sábado, março 27, 2010

Umas no cravo e outras na ferradura

FOTO JUMENTO

Alfama, Lisboa

IMAGEM DO DIA

[Scott Olson/Getty Images]

«FLOODED FARM: A farm is isolated by flood water near Fargo, N.D., on Monday. » [The Wall Street Journal]

A MENTIRA DO DIA

O próximo a ser crucificado.

JUMENTO DO DIA


Manuel Alegre

Talvez por já ter percebido que não será Presidendente da República o candidato do Bloco de Esquerda voltou à sua velha estratégia de dar nas vistas à custa do governo do seu partido, ainda não percebeu que quando fala mal do PS consegue projecção mediática não pela qualidade do que diz mas sim porque é um petisco para a comunicação social.

Desta vez Manuel Alegre introduziu um tema novo no seu discurso de candidato, parece que sentiu a necessidade de mostrar aos eleitores que sabe qual o papel de um Presidente da República. Enfim, nada mau para quem é candidato pela segunda vez.

«“Sei bem que em Portugal a função do Presidente não é governar” nem “para derrubar governos”, disse Alegre aludindo ao ministro da Presidência, que no passado domingo criticou o candidatou por ter atacado medidas do PEC. "Uma coisa é a função de um Presidente da República e outra coisa é governar. O que nós [PS] dizemos é que não cabe a um Presidente da República ter um programa alternativo de governação", disse Pedro Silva Pereira.

Mas a função do Presidente, insistiu Alegre, “também não é para fazer o discurso do governo”, prometendo que o seu será sempre “autónomo, responsável, independente e livre”. Porque é sua convicção que o chefe de Estado “pode fazer a diferença e ser um factor de mudança. Pode até ser uma alternativa”. Não de Governo, insistiu, “mas de atitude, de pensamento, de visão de Portugal”, que “não reduza a Nação apenas à economia”.“O Presidente não governa”, concorda Alegre, “mas pode e deve propor um debate nacional que permita a Portugal sair da crise em que se encontra.” Mais: “Cabe-lhe convocar o país para as reflexões sobre indecisões e contradições.”» [Público]

UMA MÚSICA PARA MANUELA FERREIRA LEITE


A PERGUNTA QUE NÃO FIZERAM NA COMISSÃO DE ÉTICA

Nenhum deputado perguntou aos donos dos jornais que dão prejuízo, como o "Público" ou o "i", porque razão mantinham publicações permanentemente deficitárias, se era para as usar em função dos interesses dos grupos económicos a que pertencem ou por generosidade para com a democracia e a liberdade de imprensa.

Os donos de alguns destes jornais destacam-se pela defesa do liberalismo e pelas críticas à existência de empresas públicas deficitárias.

O PSD E O PEC

Um partido cujas decisões não são respeitadas pelos futuros líderes não é um partido. é um grupo excursionista, quando muda oi chefe muda o itinerário. O incrível é ver gente como Marques Mendes a aceitar esta lógica e questionar o futuro do PEC em consequência da mudança da liderança do PSD.

Gente responsável só tinha uma coisa a dizer, perante assuntos de tão grande importância os compromissos são para valer independentemente da liderança. É assim que se comportam as pessoas responsáveis.

FREEPORT: DEPOIS DE LONDRES A GRÉCIA

A única coisa que conseguimos ficar a conhecer com estas investigações são os destinos turísticos preferidos da nossa magistratura.

FOI GUERRA JUNQUEIRO QUE O DISSE, EM 1896

"Um povo imbecilizado e resignado, humilde e macambúzio, fatalista e sonâmbulo, burro de carga, besta de nora, aguentando pauladas, sacos de vergonhas, feixes de misérias, sem uma rebelião, um mostrar de dentes, a energia dum coice, pois que nem já com as orelhas é capaz de sacudir as moscas; um povo em catalepsia ambulante, não se lembrando nem donde vem, nem onde está, nem para onde vai; um povo, enfim, que eu adoro, porque sofre e é bom, e guarda ainda na noite da sua inconsciência como que um lampejo misterioso da alma nacional, reflexo de astro em silêncio escuro de lagoa morta.

