sábado, junho 16, 2018

UMAS NO CRAVO E OUTRAS NA FERRADURA



 Jumento do Dia

   
Lobo Xavier, fiscalista

Se fosse em Portugal é bem provável que Cristiano Ronaldo tivesse escapado, Lobo Xavier mandava mais no fisco do que o Núncio no tempo de Passos Coelho, trata o António por tu e mostra os sms ao Presidente, com um poder deste o fiscalista é quase lei fiscal. O problema é que não foi em Portugal que Cristiano Ronaldo foi apanhado, por isso as baboseiras fiscais, muito provavelmente bem pagas pelo cliente,  que o fiscalista que é lei merecem hoje uma gargalhada.

Para quem não se lembra, quando o problema do Ronaldo com o fisco foi notícia o advogado da SONAE e outros grandes interesses,  declarou a uma TV:

"Não houve falta de declaração, o que houve foi uma declaração com base num critério que, aparentemente, não é o critério preferido pela administração fiscal espanhola, o qual não se baseia numa lei ou em normas em que se possa dizer que o jogador as violou” [Sapo]

Pois, o fisco espanhol era burro e só por cá é que o MP deve ser respeitado....

E agora Dr. Lobo Xavier, o que tem a dizer? Ok, já sabemos, vai ficar caladinho que nem um rato. Que pena que não seja o Portas ou o Barroso a mandar em Espanha...

«Cristiano Ronaldo chegou a acordo para pagar 18,8 milhões de euros ao fisco espanhol e para aceitar uma pena de prisão suspensa de dois anos no caso de fraude fiscal pelo qual está a ser julgado, adianta o jornal El Mundo, nesta sexta-feira.

O internacional português já se tinha disponibilizado para assumir a responsabilidade criminal pelos quatro crimes de que é acusado, oferecendo uma declaração de culpa à Agência Tributária espanhola para que possa haver um acordo que encerre o processo.

O jogador do Real Madrid estava a tentar chegar a um acordo que fechasse a multa nos 14 milhões de euros, mas terá aceitado pagar 18,8 milhões, escreve o jornal espanhol.

Em causa está uma fraude de 14,7 milhões de euros, relativos à tributação dos direitos de imagem do jogador nos anos de 2011 a 2014. Deste valor, 8,5 milhões de euros dizem respeito ao ano de 2014 e 6,25 milhões aos restantes três exercícios.» [Público]

      
 Empresa com nome original
   
«Carles Puigdemont, o antigo líder catalão, denunciou a empresa "Pig Demont" - que vende produtos ibéricos – por considerar um ataque à sua imagem.

A empresa já se defendeu e garante que a intenção não era atacá-lo.

De acordo com o jornal espanhol ABC, Puigdemont considera que a empresa, que combina o inglês e o francês, ataca a sua imagem, e apresentou queixa perante a entidade de registo de patentes e marcas.

A empresa responsável, que vende produtos típicos da região, como vinhos, queijos e presuntos, defendeu-se com a tradução do nome da empresa: “Porco do Monte”. Em declarações ao COPE, a empresa indica que se trata apenas de uma caricatura de um suíno, sendo que o proprietário admitiu, ainda assim, que existe uma parecença entre o político e o logótipo, mas afirmou que esta não foi criada para o provocar.» [i]
  
 Um grande progresso da medicina portuguesa
   


«A Assembleia da República aprovou nesta sexta-feira a utilização de cannabis para fins medicinais, na votação final global de um texto da comissão parlamentar de Saúde, originado por projectos de lei de BE e PAN.

O documento, que reforça o papel do Infarmed e introduz a possibilidade de o Laboratório Militar contribuir para a produção das substâncias em causa, já sem a proposta inicial do BE de legalização do autocultivo, teve votos favoráveis de PSD, PS, BE, PCP, PEV, PAN e a abstenção do CDS-PP.» [Público]
   
Parecer:

Anda meio mundo a investigar o charro!
   
Despacho do Diretor-Geral do Palheiro: «Dê-se a merecida gargalhada.»

 Desta vez Trump é capaz de ter razão
   
«A administração de Donald Trump anunciou nesta sexta-feira que os Estados Unidos vão aplicar uma taxa de 25% à importação de um leque de produtos chineses que representam 50 mil milhões dólares.

No comunicado em que anuncia a decisão, a administração norte-americana acusa a China de “roubo de propriedade intelectual” e justifica a imposição destes direitos aduaneiros como uma forma de proteger a economia dos EUA. “Já não podemos tolerar perder a nossa propriedade intelectual e tecnologia através de práticas económicas injustas”, diz o comunicado.

A lista de produtos emitida pelo Representante do Comércio dos EUA (USTR - Office of the United States Representative, na versão original) engloba 1.102 linhas pautais aduaneiras avaliadas em cerca de 50 mil milhões de dólares a valores de 2018. O departamento do representante do comércio norte-americano garante que a “lista não inclui bens adquiridos normalmente pelos consumidores norte-americanos, como telemóveis ou televisões”.» [Público]
   
Parecer:

Há muito que a China usa os mais variados truques para ganhar vantagens competitivas.
   
