sábado, março 13, 2010

Umas no cravo e outras na ferradura

FOTO JUMENTO

Fuinha-dos-juncos [Cisticola juncidis] [parâmetros]

IMAGEM DO DIA

[Fernando Moleres 12-03-2010]

«"Willyto, entre miembros de la guerrilla FMLN, hijo de campesinos de la zonas bombardeadas por el ejército en Guazapa (El Salvador). Se unió a la guerrilla a los ocho años como correo. A los 11 años luchaba con su Ak-47. Los otros guerrilleros contaban que era muy valiente en el enfrentamiento contra el ejército. Fue desmovilizado en 1992, con 13 años", por Fernando Moleres.» [El Pais]

JUMENTO DO DIA

Pedro Passos Coelho

Passos Coelho adiantou um forte argumento para que votem nele: «Eu também sei o que foi andar com uma balde de cola na mão, com uma trincha na mão, a gelar os dedos, a colar os nossos cartazes e a fazer campanha pelo PSD. Eu também sei o que foi isso há mais de 30 anos».

Se o objectivo é atingir Paulo Rangel o argumento pode ser injusto, não só a entrada de Rangel no CDS é posterior aos cartazes, como os cartazes colados por Paulo Rangel ficariam ao alcance do xixi dos cães. Além disso, Cavaco Silva nunca colou um cartaz e vejam bem onde ele chegou.

A DÚVIDA DO DIA

Como é que um partido que não se consegue governar a si próprio consegue convencer os portugueses de que consegue governar o país?

UMA DÚVIDA

Se Cavaco Silva fosse um Presidente da área política da esquerda o seu negócio no mercado de capitais do gabinete de Oliveira e Costa teria passado sem qualquer investigação, sem dúvidas ao seu carácter colocadas por Pacheco Pereira, sem exigências de uma investigação do Ministério Público, sem uma dúzia de jornais da sexta de Manuela Moura Guedes, sem perguntas da entrevistadora Judite Sousa?

Se Cavaco Silva fosse um Presidente da área política da esquerda a conspiração organizada a partir de Belém para derrubar um primeiro-ministro com base em falsas acusações teria passado incólume sem se ouvirem exigência de demissão?

Cavaco Silva errou ao dizer que ninguém está acima da lei, em Portugal há uma personalidade política que a crer nos opinion makers tem esse estatuto, é ele próprio.

CAVACO FAZ ROTEIRO NO BAIXO ALENTEJO

Vai verificar se o Baixo Alentejo continua a região desprezada do poder como sucedeu durante os seus dez anos de primeiro-ministro.

O CONGRESSO INÚTIL

A partir do momento em que Santana Lopes percebeu que tinha falhado a estratégia de se antecipar às directas, fazendo-se eleger no congresso, este congresso revelou-se inútil, tão inútil que o próprio Santana Lopes não garante qu venha a estar presença. Um congresso que não discute programas nem elege líderes não serve para nada a não ser para uma apresentação dos candidatos à liderança, ou seja, uma mera passagem de modelos.

CRIATURA ABANDONA O SEU CRIADOR

«Gostei de ouvir Winnie Madikizela Mandela criticar o ex-marido. Porque Nelson Mandela recebeu o Nobel da Paz de 1993 ao lado do branco De Klerk e porque ele deixou a economia sul-africana nas mãos dos brancos. "Não lhe perdoo", disse ela. É tanta a zanga de Winnie que, suponho, ela vai deixar cair, no seu nome, o hífen e o detestado "Mandela". Fica só Madikizela. Quem? Ah, não sabem? Uma heroína famosíssima. Há 20 anos, fez há pouco, todas as câmaras apontavam para ela, gaiteira e de punho no ar. Infelizmente, um intrometido meteu-se ao lado, tentando partilhar o momento só porque ele (o malandro do intrometido) acabava de sair da cadeia onde passara os últimos 27 anos. Nesse dia, 11 de Fevereiro de 1990, o mundo admirava era Winnie e nela o país via a salvação. Não acreditam? Revejam as imagens, olhem para o ar dela, impante, e para a timidez do intrometido, e logo se vê quem era a vedeta. É verdade que ele tinha a grandeza. Mas ela tinha uma qualidade ainda mais rara: a grandeza por osmose. Ora essa osmose é que sempre me engalinhou: que fazia Nelson Mandela com aquela Winnie? Divorciaram-se, é certo, mas a elegância de Mandela nunca me fez saber que ele a tinha afastado de vez. Agora, com as palavras recentes de Winnie, fico a saber que ele e ela não têm nada a ver um com a outra. Gostei, como já disse.» [Diário de Notícias]

