quinta-feira, agosto 16, 2007

Mais um adeus à Praia dos Três Pauzinhos

E que é que foi que ele disse?...
Hoje soube-me a pouco
Hoje soube-me a pouco
Hoje soube-me a pouco
Hoje soube-me a pouco
Hoje soube-me a pouco
Hoje soube-me a pouco
Hoje soube-me a pouco
passa aí mais um bocadinho
que estou quase a ficar louco
Hoje soube-me a tanto
Hoje soube-me a tanto
Hoje soube-me a tanto
Hoje soube-me a tanto
portanto,
Hoje soube-me a pouco

(Refrão de "Com um brilhozinho nos olhos",
de Sérgio Godinho)

Para os que andaram intrigados sobre onde fica a Praia dos Três Pauzinhos aqui fica a localização: fica a meio caminho entre Monte Gordo e a foz do Rio Guadiana.

Seria mais correcto falar no Sítio dos Três Pauzinhos que ficou assim conhecido por ali ter existido um posto da Guarda Fiscal no tempo em que esta guarda existia e tinha postos de vigilância em toda a costa. Agora não existe e pouco vigia para alegria dos que fazem da evasão fiscal a sua fórmula de enriquecimento fácil, um favor que vários ministros lhes fizeram, incluindo o actual que (ao que parece) terá recusado a oferta do então ministro António Costa que pôs a hipótese de a Guarda Fiscal regressar à tutela do ministério das Finanças.

Hoje é fácil a caminhada até ao Sítio dos Três Pauzinhos, a praia de Monte Gordo cresceu em direcção a Vila Real de Santo António e com a construção do molho na foz do Guadiana o areal ficou mais curto. O que hoje é um passeio dado pela generalidade dos veraneantes, era dantes um percurso que poucos faziam, o Sítio dos Três Pauzinhos era uma praia deserta procurada por quem não queria companhia por perto e pelos que gostavam de os espreitar, que por isso mesmo receberem a designação local de “espreitas”. Imaginem ver, como em tempos vi, um desgraçado a anunciar bolinhas de Berlim nas duas do Sítio dos Três Pauzinhos a clientes que distavam uns dos outros mais de cem ou duzentos metros de dunas.

Nas férias da minha infância todos os anos era reservado um dia para o passeio de Monte Gordo até Vila Real de Santo António, passeio que dava para uma tarde pois tinha que se ir até à foz do Guadiana, que naquele tempo era conhecida por Ponta da Areia, obrigando a um percurso bem mais longo do que o actual. Pelo caminho apanhavam-se conquilhas ou lingueirões que davam para o lanche na casa da tia de um amigo.

Pronto, está desvendada qual a praia preferida d’O Jumento. Ainda tenho algumas coisas para dizer sobre a minha relação com o Sítio dos Três Pauzinhos, mas ficam para as próximas férias.