quinta-feira, junho 21, 2018

VOLTA CENTENO ANTES QUE SEJA TARDE


Ainda que não se possa dar muita credibilidade às sondagens, não deixa de se constatar alguma relação entre a evolução das intenções de voto atribuídas ao PS pelas sondagens da Aximage e o “desaparecimento” de Mário Centeno. Mário Centeno quase desapareceu de cena e o PS parece estar a cair nas sondagens.

O ministro das Finanças é um dos governantes com mais prestígio e graças ao seu desempenho a sua palavra é tida em consideração pelo cidadão comum. Num país com mais de um século de crises financeiras seguidas de empobrecimento forçado, faz parte da nossa genética a atribuição de uma grande importância aos ministros das Finanças. O português comum gosta de ter um ministro das Finanças competente e que lhe inspire confiança, o mesmo se pode dizer dos empresários e dos investidores internacionais.

Se o governo que era o Centeno, o Costa mais uns quantos tipos faz desaparecer Mário Centeno de cena corre um sério risco de ficar nervoso com a evolução das sondagens. Pode dizer-se que António Costa é um político cheio de qualidades, mas a verdade é que chegou à liderança do PS com as sondagens a atribuir-lhe uma maioria absoluta e depois foi o que se viu.

Quando Mário Centeno aceitou a presidência do Eurogrupo houve quem ficasse preocupado com a sua falta de tempo para os assuntos nacionais. Curiosamente a sua aparente ausência em nada alterou o rigor no ministério das Finanças. Mas é óbvio que o seu desaparecimento na comunicação entre o governo e a sociedade tem tido custos.