Despacho do Diretor-Geral do Palheiro: «Espere-se para ver.»

 A miséria veio para ficar
   
«A condição económica transmite-se “fortemente” de geração em geração, de tal modo que o filho de um pobre tem dificuldade em chegar a rico em Portugal. As conclusões constam de um estudo da OCDE, onde se mostra que uma família portuguesa de fracos recursos socioeconómicos pode demorar 125 anos até que os seus descendentes consigam alcançar um salário médio.

Segundo o trabalho da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), “tendo em conta a mobilidade de rendimentos de uma geração para a seguinte, bem como o nível de desigualdade salarial em Portugal, pode demorar cinco gerações para que as crianças de uma família na base da distribuição de rendimentos consigam um salário médio", lê-se na avaliação sobre Portugal.

Os dados da OCDE mostram que em Portugal, 33% das pessoas concordam que a educação dos pais é importante para ser bem-sucedido na vida, uma percentagem ligeiramente inferior à média da OCDE, com 37%, ao mesmo tempo que muitos se revelaram pessimistas sobre as suas hipóteses de melhorarem a sua situação financeira.» [Expresso]
   
Parecer:

E os supostos partidos dos pobres ficaram calados?
   
Despacho do Diretor-Geral do Palheiro: «Lamente-se.»

 Os sindicatos são como os cogumelos
   
«O Sindicato de Todos os Professores (STOP) reclamou esta sexta-feira ter conseguido adesão à greve de reuniões de avaliação num terço dos agrupamentos do país e provocado desespero no Ministério da Educação.

Em frente à escadaria da Assembleia da República, que esta manhã debateu a Educação, o sindicalista André Pestana disse aos jornalistas que dos cerca de 1200 agrupamentos do país, 400 fizeram greve às reuniões, numa greve convocada pelo STOP, que reclama, como os outros, a recuperação de quase dez anos de carreira docente congelada.» [Expresso]
   
Parecer:

Depois da experiência partidária, a busca da notoriedade no sindicalista, o percurso da extrema-esquerda.
   
Despacho do Diretor-Geral do Palheiro: «Sorria-se.»

 Gente fina é outra coisa...
   
«O ex-inspetor da Polícia Judiciária Paulo Pereira Cristóvão, o líder da claque Juventude Leonina, conhecido como ‘Mustafá’, e outros 16 arguidos, acusados de assaltos violentos a residências na Grande Lisboa, sabem esta sexta-feira se voltam a julgamento.

A leitura da decisão instrutória - decisão do juiz de levar ou não os arguidos a julgamento - está agendada para as 15h00 no Tribunal de Instrução Criminal (TIC) de Cascais, onde decorreu a terceira instrução do processo, fase facultativa em que um juiz decide se o mesmo segue para julgamento e que foi requerida por alguns dos arguidos.

O caso voltou à fase instrutória depois de o TIC de Cascais ter anulado a primeira instrução, na sequência de uma decisão do Supremo Tribunal de Justiça, que declarou a "incompetência material" do Tribunal Central de Instrução Criminal para a realização da fase de instrução, após recurso da defesa de Paulo Pereira Cristóvão.» [Expresso]
   
Parecer:

Estas claques deveriam ser extintas de uma vez por todas, antes que ocorra uma desgraça maior.
   
Despacho do Diretor-Geral do Palheiro: «Proponha-se a extinção destes grupos duvidosos.»

 Parlamento idiota
   
«São dez os países da União Europeia que vão jogar para tentarem ser campeões do Mundo de futebol. A Comissão Europeia diz que apoia todos e está a torcer para que um deles volte da Rússia com título. “Esperemos que uma das nossas dez equipas consiga o feito este ano”, disse esta quinta-feira o porta-voz do executivo comunitário Margaritis Schinas, desejando ainda “boa sorte” a Portugal, França, Espanha, Polónia, Suécia, Croácia, Inglaterra, Dinamarca, Bélgica e Alemanha.

Mas o apoio será dado apenas à distância. Nenhum comissário europeu irá à Rússia ver os jogos nos estádios. “Nenhum membro do Colégio de Comissários vai ao Mundial”, adiantou Schinas aos jornalistas. Questionado sobre se os comissários receberam convites, ou se há regras que os impeçam de aceitar convites para este tipo de eventos, outro porta-voz disse desconhecer se foram feitos e respondeu que “o factual é que nenhum vai”. A Comissão também não esclarece se vai seguir o exemplo do Parlamento Europeu e aproveitar o momento para falar de violações de direitos humanos por parte de Moscovo.» [Expresso]
   
Parecer:

Não seria melhor preocuparem-se com o que se passa nalguns países da UE, como
   
Despacho do Diretor-Geral do Palheiro: «Lamente-se.»