quinta-feira, março 11, 2010

Acontecem e ouvem-se coisas muito estranhas neste país

Anda por aí muita gente a investigar se Sócrates sabia do negócio da PT como se isso fosse algo de estranho e significasse um grande golpe. Até ficamos com a impressão de que a PT iria fazer uma compra que não teria qualquer relação com a sua área de negócio ou que iria comprar a TVI ao preço da uva mijona graças à cunha do Rei de Espanha. Isto é, para os nossos investigadores de algibeira em vez de pedir aos camaradas espanhóis para influenciarem a PRISA no sentido de calarem a dona Moniz, Sócrates preferiu expor-se e mandou uma empresa maioritariamente de capitais privados com diversos simpatizantes ou militantes do PSD na sua liderança comprar a TVI. Curiosamente não foi preciso qualquer negócio para calar a dona Moniz e sobre a decisão da TVI ninguém questiona se houve pressões de Sócrates.

O resultado das manobras políticas, incluindo uma intervenção de Cavaco Silva, foi a não realização de um negócio no mercado das telecomunicações, abrindo-se a porta ao negócio à Ongoing, uma concorrente da PT. Suspeita-se do papel de Sócrates mas ninguém suspeita do facto de uma empresa ter sido impedida de fazer um negócio para facilitar o caminho a outra empresa, onde o José Eduardo Moniz aparece como número dois ao mesmo tempo que recebia uma indemnização de milhões paga pela TVI. Parece que ninguém estranha a forma como a Ongoing consegue o negócio, mesmo sabendo-se da sua posição no grupo Impresa.

É muito estranho que ninguém tenha reparado que na sua entrevista na RTP1 Cavaco Silva não tenha condenado as violações sucessivas do segredo de justiça, chegando ao absurdo de as desvalorizar invocando más leis. Isto é, o mesmo Presidente da República que andava não incomodado porque se dizia que poderia haver escutas em Belém, coisa que se veio a provar não ter passado de uma manobra de um dos seus assessores, não está preocupado a divulgação de dezenas escutas com fins políticos. Recorde-se que quando Cavaco se referiu às más leis no Congresso Nacional das Instituições de Solidariedade social referiu-se à lei do divórcio e quando se pronunciou sobre o mesmo tema na abertura do ano judicial (2009) falou em termos genéricos. Cavaco Silva deveria explicar aos portugueses quais são as tais mais leis que justificam a sua não condenação do crime.

É muito estranho que um Presidente da República diga que ninguém está acima da lei quando se refere à conclusão de um inquérito parlamentar que como se sabe não passa de um espectáculo organizado por Louçã e Ferreira Leite, mas quando está em causa a violação do segredo de justiça por gente dessa mesma justiça descobre que há más leis. Isto é, a lei é boa se Sócrates for condenado politicamente pela oposição, mas é má se for destruído na praça pública com a divulgação de escutas seleccionadas de forma manhosa. É estranho que o argumento do estar acima da lei só aplique a um inquérito parlamentar que não se rege por lei nenhuma e onde a condenação política nem permite a defesa do visado.

É estranho que em relação a um primeiro-ministro Cavaco afirme que ninguém está acima da lei, mas quando o visado foi um seu amigo e velho companheiro de governo, por ele designado para membro do Conselho de Estado o mesmo Cavaco Silva tenha optado por fazer uma declaração pública que pode ser entendida como uma declaração de inocência de Dias Loureiro (ou Dias Lotero como o o chamou).

É muito estranho que muita gente ande empenhada em questionar o carácter de José Sócrates desde o tempo em que estudava, mas quando se questionou o negócio familiar de acções da SLN por parte da família Silva se tenha desvalorizado o assunto com o argumento de que este se tinha realizado num momento em que Cavaco Silva não desempenhava cargos políticos. Isto é, o carácter de alguns políticos deve ser avaliado de forma intermitente, só contam os seus negócios enquanto forem políticos, para outros deve ser analisado a tempo inteiro.

Passam-se e ouvem-se coisas muito estranhas neste país...