quarta-feira, agosto 29, 2007

Umas no cravo e outras tantas na ferradura

FOTO JUMENTO

Mértola

IMAGEM DO DIA

[Efrem Lukatsky / AP]

«Dentro del cuadro. El artista ucraniano, Igor Galan, pinta a las dos modelos que forman parte de su última obra.» [20 Minutos]

JUMENTO DO DIA

Sansãozito e Dalila

Que me lembre nunca um líder do PSD se preocupou com as muitas pessoas competentes que vi serem saneadas por Governos daquele partido, nalguns casos, como sucedeu com o director-geral dos Impostos no tempo em que Marques Mendes governou ao lado de Durão Barroso e Ferreira Leite, o PSD não só saneou com ofendeu em público.

Marques Mendes não tem autoridade moral para visitar alguém que considera saneado o que, nos termos da lei, nem sequer é o caso pois Dalila Rodrigues não viu a sua comissão ser interrompida por motivos políticos. Seria bom que alguém recordasse a Marques Mendes que este governo foi obrigado pelo tribunal a pagar indemnizações aos dirigentes que o governo do PSD saneou.

Portanto, desta vez não é propriamente um Sansão que vai ter com a Dalila, digamos que não passa de um Dansãozito que faz política com coisas menores.

O QUE É FEITO DOS CONTROLADORES FINANCEIRAS

Ao ler na comunicação social que o primeiro-ministro estava a chamar os ministros para lhes dizer que o orçamento é para cumprir lembrei-me de que uma das primeiras medidas deste governo foi a criação da figura do "controlador financeiro" cujas funções eram precisamente controlar as contas de cada ministério.

Desde que a medida foi criada só se ouviu falar da sua nomeação (pelo nome de alguns só devem estar a controlar quando ganham ao fim do mês), isto é, a sua acção foi omissa. Não seria tempo de Sócrates eliminar esta figura inútil? A verdade é que nem todas as idiotices eleitoralistas se revelam úteis.

SILÊNCIO COMPROMETEDOR

O silêncio do PS em torno do financiamento ilegal da Somague ao PSD é comprometedor, só pode significar que aquele partido tem telhados de vidro ou compromete a transparência da democracia para proteger as relações entre Sócrates e Durão Barroso.

DIGAM AO SUPER JUIZ QUE TENHA CALMA

O atentado da ETA em Durango não foi nem o primeiro a ser feito em Espanha, assim como não foi a primeira vez que a ETA usa recursos localizados fora das suas fronteiras, isso é a regra na fronteira com a França. Então porquê toda esta vontade de Garzón em investigar para além das suas fronteiras? É evidente que em relação a França Garzón teria tido mais cuidado com a língua, nunca teria dito que queria investigar em França, o governo francês tê-lo-ia mandado para um lugar menos apropriado.

É evidente que a polícia espanhola quer ter uma intervenção mais activa em Portugal levando a guerra contra a ETA até ao nosso país. Um carro alugado não implica a existência de bases da Eta, para alugar uma viatura basta uma viagem de duas horas entre a fronteira e Lisboa ou Porto. Mas o governo espanhol, a polícia e o juiz Garzón não perderam tempo a divulgar a tese das bases da Eta em Portugal, numa clara pressão sobre o governo português.

Combater a ETA sim, envolver Portugal nas actuações do governo espanhol nunca.

HONORABILIDADE, RESPONSABILIDADE E CONVERSA FIADA

«Neste caso Somague-PSD, posso afirmar com certeza que há pelo menos um tipo de corrupção: a corrupção activa da língua portuguesa.

O primeiro sinal é sempre o aparecimento da "honorabilidade". Esta magnífica palavra, tão do gosto de políticos medíocres e dirigentes de clubes de futebol, ocorre sempre em ocasiões embaraçosas. Pois mal se soube que, nos idos de 2002, o PSD deixara que uma companhia de construção civil lhe pagasse dívidas de uma campanha autárquica, a "honorabilidade" do partido não tardou em aparecer. Em primeiro lugar, se não erro, pela boca de Luís Filipe Menezes; mas poderia ter sido outro qualquer. A honorabilidade tem pouco a ver com a honra, de que é uma prima afastada. A honorabilidade é antes uma espécie de verniz que reclama para si um tratamento respeitoso ou "honorável". A honra é uma obrigação para o próprio; a honorabilidade é um penacho a ser respeitado pelos outros. Quando alguém clama pela sua "honorabilidade", não quer dizer que seja obrigatoriamente honrado; quer dizer que está convencido de que nós temos a obrigação de o tratar como se fosse.

