domingo, setembro 30, 2012

Umas no cravo e outras na ferradura-


 
   Foto Jumento
 

Uma escovadela no cavalo do D. José, Terreiro do Paço, Lisboa
   
Imagens dos visitantes d'O Jumento
 

   
Prata [A. Cabral]   
A mentira do dia d'O Jumento
 

Os astronautas da Estação Espacial Internacional foram hoje surpreendidos por um intenso brilho inexplicável vindo de um ponto na terra que consultado o mapa verificaram ser uma pequena localidade chamada Vilamoura, localizada em Portugal. A luz brilhava intensamente mais parecendo uma estrela pelo ligaram à NASA para comunicar o fenómeno, numa tentativa de entenderem este fenómeno.

Consultada a embaixada dos EUA em Portugal os americanos acabaram por ficar tranquilos e comunicaram à Estação que o pessoal podia ficar tranquilo, a luz que se via em Vilamoura era o resultado do brilhantismo intelectual de António Borges, o único ser humanos que brilha tão intensamente que é visível desde o espaço.
 
O Borges brilha tanto, tanto que até já é tratado como uma verdadeira estrela no firmamento da economia, até já é conhecido por BB, lembra nada tem que ver com a Brigite Bardo, ainda que o Borges tenha uma cabeça bem acima das pernas da famosa actriz, neste caso BB significa Brilhante Borges.

Jumento do dia
  
António Borges, brilhantíssimo, inteligentíssimo
 
António Borges não é uma cigarra, é uma formiga das que são raras em Portugal, brilhante, trabalhadora, tão rara, tão rara que em vez de ser assessora do inteligentíssimo e brilhantíssimos Gaspar e Passos Colho há muito que devia estar em exibição numa redoma de vidro do Museu de História Natural.

António Borges é uma daquelas personagens que se estivesse a marchar com o passo trocado numa parada militar do 25 de Abril o próprio Presidente da República interrompia a parada para que todos acertassem o passo com o humilde soldado Borges, o único de toda a parada a ter o passo certo.

Com um homem tão inteligente compreende-se que todos os que discordem de uma das suas ideias chumbariam no primeiro ano do curso sa sua faculdade, não porque seja ele a estabelecer os padrões exigidos para se poder passar no primeiro ano da Universidade Novas, mas porque quem discorda da sua brilhante ideia é deficiente mental e em vez de andar na Nova é bem mais provável que ande na CERCI.

É frustante saber que todos os meus amigos empresários são atrasados mentais, todos eles discordaram da medida, todos eles concordaram que não criaria emprego, todos eles recearam o impacto na produtividade, no emprego e na rentabilidade das empresas da conflitualidade. Mas provavelmente são todos burros pois se fossem empresários inteligentes, brilhantes e vaidosos como o Borges deveriam perceber que a escravatura é mais competitiva que o capitalismo e os que não concordam não só não deveriam passar no primeiro ano da Nova como deveriam ser impedidos de entrar no primeiro ano de escolaridade.

Borges só se esqueceu de dizer que a "sua faculdade" não é sua, é de todos os portugueses, é paga pelos impostos dos portugueses, pertence à Universidade Nova de Lisboa, onde há gente que trabalha muito mais do que o Borges e onde os critérios de avaliação não passam pela concordância ou discordância em relação às ideias do cagão do António Borges. Não fica nada bem a um professor de uma faculdade, seja ela qual for, dizer que nessa faculdade passa-se ou chumba-se em função da concordância com as suas ideias, até porque se o António Borges fosse meu aluno a política económica nunca passaria pois até hoje ainda ninguém lhe ouviu uma justificação para a TSU.

Será que António Borges também chumbava Manuela Ferreira Leite, de quem foi vice-presidente do PSD, Cavaco Silva e muitos outros economistas que se manifestaram contra a TSU muitos dos quais estudaram no ISCEF e alguns leccionaram e pertencem à Nova, como é o caso de Nogueira Leite que chegou a ameaçar pirar-se do país?
 
«O consultor do Governo para as privatizações, António Borges, defendeu hoje que a Taxa Social Única (TSU) é uma medida "inteligente" e acusou os empresários que a criticaram de serem "ignorantes".
  
"Que a medida é extremamente inteligente, acho que é. Que os empresários que se apresentaram contra a medida são completamente ignorantes, não passariam do primeiro ano do meu curso na faculdade, isso não tenham dúvidas", afirmou.
   
António Borges falava durante o I Fórum Empresarial do Algarve, que decorre este fim de semana em Vilamoura e reúne mais de 300 empresários, economistas e políticos de Portugal, Brasil, Angola, Índia, Emirados Árabes Unidos e Moçambique.
   
Admitindo que a medida implica perda de poder de compra "para muita gente", António Borges considerou, no entanto, que quem acha que "o programa de ajustamento português se faz sem apertar o cinto, está com certeza um bocadinho a dormir".
   
Aquele responsável discordou ainda que com a TSU se proceda a uma transferência dos rendimentos do trabalho para o capital, já que o problema do país é estar "completamente descapitalizado".
"Parece que voltámos todos ao Marxismo: o capital é uma coisa má, temos que o destruir", referiu, criticando o facto de as pessoas dizerem que "não podem ajudar o capital".» [DN]
 
 A tosquia fiscal
   
      
 Os canalhas não têm rosto?


