segunda-feira, março 08, 2010

Umas no cravo e outras na ferradura

FOTO JUMENTO

Janela com floreira em Alfama, Lisboa

IMAGEM DA SEMANA

«FILLED WITH SORROW: Bejamira Neira Zapata caressed her dog after a tsunami caused by a massive 8.8-magnitude earthquake almost destroyed her house in the village of Penca, Chile, on Monday.» [The Wall Street Journal]

A MENTIRA DO DIA D'O JUMENTO

A estratégia de comunicação de Cavaco Silva nos últimos tempos caracteriza-se por ficar em silêncio quando está em Portugal e mandar "bocas" quando está no estrangeiro, as suas últimas viagens, A Espanha e a Andorra, foram um exemplo disso. Em Portugal ouviu a sua amiga Manuela Ferreira Leite dizer que Portugal estava na situação da Grécia e ficou calado, em Espanha acusou um comissário europeu de má fé por ter dito o mesmo uns tempos antes. Agora foi para Andorra desvalorizar o TGV para contrapor as relações com África e a América.

O Jumento sabe que Cavaco Silva está a equacionar a hipótese de comprar um palácio no estrangeiro, a ideia é fazer as comunicações de ocasião, como a de Natal, a partir do Palácio de Belém e usar o palácio no estrangeiro para fazer as comunicações que versem sobre os problemas do país.

JUMENTO DO DIA

Cavaco Silva, Presidente da República

Gostei de ouvir Cavaco contrapor as relações atlânticas á construção do TGV. Agora fico à espera que proponha uma ponte entre Boliqueime e Tânger ou, talvez, um túnel entre Lisboa e Nova Iorque, com passagem pelo Funchal e Ponta Delgada.

BOB DYLAN: " THE TIMES ARE A CHANGIN"

QUEM É PIOR? O BLOGGER OU O VIOLADOR? PARA OS FASCISTAS É O BLOGGER...

Graças a um comentário no blogue "A Sul" fui ver como o 'i' tratou a notícia do "violador de Telheiras". Para o "i" a suposta identidade de um blogger que foi alvo de um processo há muito arquivado merece uma manchete a ocupar a página, em contrapartida a notícia de um violador que abusou de mais de quarenta jovens merece apenas uma chamada discreta na primeira página.

Fui ler a notícia para saber de mais pormenores sobre o "violador de Telheiras":

«O homem conhecido que a polícia acredita tratar-se do “Violador de Telheiras” vai aguardar julgamento em prisão preventiva, noticia o Jornal de Notícias.

O suspeito, que foi detido sexta-feira, é engenheiro de profissão, tem 30 anos de idade e não tinha registados antecedentes criminais. Antes de ser detido, terá resistido, agredindo os agentes da Polícia Judiciária.»

Tive azar, desta vez o jornal 'i' respeitou os princípios, mesmo em prisão preventiva o violador não passa de um presumível criminoso, tal como os seus familiares e amigos tem direito à sua privacidade. Ficamos sem saber quem é, não vemos a sua fotografia, nem sabemos em que empresa trabalhava.

Comparem agora com o que o 'i' fez na notícia relativa a'O Jumento, apesar de estar em causa um processo arquivado o nome, o local de trabalho e até a fotografia foi divulgada, só faltou o nome dos filhos e nem sequer se deram ao trabalho de desfocar a imagem de pessoas que estavam na fotografia usada na notícia e que nada tinham que ver com ela, a maioria até eram cidadãos estrangeiros.

A conclusão é óbvia: não só a liberdade de expressão incomoda mais a extrema-direita monárquica odeia bloggers como parece que o "bom nome" dos violadores merece a sua protecção. Esta situação não era novidade,. no tempo do fascismo o destaque era dado à difamação dos opositores do regime e quanto a violadores quase não existiam, Portugal era um país de bons costumes.

Os fascistas ainda andam por aí.