Parecer:

Por Ferreira Fernandes.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

A EXPLICAÇÃO SIMPLES

«Na densa tessitura de teorias da conspiração que fazem a "actualidade política" nacional, a última de que me dei conta é a da alegada "preferência do PS" por um dos candidatos à liderança do PSD, "preferência" que quereria dizer que esse candidato é visto como "o mais fraco" e portanto aquele que, à frente do PSD, teria menos hipóteses de derrotar o PS. É claro que quem tal proclama quer vender aos militantes do PSD a ideia de que o seu candidato, ele sim, mete "medo eleitoral" ao PS.

Esta ideia de embrulhar tudo e mais alguma coisa em alegações de fenomenais planeamentos e urdiduras tem o pequeno óbice de desconsiderar a possibilidade bem mais terrena de que as coisas ocorram porque, simplesmente, ocorrem, mais não tendo que motivações individuais ou, quanto muito, de cultura grupal. Por exemplo para mim, que nunca votei no PSD, Paulo Rangel simboliza, pelo discurso e pose, tudo o que me desagrada pessoal e politicamente. O seu discurso no Parlamento Europeu, que sabemos ter sido o lançamento da candidatura interna, é um dos momentos de maior desonestidade e maior desprezo pelo País de que me lembro nos últimos tempos, a somar como definição de carácter à forma como tenta demarcar-se da liderança de Ferreira Leite, de que foi um dos símbolos e maiores arautos, e ao modo como justificou abandonar o lugar de deputado europeu para o qual foi eleito como cabeça de lista depois de ter invectivado Elisa Ferreira e Ana Gomes por terem, ao candidatar-se a presidências de câmara, posto a hipótese de não cumprirem o mandato em Estrasburgo.» [Diário de Notícias]

Parecer:

Fernanda Câncio.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

MAIS OU MENOS ESTADO?

«A esquerda estatizante, por cá representada pelo Partido Comunista e pelo Bloco, considera que o Estado é o único instrumento capaz de proteger os desfavorecidos e impedir o capitalismo selvagem. Daí a sua visão de um Estado regulador contra o Capital e, por outro lado, a defesa de uma política de subsídios a praticamente tudo: pessoas, organizações e pequenas empresas consideradas, muito ilusoriamente diga-se de passagem, como aliadas dos pobres. Trata-se portanto de uma visão pueril e que contraria a própria herança histórica das esquerdas. Para além de não funcionar, como se sabe.

Na verdade, a esquerda sempre se bateu contra o Estado e, nas suas versões mais radicais, até propôs frequentemente a sua abolição pura e simples; enquanto à direita o Estado foi e continua a ser usado como máquina repressora e de condicionamento social e, sobretudo, local de federação das elites económicas e políticas. Diria mesmo, contra o pensar corrente, que o Estado é naturalmente de direita e a livre iniciativa naturalmente de esquerda. O Estado é naturalmente invasivo e repressivo, enquanto a livre iniciativa promove a autonomia dos indivíduos e a sua liberdade efetiva.» [Jornal de Negócios]

Parecer:

Por Leonel Moura.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

O FIM DOS BEIJINHOS

«Ainda bem que os tempos mudam. Uma mudança engraçada é as mulheres, conhecidas ou não, despedirem-se nos mails com "um abraço". E, às vezes, assustadoramente, com "um beijo", no sentido de "um murro". Compreendo, embora ainda hesite entre "um beijinho" e "beijinhos". "Beijinho" parece-me mal e "bj" e "bjs" é preguiçoso de mais.