Porque razão as televisões tapam a cara de um agressor só porque é um qualquer fulano mal formado ao serviço de Passos Coelho? Um dia destes até vão tapar o focinho dos cães-polícias?

A verdade é que os cães têm a mania de imitar o comportamento dos donos, donos agressivos costumam ter cães agressivos, compreende-se que o pessoal de Passos Coelho ganhe os tiques e da mesma forma que o primeiro-ministro vinga-se em directo do Belmiro também os seus protectores se comportam de forma agressiva.
 
 Uma pergunta à troika
 
No meio de tanta exigência ao país não estará na hora de exigirem uma avaliação intelectual e a certificação de que os membros do governo e assessores especiais não sofrem de demência mental?
 
 Passos para Borges

"Porque no te callas António?"

 Passos remodela
 
O assessor especial também é remodelável?
   
  
     
 Diz o roto ao nú
   
«O ministro Adjunto e dos Assuntos Parlamentares, Miguel Relvas, alertou, este sábado, para o perigo de uma crise de confiança dos cidadãos europeus relativamente à capacidade de alguns dos atuais líderes poder conduzir uma crise do próprio projeto europeu. 
   
Segundo o ministro essa falta de confiança «pode pôr em causa décadas de trabalho conjunto», pelo que deixou um apelo à capacidade de liderança da Europa face «à crescente impaciência das restantes economias munidas e a volatilidade dos mercados financeiros», acrescentando que a União Europeia «deixou de ter o tempo do seu lado». » [A Bola]
   
Parecer:
 
ouvir esta anedota a falar de confiança nos políticos dá-nos para pensar se não estaremos loucos ou com um problema grave nos ouvidos, já nem nos ouvidos podemos confiar. Relvas ainda não percebeu que cheira a peixe podre.
   
Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Dê-se a merecida gargalhada.»
      
 Esses malandros andam a ofender o presidente do conselho?
   
«A Praça do Comércio está cheia de bandeiras de sindicatos e cartazes escritos à mão com dizeres como "Otelo Por Favor Salvá-nos" ou "Sinto que me estão a cagar em cima". Muitos outros cartazes mandam "recados" usando palavras ofensivas contra o primeiro-ministro e ao Presidente da República.» [DN]
   
Parecer:
 
São uns malandros, estão lixados pois acabou o tempo da impunidade.
   
Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Sguira-se à ministra da Justiça que encomende já uma condenação para esses desavergonhados que não sabem respeitar o senhor de Massamá.»
   
 Paulo Campos diz que não tem contas no estrageiro
   
«O ex-secretário de Estado das Obras Públicas Paulo Campos garantiu hoje que não tem qualquer conta bancária no estrangeiro e que as buscas feitas pela Polícia Judiciária a sua casa visaram apenas recolher informação sobre as parcerias público privadas.
   
"Não sou titular de nenhuma conta fora dos bancos portugueses, e é absolutamente falso que as buscas feitas pela Polícia Judiciária tenham visado recolher documentos sobre contas bancárias", afirmou Paulo Campos em declarações à Lusa.
   
O Correio da Manhã noticia hoje que as buscas a Paulo Campos visaram a recolha de informação para sustentar o levantamento do sigilo bancário, e que as autoridades foram confrontadas com contas no estrangeiro e em paraísos fiscais.» [DN]
   
Parecer:
 
É uma pena que não tenha, se tivesse podia ser que alguma televisão se lembrasse de produzir algum vídeo e os sortudos dos nossos magistrados teriam um excelente argumento para fazerem turismo judicial à conta dos contribuintes. Até poderiam encher metade do avião com super juízes, magistrados e sindicalistas do MP e ainda delegados da ministra da Justiça cuja função seria orientar os magistrados para que o país tivesse a certeza de que acabou mesmo o tempo da intimidade.
   
Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Lamente-se e sugira-se  a CM que não desista, que continue a praticar jornalismo criativo pois devido à hora a que dá a Gabriela nem todos os portugueses têm a oportunidade de acompanhar noverlas picantes e paetitosas.»
   
 Mais um que chumbaria na faculdade do António Borges
   
«O presidente da CIP, António Saraiva, considerou hoje "infelizes" as afirmações de António Borges, que acusou os empresários que criticaram a redução da TSU, de serem "ignorantes", realçando que a maioria das empresas não contrataria o consultor do Governo.
    
"Se tivéssemos que reagir emotivamente a estas declarações do António Borges, se calhar a maioria dos empresários portugueses também não o contrataria, não passaria na seleção dos recursos humanos das empresas, porque só tem um determinado conhecimento e não tem uma visão alargada", afirmou hoje à Lusa o dirigente patronal.» [DN]
   
Parecer:
 
Está explicada a crise portuguesa, os trabalhadores são cigarras e os empresários são burros!
   
