terça-feira, agosto 07, 2007

Umas no cravo e outras tantas na ferradura

FOTO JUMENTO

Porta, Vila Real de Santo António

IMAGEM DO DIA

[Steven Governo / AP]

«Spiderman existe. El escalador francés Alain Robert, también conocido como Spiderman sube por el pilar sur del puente 25 de abril (Lisboa) por el que pasa el río Tajo, de 190 metros de altura. Este puente se inauguró en 1966 y se le puso el nombre después de la revolución portuguesa de 1974. Robert fue detenido más tarde después de bajar por los tubos de acero que sustentan la plataforma.» [20 Minutos]

JUMENTO DO DIA




Ingenuidade ou cobardia?

João Goulão tem todo o direito de assinar as petições partidárias que entender, é um direito que ninguém lhe pode tirar. Mas a sua assinatura vale mais do que a de um cidadão comum, trata-se da assinatura do presidente do Instituto da Droga e Toxicodependência e é por isso que o seu nome saiu nos jornais dando expressão pública a uma petição destinada aos leitores do Avante.
Mas João Goulão deve achar que os portugueses são ingénuos quando afirma que:

«"Não, não tenho esse receio. Acho que o abaixo-assinado é muito pela positiva, em defesa das liberdades, e a ideia surgiu num momento de ressurgimento dos partidos nacionalistas em Portugal [quando o PNR afixou o cartaz no Marquês de Pombal]". »

João Goulão sabe muito bem que Jerónimo de Sousa ao tentar colocar a defesa da democracia na agenda política fê-lo acusando o governo, o mesmo governo que confia nele. Goulão sabe muito bem que a petição visa a política do Governo ainda que numa perspectiva supostamente frentista não o assuma.

Ou é ingenuidade ou é cobardia política.

GANDA JOE!

O que tem em comum o CCB, o Benfica e o Millennium? As três instituições, o maior centro de exposições culturais, o maior clube desportivo e a maior instituição financeira privada estão condicionadas pelas estratégias de enriquecimento e fama fáceis de um senhor que sabe ganhar dinheiro, principalmente se isso não representar nem um grande esforço, nem um grande risco.

O espectáculo que o Millennium está a dar é um duro golpe na sua credibilidade, ninguém imagina uma instituição financeira europeia a andar nas bocas do mundo pela mão de um empresário com o perfil de Joe Berardo.

Só o recurso a esta personagem pelo presidente da administração do Millennium seria motivo para despedimento de Paulo Teixeira Pinto.

NO MUNDO SEGUNDO BEN LADEN USA-SE BURKA EM VILAMOURA

«Mas o Al-Andaluz de que Ben Laden e Al-Zawahiri tanto falam não é só Espanha, é também todo o Sul de Portugal. Numa entrevista ao jornal ABC, um perito espanhol em terrorismo, Fernando Reinares, lembrava que pelo seu passado islâmico os dois países ibéricos têm uma "vulnerabilidade diferencial" em relação a outros Estados da Europa. Por isso, temos de estar tão vigilantes com os espanhóis. O Algarve foi conquistado há mais de 700 anos, mas se um dia Ben Laden mandasse usava-se em Albufeira, na Praia da Rocha ou na Ilha de Faro burka, o longo manto que cobre as mulheres afegãs. E em Vilamoura também.» [Diário de Notícias]

Parecer:

Lionídio Paulo Ferreira receia que Ben Laden queira reconquistar o Algarve.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

O FIM DA CONCORRÊNCIA LIVRE E NÃO DISTORCIDA

«A Europa descobre assim que está enganada há 50 anos. Sarkozy explicou as razões: "Isso vai talvez dar um pouco mais de humanidade à Europa. Porque enquanto ideologia, enquanto dogma, que deu a concorrência à Europa? Deu cada vez menos gente que vota nas eleições europeias, cada vez menos pessoas que acreditam na Europa. Havia talvez a necessidade de reflectir. Eu acredito na concorrência, acredito nos mercados, mas acredito na concorrência como meio e não como fim em si. Isso vai talvez dar também uma jurisprudência diferente à Comissão. A de uma concorrência que está lá para favorecer a emergência de campeões europeus, para levar a uma verdadeira política industrial. A protecção lembra talvez a todos os chefes de Estado e de governo que a Europa está lá para proteger, não para inquietar. Mas se tudo estivesse bem na Europa, se tudo fosse perfeito, pergunto-me verdadeiramente porque temos tantos problemas" (declaração de 23 de Junho em http://www.elysee.fr/).