Quando escrevo aos meus amigos verdadeiros, noto que nunca pode ser só "um abraço" - sendo maior a amizade, é "um grande abraço". Há uma tal inflação de abraços que, para os amigos íntimos, é preciso indicar um abraço "forte" ou "de verdade". Banalizando-se o "grande abraço" para os homens de quem gostamos mas mal conhecemos, senão por força de nos darmos tanto e de nos afeiçoarmos como amigos, recebi ontem o meu primeiro "gd ab". Percebi então que o "abraço" que mandam as mulheres nossas colegas imitam a hipocrisia bem-educada do "abraço" que desde sempre nós, os homens, demonstramos e mandamos uns aos outros.

"Um abraço" quer dizer tudo menos a vontade de um homem abraçar outro. Equivale (para menos) aos "cumprimentos" de outrora. Os "melhores cumprimentos" são uma hipocrisia de tal modo gigantesca e automatizada que até são um alívio, de tão distantes. O "abraço" das mulheres é a recusa do machismo paternalista dos beijinhos; ao mesmo tempo que um reconhecimento da eficiente hipocrisia do "abraço" entre homens.

A partir de hoje, também mandarei abraços às mulheres, sem mandar beijinhos senão à minha.» [Público]

Parecer:

Por Miguel Esteves Cardoso.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

CAVACO FAZ ROTEIRO NO BAIXO ALENTEJO

«O Presidente da República inicia hoje mais um Roteiro para a Juventude, desta vez no Baixo Alentejo, dedicado ao empreendedorismo jovem no espaço rural.

Cavaco Silva vai visitar os concelhos de Moura, Beja, Cuba e Almodôvar para conhecer os "bons exemplos" e mostrar que no Baixo Alentejo, normalmente visto como uma zona "despovoada, inactiva e envelhecida", se está a assistir ao "regresso à terra" dos mais jovens que tinham saído para os grandes centros urbanos para estudar. » [Correio da Manhã]

Parecer:

Vai ver se o Baixo Alentejo continua desprezado como sucedeu durante os seus 10 anos de primeiro-ministro, um tempo em que os investimentos era proporcionais aos votos no cavaquismo.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se a Cavaco Silva onde vai fazer campanha eleitoral a seguir e se durante o seu último ano de mandato os roteiros vão privilegiar as regiões que tradicionalmente não votam nele.»

JERÓNIMO MARTINS SOB SUSPEITA

«As buscas da Polícia Judiciária à casa do governador civil de Aveiro e ex-presidente da Câmara Municipal de Espinho, José Mota, que ontem foram noticiadas estão inseridas numa investigação que envolve autarquias de várias regiões do país e está relacionada com licenciamento de espaços comerciais. As buscas estenderam-se a outros locais, incluindo a sede do Grupo Jerónimo Martins, proprietária das cadeias de distribuição Pingo Doce, Feira Nova e Recheio.» [Diário de Notícias]

Parecer:

Será que Soares dos Santos vai aproveitar o tema para dar mais uma lição de moral ao país via SIC Notícias.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Desvalorize-se o tema, a justiça portuguesa não é confiável e quando uma investigação começa nunca se percebe bem quais são os seus alvos, nem sequer se o objectivo é um julgamento em tribunal ou um linchamento na praça pública.»

