sexta-feira, agosto 24, 2007

Umas no cravo e outras tantas na ferradura

FOTO JUMENTO

Chaminé, Castro Marim

IMAGEM DO DIA

[David Eulitt / AP PHOTO]

«Unas gafas muy originales. Esta curiosa ilusión óptica se produjo cuando el presidente de los EEUU, George W. Bush, iba a tomar la palabra en la Convención de Veteranos que se ha celebrado en Kansas City.» [20 Minutos]

JUMENTO DO DIA

O "boi da piranha"

Ao "entregar-se" como responsável por terem havido financiamentos ilegais ao PSD, Luís Arnaut mais não fez do que assumir o papel de "boi da piranha", o boi que é atirado ao rio para atrais as piranhas, permitindo desta forma a passagem de toda a manada. Ao assumir parcialmente as culpas Luís Arnaut mais não faz do que ilibar Durão Barroso o então líder do partido, bem como todo o PSD. Mas para que as dentadas não sejam muitas Arnaut assume apenas a culpa formal, desta forma quer fazer-nos querer que no PSD chovia dinheiro e ninguém perguntava de onde ele vinha.

LUÍS FILIPE MENEZES E OS VERDES EUFÉMIOS

Não há grande diferença entre o que os verde-eufémios fizeram ao milho e a prática sistemática de plágio no seu blogue pessoal, os falsos ecologistas entraram pela propriedade do agricultor algarvio e destruíram um hectare de milho para chamar a atenção para as suas opiniões. Ora, isso é precisamente o que Luís Filipe Menezes fez, entrou pela propriedade intelectual alheia para colher textos que usava no seu blogue para engrandecer a imagem que têm dele os que lá vão ler os seus textos e opiniões.

A diferença é que enquanto os verde-eufémios recorreram ao aparato e à presença da GNR e por isso tanta gente se sentiu incomodada, Luís Filipe Menezes optou o silêncio das linhas de dados para roubar o que bem entendeu e a quem quis para depois exibir como propriedade sua no seu blogue. Uns destruíram maçarocas de milho, o outro roubou maçarocas de ideias. De uns todos falam mal, no outro ninguém reparou, nem sequer teve direito a um post de Miguel Portas no seu blog, apoio ideológico ao direito de Luís Filipe Menezes ao usufruto pleno da propriedade alheia estando em causa uma boa causa.

UMA PEQUENA DÚVIDA

Porque motivo o PS (e outros partidos) ainda não tomou posição sobre o caso do financiamento ilegal da Somague ao PSD?

O ATRAQUE DOS "CERAL KILLERS"

«"A joke is a very serious thing" (W. Churchill)

No passado dia 18, a imprensa revelou ao país e ao mundo o primeiro feito heróico de um grupo até então desconhecido - o movimento Verde Eufémia (MVE). Parece estranho que até ao aparecimento deste grupo ambientalista ninguém se tenha lembrado de uma designação tão óbvia para um movimento ecologista. Afinal de contas, as conhecidas inclinações ecologistas da célebre Catarina são sobejamente conhecidas e toda a gente tem bem presente que no dia em que tombou, vítima de um disparo do tenente Carrajola, aquilo por que lutava era não por melhores condições de vida, mas sim por mais pão para fazer açorda, o prato mais ecológico que existe. Felizmente, e graças ao movimento Verde Eufémia, esta lacuna foi preenchida.

Mas, afinal, de que feito heróico estamos a falar? Nem mais nem menos do que da acção de guerrilha rural do acima citado movimento. Enquanto a maioria da nação estava distraída a banhos no Algarve, um grupo de indomáveis guerreiros preparava a ofensiva que viria a tornar famoso o MVE. De acordo com a imprensa, presume-se que o putativo cérebro da organização (Gualter Baptista) tenha delineado a estratégia e contactado os camaradas guerreiros por e-mail e SMS, mostrando que as tecnologias mais recentes não são alheias a esta organização de zelotas conservadores da pureza das raças de cereais lusitanos. Não foi divulgado o teor da mensagem, mas terá sido qualquer coisa do tipo: "Malta, parece que há um perigoso cereal (milho é um cereal, não é?) transgénico perto de Silves. Temos que ir lá repor a ordem ecológica, moral e democrática. Há autocarro e vamos aparecer na TV". Isto foi o suficiente para mobilizar dezenas de militantes que chegaram ao local num autocarro ecológico como os carros dos Flintstones.

