sábado, agosto 11, 2007

Umas no cravo e outras tantas na ferradura

FOTO JUMENTO

Água do mar na Praia dos Três Pauzinhos

IMAGEM DO DIA

[Oliver Berg / EFE]

«50º aniversario. Los soldados del Ejército alemán marchan el 9 de agosto de 2007, en Colonia (Alemania) durante un desfile militar en conmemoración del 50º aniversario de la entrega de la base aérea Cologne-Wahn por parte de la Real Fuerza Aérea Británica a los alemanes.» [20 Minutos]

A MENTIRA DO DIA D'O JUMENTO

As declarações de Paula Teixeira da Cruz, a esposa de Paulo Teixeira Pinto, lançaram uma grande confusão no PSD, andam todos a discutir se ainda por lá param as elites. Marques Mendes decidiu desfazer as buscas e pediu à polícia inglesa que não mandasse os cães de volta para Londres, pretende que sejam usados na busca do rasto das elites do PSD.

JUMENTO DO DIA

Ao estado que o PSD chegou

Os dois candidatos a líder e, em consequência, a candidatos vencidos a primeiro-ministro, discutem coisas tão importantes como a paternidade da ideia da escolha do líder do partido através de directas.

Doi dignos jumentos do dia.

OS NEGÓCIOS DE FRONTEIRA

Nos últimos anos os jornais andam em busca de notícias alarmantes que nos dizem que os portugueses vão comprar isto ou aquilo a Espanha, primeiro foi o negócio do combustível, agora descobriram que há doentes que vão ao médico do outro lado da fronteira.

De repente descobriram que há fronteiras e que onde há fronteiras já sempre vantagens deste do outro lado, como sucede, aliás, com qualquer localidade do país, os de Oeiras vão a Lisboa ao médico como os de Lisboa vão trabalhar para Oeiras. É evidente que numa fronteira, seja entre Portugal e Espanha, ou entre o Reino Unido e a Irlanda, já sempre diferenças de preços entre os dois lados, diferenças que podem ser acentuadas por opções diversas de política fiscal.

Sucede que as fronteiras existem há muito tempo, há mais tempo do que os jornais e desde sempre houveram negócios fronteiriços, nem mesmo as alfândegas os conseguiram impedir.

É uma pena que estes negócios sejam noticiados de forma irresponsável não sendo feita uma análise rigorosa.

TIQUES

«Já à direita a matriz segue um percurso semelhante embora com um perfil diverso. A cultura dominante nesta área política parte do princípio que o seu "lugar natural" é no exercício do poder. Estar fora do poder ou é um acidente de percurso (normalmente imputável a lideranças ineptas) ou é um caso de usurpação, fruto de uma qualquer cabala urdida por poderes ocultos. As duas explicações marcaram o período de nojo da direita portuguesa após a dissolução decidida pelo então Presidente Jorge Sampaio em princípios de 2005. Mas foram essas também as explicações dominantes no Partido Conservador britânico após a primeira vitória de Blair, em 1997, denunciando a cumplicidade do "novo Labour" com os tablóides de Murdoch e que já consumiram três sucessivos líderes tories. À espera que Cameroun se torne no "Blair conservador"?» [Diário de Notícias]

Parecer:

António Vitorino analisa a fase que o PSD está a passar.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

MAS SE JÁ NEM OS AMANHÃS CANTAM

«Na passada semana concluí que a esquerda europeia está a libertar-se da "chantagem" emocional psico-sociológica do marxismo e a abandonar - como sempre o fez a esquerda americana - o socialismo como estrutura de enquadramento e mito mobilizador para os seus objectivos. Esta evolução começou no Reino Unido e está a expandir-se, criando uma situação politicamente curiosa: a caminhada do partido dominante à esquerda para o centro do espectro político é feita sem perda da liderança estratégica sobre os sectores (minoritários) que se continuam a reivindicar do socialismo, da sociedade sem classes, do fim da propriedade privada, do Estado produtor e burocrático e de outros ideais que dominaram entre os intelectuais na segunda metade do século passado.

Pelo seu lado, a direita europeia também foi sofrendo um processo evolutivo, influenciada que estava, como é normal, pela ideologia dominante. O "socialismo à portuguesa" do CDS a seguir à Revolução não é tanto oportunismo saloio (embora o seja) quanto a admissão de que os modelos finais do socialismo estavam interiorizados muito mais do que se imaginava. Sei do que falo: em 1972, eu defendia em público, à direita, a nacionalização da banca e dos seguros e a reforma agrária sem indemnizações.

A direita percebeu muito antes do que a esquerda o que estava a mudar e, com isso, assegurou durante algumas décadas um tendencial domínio político; e, gradualmente, mesmo um certo domínio ideológico sobre todos os que - incapazes de se reverem no socialismo - se refugiavam, com maiores ou menores especificidades, no espaço do não-socialismo. E beneficiou do arcaísmo e da má consciência da esquerda moderada, que, afinal, se sentia a trair os ideais radicais e marxizantes da sua juventude.

