quarta-feira, agosto 20, 2008

Umas no cravo e outras tanta na ferradura

FOTO JUMENTO

à conquilha, Praia do Cabeço, Castro Marim, Algarve

IMAGEM DO DIA

[Paulo Siqueira / Reuters]

«Recién nacida y despistada. Un voluntario muestra a una de las tortugas recién salidas de sus huevos en la playa de Linosa, Sicilia. Varias de ellas, perdidas tras romper el cascarón, entraron en un restaurante de la zona.» [20 Minutos]

A MENTIRA DO DIA D'O JUMENTO

Logo que os nossos prometedores atletas olímpicos estiverem de regresso a Portugal Michael Phelps virá ao país fazer-lhes uma palestra. O tema será "horários das provas e dos treinos".

O MAU "CAGADOR" DO DIA

ao mau cagador até as calças empatam

Em Portugal o que não falta são os maus "cagadores", gente para quem tudo está mal, em tudo o que de positivo se possa fazer só conseguem encontrar o lado negativo, personagens que pouco ou nada fazem mas de que se pode dizer que "ao mau cagador até as calças empatam". Um bom exemplo desta mentalidade portuguesa, com que iniciamos a escolha do "mau cagador do dia" é-nos dado por Manuel Carvalho pelo que escreve no editorial do Público:

«Se necessitar de uma informação técnica da IBM e recorrer ao telefone, muito provavelmente será atendido por alguém na Índia; se tiver necessidade de obter uma qualquer informação comercial da PT, muito provavelmente será atendido por alguém em Coimbra, em Viana do Castelo ou, dentro de semanas, em Santo Tirso, onde ontem o primeiro-ministro apadrinhou um protocolo para a instalação de um novo call center da operadora. Num e em outro caso, a lógica das empresas é a mesma, legítima e facilmente perceptível: os centros de atendimento telefónicos vão para onde houver abundante mão-de-obra, com pouca qualificação, disposta a receber baixos salários e sem grandes alternativas de emprego para que possa haver alguma estabilidade no quadro do pessoal. Em Lisboa, onde a PT tem a sua sede e onde concentra a sua inteligência corporativa, esta realidade, infelizmente, existe, mas a dinâmica do seu mercado de trabalho faz com que os mais ousados estejam pouco dispostos a fazer carreira nos call center. Já o Norte, que continua a lamber as feridas da sua reestruturação industrial, ou as zonas mais depauperadas do Interior garantem com facilidade todas estas as condições. São, à escala nacional, uma amostra do papel que a Índia desempenha no mundo globalizado dos negócios.» [Público assinantes]

O que pretende Manuel Carvalho, que a PT instale o call center na Índia ou mesmo na Andaluzia? É que em Portugal todos os trabalhadores são altamente qualificados, sendo desonroso empregar portugueses em call centers.

Como será no Público?

JUMENTO DO DIA

Manuela Ferreira Leite

Que a líder do PSD não vá às festarolas locais até se pode compreender, além disso é uma questão interna do seu partido, cada líder escolhe com quem se quer sentar à mesa. Mas não se pronunciar sobre a situação da economia e, agora, sobre o emprego já é mais grave. Por este andar ainda veremos Manuela Ferreira Leite regressar para apresentar o boletim meteorológicas da SIC Notícias.

PRESIDENTE DO COP DEMITE-SE

Não alcançou os mínimos.

AS FONTES DE BELÉM

A forma de comunicar escolhida por Cavaco Silva para informar os portugueses é, no mínimo, absurda, ou há comunicações que poem o país nervoso e depois não dão em nada ou os portugueses vão sabendo das decisões de Cavaco através de "fontes". Não teria sido mais transparente e digno para a Presidência da República que a última comunicação oficial do Presidente da República tivesse sido divulgada por um comunicado do que recorrendo a um assessor anónimo que deu a dica ao jornal Público, por coincidência um jornal que quer liderar a oposição desde que Belmiro de Azevedo se sentiu prejudicado pelas decisões de Sócrates? Agora foi a vez de os portugueses terem sabido que o novo mapa juidiciário foi promulgado pelo Presidente, mais uma vez graças a fontes de Belém. Não faz o mais pequeno sentido que os portugueses tenham conhecimento de uma decisão ddo Presidente através de "fontes".

Este Palácio de Belém parece-se cada vez mais com a sede de uma seita secreta do que com a da Presidência da República.

SÓ EM PORTUGAL

Em Vila Nova de Poiares a GNR decidiu multar uma viatura da autarquia, mas teve azar, veio a polícia municipal e multou os soldados da GNR por terem estacionado em cima do passeio, um hábito que se generalizou entre as nossas polícias que acham que o código da estrada não se lhes aplica. O mais divertido de tudo isto está no facto de ser o próprio comando da GNR assegurar que os seus soldados não cometeram qualquer infracção, isto é, a partir de agora podemos estacionar em cima dos passeios, a não ser que esta excepção apenas se aplique às viaturas da GNR.