A luta adivinhava-se desigual. De um lado, milhares de plantas de milho geneticamente modificadas, em formação compacta, armadas com temíveis maçarocas enriquecidas com toxina Bt, um poderoso veneno muito usado em agricultura biológica e capaz de derrotar o mais perigoso dos organismos - a broca-do-milho. Do outro lado da barricada, um punhado de jovens corajosos e motivados, é certo, mas sem preparação militar e deficientemente armados. O resultado da contenda parecia óbvio de prever, tanto mais que um agente infiltrado no MVE tinha feito chegar a informação sobre o ataque à GNR, que de imediato decidiu patrulhar o local. Como se isto não bastasse, à última hora, o proprietário da herdade e alguns amigos que têm o estranho hábito de trabalhar a uma sexta-feira vieram também juntar-se ao poderoso exército vegetal. Apesar desta desproporção de forças, o MVE não se sentiu intimidado e, revelando uma coragem que faria corar de vergonha a própria Catarina, decide avançar.

Chegado ao local, o grupo corre para a zona de combate munido de foices, com a boca e o nariz tapados por máscaras e com lenços na cabeça aos gritos "Não aos OGM! Não aos OGM!..." Tal como naquele fatídico dia 19 de Maio de 1954, na aldeia de Baleizão, temeu-se que a acção revolucionária terminasse em tragédia. No entanto, o inesperado aconteceu. Os temerários verde-eufémios provocaram um verdadeiro massacre entre as plantas de milho, as quais, surpreendidas pela rapidez da acção e entretidas a realizar a fotossíntese, não tiveram tempo de reagir a esta espécie de Blitzkrieg. A investida só não foi mais devastadora porque um contingente reforçado da GNR chegou ao local e, com as falinhas mansas que só um ecologista sabe ouvir ("tenham calma, vamos lá com calma..."), colocou um ponto final na batalha.

O balanço final não deixa dúvidas sobre quem levou a melhor: cerca de duas toneladas de maçarocas perdidas contra três baixas ligeiras do MVE. Deve, todavia, salientar-se que destas três baixas, duas foram o resultado de danos colaterais. Um elemento feriu-se num dedo ao tentar limpar as unhas com a ponta da foice e o outro, ainda inexperiente, utilizou a arma de forma indevida, pegando na zona da lâmina e usando o cabo para martelar as plantas de milho, parecendo estar a usar um martelo, a segunda arma mais apreciada pelos MVE. Finalmente, o terceiro foi por uma maçaroca lançada por um amigo do proprietário que, ao mesmo tempo, apelidou a jovem vítima de "marido da cabra" (para usar um eufemismo). Lamentável e muito revelador do mau carácter dos latifundiários que, para além de tentarem governar a família cultivando milho transgénico, ainda se dão ao luxo de ofender um ecologista em plena actividade.

A acção terminou com uma marcha vitoriosa estrada fora em que os heróicos ecologistas deram largas à sua alegria e prometeram acções futuras. De acordo com o que foi possível apurar, as próximas movimentações já estão previstas, sendo uma o genocídio de uma população de caracóis no mercado de Setúbal. Ao que consta, o perigoso gastrópode terá sido alimentado com batatas transgénicas. A outra será a destruição de uma vacaria na ilha de São Miguel devido ao facto das vacas produzirem leite de soja transgénico.