SEIS PARTICIPAÇÕES E DEPOIS O SUICÍDIO

«No seu computador pessoal, noticiam os dois diários, deixou um texto que afirmava: "Se o meu destino é sofrer, dando aulas a alunos que não me respeitam e me põem fora de mim, não tendo outras fontes de rendimento, a única solução apaziguadora será o suicídio".
De acordo com o i, os problemas do professor ocorreram com "um grupo de alu

os do 9º ano", que o insultavam na aula, e que motivaram "pelo menos sete" participações do professor à direcção da escola, "alertando para o comportamento de um aluno em particular".» [Diário de Notícias]

Parecer:

Os responsáveis da escola andariam a dormir?

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Investigue-se.»

FNE PEDE RESPONSABILIZAÇÃO DOS PAIS

«A Federação Nacional dos Sindicatos da Educação (FNE) considerou hoje que os pais ou tutores dos alunos deverão ser responsabilizados pelos actos que estes praticam no interior dos estabelecimentos de ensino.

"Considero que deve haver uma responsabilização dos pais ou encarregados de educação em relação ao comportamento de desrespeito dos alunos para com os professores e funcionários das escolas. Deverão existir mecanismos que façam com que os pais sejam também responsabilizados", declarou o secretário-geral da FNE, João Dias da Silva.» [Diário de Notícias]

Parecer:

Sem a responsabilização dos pais pelos actos de violência e indisciplina dos filhas não há solução.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Aprove-se.»

OS PAPÁS ESTÃO INDIGNADOS

«Professores e pais da Escola Básica 2.3 de Fitares, Sintra, manifestaram-se hoje indignados com a associação entre o suicídio de um docente e a indisciplina dos alunos, argumentando que o caso está a perturbar os estudantes.

Um professor de Música da Escola Básica 2.3 de Fitares, em Rio de Mouro, Sintra, ter-se-á suicidado por ser alvo da indisciplina dos seus alunos, noticiam hoje os jornais Público e i.

Alguns pais estiveram hoje de manhã concentrados em frente à escola, mostrando indignação por o suicídio do professor estar a ser associado a maus tratos por parte dos alunos do 9.º B.» [Diário de Notícias]

Parecer:

Ainda não vi nenhum pai dizer que o filho é um malandro, na hora da verdade são sempre umas criancinhas exemplares ou, na pior das hipóteses, crianças vulneráveis.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Procure-se o primeiro.»

VENHAM MAIS CASOS FACES OCULTAS

«Nem os mediáticos casos TVI e "Face Oculta", nem a avaliação negativa dos inquiridos ao desempenho do Governo parecem dados suficientemente fortes para abalar o Partido Socialista. Se hoje se realizassem eleições legislativas, José Sócrates seria reeleito com 41% dos votos. Uma percentagem quase cinco pontos superior ao resultado eleitoral do seu partido em Setembro último.

O PSD, em disputa acesa há meses pela liderança do partido, com Manuela Ferreira de Leite em breve a abandonar o cargo, aparece como a segunda força mais votada (33%), mas a uma distância significativa dos socialistas. Estes são alguns dos resultados de uma sondagem da Universidade Católica para DN, JN, RTP e Antena 1.» [Diário de Notícias]

Parecer:

Os processos dos magistrados são como os antibióticos, revelam-se incapazes de combater o vírus Sócrates.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se aos magistrados se já estão a escutar mais amigos de Sócrates no âmbito de processos abertos com cartas anónimas.»

BLOCO DE ESQUERDA ALIA-SE AO PSD

«Bloco de Esquerda e PSD baralharam o xadrez parlamentar ao unirem-se para criar uma Comissão de Inquérito ao negócio PT/TVI. Ainda que os partidos não assumam estar a jogar para o derrube do Governo, o calendário aprovado dá todas as condições para que haja um "xeque-mate". Ou seja: a dissolução da Assembleia da República e consequente queda do Governo.