Esta declaração da nova estrela política europeia revela muito sobre o futuro da União. Revela por exemplo que o populismo dos novos líderes nada deve à lógica. Será que a Europa tem falta de humanidade por excesso de concorrência? Alguém no seu juízo pensa que se houvesse menos liberdade e mais distorção os europeus seriam mais humanos? Será que é a suposta concorrência livre e não distorcida que gera o desinteresse dos eleitores? Se a concorrência fosse mais limitada e distorcida haveria menos abstenção e desinteresse nas instituições? Será que na Europa a concorrência é não um meio mas um fim? Alguém, até o liberal mais fanático, quer a concorrência como um fim, a concorrência pela concorrência?» [Diário de Notícias]

Parecer:

Um momento raro, concordo com esta opinião de João César das Neves.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

A NOSSA ENERGIA ALTERNATIVA

«Na semana passada, o barril de petróleo aproximou-se dos 80 dólares. Em preços reais (descontando a inflação), nos últimos 130 anos, o petróleo só esteve mais caro em 1979-80, aquando da revolução iraniana e da guerra Irão-Iraque. É mau para Portugal, o país europeu mais dependente do petróleo como fonte de energia, ao lado da Finlândia.

A OPEP (responsável por 42% da produção mundial) resiste a colocar mais petróleo no mercado, para manter os preços altos. E, no passado recente, faltou investimento na extracção petrolífera da Arábia Saudita, impedindo-a de exercer o seu tradicional papel de swing producer e aumentar a oferta em fases de escassez no mercado.

A produção petrolífera está em declínio em várias regiões (mar do Norte, Irão, Venezuela, México, etc.). Ora, do lado da procura, o consumo mundial aumentou 15% nos últimos vinte anos. Na China, quase duplicou.

Vem aí, então, uma catástrofe energética, tendo em conta que o preço do gás natural acompanha o do petróleo? Nem tanto. As reservas petrolíferas mundiais conhecidas são hoje quase 40% superiores às apuradas há vinte anos - não obstante o petróleo que entretanto se consumiu e os repetidos alertas de que as reservas iriam acabar. A tecnologia evolui, permitindo extrair crude onde ele parecia quase esgotado.

O verdadeiro problema das reservas de petróleo está na sua concentração geográfica: quase dois terços delas situam-se no Médio Oriente. E a Rússia detém mais de um quarto das reservas mundiais de gás natural, fonte energética cada vez mais utilizada. Ou seja, a grande ameaça é política.

É verdade que houve progressos do lado do consumo. Como as novas tecnologias não gastam muita energia, as economias desenvolvidas estão agora menos dependentes dos combustíveis. E sobretudo aumentou a eficácia na utilização de energia.

Até nos EUA, onde o preço da gasolina e do gasóleo é mais baixo do que na Europa ou no Japão (porque sujeito a menos impostos), e por isso os automóveis gastam muito, o consumo de petróleo diminuiu nos últimos vinte anos, apesar de a economia americana ter entretanto crescido a bom ritmo. Na própria China, a taxa de crescimento do consumo petrolífero está agora abaixo da taxa de crescimento do PIB (12% no segundo trimestre deste ano).

Na eficácia energética, a situação portuguesa é dramática. Nós precisamos de muito mais energia do que os nossos parceiros europeus para produzir uma unidade de PIB. E essa diferença tem-se acentuado. Entre 2000 e 2006, um período de fraco crescimento económico e durante o qual Portugal recorreu mais ao gás natural, ainda assim o nosso consumo de petróleo aumentou vinte e tal por cento.

Combater este escandaloso desperdício de energia deveria ser a nossa prioridade - mas pouco se fala disso e menos ainda se faz. Entretanto, estão na moda, e ainda bem, as energias alternativas. Mas elas não trazem uma solução milagrosa. Algumas são caras (como as eólicas), outras têm efeitos indirectos negativos (como os biocombustíveis, que encarecem os bens alimentares ao aumentarem a procura mundial de cereais).

Por isso, não se pode excluir, à partida, o nuclear. Mas, a nível mundial, o futuro está provavelmente no carvão, a fonte de energia cujo consumo mais subiu nos últimos anos (31%, desde 1996). Este velho combustível, que associamos à revolução industrial de há duzentos anos (a Inglaterra tinha carvão...), abastece hoje perto de um terço das necessidades energéticas mundiais. A China constrói, em média, uma central termoeléctrica a carvão por semana! Para a economia chinesa, o carvão é quatro vezes mais importante, como fonte de energia, do que o petróleo e o gás natural somados.

