetrias existentes na União Europeia entre os que detêm oportunidades e escolhas e os que observam o tempo passar. No meu caso, foi a circunstância de aquele grupo populacional se ter deslocado a Lisboa que, de forma mais óbvia, me demonstrou esse facto. A mim, a quem também falta um dente, mas por puro anarquismo (e não se nota), confrange-me esta exibição de passividade e de paciência.

Viva Cabeceiras de Basto! Viva Portugal!» [Público assinantes]

Parecer:

Ana Vicente reparou que os fervorosos admiradores de António Costa estavam sem dentes.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

A DÚVIDA DE MNENEZES

«Luís Filipe Menezes só vai revelar se fica ou abandona a presidência da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia no dia 28 de Setembro "à noite", altura em que irá conhecer-se o futuro presidente do PSD. Em declarações ao DN, o candidato à liderança do partido diz que já tomou a decisão, reconhecendo que "existem argumentos favoráveis em não ser presidente da câmara e existem argumentos favoráveis em ser".» [Diário de Notícias]

Parecer:

Aposto que fica em Gaia e nem vai precisar de pensar muito no assunto.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Aposte-se.»

UM PAÍS EMPENHADO

«O crédito malparado atingiu o valor mais elevado desde 2002 - só no crédito à habitação (a fatia de leão dos empréstimos pedidos pelos portugueses) a dívida ascende já a 1,2 mil milhões, um recorde desde Fevereiro de 2006. O malparado só não é ainda maior em Portugal porque as famílias estão a consumir menos (aumento de apenas 1,1%, contra 2,1% em 2005), destinando uma parcela significativa dessa "poupança" à amortização de dívidas. Por outro lado, o consumo está a ser refreado pela alta das taxas de juro, num contexto de endividamento que já era elevado (124% do rendimento disponível). O aumento dos impostos e a instabilidade no mercado de trabalho também não ajudaram a elevar mais o consumo.» [Jornal de Notícias]

Parecer:

A consequência mais evidente desta situação é o risco de colpso da procura o que, aliás, se sentiu nos últimos anos.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se a Vítor Constâncio se a situação não é preocupante ou se só o incomoda os riscos para a banca.»

PROVEDOR DE JUSTIÇA PREOCUPADO COM CONCURSO DE PROFESSORES

«Nascimento Rodrigues refere-se aos candidatos do 10.º escalão que não obtiveram uma classificação igual ou superior a 95 pontos, os quais poderão ser ultrapassados por docentes dos 8.º e 9.º escalões com classificação final inferior. "Pautada a avaliação de uns e de outros pelos mesmos critérios, se se compreende que só docentes do índice 340 (10.º escalão) com certa pontuação se vejam automaticamente providos, já não se alcança que sejam os mesmos impedidos de ocupar vaga posta a concurso, quando esta pode ser ocupada por docente que, oriundo de situação remuneratória menos favorável, obtenha pontuação inferior à daquele", sustenta.» [Jornal de Notícias]

Parecer:

Parece que há mesmo situações que merecem preocupação.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se à ministra se as regras foram escritas com os pés.»

O JUMENTO NO TECHNORATI

  1. O "PS Lumiar" destacou o comentário onde se defende que Helena Roseta está face a um dilema que a impede de fazer qualquer coligação com António Costa.
  2. O "Teoria da Suspiração" pescou uma imagem no Palheiro.
  3. O "Macroscópio" comenta os elogios ao director-geral interino da DGCI.
  4. A petição de um referendo para declarar a independência de Portugal em relação à Madeira foi citada no "Macroscópio", no "Argos-Zoom", e no "Condomínio Privado".

STMARC

SITA MAE EDWARDS

RACHEL STEPHENS

SBASTIAN ALLAN

VIAGRA

[2]

Art Director: Julien Hablainville
Copywriter: Julien Sens

TREEUTAH

[2][3]

Advertising Agency: Richter7, Salt Lake City, USA
Creative Director: Gary Sume/Ryan Anderson
Art Director: Ryan Anderson
Copywriter: Gary Sume
Photographer: Tyler Gourley

LAMBORGHINI

Advertising school: Miami Ad School Europe
Creative Director: Oliver HandlosCopywriter: Bastian Fuhrmann