O inquérito que arranca dia 18 deste mês tem marcada uma duração de 60 dias, algo que é três vezes inferior ao período máximo (180 dias) indicado pelo regimento. Desta forma, o fim da comissão e respectivas conclusões (que podem ser ou não lesivas para o Executivo de José Sócrates) ficam com data marcada para o final de Maio. Ora, por esta altura, já passaram mais de seis meses da tomada de posse do Governo, que assim fica não só à mercê de uma moção de censura parlamentar como também da "bomba atómica" presidencial.» [Diário de Notícias]

Parecer:

O BE está a esticar a corda numa tentativa de uma ruptura em torno da candidatura de Manuela Alegre, ao antecipar-se no apoio ao candidato ao mesmo tempo que provoca o PS aliando-se ao PSD está a convidar este partido a afastar-se do candidato presidencial para poder tirar proveitos eleitorais da divisão do PS.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Espere-se para ver.»

FUNCIONÁRIOS DO PARLAMENTO QUEREM ESTATUTO DE NOMEADOS

«Uma discreta votação, ontem de manhã, de um artigo do OE 2010, enfureceu os quase 400 funcionários parlamentares, podendo levá--los à greve - o que, a ter adesão, tornaria impossível o funcionamento da Assembleia da República (AR). O Sindicato dos Funcionários Parlamentares convocou uma assembleia geral para segunda-feira e o seu presidente, João Nuno Amaral, admitiu ao DN que a greve é de facto "uma hipótese em cima da mesa" porque o que está em causa "é uma questão de princípio". O dirigente não adianta, porém, que proposta fará aos funcionários, argumentando que não quer "condicionar a discussão", preferindo "ouvir primeiro". Nunca na sua história os funcionários parlamentares fizeram greve.

O que está em causa é o vínculo entre os funcionários e a AR. Querem poder ter o estatuto de "nomeados" - como já têm diplomatas, militares do quadro permanente, funcionários dos serviços secretos, da investigação criminal, das polícias de segurança e das inspecção - e não de simplesmente "contratados", como é regra geral na administração pública. » [Diário de Notícias]

Parecer:

É a lógica do quem parte e reparte e não fica com a melhor parte ou é estúpido ou não tem arte, os funcionários do parlamento por estarem próximos do poder político sentem-se superiores aos outros.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Sugira-se aos funcionários que justifiquem a sua reivindicação.»

NEM LEVADOS AO COLO!

«Segundo a sondagem realizada pela Universidade Católica Portuguesa para a Antena 1, RTP, Jornal de Notícias e Diário de Notícias, se os portugueses fossem hoje chamados a votar, voltariam a escolher José Sócrates para primeiro-ministro.

Os resultados mostram que o PS reforçaria a sua posição na liderança, conseguindo um resultado próximo da maioria absoluta, com 41% dos votos, um resultado melhor do que o das últimas eleições legislativas (36,5%) e melhor que o da última sondagem da Universidade Católica (38%).

O PSD surge como o segundo partido mais votado, numa altura em que está à procura de um novo líder, a recolher 33% das intenções de voto, o que corresponde a mais quatro pontos percentuais relativamente aos resultados das últimas eleições de Setembro.

O CDS de Paulo Portas é o terceiro mais votado com 10% das preferências, praticamente o mesmo resultado das legislativas (10,4%).

Já a CDU e Bloco de Esquerda descem nas intenções de voto, sendo o partido liderado por Louçã o mais penalizado, já que os 6% conseguidos nesta sondagem correspondem a uma quebra de quatro pontos face ao conseguido nas eleições de Setembro (9,8%).

Por seu turno, a CDU reuniu 6% das intenções de voto, quase menos dois pontos relativamente ao resultado eleitoral (7,8%) do ano passado.

A sondagem foi realizada entre os dias 6 e 9 de Março de 2010 a um universo composto por indivíduos com idade igual ou superior a 18 anos, recenseados eleitoralmente e residentes em Portugal Continental.» [Diário Económico]

Parecer:

A conclusão a tirar destas sondagens é a de que este PSD é tão mau que nem levados ao colo por magistrados anónimos conseguem subir nas intenções de voto, é um caso perdido. Por outro lado parece que os eleitores estão a conhecer melhor o Bloco de Esquerda, uma espécie de empregada doméstica do PSD.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Aguarde-se pelas próximas eleições legislativas.»