As reservas mundiais de carvão são imensas e estão melhor distribuídas geograficamente do que as reservas de petróleo e de gás. Mas o carvão é altamente poluente. A solução estará, então, em tecnologias "limpas" para queimar carvão. Algo em que acredita Peter Davies, o economista responsável pela BP Statistical Review of World Energy, que esteve recentemente em Lisboa a apresentar a edição de 2007 desta excelente fonte de informação (aqui utilizada).
Mas em Portugal quase não há carvão. Por isso, temos mesmo de nos empenhar na nossa melhor alternativa ao petróleo: a poupança, através de mais eficiência na utilização da energia.»
[Público assinantes]

Parecer:

Um bom artigo de Sarsfield Cabral.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

PRESIDENTE DO INSTITUTO ASSINA PETIÇÃO CONTRA O GOVERNO NO AVANTE

«João Goulão , presidente do Instituto da Droga e da Toxicodependência, é militante do PCP e assinou um texto posto a circular pelo seu partido, onde se denuncia "crescentes limitações aos direitos, liberdades e garantias dos cidadãos" e também "a destruição de serviços públicos e do carácter universal do direito à saúde".

Segundo o texto, que está na primeira página do "Avante!", o "exercício pleno" dos direitos, liberdades e garantias dos cidadãos encontra-se "cada vez mais vigiado e condicionado, quer nas muitas formas de organização e intervenção política e social, quer no acesso à informação, à cultura e à liberdade de expressão". » [Diário de Notícias]

Parecer:

É evidente que se trata de uma provocação partidária o que não é condenável. Mas também é evidente que o presidente do Instituto deveria apresentar o pedido de demissão pois foi nessa condição que a sua assinatura adquiriu importância.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Aguarde-se a carta de demissão.»

ENTREVISTA ESTRANHA

«Kate McCann, a mãe da pequena Madeleine que desapareceu do quarto onde dormia, diz que naquela noite, quando descobriu que a filha ali não se encontrava, sentiu medo e pânico e que durante 20 segundos perdeu a fé. Kate decidiu dar uma entrevista ao jornal "Independente on Sunday", que foi publicada ontem, e pediu que a mesma fosse distribuída pelos jornais ingleses. "Na hora, senti medo e pânico. Gritava o nome dela. Não pensei nem por um segundo na possibilidade de ela ter saído. Eu soube logo que alguém tinha estado no apartamento por causa da maneira como tinha sido deixado", afirmou Kate, garantindo que não teve "uma sombra de dúvida" que a filha "tinha sido sequestrada", diz ao jornal.» [Jornal de Notícias]

Parecer:

Não deixa de ser estranho que no momento em que as investigações policiais aponta para a morte da criança, a mãe retome as entrevistas aos jornais ingleses e até pede que a mesma seja distribuída. Um processo que começa a ser muito confuso e que nos conduz a sentimentos contraditórios. Se a criança morreu em caso é mais do que evidente que ao longo de todo este tempo o comportamento dos pais pode ter sido uma farsa conduzida com uma grande mestria e frieza.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Aguarde-se pelo resultado das investigações antes de tirar conclusões precipitadas.»

MACÁRIO CORREIA É O PORTA-VOZ DA CANDIDATURA DE MARQUES MENDES

«O presidente da Câmara Municipal de Tavira, Macário Correia, será o porta-voz da candidatura de Marques Mendes às eleições directas para a liderança do PSD, marcadas para 28 de Setembro, disse à Lusa fonte da candidatura.

Macário Correia foi eleito há cerca de um mês e meio como vice-presidente da direcção social-democrata, liderada por Marques Mendes.» [Portugal Diário]

Parecer:

O antigo líder do mais pequeno grupo de extrema-esquerda da Europa, o "Lutar no Mar, Lutar em Terra" que tina sede em Vila Nova de Cacela é o porta-voz da candidatura de Marques Mendes. Enfim, a candidatura de Marques Mendes tem um "montanheiro" como porta-voz.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se a Marques Mendes se não arranjou melhor.»

EUA PERDERAM O RASTO DE 190.000 ESPINGARDAS KALASHNIKOV

«Estados Unidos desconoce el paradero de 190.000 fusiles de asalto Kalashnikov AK-47 y pistolas entregadas a las fuerzas de seguridad en Irak, parte de las cuales podrían estar en manos de los insurgentes, según temen funcionarios norteamericanos citados hoy por The Washington Post.

