quarta-feira, março 31, 2010

Umas no cravo e outras na ferradura

FOTOGRAFIA JUMENTO

Bairro de São Bento visto desde a AR, Lisboa

FOTOGRAFIAS DOS VISITANTES D'O JUMENTO

Mosteiro da Batalha (de A. Cabral)

IMAGEM DO DIA

[Jon Nazca/Reuters]

«LADIES IN BLACK: Women participated in a procession of the Gitanos brotherhood during Holy Week in the Andalusian city of Malaga, Spain, Monday. » [The Wall Street Journal]

JUMENTO DO DIA

Ângelo Correia

Com Pedro Passos Coelho eleito líder do PSD, Ângelo Correia não esperou muito tempo para aparecer a intervir na vida política, sugerindo nomeações e propondo estratégias, poderia ter esperado algum tempo para não passar a ideia de que depois de ter patrocinado a candidatura de Passos Coelho tinha legitimidade para dar ordens no PSD.

Na prática Ângelo Correia está a transpor para a vida política a relação que já existe na Fomentivest, onde o antigo ministro é presidente do Conselho de Administração e Pedro Passos Coelho é vogal.

Recorde-se que a Fomentivest a que Ângelo Correia preside e de que Passos Coelho é vogal do conselho de administração foi a testa de ferro de uma tentativa de compra da GALP pela Carlyle dos Bush e de Carluci, um grupo financeiro ligado à direita americana e europeia. O negócio só não se concretizou porque Francisco Loução questionou no parlamento pois ao que parece a ideia era a Carlyle comprar a Galp com o dinheiro da CGD.

Enfim, nada mau para um Passos Coelho liberal que já defendeu a privatização da CGD, é administrador de uma empresa que em tempos terá tentado comprar a GALP com o dinheiro da CGD.

A GREVE DOS ENFERMEIROS

Se o governo aceita razão dos enfermeiros não faz o mais pequeno sentido fasear durante três anos o aumento dos vencimentos que estes pretendem, ou têm razão ou nada justifique que fiquem durante três anos a receber aquilo a que têm direito.

Com esta teimosia o governo só está a promover instabilidade no sector da saúde sendo certo de que aceitar as exigências dos enfermeiros é uma questão de tempo. Estamos perante um caso de inabilidade da ministra da Saúde.

O FUTURO DO PSD

«Ao longo destes dois últimos anos, o seu suposto discurso ‘liberal’ tem-se notabilizado essencialmente por uma série de frases soltas que têm o condão de ser contrariadas pelos factos (privatização da Caixa Geral de Depósitos) ou pela necessidade de uma agenda que o obriga a dizer o mesmo e o seu contrário (defesa do investimento público e posterior crítica a esse mesmo investimento público, defesa de uma moção de censura se se provar que o primeiro-ministro mentiu na Assembleia e posterior declaração de que as eleições só se devem realizar em 2011, para dar apenas dois exemplos). Sobra ainda a artificialidade da pose, o culto da imagem e a ligação ao aparelho que é, hoje, um dos principais cancros do partido. O dr. Passos Coelho saiu da Jota. Infelizmente, dá ideia de que a Jota nunca conseguiu sair dele.» [Correio da Manhã]

Parecer:

Por Constança Cunha e Sá.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

ABRIU A CAÇA AOS PADRES

«Há razões para escândalo internacional com a pedofilia na Igreja Católica. Há casos que foram provados e a sua hierarquia, para evitar a vergonha, não denunciou padres culpados, mesmo pondo em perigo outras crianças com essa omissão. Tudo isso é verdade, mas só é verdade inteira se acrescentarmos: houve casos em que assim foi. Casos. Dir-me-ão: mas não é claro que ninguém generaliza à Igreja Católica os abusos sexuais a menores? Não, não é claro. Jeff Anderson, o advogado americano especializado em processos à Igreja Católica por abusos de menores, considera que esse problema, a pedofilia, é "verdadeiramente endémico na cultura clerical [católica]" (Le Monde, ontem). Endemia: doença que grassa num povo ou numa região, e que depende de causas meramente locais. Na minha vida, dei com alguns padres repugnantes (e jornalistas também, mas estes não vêm ao caso). Ora, essa tal doença endémica nos padres, escapou-me, a mim, ateu desde sempre. Mas o que não me escapa agora é a caça ao padre. Já começou, e vai continuar. Vai, vai. É uma fé que tenho: acredito na má-fé dos imbecis. Imbecis, porquê? Quem em nome de uma causa (combater a pedofilia) atira a torto e a direito, serve aqueles que combate porque banaliza os pulhas e até acaba por os ocultar. Imbecis, portanto. » [DN]

Parecer:

Por Ferreira Fernandes.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

ÂNGELO CORREIA JÁ MANDA

«O ex-dirigente social-democrata Ângelo Correia defendeu esta noite que Francisco Pinto Balsemão deve vir a presidir ao Conselho Consultivo do partido, um órgão que o novo líder, Pedro Passos Coelho, quer criar, conforme consta da sua moção.

O conselho consultivo está previsto para reunir ex-líderes, ex-primeiro-ministro e ex-presidentes do Parlamento. É uma espécie de conselho de sábios. Ao CM, Ângelo Correia sublinhou que não é porta-voz do novo presidente do partido, mas insistiu na sugestão. "Exactamente", respondeu.» [Correio da Manhã]

Parecer:

Era de esperar que depois de andar anos a patrocinar Pedro Passos Coelho o antigo ministro da Administração Interna de Cavaco Silva aparecesse a dar ordens, só não se esperava que fosse tão cedo.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se a Ângelo Correia quanto gastou com Pedro Passos Coelho.»