PSD FAZ MINI-CONGRESSO

«O PSD vai tentar concentrar num só dia, sábado, o congresso extraordinário de Mafra, inicialmente previsto para o fim-de-semana. A questão foi analisada numa reunião entre Rui Machete, presidente da mesa do congresso, com representantes das quatro candidaturas – Pedro Passos Coelho, Paulo Rangel, José Pedro Aguiar Branco e Castanheira de Barros.» [Público]

Parecer:

Mesmo assim vai sobrar tempo.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Não se perca tempo com este encontro de velhos amigos.»

NO 'ASPIRINA B'

O post "Entretanto, na RTP socrática":

«De cada vez que Cavaco fala da inventona de Belém, um novo máximo de perplexidade é atingido. Desta vez, ninguém percebeu patavina do que disse. A que se refere quando fala em invenção? É que as notícias existiram, o silêncio e ambiguidade cúmplice do Presidente da República também. E nesse estado de gravíssima perversão política iríamos para as eleições, não fosse o DN.

Contudo, não se pode negar a perturbação emocional causada no entrevistado pela problemática. O que levanta a questão: estará Cavaco intelectual ou psicologicamente incapacitado, seja pelo que for, para assumir responsabilidades pessoais na situação? É que mandar reler o discurso de 29 Setembro, essa peça trágico-cómica que nem o mais ferrenho cavaquista apareceu a defender, mostra que a sua noção do ridículo já conheceu melhores dias. Para todos os efeitos, estamos perante uma recusa em esclarecer uma situação que envolve a Casa Civil e o jornal Público numa conspiração cujo objectivo era o de influenciar o resultado das Legislativas. Se Cavaco não quer responsabilizar-se pelo episódio, como lhe exige a Constituição, qual a sua credibilidade para continuar no cargo?»

NO 'PRAÇA DA REPÚBLICA'

O post "é assim, uma espécie de fraude":

«Recebi hoje um mail que ditava assim:

“De: PSD Directas 2010 via survs.com

assunto: Eleições Directas 2010: Inquérito

Texto:

O seu endereço de e-mail foi seleccionado a partir das listas de e-mails dos militantes do PSD que constam das bases de dados do partido. Pelo exposto é muito importante que dispense uns breves minutos do seu tempo para responder a este estudo de opinião. Esta sondagem pretende avaliar o sentido de voto nas próximas eleições directas para o próximo líder do PSD. Todas as respostas dadas são completamente anónimas e registadas numa base de dados independente e internacional do site onde é efectuada a recolha (Survs). Antecipadamente agradecemos a suas respostas. Para responder, clique no seguinte link:&%$#”/?#

Este link foi criado especificamente para si e deve ser usado unica e exclusivamente por si. Por favor, não reencaminhe este email. Obrigado pelo seu tempo!”

Seguiram-se as perguntas da praxe e depois as que interessavam:

6.Em relação ao futuro líder do PSD quais é que devem ser as suas qualidades mais relevantes.

7.Qual dos candidatos tem mais capacidades para governar Portugal?

8.Em quem é que vai votar para a liderança do PSD?etc.. etc..

Devo dizer que a coisa me começou a cheirar a esturro quando à pergunta:

9.Quem acha que vai ganhar as eleições para líder do partido?

os nomes dos candidatos deixaram de vir por ordem alfabética.

Concluído o inquérito, a última página é aquela que aqui apresento, onde se apela ao voto num dos candidatos. Não sei se isto é legal. Deve ser. Mas é muito feio. Muito feio, mesmo!

Que credibilidade tem esta recolha de opiniões? Qual o universo de militantes-eleitores seleccionados. Que confidencialidade é garantida?»

DINA BOVA

NISSAN