domingo, agosto 17, 2008

Umas no cravo e outras tanta na ferradura -

FOTO JUMENTO

Festival dos Oceanos, Parque das Nações, Lisboa

Eclipse da Lua (imagem de A.C.)

IMAGEM DO DIA

[Eric Gaillard/Reuters]

«Spectators at a tennis match at the Olympics in Beijing went for an extreme version of sun protection on Friday. » [The New York Times]

JUMENTO DO DIA

Jerónimo de Sousa

Na sua passagem pelo Algarve Jerónimo de Sousa foi reunir com os sindicatos do Sul, algo que no mínimo é estranho, mas o líder do PCP não tem quaisquer complexos em mostrar quem manda nos sindicatos. No fim concluiu que o governo está a subestimar a crise social.

A dúvida está em saber se ficou a saber disso depois de ouvir os sindicatos ou se estes ouviram e concordaram (é para isso que eles lá estão) e retransmitiram a opinião ao líder que por sua vez a transmitiu à comunicação social como algo que ouviu dos sindicalistas. É assim que se faz o pensamento dos sindicatos em Portugal, eles pensam o que Jerónimo de Sousa pensa e este diz depois aos jornais o que ouviu dos sindicalistas.

AS CRÍTICAS À PSP NO CASO DOS REFÉNS NA AGÊNCIA DO BES

Alguns comentadores criticaram a operação que levou à morte de um dos assaltantes da agência do BES, todavia, nenhum deles apontou para uma solução e partem do princípio de que poderia haver uma solução alternativa, não devem ter reparado quanto tempo durou o rapto e que durante todo esse tempo os reféns tiveram uma pistola apontada à cabeça.

O que deveria fazer a polícia? Continuar a negociar até que o cansaço levasse um dos raptores se enervasse e apertasse o gatilho? Ceder aos assaltantes e deixá-los partir com os reféns?

A serem levadas a sério as críticas à actuação da polícia só pode resultar na perda de eficácia das polícias neste tipo de situações e, em consequência num incentivo a futuros assaltantes. Só espero que num próximo assalto um destes comentadores esteja no banco, pode ser que passe uma horas a rezar para que um sniper dispare. Aposto que nessa altura mudam logo de opinião.

O FESTIVAL DOS OCEANOS

Todos os que se deslocaram ao espectáculo "L'Utopie" com que encerrou o Festival dos Oceanos deram o seu tempo por muito bem aproveitado.

SPORTING 2 - 0 FCP

O professor (doutorado em quê?) Jesualdo tem um problema chamado Paulo Bento. Antes do jogo lá veio com os tais vinte ponto de vantagem no último campeonato, depois de derrotado não foi capaz de elogiar o adversário. Não peças a quem pediu, nem sirvas a quem serviu".

OS 'SNIPERS'

«Numa sociedade regida pela lei, os cidadãos são inocentes até prova em contrário e a justiça é feita pelos tribunais. A função da polícia é deter suspeitos e apresentá-los perante os tribunais. A função da polícia não é aplicar tácticas militares contra civis nem regular a sociedade através da violência. A força usada pela polícia contra cidadãos que se presumem inocentes não pode ser superior à que os tribunais usam contra condenados. Acima de tudo, não cabe à polícia decidir quem é culpado ou inocente, e muito menos quem deve viver ou morrer. Os snipers não devem ser usados no combate ao crime, porque implicam a execução de cidadãos por decisão administrativa e à margem dos tribunais.» [Diário de Notícias]

Parecer:

Por João Miranda.

PS: É mais um exemplo de que "ao mau cagador até as calças empatam". É fácil criticar aproveitando-se de uma morte lamentável, mesmo depois de os reféns terem manifestado a convicção de que não sairiam vivos da agência do BES. Da próxima vez a PSP deve convidar João Miranda a comandar as operações, depois estará em excelentes condições para fazer um comentário.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Arquive-se.»

O SONHO AMERICANO NUM BILHETE DE LOTARIA

«Uma emigrante portuguesa nos Estados Unidos da América terá arrecadado o primeiro prémio da lotaria Mega Millions no valor de 125 milhões de dólares (85 milhões de euros). O bilhete premiado foi vendido no supermercado Seabra, no bairro de Ironbound, em Newark, cujo dono é o também português António Seabra.» [Correio da Manhã]

A SÍNDROME DOS EX-DIRECTORES DA PJ

«O antigo director nacional da Polícia Judiciária, Santos Cabral, defende a criação de uma única polícia em Portugal que concentre os poderes dispersos por todas as forças de segurança, como por exemplo, a PJ, a GNR ou a PSP. Santos Cabral apresentou esta tese ontem ao DN, depois de considerar que a nova lei orgânica da PJ foi uma oportunidade falhada para se fazer um debate sobre a restruturação das forças policiais.

