terça-feira, junho 12, 2018

UMAS NO CRAVO E OUTRAS NA FERRADURA



 Jumento do Dia

   
Catarina Martins, líder pura e boazinha

Não sabemos se Catarina Martins descende de algum proprietário ou mesmo contramestre de um navio negreiro, se algum familiar seu fez fortuna nas colónias, mas se assim for talvez se sinta impelida a pedir desculpa às vítimas dos seus ancestrais. Se teve formação cristã talvez se sinta obrigada a acompanhar Jesus carregando os pecados do mundo.

Mas da´a pedir a todo um país, feito de gente das mais variadas origens, a maior parte da qual foi vítima toda a vida, que peça desculpa pelos pecados de alguns é uma posição do politicamenete correto, sendo inaceitável que se coloque na posição de líder boazinha sugerindo que os portugueses que não partilham os seus valores são uns malandros.

De certeza que Catarina Martins não tem motivos para pedir desculpa por alguma maldade dos seus ancestrais?

«A coordenadora do Bloco de Esquerda reagiu aos discursos oficiais do Dia de Portugal celebrado este domingo. Uma reação que está a gerar polémica.

Recorrendo à rede social Twitter, Catarina Martins escreveu: “Virá o dia em que os discursos oficiais serão capazes de reconhecer a enorme violência da expansão portuguesa, a nossa história esclavagista, a responsabilidade no tráfico transatlântico de escravos”.

Rematando, com ironia, desta forma: “Até podia ser num 10 de Junho. Mas ainda não foi hoje [domingo].

O tweet da bloquista está a a motivar debate, intensas críticas e até insultos na rede social.

“Virá o dia em que talvez aprendas que os escravos que Portugal transportou e possuiu não foram de facto escravizados por Portugal, mas sim comprados por Portugal aos reinos africanos que por sua vez escravizavam outros africanos. Enfim, pena que Tarrafal já não exista... “, lê-se num dos muitos comentários onde é visível a discordância face ao que afirmou Catarina Martins. » [Notícias ao Minuto]