Na hora a que escrevo este artigo é sabido que o Ministério da Administração Interna (MAI) irá instaurar um inquérito aos fatídicos (para as plantas) acontecimentos e que o dirigente do Bloco de Esquerda Miguel Portas parece ter afirmado que "esta acção teve o mérito de alertar para o problema dos transgénicos no nosso país". Caros concidadãos, quem não se revê nesta posição do bloquista? O leitor não está de acordo com o IRS que lhe foi cobrado? Nada mais simples: convoque meia dúzia de amigos e dê uma coça aos funcionários das Finanças do seu bairro fiscal. Não concorda com o aumento das taxas de juro? Pegue numa matraca e desanque o gerente da agência bancária da sua rua. É a isto que se chama desobediência civil. Afinal de contas, todos temos direito ao nosso momento de indignação.

Já a posição do MAI é mais difícil de perceber. Um inquérito? À GNR? Não se entende. Toda a gente viu que os agentes no local tiveram o cuidado de não molestar os ambientalistas e, a fazer fé no jornal PÚBLICO de 18 de Agosto, o comandante Bengala terá afirmado, referindo-se aos militantes do MVE: "Tocaram tambores, ouviu-se música, e a coisa ficou por ali". Afinal de contas, quantas acções de guerrilha praticadas por esse mundo fora terminam com o rufar dos tambores? Poucas, suponho. Pelo menos desde a guerra civil americana que não me lembro de nada assim.

Nota final: De acordo com a EFSA (Agência Europeia de Segurança Alimentar), com a sua congénere americana (FDA - Food and Drug Administration) e com várias organizações científicas, das quais de destaca a Royal Society (UK), as plantas geneticamente modificadas actualmente cultivadas não oferecem qualquer perigo em termos de saúde pública ou ambientais. A prová-lo está o facto de, apesar da área cultivada com OGM ser cada vez mais elevada, não ter havido qualquer problema ambiental ou de saúde pública. Afinal, parece que o agricultor não estava tão mal informado quanto o Sr. Baptista sugeriu.

Como diria Fernando Pessoa, "pensar incomoda como andar à chuva".» [Público assinantes]

Parecer:

Jorge M. Canhoto, biólogo e professor universitário, ridiculariza os verde-eufémios e Miguel Portas.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

ORA, AÍ ESTÁ O EGAS MONIZ DO PSD!

«José Luís Arnaut escreveu ontem ao Tribunal Constitucional (TC) assumindo a "responsabilidade objectiva" pelo financiamento ilícito da Somague ao PSD nas autárquicas de 2001, apesar de afirmar desconhecer "os termos concretos" desse apoio ilegal. "Esclareço que não tive conhecimento, nem acompanhei pessoalmente, os termos concretos em que o apoio da Somague foi, na situação em análise, concedido. Nessa medida, apenas posso reconhecer a verosimilhança dos factos constantes da decisão do Tribunal Constitucional", referiu o deputado na carta, com a data de ontem, a que a Lusa teve acesso. » [Diário de Notícias]

Parecer:

Talvez a melhor definição seja a de boi da piranha.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se a Arnaut se no PSD era habitual pagarem facturas de mais de duzentos mil euros sem ninguém perguntar quem foi.»

LUÍS FILIPE MENEZES SABE O QUE É UM BLOGUE

«Vamos corrigir o que está mal, se bem que devo dizer-lhe que essas pesquisas estavam entre comas. Uma questão destas só é importante para quem não faz ideia do que é um blogue. Eu, ao menos, tenho um blogue, escrevo artigos. Outros não escrevem, nem sabem o que é um blogue.» [Diário de Notícias]

Parecer:

Disso não temos dúvidas, o problema é que apesar de ter um blogue o candidato a líder do PSD não sabe o que é o plágio.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Explique-se a Menezes o sentido da palavra plágio.»