VÓMITO

Deixo o 'i', vou ler o 'Público' e quase ia vomitando em cima do computador, o blogger informador que deu à comunicação social os mails que tinha recebido de amigos foi promovido a articulista e agora escreve sobre economia. Não li o artigo para não ter que comprar outro computador, li o suficiente para perceber porque razão apagou tudo o que tinha escrito na internet para ninguém dar pela mudança súbita de pensamento, assim ninguém diz que não só vendeu os amigos como vendeu a sua própria alma.

Não é nada de novo, já tinha tentado vender a Universidade Católica do Porto, onde trabalha e cujos meios usou na blogosfera, tentando dar informações relativas à gestão interna daquela universidade para que fosse alvo de um ataque. Só que ninguém se interessou pelas suas vinganças pessoais.

Afinal esta Roma à portuguesa paga a traidores e por este andar ainda vou ver o informador como assessor de Belmiro de Azevedo, talvez este empresário esteja interessado em ler os emails dos autores do SIMplex. Tal como entre as putas é tudo uma questão de preço.

Enfim o "P" de Público é também o "p" de pestilento.

OS GOLPISTAS MUDARAM DE ESTRATÉGIA

Os golpistas devem ter percebido que o desespero na tentativa de derrubar o governo com a divulgação sucessiva de escutas teve resultados contrários aos pretendidos, Sócrates parece ser mais teimoso do que eles, Cavaco manteve-se em silêncio, começaram a haver sinais de que a opinião pública começa a desconfiar e a identificar o Ministério Público como um grupo corporativo que em vez de defender a democracia conspira contra ela. Para isso contribuíram várias vozes, como Garcia Pereira que disse, com grande clareza, que estamos perante um caso de corrupção na magistratura do Ministério Público.

Por outro lado as escutas não são um filão inesgotável, depois de várias tentativas de forçar Sócrates a abandonar o governo, insistiram na esperança de ser o PS a substituí-lo e, por fim, viraram-se contra o Procurador-Geral por não ter colaborado com o golpe.

Derrotados no assalto do caso Face Oculta era de esperar que os golpistas mudassem de estratégia e em pouco tempo apareceram sinais disso, deixaram o processo Face Oculta e regressaram ao filão do Freeport que (sabe Deus porquê) nunca mais chega ao fim, deixaram de alimentar jornais identificados com o golpe, como o semanário Sol, agora mandam as dicas para o Expresso e o DN, dois jornais que até agora não tinham transformado as suas páginas em papel higénico grosseiro.

Num dia o Expresso noticia que há mais pistas contra Sócrates, no dia seguinte o DN diz que foi descoberta uma carta para Sócrates que (acham que somos parvos) estava na posse do remetente. A notícia do Expresso foi logo desmentida por uma outra do Público e a tal carta deve ter sido escrita pela mesma mão que escreveu a carta que deu origem ao caso Freeport.

Estes golpistas nem sequer revelam grande inteligência, enfim, é uma sina dos fascistas.

E A EXPLICAÇÃO DO MUNDO É ...

«Então, 8 de Março é o Dia da Mulher. Será que 7 de Março, hoje, vai ser o Dia da ex-Mulher? Falo, claro, de Kathryn Bigelow, realizadora de Estado de Guerra, que só não ganhará o Óscar se o ex-marido, James Cameron, de Avatar, não o abarbatar. Ontem, um sábio do assunto, Óscares, foi entrevistado pelo jornal Público. Robert Thompson explicou que a cerimónia da entrega dos Óscares é mais do que a apresentação de espectáculo com melhores piadas. "Os Óscares organizam o caos", disse ele. Quer dizer, dão-nos pistas sobre o mundo. Ele deu este exemplo: em 1966, ganhou uma freira a cantar (Música no Coração); em 1970, ganhou um prostituto no asfalto nova-iorquino (Cowboy da Meia-Noite). Quem não percebeu que a cultura mudava... Hoje, este primeiro duelo entre marido e mulher - e na sua versão mais sangrenta, ex-marido e ex-mulher - há-de ter também um qualquer sinal. Que mais não seja este agora muito em voga: investir muito (Avatar, orçamento de 300 milhões de dólares) ou pouco (Estado de Guerra, 11 milhões)? Não julguem que a resposta é fácil, porque o gastador já ganhou 2 mil milhões e o poupadinho, só 16 milhões. Eu, que não sou perito nem em cinema, nem em economia, premiava Sacanas sem Lei. Sou perito em gratidão e, desde 1995 (Pulp Fiction), devo um Óscar a Quentin Tarantino. » [Diário de Notícias]