A viragem coperniciana dos trabalhistas ingleses foi um sinal que deveria ter sido entendido pelas direitas europeias, sobretudo a sul, mas que em regra o não foi. Com a única excepção de Sarkozy (e ainda é muito cedo para daí se tirarem conclusões), os Berlusconi, os Rajoy, os Major, os Barrosos e outros que tais, não foram capazes no Governo (nem na oposição) de se adaptarem a um novo combate político, continuando a disparar sobre alvos que entretanto se tinham deslocado, mesmo quando nalguns casos ainda o estejam a fazer de forma lenta e insuficiente.A grande questão que se coloca à direita europeia é assim perceber qual é o papel que lhe resta quando os seus adversários já não se consideram socialistas, acreditam na economia de mercado, são conservadores em matéria de costumes, abominam as nacionalizações e não prometem no futuro a sociedade sem classes, cultivam os ricos, apoiam o investimento dos grupos económicos, defendem os valores patrióticos, são duros em matéria de segurança, investem nas forças armadas.

A esquerda europeia (chamando-se "trabalhista", "democrata" ou, pelo menos ainda, "social-democrata"), e com a conhecida "exception française", está a tornar-se assim o partido natural de Governo e a atrair facilmente muitos dos que não aderiram aos partidos socialistas precisamente por causa do radicalismo entontecido que os caracterizava. Por muito acrónica que seja a pergunta, será que Sá Carneiro teria achado hoje que o PPD faria ideologicamente sentido, como manifestamente fez há 33 anos?

O problema do PSD em Portugal passa por aí. E também por aí passa a razão da tese que apresentei há semanas da criação de um novo partido de direita (e não a fusão entre o CDS e o PSD, visto que, como afirmei na altura, dois anões juntos não fazem um gigante), que integre o que resta de bases e quadros do PSD e do CDS, mas que seja dinamizado por pessoas que estão fora deles, têm menos de 50 anos, sentem o apelo da política, já raciocinam fora da dicotomia socialismo/capitalismo e estão mais preocupadas com 2013 do que com 2009.

A minha tese (efeitos da silly season?) fez manchetes e foi objecto de violentos ataques, o que apenas demonstra que toquei onde doeu. Desde a tradicionalmente portuguesa atitude de sugerir que ensandeci, às afirmações "patrióticas" de quadros de cada um dos partidos a gritar que estão muito bem e assim querem ficar, passando pela estupidez objectiva de me ser retirado o direito de reflectir e de dizer o que é bom para o sistema político à direita devido a ter apoiado António Costa em Lisboa, de tudo ouvi com a minha habitual paciência estóica.

Por isso insisto: o PSD perdeu o sentido ideológico que apregoa e que nada tem a ver com o que querem os seus votantes, estando a viver um estado de esquizofrenia político-ideológica mansa, mas perigosa. Mesmo que não estivesse moribundo, e está, o PSD não pode competir com o PS como se este ainda fosse socialista, defendendo aquilo que acha que um PS digno desse nome devia defender, mas já não defende. O PSD não pode apresentar-se ao eleitorado apenas como um melhor gestor do Estado socialista do que o partido de Sócrates, até porque já não tem Cavaco nem a cornucópia da CEE que nos inundou de dinheiro a partir de 1986. E a utilidade sistémica dos partidos à direita do PS é nula se não forem capazes de gerar uma alternativa coerente, mobilizadora e agregadora, que se implante gradualmente, que espere pelos alcatruzes da nora, em 2013, e nessa altura faça diferente.

Podem não agir assim, claro. Podem afirmar, como outros antes deles, "que os cobardes recuem e os traidores se riam; nós continuaremos a desfraldar a bandeira vermelha" (ou laranja...). Mas com isso apenas ficarão naturalmente condenados à oposição e, pior do que isso, à inconsequência e à inutilidade. Com autismo e com orgulho, continuarão a lutar as batalhas de ontem, sem exercerem o poder, sem influenciarem a sociedade, sem mobilizarem quaisquer seguidores, falando para dentro, discutindo a ideologia do pagamento de quotas, afundando-se tristemente na sua crescente irrelevância.» [Público assinantes]

Parecer:

José Miguel Júdice volta a defender a criação de um novo partido de direita.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

AS ELITES DO PSD JÁ PARTIRAM?

«Chocado. Assim se definiu Ribau Esteves em relação à entrevista de Paula Teixeira da Cruz ao CM. O porta-voz da candidatura de Luís Filipe Menezes às eleições do PSD do dia 28 de Setembro não compreende as afirmações da presidente da Assembleia Municipal de Lisboa e desvaloriza a questão das elites. “Essas elites já deixaram o partido, ao não votarem PSD nas eleições de Lisboa, ao não trabalharem para ganharmos relevância ao nível das sondagens e ao não permitirem que a liderança do PSD tenha uma notoriedade pública mais forte”, disparou.» [ Link]

Parecer:

Se há alguma elite no PSD deve andar bem escondida.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Procure-se.»