Despacho do Director-Geral do Palheiro: «»
   
 Aumenta o número de burros a zurrar
   
«O presidente do grupo Kyaia, Fortunato Frederico, afirmou hoje que ficou "ofendido" com as afirmações de António Borges, que acusou os empresários que criticaram a redução da TSU, de serem "ignorantes", acrescentando que, "às vezes, dá vontade de desistir".
   
Defensor de que a descida da Taxa Social Única (TSU) "era uma medida sem pés, cabeça nem coração", Fortunato Frederico, presidente do maior grupo de calçado português, a que pertence a marca Fly London, disse que se sentiu "ofendido" e "triste" ao mesmo tempo, com as afirmações do consultor do Governo para as privatizações.» [DN]
   
Parecer:
 
Mais um que seria chumbado pelo inteligentíssimo, brilhantíssmo, lindíssimo, oportuníssimo António Borges, o único português cujo brilho resplandecente se consegue ver desde a Lua!
   
Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Sorria-se.»
   
 A direita americana também chumbaria na faculdade do Borges
   
«Um artigo na revista do American Enterprise Institute (AEI, influente 'think tank' da direita norte-americana) descreve a proposta de reduzir a taxa social única (TSU) como "um autogolo" do Governo.
   
"O Governo parece estar a caminho de agravar os problemas económicos e políticos do país ao propor uma má solução para a perda de competitividade", escreveu Desmond Lachman, investigador do AEI, na revista 'online' "The American".
   
O AEI é um dos institutos mais influentes no pensamento político dos EUA, assumindo uma perspetiva de direita. Esteve particularmente ligado à política externa dos governos de George W. Bush. Várias figuras associadas ao AEI, como Richard Perle, Paul Wolfowitz ou John Bolton, tiveram cargos nas administrações de Bush.» [DN]
   
Parecer:
 
Ninguém neste mundo está à altura do brilhante Borges.
   
Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Dê-se a merecida gargalhada.»
   
 "Mais recato", sugere o CDS ao BB, Brilhante Borge
   
«Diogo Feio, eurodeputado e membro da comissão executiva do CDS, escreveu esta tarde na sua página do Facebook uma nota muito dura sobre as afirmações proferidas esta tarde por António Borges, que considerou "ignorantes" os empresários portugueses que estiveram contra a alteração da Taxa Social Única. 
   
"As palavras de António Borges, hoje, são o contrário daquilo que o país precisa", escreve Feio, que é um dos dirigentes do núcelo-duro da direção do CDS. "Atacar empresários que tanto fizeram e de que tanto precisamos é um caminho errado", sentencia.  
   
"Sugiro mais recato e, pessoalmente, parece-me óbvio que são os empresários que geram riqueza, investem e criam emprego, pelo que o Governo só teria vantagem em tê-los como aliados estratégicos", conclui o dirigente do CDS.» [Expresso]
   
Parecer:
 
Isto está a ficar mesmo feio, o BB é que é que ganha uma pequena fortuna para ser assessor e o que Feio é que lhe dá conselhos.
   
Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Mande-se a factura dos serviços do Feio ao BB.»
   
 Em Espanha já se tenta evitar a transmissão das manifestações
   
«Agentes da polícia espanhola tentaram durante a tarde de hoje desalojar as unidades de produção da empresa de meios de televisão Overon instalados na Praça Neptuno, onde hoje se concentra um novo protesto em Madrid.
   
"Inicialmente queriam que saíssemos daqui mas depois os nossos responsáveis de produção acabaram por nos deixar ficar à nossa responsabilidade", disse à Lusa fonte da empresa.
   
Uma jornalista do "El País" refere que fonte da Overon a informou de que a polícia pretendia que retirassem as unidades móveis "por segurança nacional".» [Expresso]
   
Parecer:
 
Cá os seguranças do Passos Coelho até querem calar os putos.
   
Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Sinal de que o Rajoy é mais corajoso do que o "democrata" Passos.»
   
 Mais um "burro" a falar
   
«O presidente da Logoplaste, Filipe de Botton, defendeu que António Borges, que acusou os empresários que criticaram a redução da TSU de serem “ignorantes”, tem “uma atitude que demonstra total ignorância do que é o tecido empresarial português”.
   
“Está a ter uma atitude que demonstra total ignorância do que é o tecido empresarial português”, reagiu o empresário Filipe de Botton, defensor de que a redução da Taxa Social Única (TSU) para as empresas “não faz qualquer sentido” e revela uma “insensibilidade social perfeitamente inaceitável”.» [i]
   
Parecer:
 
Neste país além de serem muitos os burros e as cigarras estes não se calam.
   
Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Sorria-se.»
   
 Até a Confederação do Comércio vai chumbar na faculdade
   
«O presidente da Confederação do Comércio e Serviços de Portugal, João Vieira Lopes, defendeu este sábado que António Borges, que acusou os empresários que criticaram a redução da TSU de serem "ignorantes", não tem "perfil para o lugar público que ocupa".
  
"Não vemos como é que tem perfil para um lugar público da importância que ocupa", reagiu João Vieira Lopes, realçando que "o professor António Borges ocupa um cargo público por nomeação governamental".» [Jornal de Notícias.]
   
Parecer:
 
Pobre BB.
   
Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Sorria-se.»