Parecer:

Por Ferreira Fernandes.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

FREEPORT: MP TEM CARTA DE MANUEL PEDRO A SÓCRATES

«A investigação do processo Freeport tem na sua posse uma carta que terá sido enviada, a 4 de Abril de 1996, por um dos sócios da empresa Smith&Pedro, Manuel Pedro, a José Sócrates. O documento indicia que, ao contrário do que o primeiro-ministro tem dito, ambos se conheciam. Mas, em declarações ao DN, Sócrates foi peremptório: "Reafirmo tudo o que disse em Janeiro de 2009. Não conheço esse senhor" José Sócrates declarou ainda não se recordar de ter recebido a carta em causa.» [Diário de Notícias]

Parecer:

É uma carta muito estranha, foi enviada por Manuel Pedro a Sócrates e o primeiro é que a tinha, até parece que terá sido devolvida por engano na morada. Há alguém no MP que nos quer passar por parvos.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Alguém que escreva uma carta aos investigadores do Freeport com conteúdo que os incrimine e depois enviem cópia para o MP para que este aba um processo aos referidos investigadores.»

VOLTA MARCELO

«Reagindo aos apelos de "históricos" do PSD como Marques Mendes e Alberto João Jardim, que desafiaram os três actuais candidatos à liderança do PSD a desistir a favor de Marcelo, Menezes disse não acreditar nessa possibilidade.

"Para já, não acredito que nenhum dos candidatos desista. Seria o mesmo que pedir a Santa Maria Adelaide que desista a favor de nossa senhora de Fátima", afirmou.» [Diário de Notícias]

Parecer:

Este apelo a Marcelo apenas revela que é o próprio PSD que reconhece que os candidatos à liderança não estão à altura da liderança do partido, quanto mais de virem a ser primeiros-ministros.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Sugira-se ao PSD que coloque um anúncio num jornal.»

LOUÇÃ QUER GOVERNAR COM MAIORIA ABSOLUTA DAQUI A DEZ ANOS

«Louçã afirmou que, dentro de dez anos, o BE deve conseguir dizer que “deu passos decisivos para que haja uma esquerda maioritária em Portugal”.

“Para que daqui a dez anos possa haver uma esquerda maioritária em Portugal, para que possa haver um Governo socialista para que acabe a injustiça fiscal, que acabe a injustiça do desemprego. Essa esquerda grande, de uma democracia responsável, é o programa do BE”, disse.» [i]

Parecer:

Não me admiro nada que com a ajuda dos procuradores e de ingénuos como Manuel Alegre o venha a conseguir.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Façam-se as malas.»

NÃO SE METAM COM ESTA SECRETÁRIA DE ESTADO FRANCESA

«Chama-se Chantal Jouanno, tem 40 anos, é mãe de três crianças e membro do governo francês. Este domingo sagrou-se campeã nacional de karaté. A Secretária de Estado de Ecologia venceu em Paris o título nacional por equipas, ao lado das colegas Véronique Devido (44 anos) e Léna Pyrée (51 anos). » [Portugal Diário]

SORIN VIDIS

ORIGINAL LJUBLYANA

«Sorry, Cannes Lions! This year we submitted only this idea, since we decided to dedicate the budget for the competition to the victims of devastating Haiti earthquake»