Uma burguesia, cívica e politicamente corrupta até à medula, não descriminando já o bem do mal, sem palavras, sem vergonha, sem carácter, havendo homens que, honrados na vida íntima, descambam na vida pública em pantomineiros e sevandijas, capazes de toda a veniaga e toda a infâmia, da mentira à falsificação, da violência ao roubo, donde provém que na política portuguesa sucedam, entre a indiferença geral, escândalos monstruosos, absolutamente inverosímeis no Limoeiro.

Um poder legislativo, esfregão de cozinha do executivo; este criado de quarto do moderador; e este, finalmente, tornado absoluto pela abdicação unânime do País.

A justiça ao arbítrio da Política, torcendo-lhe a vara ao ponto de fazer dela saca-rolhas.

Dois partidos sem ideias, sem planos, sem convicções, incapazes, vivendo ambos do mesmo utilitarismo céptico e pervertido, análogos nas palavras, idênticos nos actos, iguais um ao outro como duas metades do mesmo zero, e não se malgando e fundindo, apesar disso, pela razão que alguém deu no parlamento, de não caberem todos duma vez na mesma sala de jantar."

UMA PERGUNTA AO JORNAL "i"

Será que o grandes repórter Paulo Pinto Mascarenhas, grande repórter do tal jornal que está à venda por um cêntimo, vai conseguir identificar e denunciar na primeira página o autor ou autores da substituição da Bandeira Nacional pela bandeira do Dr. Duarte no Parque Eduardo VII?

Já que o jornal se dedica à bufaria então que o faça em relação aos que assaltam autarquias e anda a brincar com o país?

«A bandeira nacional hasteada no alto do Parque Eduardo VII, em Lisboa, foi hoje substituída por uma bandeira monárquica de grandes dimensões, à semelhança daquela que se encontrava no local.» [DN]

PROFESSORES ENFRAQUECIDOS

«Os efeitos mais nocivos da reforma da educação do Governo foram a desautorização dos professores e a violência escolar. Os professores, os auxiliares e os alunos sentem na pele essa política quando são agredidos verbal e até fisicamente.» [DN]

Parecer:

O mínimo que se pode dizer deste artigo de opinião de Paulo Pinto de Albuquerque é que ou o autor esteve muitos anos no estrangeiro, o tem um grave problema de memória ou não hesita em partir de premissas erradas para expor opiniões que só são sustentáveis nessas falsas premissas. Qualquer pessoa deste país sabe que a perda de autoridade dos professores deste país tem décadas.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Arquive-se e sugira-se a Paulo Pinto de Albuquerque que seja mais rigoroso na forma como analisa a realidade ou que tome umas pastilhas para a memória.»

MEIAS TINTAS PARA COISA SÉRIA

«O filme Estado de Guerra, com vários Óscares, explica-nos (mas julgo que essa não era a intenção da realizadora) a maior das razões para a Guerra do Iraque se ter deixado arrastar. O filme conta o quotidiano de uma equipa de minas americana em Bagdade. O trabalho dela é desarmadilhar as bombas que os terroristas espalham na cidade. Às dificuldades próprias daquele trabalho infernal junta-se um certo espírito dos combatentes americanos que inibe o sucesso. O filme abre com a morte do chefe da equipa quando um comerciante, mirone da acção de neutralizar uma bomba, a acciona por telemóvel. Dias depois, a mesma equipa, com novo chefe, está a desarmadilhar bombas num carro perto de uma escola. Deve ser uma tensão terrível estar debruçado sobre a morte, dependente de um pequenino gesto errado. Pois a equipa, além das bombas, passa minutos preocupada com um barbudo que, de uma varanda, filma e telefona (ver a cena inicial...), apesar dos gestos que os soldados lhe fazem. Só gestos, não um tiro. Esquisita é a guerra - e perdedora - quando não se assume como guerra. Pareceu-me ver o filme, ontem, na discussão do PEC no Parlamento. A equipa - Governo e oposição - que quer desarmadilhar a crise, ainda não percebeu que o que tem de ser feito, tem de ser feito. Na guerra não se brinca.» [DN]

Parecer:

Por Ferreira Fernandes.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

O ESTRANHO CASO DA MORADA FALSA

«É um escândalo, tanto mais que viagens para Paris em executiva custam um dinheirão (agora não me lembra quanto, mas é uma fortuna, já vi escrito num jornal), e claro que alguém com sentido de justiça o denunciou e agora a Assembleia da República anda há meses a remoer o assunto, com o respectivo conselho de administração a pedir relatórios aos serviços e a remeter o assunto para o presidente Jaime Gama, que o mandou para trás (ou seja, recusou decidir), levando o conselho de administração a pedir um parecer jurídico. Ora se a deputada enganou a República, com a activa cumplicidade do PS, que pode haver para decidir? De que raio está Gama à espera para admoestar o partido e a burlona? Não será mesmo isto um caso de polícia - falsificação de documentos, e assim?

