quarta-feira, março 24, 2010

Umas no cravo e outras na ferradura

FOTO JUMENTO

Cacilheiro, Lisboa

IMAGEM DO DIA

[Win McNamee/Getty Images]

«IT’S OFFICIAL: President Barack Obama signed a landmark $940 billion health-care reform bill at the White House Tuesday. The historic Affordable Health Care for America Act passed in the House Sunday without a single Republican vote.» [The Wall Street Journal]

JUMENTO DO DIA

Pacheco Pereira

A tentativa (suspensa) de chamar magistrados, incluindo o Procurador-Geral da República, para serem ouvidos sobre processos não concluídos ou em relação aos quais a justiça se pronunciou diz muito sobre o conceito de democracia e a consideração pelas suas regras por parte de Pacheco Pereira.

NECROLOGIA POLÍTICA

Mais uma vez a TVI inovou ao criar um programa de necrologia política, entrevistou Manuela Ferreira Leite. Os portugueses ficaram a saber que o "cadáver político" da líder do PSD vai ficar sentado numa cadeira do parlamento, a não ser que regresse ao cargo bem remunerado e pouco cansativo de admininistrador não executivo do Banco Santander.

O NOVO SINAL DE TRÂNSITO

"AÇORES, ABRIL E DEMOCRACIA"

Um artigo de J. Barroca Monteiro:

«De presidente da AR a último romântico do 25 de Abril, um retrato público da segunda figura do Estado, naturalmente com relevância para as suas funções públicas, tal é a imagem proporcionada pela revista do Expresso (27Mar04). Trinta anos depois do golpe militar que levou à instauração da democracia, vão assentando as figuras de marca do novo regime, entre as quais o mais antigo deputado da Nação, presidente da AR trinta anos após.

Não pode separar-se a condição humana e a personalidade de cada um dos seus comportamentos públicos, ainda e mesmo que no desempenho de actividades no governo democrático da sociedade. Razão de algum modo bastante para compreendermos alguma atitudes, alguns comportamentos. Como o de um determinado dia numa das ilhas dos Açores.

Quando no decorrer de uma visita do Presidente da Republica ao arquipélago no inicio da década de oitenta, o então presidente do governo regional não resistiu a manifestar a sua personalidade íntima perante o primeiro magistrado da Nação. Pelas oito horas da manhã e uma hora antes de uma missa incluída no programa oficial, irrompe no palácio de residência presidencial o responsável pelo governo local. O ajudante de campo, com aquela deformação profissional oriunda da disciplina e educação militares, não queria crer no que começou por ouvir e de seguida por ver.

O jovem governante local, subindo desabridamente as escadas e com impropérios em voz alta, dando azo à sua indignidade perante o presidente da jovem republica democrática portuguesa. Exactamente o primeiro magistrado da Nação, que no final do dia anterior e após as cerimónias oficiais, ousara ter tido um encontro com um cidadão local das suas relações e que constaria do grupo de pessoas das ilhas não gratas do governante do arquipélago. Excitado e colérico pelo sucedido na noite anterior, talvez atingido na sua dignidade e autoridade locais com a forma de proceder do seu ilustre visitante, assim se iniciou esse dia de exercício do poder democrático. Pesem as palavras de apelo à calma da primeira-dama ali presente e a impassibilidade de outros presentes, o senhor das ilhas assim iniciava esse novo dia do programa de estadia.

Para quem o viveu, um testemunho breve sobre a natureza humana e algumas das suas manifestações entre as elites politicas. Quanto ao ajudante de campo que o testemunhou, acabou pouco depois por acompanhar os dois ilustres políticos no automóvel que os transportou à capela para uma missa pública. Chegados ao templo, foram os dois participar no acto religioso na capela como dois bons cristãos.

Quanto ao ajudante de campo, ainda que antigo crente religioso, e pese a sua condição militar, escusou-se nesse dia e circunstâncias a pedir dispensa da presença nesse acto oficial, na missa, tendo optado por permanecer no exterior e afastado de tão augustas personalidades. Assim se manteve durante o ofício religioso, na contemplação da natureza da ilha e de igual modo da natureza democrática do jovem político herdeiro do antigo regime. Até hoje e graças a Deus.