MÁRIO SOARES MADA RECADO A SÓCRATES

«Para Soares, o Governo tem de saber «ouvir» e estabelecer o diálogo com as oposições para dar razão aos eleitores para ainda acreditar nas suas medidas. «As pessoas não protestam só porque os sindicatos as empurram. Vêm para a rua porque sentem os seus postos de trabalho em causa ou porque a saúde, educação, justiça e reformas os preocupam». » [Portugal Diário]

Parecer:

Digamos que é a intervenção de Verão de Mário Soares.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Registe-se.»

MARIDO DE MANUELA MORGADO RESPONDE A PINTO DA COSTA

«O fiscalista Saldanha Sanches desmentiu hoje o presidente do FC Porto, Pinto da Costa, que, em entrevista à SIC Notícias, ontem à noite, o acusou de ter proferido "afirmações fantásticas" no âmbito do processo Apito Dourado, sobre corrupção no futebol português.

"O único comentário que faço é que essa afirmação foi desmentida imediatamente na altura, depois de ter sido veiculada pelo 'Correio da Manhã'", disse à Lusa Saldanha Sanches.» [Portugal Diário]

Parecer:

Resta saber onde foram feitas as declarações, se no leito conjugal ou no MP.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se a Manuela Morgado onde ouviu o marido.»

ITALIANO CRIA MUSEU DE MENSAGENS EM GARRAFAS

«Los mensajes lanzados al mar en una botella han pasado de ser una práctica casi relegada al olvido a ser objeto de coleccionismo, como refleja la exposición que se inaugura este sábado en Termoli, sur de Italia, con ochenta de estas misivas.

El organizador de la singular exposición es Roberto Regnoli, un médico italiano de 57 años que desde 2005 recopila los mensajes que recoge en sus paseos por la playa, junto a su perro Dago, explica desde su web Messaggidalmare. » [20 Minutos]

FORAM MORTOS TRÊS SOLDADOS ESPAMHÓIS NO AFEGANISTÃO

«Una patrulla del Ejército afgano apoyada por soldados españoles sufrió un ataque con armas ligeras y granadas, en la ruta que une Bala Murghab y Ghormach, al noroeste de Afganistán, sin que ninguno de los 27 militares españoles resultase herido, aunque sí fallecieron al menos tres soldados afganos.

Según informó el Ministerio de Defensa, sobre las 06.00 de esta mañana, hora española, y siguiendo los planes de ISAF, dependiente de la OTAN, los soldados españoles realizaban una misión de apoyo al Ejército afgano para evaluar la situación de seguridad en la zona y actualizar el despliegue de las Fuerzas de Seguridad afganas. » [20 Minutos]

CHINA É O TERCEIRO PAÍS EM REGISTO DE PATENTES

«China es ya el tercer país del mundo donde se inscriben más peticiones para patentar nuevos productos e inventos tras aumentar un 33% el número de solicitudes en el 2005, según un estudio divulgado hoy por la Organización Mundial de la Propiedad Intelectual (OMPI).

En el país asiático el número de demandas se ha multiplicado por más de ocho en la última década, una tendencia que se prevé que continuará en los próximos años, según destacó hoy el subdirector de la OMPI, Francis Gurry.» [20 Minutos]

QUEM SERÁ O FUTURO DG DOS IMPOSTOS

O Jumento considera que a melhor solução seria o secretário de Estado dos Assuntos Fiscais acumular com o cargo de director-geral dos Impostos. Afinal de contas Amaral Tomaz sempre ambicionou o cargo e desta forma não se estragariam duas casas de família.

O JUMENTO NO TECHNORATI


  1. "A Minha Matilde & Cª" reparou que é no Algarve onde mais se nasce.
  2. O "Ogindungo" considera O Jumento como um blogue de referência. Obrigado.

LUTA NA SAVANA AFRICANA

PAVLOVA

ZA4EM

VA5ILICH

YEVGENY MAXIMOV

BANCO PRIVADO PORTUGUÊS

[2][3][4]

Advertising Agency: BBDO, Portugal
Director Criativo: Nuno Cardoso
Head of Art: Fabiano BonfimRedactor: Nuno Leal, Nuno Cardoso
Director de Arte: João Biscaia, Tiago Prandi, Fabiano Bonfim
Produtor Fotográfico: Pedro Domingos

CAPE TIMES

Advertising Agency: Lowe Bull, Cape Town, South Africa
Creative Directors: Kirk Gainsford, Alistair Morgan
Art Director: Brian BainbridgeCopywriter: Simon Lotze
Photographer: Corbis Images

TOY'R'US

[2][3]

Agency: Volcano Advertising, Johannesburg, South Africa
Creative Directors: Bradley Copeman, Glenn Jeffrey
Art Director: Greig Watt,
Copywriter: Cheryl Davies
Photographer: Huey Grey