A não ser, espera, que Inês de Medeiros não tenha dado uma morada falsa. Que o seu dossier de candidatura diga, claramente, no local de residência, "Paris, França" - aliás à imagem do seu BI, emitido em 6 de Dezembro de 2005. E que a decisão de candidatar uma portuguesa residente em Paris pelo círculo de Lisboa tenha - obviamente - sido do partido que a convidou, que como os outros partidos candidata residentes nos Açores para o círculo de Bragança e terá considerado que a residência num país do espaço de livre circulação europeu não limita os direitos de cidadania nem restringe as possibilidades de representação política. E que a existir uma limitação ela teria sido, decerto, detectada e apreciada aquando da submissão da candidatura aos serviços competentes. Ou não? » [DN]

Parecer:

Por Fernanda Câncio.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

SOL VOLTA AO ATAQUE

«As conversas do primeiro-ministro com Armando Vara – que deram origem à extracção de certidões do processo Face Oculta por, segundo o procurador e o juiz de instrução de Aveiro, existirem «indícios muito fortes» de atentado contra o Estado de Direito, com tentativa de controlo dos media – a partir de determinado momento passaram a ser cifradas.

Conforme o SOL já noticiou, os investigadores do processo suspeitam que, nos últimos dias de Junho do ano passado, os arguidos terão sido informados de que estavam a ser escutados e passaram a usar outros telefones. » [Sol]

Parecer:

Esta notícia não é mais do que um sinal de que o Sol está em dificuldades financeiras e o seu director decidiu pôr o primeiro-ministro a render como se fosse uma prostituta exclusiva do semanário.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se ao director do Sol qual o prejuízo mensal do seu semanário.»

PAPA PODE TER ENCOBERTO PADRE PEDÓFILO


«Bento XVI poderá, nos anos 90, ter encoberto caso de pedofilia numa escola para crianças surdas. Vaticano explicou que, na altura, o padre envolvido no escândalo não foi castigado porque "já tinham passado 20 anos e o religioso estava muito doente".

Ainda no rescaldo do pedido de desculpas do Papa aos cristãos irlandeses pelos casos de abusos sexuais de menores em instituições da Igreja Católica, o Vaticano está novamente a ser alvo de acusações polémicas. De acordo com documentos analisados pelo News York Times, Bento XVI terá, antes de se tornar Papa, encoberto um caso de pedofilia que envolve um padre norte-americano.» [DN]

Parecer:

É cada vez mais evidente que a Igreja protegeu e encobriu os padres pedófilos.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Evite-se o contacto de crianças com os padres durante a visita do papa a Lisboa.»

PRESIDENTE DA CE DIZ QUE SITUAÇÃO DE PORTUGAL E DA GRÉCIA SÃO DIFERENTES


«O presidente do Conselho Europeu, Herman Van Rompuy, defendeu, em Bruxelas, que a situação de Portugal e da Grécia "não são de todo comparáveis" e que os mercados financeiros sabem disso e estão fazer a distinção.

"As situações não são de todo comparáveis e os mercados sabem disso e dar-se-ão conta ainda mais nos próximos dias", disse Rompuy, no final do primeiro dia do Conselho Europeu de Bruxelas.» [DN]

Parecer:

O problema é que ninguém conhece o senhor.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Alguém sabe quem é o senhor Herman Van Rompuy?»