JB Barroca Monteiro
Lisboa, 10Abr04»

QUEM CONFIA NA TAP

Não conheço ninguém que vá viajar de avião nesta Páscoa ou que viaje para cumprir compromissos que tenha optado pela TAP, só um doido paga mais e ainda por cima se arrisca a ficar em terra. As greves promovidas pelos pilotos da TAP são um manual de destruição de uma companhia aérea.

Está na hora de privatizar a TAP e sujeitar os pilotos às regras do mercado, pondo fim a este uso e abuso do dinheiro dos contribuintes.

ENTREVISTA A MIM PRÓPRIO

«Ter uma crónica num jornal traz deveres acrescidos, certo? - Já vejo onde queres chegar. Errei, eu sei. Ontem escrevi, aqui, que o secretário de Estado João Trocado se chamava João Torcato. - Erraste, portanto... - Não chega dizer isso. Hoje posso dizer o verdadeiro nome porque fui ao "site"do Governo. Ora, ontem já lá estava. Não sabendo um facto, como ficou provado que não sabia, por que não fui logo ao sítio certo? - Porquê? - Olha, porque o essencial era o comportamento de Jaime Gama, que eu quis criticar. Uma consulta demasiado rápida na Internet até me mostrou uma conferência em que, na lista, o nome era "João Torcato". E ele era secundário na minha crónica. - E não era? - Respondo assim: se errei num nome, porque há-de ser verdadeira a situação que narrei? - E o homem não deve ter gostado de ver o seu nome trocado... - Claro, devo-lhe uma desculpa. E a Jaime Gama, a quem imputei ter trocado o nome ao outro quando ele não errou nisso; e eu, sim. Mas eles comigo podem bem. Aí, o poder dos jornalistas, mesmo a fazer mal, é quase sempre uma treta. - Então, tudo bem? - Coisa nenhuma! Eu sou pago para ocupar este lugar privilegiado. Ontem, dei cabo de uma boa ideia por causa de uma desatenção. E, hoje, tenho de perder este espaço reparando os estragos. - Arrependido? - Não é esse o termo. Envergonhado.» [Diário de Notícias]

Parecer:

Por Ferreira Fernandes.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

A SURPRESA DO DIA

«O PSD vai chamar José Sócrates à Comissão de Inquérito, responsável pela análise do eventual envolvimento do Governo e do primeiro-ministro na tentativa de compra da Media Capital, dona da TVI, por parte da Portugal Telecom.

Segundo informações recolhidas pelo CM a decisão foi tomada esta terça-feira, após reunião do grupo parlamentar do PSD e está, neste momento, a ser comunicada aos membros da Comissão de Inquérito. A esta hora decorre a primeira reunião de trabalho desta comissão, que vai definir o calendário das audições, as pessoas a serem chamadas ao parlamento, assim como os documentos que serão solicitados para análise.» [Correio da Manhã]

Parecer:

Há muito tempo que não tinha uma surpresa tão grande.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Questione-se o PSD porque não propôs à comissão que só ouvisse Sócrates? Assim ouvia e de seguida concluíam que tinha mentido.»

COMISSÃO DE INQUÉRITO VAI TER GUIÃO

«Hoje é dia de estreia da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) ao negócio PT/TVI, que tem a sua primeira reunião na Assembleia da República. Para que o filme parlamentar não se prolongue no tempo (o limite é 60 dias), o presidente da CPI, Mota Amaral, exigiu aos partidos que criassem um guião de perguntas que será utilizado como base para todas as personalidades que ali se dirigirem. A garantia de que haverá "um questionário comum" foi dada ontem ao DN por Mota Amaral que explica que "um dos propósitos da reunião é votar essa lista de perguntas e os nomes das pessoas que os partidos querem chamar".» [Diário de Notícias]

Parecer:

Bem, uma comissão de inquérito que começa por condicionar os deputados de forma a que a sua duração coincida com a agenda do PSD não é lá muito digna desse nome.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se a Mota Amaral se também vai exigir aos partidos que apresentem já as conclusões ou vai esperar pelas audições.»