A EXPLICAÇÃO IDIOTA DE LUÍS FILIPE MENEZES

«A nota refere ainda que existem textos (posts) publicados que "não são da autoria de Luís Filipe Menezes", explicando que, na blogosfera, o termo autor (ou 'publicado por') não se refere à autoria do conteúdo, mas à autoria da postagem ou publicação, neste caso Menezes.» [Jornal de Notícias]

Parecer:

Esta é a explicação mais idiota que Menezes poderia ter dado para a prática sistemática de plágio no seu blogue. A verdade é que um blogue é uma página pessoal pressupondo-se que o que lá coloca é da sua autoria a não ser que faça uma referência ao autor, aliás, como passou a fazer. O que Menezes fez foi a prática continuidade de apropriação de propriedade intelectual alheia, algo em tudo semelhante ao que fizeram os verde-eufémios.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Solicite-se um parecer à Sociedade Portuguesa de Autores.»

MAIS UMA VEDETA DA TVI NAS MALHAS DA JUSTIÇA

«O crime começou a desenrolar-se, esta terça-feira, às 22 horas, junto ao Jumbo de Cascais. O actor da série Morangos com Açúcar, da TVI, Tomás Santos, acompanhado por mais quatro rapazes, com idades entre os 18 e 23 anos, terá abordado a vítima, com 30 anos e cadastro criminal, com o intuito de saldar uma dívidas antiga. » [Portugal Diário]

Parecer:

A frequência dos casos começa a ser preocupante.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Consulte-se um psicólogo.»

HOUVE FAVORES DO PSD À SOMAGUE

«Uma das primeiras decisões políticas anunciadas pelo então secretário de Estado das Obras Públicas, Vieira de Castro, foi a de pedir ao Conselho Consultivo da Procuradoria-Geral da República (PGR) um parecer jurídico para esclarecer "algumas dúvidas" relativas à concessão da auto-estrada Litoral Centro à Brisa.

Esta medida veio dar força a uma posição que a construtora Somague havia tomado, quando contestou a intenção do Governo PS em adjudicar a obra à Brisal, um consórcio liderado pela Brisa. O anúncio do envio para a PGR do dossier da disputada auto-estrada foi feito a 1 de Maio de 2002 — o governo havia tomado posse a 8 de Abril. Ou seja, um mês e meio depois de Vieira de Castro, então como secretário-geral adjunto do PSD, com o pelouro da área financeira, ter solicitado a alteração da entidade pagadora das facturas endossadas ao PSD para que fosse a Somague a liquidar os 233 mil euros devidos à empresa Novodesign (esse pedido foi feito a 15 de Março de 2002).» [Público]

Parecer:

Era de esperar pois ninguém dá 233.000 sem contrapartidas.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Investigue-se.»

TRIBUNAL SUECO PROÍBE MULHER DE FUMAR NO JARDIM

«Um tribunal da Suécia proibiu uma mulher de fumar na maior parte do jardim de sua própria casa e avisou que ela poderá ter que pagar uma multa de 2 mil coroas suecas (equivalente a cerca de R$ 580) cada vez que acender um cigarro na área proibida.

A decisão foi anunciada por um tribunal da cidade de Åkarp, no sul da Suécia, que analisou os argumentos da fumante e do autor da ação, o seu vizinho, com quem brigava há quase um ano.» [BBC Brasil]

ATLANTA QUER PROIBIR CALÇAS DESCAÍDAS PARA PROTEGER DECÊNCIA

«El consejo de gobierno de la ciudad estadounidense de Atlanta estudia una medida para prohibir los pantalones caídos que dejan ver la ropa interior, por considerar que esta moda arremete contra las leyes de "decencia" del Estado.

Así, el concejal C.T. Martin ha propuesto una enmienda que busca prohibir los pantalones que muestren calzoncillos, bragas, tangas y demás ropa interior del usuario, al afirmar que esta vestimenta se ha convertido en una preocupante "epidemia" en Estados Unidos.» [20 Minutos]

GOVERNO NEPALÊS NACIONALIZOU PALÁCIOS REAIS

«El Gobierno de Nepal decidió este jueves nacionalizar los siete palacios reales en el país, incluida la residencia actual del rey Gyanendra en Katmandú . Según Radio Nepal , también se habría acordado congelar las cuentas bancarias y paralizar el registro y las transferencias de otras propiedades de la familia real.

