domingo, agosto 17, 2008

Semanada


Na silly season os nossos jornalistas, os que não tiveram direito a férias no mês de Agosto, costumam entreter as páginas dos jornais não ocupadas com publicidade dizendo-nos o que fizeram os políticos em férias. Este ano tiveram sorte, os Jogos Olímpicos fornecem matéria em quantidade e, como se isso não bastasse, a Geórgia decidiu comemorar à sua maneira a abertura dos jogos. Ficámos sem saber onde foram os políticos dar com os burrinhos da areia, pior do que isso, ficámos sem saber se Ferreira Leite continua a sua intensa actividade política, se está de baixa ou se meteu atestado de assistência à família e foi mudar as fraldas ao João. Por aquilo que se sabe, não houve nada de novo, a Festa do Pontal lá decorreu sem a presença de uma líder que não gosta de ambientes malcheirosos, Jerónimo de Sousa foi às sardinhadas no Algarve e Sócrates fez as suas férias secretas.

Os juízes é que deixaram de nos dar sossego desde que lhes acabaram com as férias judiciais, o precioso tempo de que dispunham para analisar os processos, para além de todas as segundas e sextas-feiras do ano. Nunca percebi porque os magistrados optam por esta tarefa durante as férias e nos dias encostados aos fins-de-semana. Agora estão uns quantos juízes decidiram-se substituir-se ao Tribunal Constitucional e ao Parlamento e foram alertar o Presidente para a perda de qualidade da democracia. Registe-se a grande evolução dos nossos ilustres magistrados, dantes permitiam que a PIDE agredisse presos políticos em pela sala de audiências e nunca se queixaram ao Américo Tomás, era o tempo em que beneficiavam de grandes mordomias e o regime não ousava incomodá-los.

Em Pequim tudo está a decorrer na normalidade, o pessoal do Comité Olímpico lá deve andar em salamaleques, até porque os três pontitos amealhados até ao momento não justificam muitas contas. Os nossos atletas estão a fazer com o desporto o que os portugueses fazem em quase tudo, somos sempre os maiores, o pior é quando estamos em competição.