FERNANDO LIMA VAI À COMISSÃO DE ÉTICA

«Fernando Lima, ex-assessor de imprensa de Cavaco Silva, afastado do cargo em Setembro de 2009 na sequência do caso das escutas, é uma das 24 personalidades que a Comissão de Ética pretende ainda ouvir no âmbito das audições que está a realizar para avaliar a liberdade de expressão em Portugal.

Questionado sobre a disponibilidade de Fernando Lima comparecer na Comissão, Marques Guedes, presidente da Comissão, adiantou que ainda só tinha agendadas as audições da próxima terça-feira, arrancando a segunda vaga com as presenças de João Marcelino, director do Diário de Notícias, Paulo Baldaia, director da TSF, e Nuno Santos, director de Programas da SIC. » [Diário de Notícias]

Parecer:

Nesse dia a comissão deveria mudar o nome para Comissão da Falta de Ética.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Faça-se a sugestão.»

PS RECORRE À BLOGOSFERA PARA SE PREPARAR PARA A COMISSÃO DE ÉTICA

«O PS é o grupo parlamentar que tem mais recursos envolvidos. Segundo explicou ao DN o coordenador dos socialistas, João Serrano, "além do assessor que normalmente dá apoio à Comissão de Ética, foi ainda destacado um assessor à 1.ª comissão e chamei ainda um terceiro elemento para me apoiar em termos de blogoesfera". "A blogoesfera não pode ser considerada uma fonte de informação fidedigna, mas aí circula muito material, é o meio por excelência em que as pessoas exprimem as suas dúvidas e opiniões", explicou. Depois da pesquisa de toda a informação, antes de cada audição, os deputados do PS pertencentes à comissão reuniam-se para tentar seleccionar umas trinta perguntas. "E após cada audição fazemos o ponto da situação face às respostas dadas."» [Diário de Notícias]

Parecer:

São muitas cabeças a pensar.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Aprove-se e recomende-se a todos os partidos.»

O PSD QUER SUBSTITUIR-SE À JUSTIÇA

«O PSD propôs hoje que sejam remetidos à comissão de inquérito sobre a actuação do Governo na compra da TVI todos os "despachos, certidões, documentos e informações oficiais" do processo Face Oculta.

"O acesso a tais documentos oficiais é essencial para levar a cabo a sua alta missão de apuramento da verdade e, bem assim, de eventuais responsabilidades políticas", argumenta o PSD, na proposta entregue.

O PSD quer que seja enviado à comissão o despacho de arquivamento das escutas que envolvem alegadamente o primeiro ministro, proferido pelo Procurador Geral da República, Pinto Monteiro, datado de 18 de Novembro, no processo confidencial "aberto com base nas certidões extraídas" do processo promovido pelo DIAP de Aveiro. » [Diário de Notícias]

Parecer:

Começa-se a perceber porque razão se esqueceram de cumprir as instruções do Supremo Tribunal de Justiça em relação à destruição das escutas ilegais. De qualquer das formas os magistrados de Aveiro tiveram o cuidado de tornar essa destruição inútil ao reproduzirem as escutas nos seus despachos.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se ao PSD se vai pedir os documentos ao Ministério Público ou à "jornalista" Felícia Cabrita..»

A NOVA MODA


«Depois da actriz Jennifer Love Hewitt ter dado a conhecer o seu gosto em decorar com cristais a sua vagina, a chamada Vajazzling passou a ser uma prática mais falada. A actriz descreveu o efeito final como "uma bola-de-espelhos numa discoteca", aconselhando outras mulheres a fazer o mesmo.

O processo resume-se a dois passos. Depois da depilação, são aplicados os cristais - eventualmente Swarovski, como no caso de Jennifer Love-Hewitt. Com formas e cores diferentes, cada um dos cristais tem uma superfície com cola, completamente invisível. Poderão ser escolhidos as formas e imagens a aplicar com os cristais.

Sem causar dor, são aplicados um por um e podem durar até cinco dias.» [Expresso]

MIROSŁAW ŚWIĘTEK

SKY TV