VIRA-SE O FEITIÇO CONTRA O FEICEIRO

«Com a audição de hoje a Nuno Morais Sarmento, ex-ministro social-democrata com a tutela da Comunicação Social, o PS começa a colocar em campo os seus principais trunfos na defesa de José Sócrates na Comissão de Ética que está a avaliar a liberdade de expressão. Isto numa altura em que a Comissão Parlamentar de Inquérito ao negócio PT/TVI, que tem como principal alvo o primeiro-ministro, ainda está a iniciar os trabalhos.

Depois das primeiras 22 audições requeridas pelo PSD, os trabalhos na Comissão de Ética passam a partir de agora a centrar-se na audição de personalidades convidadas pelo PS, único partido que votou contra a criação desta comissão e que está apostado em mostrar a inocência do seu líder.

Não se estanha, por isso, que os socialistas tenham colocado na sua lista de audições o ex-ministro social-democrata, passando assim ao contra-ataque ao PSD, partido que propôs a constituição da comissão. O objectivo é confrontar Sarmento com as declarações na Comissão de Ética de Henrique Granadeiro. O actual presidente do Conselho de Administração da PT revelou que, durante o Governo de Durão Barroso, houve uma intervenção, através de Nuno Morais Sarmento, junto da Lusomundo Media. » [Diário de Notícias]

Parecer:

Ter constituído esta comissão para depois avançar para a comissão de inquérito foi um erro crasso do PSD, esqueceu-se de que esteve no governo e agora confronta-se com revelações incómodas e com a negação nesta comissão do que pretende provar na comissão de inquérito.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Assista ao espectáculo desde a primeira fila.»

PEDOFILIA NA IGREJA, AGORA A CULPA FOI DE JOÃO PAULO II

«O cardeal arcebispo de Viena, Christoph Schönborn, disse nesta segunda-feira que o papa Bento XVI não investigou um caso grave de pedofilia na igreja austríaca, quando ainda era responsável pela Congregação da Doutrina da Fé, porque teria sido impedido pelo então papa João Paulo II.

Schönborn afirmou que Joseph Ratzinger - que foi prefeito da Congregação da Doutrina da Fé entre 1981 e 2005 - pretendia, em 1990, investigar as denúncias de abusos sexuais cometidos pelo ex-arcebispo de Viena, Hans Hermann Groër. Mas, segundo ele, isso não foi possível porque o Papa não autorizou o início das investigações.

De acordo com o arcebispo, essa informação comprovaria que Bento XVI tem feito mais do que qualquer outro pontífice no combate contra abusos sexuais na Igreja e indicaria que as alegações de abusos contra Bento XVI são exageradas. No domingo, Schönborn criou uma comissão especial para investigar as denúncias de abusos por parte de padres contra menores na Áustria.» [Terra]

Parecer:

Pois, já não está cá para se defender.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se ao Bento porque não reabriu a investigação mal chegou a papa.»

EUA: CRIANÇA DE 12 ANOS PODE SER CONDENADA A PRISÃO PERPÉTUA

«Jordan Brown, um rapaz norte-americano de 12 anos, corre o risco de passar o resto da vida na cadeia. Jordan é acusado de matar a madrasta, grávida de oito meses, e pode tornar-se a criança mais jovem a ser condenada a prisão perpétua - sem direito a liberdade condicional - nos Estados Unidos.

Kenzie Houk, de 26 anos, grávida de oito meses, foi morta, enquanto dormia, com um tiro à queima roupa. Pouco tempo depois, Jordan Brown - o menino de 11 anos que mais tarde a polícia acusou do assassínio da madrasta - entrava no autocarro que o levou à escola como se nada tivesse acontecido. » [DN]

Parecer:

É o que sucede quando a justiça é uma mera vingança.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Lamente-se.»

FALHOU O NEGÓCIO DA ONGOING

«"A Autoridade da Concorrência (AdC) adoptou uma decisão de oposição à operação de concentração Ongoing/Vertix/Media Capital, em consequência do parecer negativo, de natureza vinculativa, emitido pela Entidade Reguladora da Comunicação Social (ERC)", lê-se num comunicado do regulador.

Em causa estava a intenção da Ongoing em adquirir uma participação de até 35% na Media Capital. O grupo liderado por Nuno Vasconcellos já informou o mercado que perante esta decisão da Concorrência "a oferta não poderá concretizar-se".» [Diário Económico]

Parecer:

Cá se fazem...

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se ao Alberto Moniz se já está a pensar noutra forma de comprar a TVI.»

RIDÍCULO

«A ministra da Saúde, Ana Jorge, garantiu hoje ser "impossível" colocar de imediato cerca de seis mil enfermeiros a receber 1.200 euros por mês, mas que tal poderia acontecer de forma faseada no prazo de três anos. Ao comentar em Viseu a greve convocada pelo Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP), Ana Jorge afirmou que "são cerca de seis mil os enfermeiros que neste momento estão a trabalhar a um nível inferior aos 1.200 euros" e que o ministério aceita que "todos têm o direito de passar aos 1.200 euros no escalão 1". » [Jornal de Negócios]

Parecer:

Estas palavras da ministra da Saúde faz-nos sentir em África.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Solicite-se a Manuel Alegre um comentário a esta posição da ministra alegrista.»

NA "BOIADA"

O "Legionário de Cristo":

TM J

CONDOR