Para o agora juiz do Supremo Tribunal de Justiça, é urgente concentrar a informação dividida por todos os órgãos de investigação criminal numa única polícia, sob pena de se perder a batalha contra o novo crime organizado. E para o magistrado não interessa se a nova força policial que defende fica dependente do Ministério da Administração Interna ou do Ministério da Justiça. Apenas que concentre a informação e os investimentos contra criminosos cada vez mais preparados.» [Diário de Notícias]

Parecer:

Parece que os directores da PJ não se dispensam de dar uns bitaiques sobre a organização das polícias, mesmo quando foram um desastre na gestão da polícia, como foi o caso de Santos Cabral.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se a Santos Cabral se não acha que o seu estatuto de juiz do Supremo o aconselha a não intervir na política com claros objectivos politico-partidários.»

MÉDICO ESPANHOL É EFICAZ DEMAIS

«O oftalmologista espanhol que em Março realizou 234 operações às cataratas em seis dias, no Hospital do Barreiro, admite apresentar queixa contra a Ordem dos Médicos na Comissão Europeia. José Lillo Bravo diz estar "cansa- do de perseguições sem sentido", e afirma que a auditoria que a ordem está a realizar aos seus procedimentos obriga alguns hospitais portugueses, sobretudo no Alentejo, a adiar novos contratos para futuras operações.» [Diário de Notícias]

Parecer:

Parece que a Ordem dos Médicos preocupa-se mais com quem é eficaz do que com os muitos oftalmologistas que pouco fazem no Sistema Nacional de Saúde.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se à Ordem dos Médicos já fez alguma auditoria aos médicos que quase não operam apesar das listas de espera no SNS.»

ADVOGADOS QUEREM JUÍZES MAIS LONGE DOS MAGISTRADOS DO MP

«"Promiscuidade", "cumplicidade" e "confiança em demasia" são algumas das expressões utilizadas pelos advogados contactados pelo DN relativamente às relações que se geram entre juízes e procuradores do Ministério Público (MP).» [Diário de Notícias]

Parecer:

Faz-me lembrar os balneários do futebol.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Aprove-se.»

COMEÇA O CERCO A FERREIRA LEITE

«Sobe de tom as críticas internas a Manuela Ferreira Leite. Ângelo Correia defendeu que a estratégia de "silêncio" é sinal de "ignorância". Alberto João Jardim, que hoje discursa no Porto Santo, deu um prazo à líder do PSD para apresentar resultados.

Manuela Ferreira Leite não foi à festa do Pontal e, directamente, o seu nome também nunca foi proferido. No entanto, a líder do PSD foi um dos principais alvos de críticas de Ângelo Correia e Mendes Bota. A par de José Sócrates e da estratégia governativa do PS. » [Jornal de Notícias]

Parecer:

Nem mesmo com acesso a informação privilegiada da Presidência da República a líder do PSD consegue manter uma agenda política, a sua ausência começa a evidenciar incapacidade.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se a Ferreira Leite se vai ser dedicar-se a mudar as fraldas ao João ou a Sócrates.»

A PRAGA DAS CARAVANAS

«A odisseia terminou quando um dos buzinadores meteu conversa em inglês com o turista, que, afinal, estava perdido. Este género de incidente é o que tem dado mais alento aos que contestam o elevado número de autocaravanas que atrapalham o trânsito. Mas este é o mal menor. A invasão dos melhores miradouros naturais, de dunas e falésias e o lixo que é deixado um pouco por todo o lado deixam marcas bastante mais negativas. O fenómeno é nacional, mas onde se faz sentir com maior acutilância é nos grandes espaços abertos da costa alentejana, entre Sines e a ponta de Sagres. Um fenómeno que não pára de crescer e que ninguém controla, apesar da lei existente.» [Público assinantes]

Parecer:

Começa mesmo a ser um problema este caravanismo selvagem.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Criem-se parques (bem) pagos e proíba-se o caravanismo selvagem.»

O JUMENTO NOS OUTROS BLOGUES

  1. Através do "Lisboalisbo2" fiquei a saber que O Jumento foi citado no Público.
  2. O "Câmara dos Comuns" considerou o Avô Boca Doce a alcunha do mês.
  3. O "PS Lumiar" também acha que algo tem de mudar nas pescas.
  4. O "Câmara de Comuns" sugere o post dedicado à subsidiodependência.

KENVIN PINARDY

ESPN