sábado, junho 09, 2018

UMAS NO CRAVO E OUTRAS NA FERRADURA



 Jumento do Dia

   
Marta Soares, o Comendador

Quando vi numa televisão que o comunicado do presidente da MAG do SCP assinava no fim como "O comendador" Marta Soares não consegui resistir a uma gargalhada. Um destes dias ainda vamos ver alguém assinar como "campeão distrital de iniciados em andebol de sete. Este país tem muita gente pequenina.

«O presidente da Mesa da Assembleia Geral enviou, esta sexta-feira, um comunicado às redações para revelar o desfecho da providência cautelar solicitada à justiça: que Jaime Marta Soares ainda é o legítimo detentor do cargo e que o pedido de realização da AG extraordinária, agendada para 23 de junho, é igualmente legítimo, contrário do que tem vindo a ser defendido por Bruno de Carvalho, presidente do Sporting.

Face a estas conclusões do Tribunal, Marta Soares utilizou o documento para pedir "ao Conselho Directivo do Sporting Clube de Portugal que tome todas as medidas adequadas para assegurar a realização da Assembleia Geral de dia 23 de Junho de 2018, nomeadamente as medidas de logística e segurança indispensáveis para que os Sócios do Clube possam participar e exercer os seus direitos".» [Expresso]

 Pacto contra Mário Nogueira

Se o Mário Nogueira puder continuar a continuar com o apoio oportunista na oposição e prosseguir esta estratégia de chantagem sistemática com o país, um dia destes uma boa parte dos recursos públicos são para assegurar que estejam felizes.

A verdade é que a não ser que Mário Nogueira fique assustado com a Troika é impossível gerir as escolas e o sistema de ensino sem a sua autorização. É tempo de acabar com isto e de explicar ao PCP e ao BE que os votos dos professores que conseguem ganhar não justifica a forma como se colocam ao lado de todas as reivindicações, quando não são os partidos a gerir as greves dos professores.

Portugal é o único país do mundo onde as escolas estão em instabilidade permanente há quase uma década, só havendo sossego quando Mário Nogueira quer. 

      
 Gente cega
   
«Os três barcos de pesca de cerco chegaram de manhã cedo ao porto de Sines. A azáfama é grande: descarregam-se as caixas, separa-se o peixe – sardinha, carapau, cavala –, recolhem-se as redes, as gaivotas procuram a sua quota parte. Dezenas de pessoas trabalham por um punhado de moedas. A menos de uma semana dos santos populares, o barco Estrela do Mar vendeu a sardinha na lota a 42,8 euros a caixa de 28 quilos, cerca de euro e meio por quilo. O carapau nem valor comercial tem, a cavala sai a 60 cêntimos o quilo.

“Assim ninguém se salva”, diz José Alberto Telo Faria, armador e mestre que há 30 anos trocou a função pública pela vida do mar. Valeu a pena durante muito tempo, agora não. Ao sair a lota com um balde de sardinha na mão para levar para casa, cruzou-se com a comitiva do PCP que vinha a chegar e aproveitou para fazer a sua intervenção “como se estivesse na Assembleia da República”. Contesta as quotas de pesca de sardinha – 130 caixas de 28 quilos por dia, no porto de Sines –, sobretudo os seus fundamentos.

“Os políticos têm de dar ouvidos ao poder científico, mas o poder científico pode perceber muito bem de biologia marítima, mas não percebe nada de pesca”, diz o também antigo bancário, bom em contas e conhecedor do mar. “A sardinha é uma espécie pelágica, que anda à boleia das correntes marítimas, constantemente em movimento, e que não é facilmente quantificável por um navio oceanográfico como o Noruega, que está parado”, defende.» [Público]
   
Parecer:

Enquanto não pescarem a última sardinha não descansam.
   
Despacho do Diretor-Geral do Palheiro: «Autorize-se a pesca até acabar de vez com a sardinha e com este tipo de pescadores.»
  
 Mas que grande aproximação!
   
«Jorge Jesus vai para a Arábia Saudita, onde será durante uma época o treinador do Al-Hilal, naquela que será a sua primeira experiência fora de Portugal. Mas o ex-técnico do Sporting, clube com quem rescindiu contrato por mútuo acordo, não escondeu o desejo de regressar a Portugal: “Saio com o objectivo de voltar.”

Em relação ao Sporting, Jorge Jesus não se alongou e recusou abordar o período conturbado que viveu nos seus últimos meses em Alvalade. Isto porque o técnico está legalmente impedido de falar sobre o assunto, dado à existência de uma cláusula de confidencialidade no seu acordo de rescisão com Sporting. Mas deu a sua opinião sobre o que pode ser a próxima temporada. "Sei que das três equipas qualquer uma pode vencer [título de campeão nacional]. O FC Porto e o Benfica estão mais perto. Quando cheguei ao Sporting vindo do Benfica senti que era mais difícil ser campeão, senti que o clube não tinha certas coisas para ser vencer o título", afirmou o treinador português num evento promovido pela International Club of Portugal e que tinha como tema de discussão: "A multiculturalidade no futebol".

Apesar de considerar que “encarnados” e “azuis-e-brancos” reúnem mais condições que o Sporting para conquistarem o título nacional na próxima temporada, o novo treinador do Al-Hilal garante que o seu trabalho ao longo das três épocas ao comando dos "leões" serviu para aproximar a equipa dos rivais. "Deixámos um legado e condições que são precisas para se poder ganhar. Hoje, o Sporting está mais perto dos rivais", garantiu Jesus.» [Público]
   
Parecer:

Jorge Jesus deixa o SCP à beira do abismo depois de liderar a revolta e agora que se pirou fala como se nada tivesse sucedido. O SCP só por mera sorte é que não ficou em quarto classificado.
   
Despacho do Diretor-Geral do Palheiro: «Sorria-se.»

 Quanto custa?
   
«O "Custa Quanto" foi testado em 2017, numa fase piloto dirigida a medir o impacto dos decretos-lei aprovados durante o ano na vida das empresas. A Unidade Técnica de Impacto Legislativo (UTIL) avaliou 138 diplomas saídos do governo e chegou à conclusão que algumas destas medidas um aumento de encargos de 30 milhões de euros para as empresas devido a algumas destas novas leis, mas, por outro lado, revelou a diminuição de 18 milhões nos encargos com outras.

O governo quis agora institucionalizar o programa e alargá-lo, através de uma resolução do Conselho de Ministros, hoje publicada em Diário da República, aos cidadãos e à Administração Pública. "É muito importante quando aprovamos uma lei saber os encargos para os seus destinatários", afirma ao DN o secretário de Estado da Presidência do Conselho de Ministros, Tiago Antunes.» [DN]
   
Parecer:

E quanto custam os decretos-lei?

Despacho do Diretor-Geral do Palheiro: «Sorria-se.»