Un informe de la Oficina de Auditoría del Gobierno de Estados Unidos remitido al Congreso norteamericano revela que, a julio de 2007, el Departamento de Defensa carece de procedimientos aceptables para controlar documentalmente el destino del equipamiento entregado a las fuerzas de seguridad en Irak. » [20 Minutos]

INGRID BETANCOURT VAI SER ENTREGUE AO GOVERNO FRANCÊS

«La periodista venezolana Patricia Poleo aseguró que la ex candidata presidencial Ingrid Betancourt está secuestrada por las Farc en el estado Apure (Venezuela) , fronterizo con Colombia y manifestó que en los próximos días sería entregada al gobierno francés.» [20 Minutos]

«La ex candidata presidencial colombiana Ingrid Betancourt, que se encuentra secuestrada por las FARC desde 2002, ha sido liberada por la guerrilla, en estos momentos está en el municipio venezolano de Elorza, situado en la frontera con Colombia, y en los próximos días será entregada por el presidente venezolano, Hugo Chávez, al Gobierno francés.

Así lo asegura la conocida periodista venezolana Patricia Poleo en su columna 'Factores de Poder', que publica en el periódico 'El Nuevo Día', y se basa en "fuentes militares venezolanas" según las cuales la ex candidata está en estos momentos en una finca propiedad de un familiar del 'Mono Jojoy', responsable militar de las FARC.» [Europa Press]

Parecer:

Mais um ponto para o presidente Francês.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Agradeça-se a Jerónimo de Sousa os esforços que fez para libertar uma democrata.»

TAILÂNDIA: POLÍCIAS FALTOSOS VÃO USAR BRAÇADEIRA DA HELLO KITY

«Los aguerridos policías tailandeses de la Unidad de Supresión del Crimen que incurran en una falta leve ya no recibirán la reprimenda disciplinaria de rigor, sino que, a partir de esta semana, tendrán que portar un brazalete rosa con el dibujo Hello Kity.

"Para algunos agentes la vieja reprimenda ya no funciona. La nueva iniciativa pretende provocar un sentimiento de culpa y conseguir que no se repita la infracción", dijo el director en funciones de ese departamento policial, Pongpat Chayaphan, según el diario Bangkok Post [20 Minutos]

Parecer:

Uma excelente ideia, alguns dos nossos autarcas e não só poderiam usar braçadeiras dos Irmãos Metralhas.

ARCO-IRIS RARO

«Un arco iris circular apareció con el sol de media tarde durante la Conferencia para el Diálogo Internacional entre líderes de África y Asia, que se celebra en la isla de Langkawi, Malasia. En la foto un miembro de una delegación africana contempla el extraño meteoro.

El arco iris es un fenómeno óptico que sucede como consecuencia de la difracción de la luz solar al pasar por una capa de agua; normalmente la lluvia. La luz se descompone en un espectro continuo que va desde el rojo hasta el violeta pasando por el naranja, amarillo, verde, azul y añil.» [El Mundo]

RELÓGIOS FEITOS COM METAL DO TITANIC

«Watches made from what must be one of the rarest materials on Earth - metal from the hull of the Titanic - are going on sale for up to £75,000.

Salvaged by divers from the wreck of the liner - which lies 12,500ft under the North Atlantic where it sank after hitting an iceberg in 1912 with the loss of 1,500 lives - the metal has been blended with modern shipbuilding steel to make the casing of the timepieces. » [Daily Mail]

´REINO UNIDO: EXCLUÍDA DE UM EMPREGO POR SER INGLESA E BRANCA

«A teenage science student has been banned from applying for a training programme with the Environment Agency because she is white and English.

The recruitment agency handling the scheme told Abigail Howarth, 18, that there was no point in her submitting an application because of her ethnic background.

But bizarrely she could have applied if she had been white and Welsh, Scottish or Irish.» [Thiislondon]

DAN VW

PÄIVI

JESSIE PRIDEMORE

FILATOVA IRINA

NEONODE

[2][3]

Advertising Agency: Publicis Stockholm, Sweden
Art Director: Yasin LekorchiCopywriter: Malin Åkersten
Planner: Patrick Kampmann
Photographer: Niklas Alm/Vostro
Retouch: Sofia Cederström/Vostro

AWARD SCHOOL GRADUATES 2007

[2][3]

Advertising Agency: George Patterson Y&R, Australia
Creative Team: Ben Coulson, Richard Muntz
Retoucher: Hung NguyenPhotographer: Christopher Tovo
Photographer’s Assistant: Leo Farrell
Talent: Candy Hertz

OFFICE OF ROAD SAFETY, DRINK & DRIVE AWARENESS

Advertising Agency: Marketforce, Perth, Australia