NEM MOTA AMARAL CONCORDA COM O PSD

«O pedido de documentos judiciais relacionados com o processo "Face Oculta" no âmbito da Comissão de Inquérito (CPI) ao negócio PT/TVI está a criar divisão no PSD. Segundo o DN apurou junto de deputados de diferentes cores partidárias - que estiveram ontem na reunião da comissão que decorreu à porta fechada -, o próprio presidente da CPI, João Bosco Mota Amaral, mostrou-se contra os pedidos do seu partido que quer aceder a despachos do procurador-geral da República (PGR), da Polícia Judiciária, do presidente do Supremo Tribunal de Justiça e até a certidões que contêm escutas ao primeiro-ministro. » [DN]

Parecer:

Além de um golpe baixo tudo isto é uma velhacaria que apenas serve para aproveitar os resultados de uma tentativa de golpe de estado promovida por fascistas que promoveram a divulgação das escutas ilegais a Sócrates.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Lamente-se.»

O CASO FREEPORT LÁ SE VAI ARRASTANDO

«Os arguidos do caso Freeport estão a ser chamados pelo Ministério Público para uma nova ronda de interrogatórios, confirmou o DN junto de fonte ligada ao processo. Os procuradores Vítor Magalhães e Paes de Faria pretendem confrontar os suspeitos com novos dados que vieram de Inglaterra. Mas, ao que o DN apurou, a maioria dos sete arguidos constituídos optou pelo silêncio. Isto numa altura em que os magistrados que conduzem a investigação depararam-se com uma nova pista: movimentações financeiras que terão passado pela Grécia.

Esta nova informação junta-se a outras que já constam do processo e que têm a ver, segundo um relatório da Polícia Judiciária de Março de 2009, com movimentos financeiros de "milhões de euros por paraísos fiscais", que as autoridades têm investigado. "A investigação apenas seguiu o rasto do dinheiro não declarado", segundo o mesmo documento. Só assim é que os investigadores poderiam apurar se houve ou não pagamentos ilícitos feitos durante a fase de aprovação do outlet de Alcochete.» [DN]

Parecer:

Como convém.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Aguarde-se pelas próximas legislativas para se saber de mais novidades.»

CUIDADO COM O QUE SE ESCREVE NO FACEBOOK

«O presidente de uma consultora norte-americana andava à procura de um estagiário e decidiu consultar o Facebook para saber mais sobre um candidato que parecia promissor. Acabadinho de se licenciar pela Universidade do Illinois, o jovem descrevia os seus maiores interesses como sendo "fumar ganzas", "disparar sobre pessoas" e "sexo obsessivo". Tudo, é claro, no mais puro calão norte-americano. Resultado: o presidente da consultora deitou o currículo para o lixo. » [i]

Parecer:

É um risco que se corre.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Divulgue-se.»

O PRÍNCIPE FEZ ANOS

«Uma bandeira monárquica gigantesca foi hasteada no alto do Parque Eduardo VII, em Lisboa, durante a última noite, mas já foi retirada. A acção foi reivindicada por um grupo denominado «Carbonara - Movimento Monárquico para as Massas» e terá servido para festejar o 14º aniversário de Dom Afonso de Santa Maria de Herédia de Bragança, filho primogénito de D. Duarte Pio e considerado príncipe da Beira e Duque de Barcelos, para além de herdeiro da Casa Real portuguesa. » [Portugal Diário]

Parecer:

Ridículo, estes monárquicos ainda acham que os portugueses querem saber do Dom Afonso.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Catem-se os parabéns ao rebento.»

VARA GANHOU MEIO MILHÃO EM 2009

«Os administradores executivos do BCP auferiram em 2009 um total de 3,6 milhões de euros. Os dados constam do relatório publicado esta sexta-feira pelo banco no site da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM). » [Portugal Diário]

Parecer:

E corrompeu-se por dez mil euros como pretendem os magistrados?

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Dê-se a devida gargalhada.»

PAPA EMBRULHADO NA PEDOFILIA

«Joseph Ratzinger, então arcebispo de Munique, acompanhou o caso do padre pedófilo na Alemanha mais de perto do que se vinha a pensar, segundo o diário norte-americano "New York Times" de hoje.

Na Alemanha, o jornalista da revista alemã "Der Spiegel" que tem seguido o caso perguntava, num artigo de opinião, “quando é altura de um Papa se demitir?”. “Com a sua autoridade a diminuir, como é que se mantém no cargo”, questiona Peter Wensierski. » [Público]

Parecer:

O silêncio da igreja só foi possível com a conivência de muitos dos seus bispos.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Questione-se o papa se a resignação é uma hipótese.»

ANDREW LUCAS



NOÉ: SAVE DE EARTH