Eso sí, aunque el Palacio Real pasará a estar bajo el control del estado, los ministros acordaron permitir al rey y la reina residir en el edificio. Mientras, en las instalaciones del Ejército, una institución tradicionalmente leal a la monarquía, los militares han comenzado a retirar los retratos del rey y la reina, así como los mensajes de alabanza en sus oficinas y cuarteles.» [20 Minutos]

CAÇAS BRITÂNICOS INTERCEPTAM BOMBARDEIRO RUSSO

«Dos aviones de la Fuerza Aérea británica han interceptado a un bombardero ruso sobre el Atlántico norte, en la que es la primera misión real del Eurofighter Typhoon, el avión de combate europeo.

Los dos Eurofighters británicos se encontraron con un Tupolev-95 el pasado viernes, el mismo día que el presidente ruso Vladimir Putin anunció la reanudación de los vuelos de sus bombarderos estratégicos. 20 de estos aviones habían sido enviados al Atlántico, el Pacífico y el Ártico, en una muestra del poder aéreo ruso.» [20 Minutos]

HUGO CHAVES JÁ PODE SER PRESIDENTE VITALÍCIO

«Venezuela's National Assembly, dominated by allies of President Hugo Chavez, gave unanimous initial approval Tuesday to constitutional reforms that would allow him to run for re-election and possibly govern for decades to come.

Assembly President Cilia Flores said Chavez's proposed changes to the constitution, including the lifting of presidential term limits, were approved by all 167 lawmakers after about six hours of debate.» [Yahoo]

O FISCO FUNCIONA SEM O MACEDO

«O montante de cobrança coerciva arrecadado este ano pela Direcção-Geral dos Impostos (DGCI) atingiu, ontem, os mil milhões de euros. A administração fiscal só contava chegar a este valor em Setembro, mas os procedimentos informáticos e de automatização que foram entrando em pleno funcionamento nos últimos meses permitiram antecipar resultados. O objectivo de cobrança coerciva definido para 2007 ascende a 1,6 mil milhões de euros. Entre Janeiro e Agosto, o Fisco marcou cerca de 400 mil penhoras e conseguiu recuperar dívidas de 5429 contribuintes que constavam na lista de devedores.» [Jornal de Notícias]

Parecer:

É evidente que a publicidade do Macedo foi tão bem desenvolvida que durante muito tempo os louros irão para além que enquanto agricultor se limitou a colher a fruta preocupando-se muito pouco com a saúde da árvores.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Faça-se um balanço rigoroso da época do 'Paulinho das Missas'.»

WICIAQ

BRITTEN

MARTIN ANYTRAM

KARI LIIMATAINEN

GROTTO

RECICLAGEM

A CADA DOIDO A SUA LOUCURA

GATOS NUMWC (ÁSIA)

NAGARAYA NUTS

[2][3]

Advertising Agency: PC&V Communications, Philippines
Creative Directors: Ariel Comia, Socky Pitargue, Dingdong Baes, Kat Gomez-Limchoc
Art Directors: Carlos Guaderrama, Bong Alfonso, Ian Areglado
Copywriter: Katrina Primavera

NOW MAGAZINE

[2][3][4][5][6]

Advertising Agency: Smith Roberts Creative Communications, Toronto, ON, Canada
Creative Directors: Malcolm Roberts, Arthur Shah
Art Director: Greg Kouts
Copywriter: Arthur Shah

CYCLING AUSTRALIA

[2][3]

Advertising Agency: DDB, Austral
ia
Executive Creative Director: Matt Eastwood
Creative Director: Steve Back
Copywriter: Charlie CookArt Director: Simon Johnson
Photographer: Adam Taylor
Retoucher: Dennis Monk
Designer / Typographer: Jason Young