Logo depois tivemos o esvaziamento, na forma tentada, da palavra "responsabilidade". Foi perpetrado por José Luís Arnaut, que era secretário-geral do PSD no tempo em que a Somague pagava dívidas ao partido e que veio dizer que "assumia a responsabilidade" pelo sucedido. Se José Luís Arnaut pensa que para assumir a responsabilidade por algo basta pronunciar uma fórmula e ficar por isso mesmo, significa que nesse contexto a palavra responsabilidade vale zero. Assumir responsabilidades significa, desde logo, dar explicações desagradáveis: porque diabo andou uma companhia de construção civil a pagar dívidas ao partido? Não é fácil, está claro; mas "assumir responsabilidades" não é para ser fácil.

Esperemos que, quando Durão Barroso der as explicações que tem a dar sobre este assunto, elas venham num português claro e incorrupto.

Mas neste caso corremos um risco imediato de obscurecimento. Passou poucos dias até que o PÚBLICO encontrasse um indício de favorecimento da Somague por um governo PSD, num momento em que o ex-tesoureiro do partido que aceitou o financiamento ilegal chegara entretanto a secretário de Estado. O problema é que, como em todas as decisões do Estado, não será difícil justificar essa opção concreta, ao passo que será muito difícil, sem mais provas, ligá-la a um financiamento ilegal ocorrido meses antes. Sem nada de concreto a unir uma coisa e outra, surgirá naturalmente quem venha tentar a habilidade de, uma vez reabilitado o segundo facto, defender que o primeiro perdeu fundamento. Para bem da democracia portuguesa, não pode ser assim.

O financiamento da Somague pode ter tido como resultado aquela decisão favorável numa questão de auto-estradas, ou qualquer outra que desconhecemos, ou ambas, ou até nenhuma. Pode nem ter havido data, local ou ocasião para a cobrança do favor. Ela poderia vir a ser realizada no futuro, ou poderia apenas ser reservada. Mas é sempre bom ter desenrascado um partido que, na altura, acabara de ganhar as câmaras municipais das maiores cidades do país e estava muito perto de vir a ganhar o governo. Quem paga uma dívida de outrem pode nem pedir nada em troca, mas comprou o direito a uma retribuição. E isso basta.» [Público assinantes]

Parecer:

Rui Tavares não deixa o caso Somague cair em esquecimento.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

SÓCRATES CHAMA MINISTROS

«A menos de seis meses do fim do ano e a um mês e meio da apresentação do Orçamento do Estado para 2008, o primeiro-ministro tem aproveitado as reuniões com os ministros para frisar que “a contenção orçamental é para ser feita e que tem de ser cumprido o défice previsto para este ano”, garante a mesma fonte. Que acrescenta: “O primeiro-ministro está atento e quer resolver os problemas que possam existir”.» [Correio da Manhã]

Parecer:

Há algo de errado no facto de os ministros terem que ser chamados pelo primeiro-ministro para que cumpram o orçamento.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Sugira-se ao primeiro-ministro que ofereça uma máquina de calcular a cada ministro ou, melhor, organize uma cerimónia pública para oferecer-lhes um portátil e uma linha de banda larga à borla.»

NÃO SERVIU DE NADA ARNAUT TER-SE ARMADO EM EGAS MONIZ

«Ainda não há qualquer pedido formal, mas a avaliar pelas informações nos jornais belgas, os eurodeputados do Grupo dos Verdes podem vir a solicitar explicações ao presidente da Comissão Europeia, José Manuel Durão Barroso, sobre o caso de financiamento ilegal da Somague ao PSD, detectado nas contas de 2002 pelo Tribunal Constitucional, no valor de 233 mil euros. Segundo a Rádio Renascença, os eurodeputados belgas do Grupo dos Verdes não devem deixar cair o assunto.» [Correio da Manhã]

Parecer:

Arnaut fez um gesto muito nobre mas isso não basta, o presidente da Comissão responde perante toda a Europa.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Aprove-se a iniciativa do Grupo dos Verdes.»

GOVERNO VAI ABRIR A PORTA À POLÍCIA ESPANHOLA?

«Rui Pereira telefonou a Alfredo Rubacalba mal foi conhecido o atentado de sexta-feira passada e, durante a conversa, ficaram acertados alguns pormenores operacionais sobre a colaboração entre os dois países - que os governos querem manter sob sigilo - e um encontro entre responsáveis de segurança e juízes dos dois países, no âmbito do Gabinete Coordenador de Segurança, que terá ocorrido ontem. O encontro serve, conforme o Ministério da Administração Interna informou, em comunicado, "para fazer o balanço da situação e projectar a cooperação internacional futura".» [Diário de Notícias]

Parecer:

parece-me que há alguma precipitação neste processo.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Negociem-se as possibilidades de colaboraçõ, salvaguardando a soberania de Portugal.»

PORTUGAL MELHOROU NO RANKING DA QUALIDADE DOS SERVIÇOS PÚBLICOS

«Portugal subiu três posições no ranking de avaliação da qualidade dos serviços públicos, ocupando agora o décimo sexto lugar, à frente da França, da Itália e da Espanha, anunciou hoje o gabinete do coordenador do Plano Tecnológico, noticia a Lusa.

