segunda-feira, junho 18, 2018

UMAS NO CRAVO E OUTRAS NA FERRADURA



 Jumento do Dia

   
Marcelo Rebelo de Sousa, Presidente

Não era má ideia se o Presidente da República se abstivesse de alguns comentários que parece mais instruções ao PSD do que outra coisa. Parece que O Presidente da República ainda não percebeu que deixou de ser comentarista.

«"Perante as incógnitas esboçadas no plano mundial e europeu, cuja solução não depende de nós - e os passos já dados são, como vos disse, preocupantes - acrescentar ruído ou crise ao que é largamente imprevisível é uma má ideia", afirmou.

Marcelo Rebelo de Sousa, que falava na Câmara de Comércio e Indústria Portuguesa, em Lisboa, e se referia ao processo de aprovação do Orçamento do Estado para 2019 e à estabilidade institucional interna, acrescentou: "Já nos bastam as dúvidas vindas da situação externa. Para quê criarmos cenários que as agravem desnecessariamente?".

Segundo o chefe de Estado, "o óbvio é que a atual fórmula governativa vote o Orçamento do Estado para 2019, assim mostrando que é capaz de durar uma legislatura e de se constituir como uma das soluções alternativas sólidas para Portugal e que, até às eleições europeias da primavera e legislativas do outono, haja estabilidade política".» [Notícias ao Minuto]

      
 O regresso da guerra das estrelas?
   
«O Presidente norte-americano, Donald Trump, confirmou esta segunda-feira oficialmente a intenção de criar um sexto ramo das Forças Armadas dos Estados Unidos, uma “força espacial” independente da Força Aérea e que o Congresso terá ainda de autorizar.

“Ordeno ao Departamento da Defesa, ao Pentágono, que inicie imediatamente o processo necessário para criar uma força espacial como sexto ramo das Forças Armadas”, declarou Trump, num discurso sobre o espaço proferido na Casa Branca.» [Observador]
   
Parecer:

Voltamos à corrida às armas.
   
Despacho do Diretor-Geral do Palheiro: «Aguarde-se pela resposta russa.»
  
 Está o caldo entornado
   
«A primeira-dama dos Estados Unidos, Melania Trump, é a mais recente voz a pronunciar-se sobre o que tem acontecido recentemente na fronteira entre os EUA e o México, onde crianças estão a ser separadas dos pais imigrantes e colocadas em celas. “A senhora Trump detesta ver crianças separadas das suas famílias”, declarou a sua diretora de comunicação, Stephanie Grisham, à CNN, na noite de domingo. “Ela acredita que temos de ser um país que cumpre as leis, mas também um país que governa com coração.”

As declarações de Melania são as mais recentes numa série de comentários ao que se tem passado nas últimas semanas na fronteira sul dos Estados Unidos. Os números revelados pelo próprio Departamento de Segurança Interna dão conta de que, entre os dias 19 de abril e 31 de maio, mais de dois mil menores foram separados dos pais na fronteira, depois de a Casa Branca ter decidido aplicar uma política de “tolerância zero” à imigração.» [Observador]
   
Parecer:

Isto vai acabar como é costume, com um divórcio.
   
Despacho do Diretor-Geral do Palheiro: «Sorria-se.»