De acordo com uma nota emitida pelo gabinete do coordenador nacional da Estratégia de Lisboa e do Plano Tecnológico em que é citado o relatório «Leadership in Customer Service», Portugal subiu da décima nona para a décima sexta posição do ranking que avalia os níveis de desempenho dos organismos públicos no domínio da prestação de serviços aos cidadãos e empresas. » [Portugal Diário]

Parecer:

Nalguma coisa estamos à frente da Espanha.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Elogiem-se os funcionários públicos.»

DURÃO BARROSO RECEBE PRÉMIO DA TRETA

«Segundo o comunicado de imprensa, a escolha de Durão Barroso deve-se ao seu papel decisivo no processo de integração europeia e é «especificamente reconhecido» o «seu envolvimento persistente e sem hesitações na política ambiental e energética que fez da Europa um pioneiro global na protecção climática». » [Portugal Diário]

Parecer:

Quem diria.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Elogie-se o trabalho ambiental de Durão Barroso, desde que se foi embora respira-se melhor em Portugal.»

PAULO PORTAS VAI ESTAR NO YOUTUBE

«O CDS-PP vai apostar nas novas tecnologias na rentrée do partido, que se realiza domingo no Porto, arrancando já sexta-feira com a colocação de um vídeo do presidente Paulo Portas no YouTube e no Sapo, escreve a Lusa. » [Portugal Diário]

Parecer:

Apostamos que a primeira grande realização de Paulo Portas vai ser "O caso Portucale".

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Sugira-se a Portas a realização do filme épico "A batalha naval da Figueira da Foz.»

ORDEM DOS MÉDICOS NÃO QUER ABORTOS NOS CENTROS DE SAÚDE

«Esta posição de Pedro Nunes é oposta à defendida pelo presidente do Colégio da Especialidade Ginecologia/Obstetrícia da Ordem, Luís Graça, que considerou que cerca de 90 por cento das IVG químicas (com medicamentos), "tirando os dez ou 12 por cento de casos eventualmente problemáticos", deveriam ser realizados em centros de saúde porque é nesses locais que se encontram os "médicos que melhor conhecem a população" e por se tratar de um acto médico simples.» [Público]

Parecer:

O que o bastonário quer mesmo é que não hajam abortos.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Aprove-se a proposta.»

O JUMENTO NO TECHNORATI

  1. O "Outra Margem" pôs a debate a crítica d'O Jumento às cerimónias de distribuição de portáteis.
  2. O "Aberratio Ictus" ficou ofendido por ter dito que não tinha percebido o que eram transgénicos. É evidente que o que li foi uma piada e foi porque nessa piada se considerava o PCP como um transgénico que disse o que disse. Ora o PCP está para os transgénicos assim como os mamutes estão para os elefantes.
  3. O "Estou farto", a "Lei do Funil" e o "Tomar Partido" citam a crítica aqui feita à criação da figura do assistente de deputado.
  4. O "Pululu" acha que o juiz Baltasar Garzón quer entrar por aqui a dentro inspirado em Saramago. É capaz de ter razão, a opinião de Saramago deixou muito espanhol a pensar que a maioria dos portugueses esperam com ansiedade a vinda a chegada da comitiva dos Bobons.
  5. A propósito do post sobre as AG do Millennium o "Macroscópio" acha que aquilo é um regabofe digno de um clube da 3.ª divisão.
  6. A "Educação Cor-de-Rosa" esteve na praia dos Três Pauzinhos. Bem, a praia onde esteve fica um pouco para Este apesar de lhe terem dado o nome do sítio dos Três Pauzinhos, que fica um pouco mais a caminho de Monte Gordo. Dantes essa praia não tinha nome e era conhecida por Ponta de Santo António, o areal que o molhe eliminou e que devido aos limos está transformado num campo de golfe.

WORLD'S FAMOUS PHOTOS

URSULA HARVEY

WOJTEK KWIATKOWSKI

DENNIS JONES

DARIUSZ KLIMCZAK

SILVANA DENKER

ÁRABES NUMA MOTORIZADA

ACERTAR NA MAÇÃ

CALÇÕES ORIGINAIS

MISS TEEN SOUTH CAROLINA

BIG HOUSE COMUNICATIONS

[2]

Advertising Agency: Big House Communications, Vancouver, Canada
Associate Creative Director: Michael Bryden
Art Directors: Mike Fiorentino, Michael Bryden
Copywriter: Chris Kostyal
Photographer: Peter Holst

TDK

[2][3]

Advertising Agency: BWM, Sydney, Australia
Art Director: Jake Rusznyak
Copywriter: Dean Hamilton
Photographer: Gary Heery

SKY TELEVISION

Advertising Agency: DDB, New Zealand
Copywriter: Martin Brown, Bridget Short
Art Director: Darran Wong Kam, Pete Thompson