BENS PÚBLICOS, ABUSOS PRIVADOS

«Nada como as viagens domésticas de Verão para nos darmos conta não somente da riqueza patrimonial e paisagística do nosso país, mas também das nossas desventuras cívicas e dos nossos atrasos civilizacionais. Há dias, o PÚBLICO dava conta dos prejuízos ambientais resultantes da invasão de autocaravanas na costa protegida do Alentejo, ocupando abusivamente praias e falésias, degradando o meio e gerando problemas de sustentabilidade ambiental. Infelizmente, a proliferação do autocaravanismo selvagem nas zonas litorais protegidas é somente um exemplo da degradação e da depredação dos bens públicos de uso colectivo em Portugal.» [Público assinantes]

Parecer:

Por Vital Moreira.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

ECONOMIA DO NORTE ATRASA-SE

«A perda de poder económico da região Norte configura um dos principais factores de constrangimento da economia do País. Esta é, em resumo, uma das conclusões, porventura a principal, dos especialistas da região contactados pelo DN. Ainda que abominem o estafado discurso contra o poder da capital, não deixam de compreender as razões por que os agentes económicos preferem instalar os seus negócios na órbita do Terreiro do Paço.» [Diário de Notícias]

Parecer:

É a consequência do modelo económico dos baixos salários e dos Ferraris.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Lamente-se.»

O PARTIDO DE JARDIM

«O presidente do Governo Regional da Madeira confirmou ontem, no Porto Santo, que a sua proposta de criação de um novo partido para fazer oposição em Portugal significaria, uma ruptura com o PSD. "Se o PSD não cumprir a sua missão nacional isto vai ter que ser tudo repensado", declarou Alberto João Jardim à agência Lusa e ao Jornal da Madeira após a tradicional "aula" da denominada "Universidade de Verão" que decorre num dos bares da praia da Ilha Dourada onde reúne com amigos após o habitual passeio pelo areal.» [Diário de Notícias]

Parecer:

Ainda há quem perca tempo com as idiotices de Alberto João.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se a Alberto se o símbolo do seu novo partido é um corta-relva.»

SÓCRATES VAI CRIAR 150.000 EMPREGOS

«Certo de que os números do emprego em Portugal, divulgados na semana passada pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), são o "dado económico mais relevante dos últimos anos", o governante lembra que foram criados 133 mil postos de trabalho desde Março de 2005 (é o saldo do emprego líquido, descontando os postos de trabalho que se perderam). A redução da taxa de desemprego em três décimas no segundo trimestre deste ano, em comparação com o primeiro trimestre, deixou José Sócrates satisfeito. No entanto, mantém a "criação de emprego como um dos principais objectivos da política económica do Governo" socialista. » [Jornal de Notícias]

Parecer:

A dúvida vai estar em determinar o trabalho sazonal, já que estão a ser comparados dados de Março com os de Junho, já em pleno verão de que resulta a criação de muito emprego sazonal, designadamente, na agricultura e no turismo.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se a Sócrates quais os meses de comparação final e se vai descontar o trabalho sazonal.»

ALBERTO JOÃO NÃO CONCORDA COM NÚMEROS DO DESEMPREGO

«Um dia depois do primeiro-ministro ter anunciado novos postos de trabalho, Alberto João Jardim contestou os números apresentados, informa a Lusa.

«Se neste momento há 200 mil desempregados a mais do que havia quando ele tomou posse e se ele criou 130 mil postos, isto significa que mandou para o desemprego 330 mil portugueses», afirmou, durante o passeio matinal pela praia do Porto Santo, que faz diariamente durante o período de férias que goza na Ilha Dourada. » [Portugal Diário]

Parecer:

Por este andar o Alberto vai criar o IRE, Instituto Regional de Estatísticas nacionais.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Faça-se a sugestão ao Alberto.»

PARA A CGTP ATÉ CRIAR EMPREGO É MAU

«A CGTP considerou hoje que os 1200 empregos que foram anunciados segunda-feira pelo primeiro-ministro podem ser um embuste porque pode apenas tratar-se de uma deslocalização de serviços da PT de Lisboa para Santo Tirso.

O primeiro-ministro José Socrates anunciou segunda-feira em Santo Tirso a criação de 1200 postos de trabalho em 2009, com a instalação de um centro de atendimento telefónico da PT naquela cidade. » [Público]

Parecer:

Parece que a CGTP está mais apostada na desgraça do que em apoiar as iniciativas de criação de emprego, neste caso da PT a raiva dos sindicalistas é tanta que até parece que são contra a criação de emprego. A verdade é que o discurso da CGTP é de um partido da oposição e não de uma organização sindical, é para isso que serevem os nove membros do CC do PCP na liderança da central.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Perguntes aos apreciadores do desemprego da CGTP se só têm consideração pelo emprego público.»

O QUE TERÁ O PCP A DIZER DISTO

«O diário financeiro britânico Financial Times traz, na edição desta terça-feira, uma reportagem que diz que, após quase 50 anos, Cuba deve começar a reduzir os generosos benefícios de seu sistema de Bem-Estar Social.

Em uma entrevista exclusiva ao jornal, o chefe do departamento de análise de macroeconomia do Ministério da Economia cubano, Alfredo Jam, disse que os cubanos têm sido “protegidos demais” por um sistema que subsidia os custos com alimentação, limita os ganhos e diminui a força de trabalho em setores industriais chaves para a economia.» [BBC Brasil]

Parecer:

Enfim, faz o que eu digo, não faças o que eu faço.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Dê-se conhecimento a Jerónimo de Sousa.»

FILHO DE EMIGRANTES CLANDESTINOS NO EUA GANHA MEDALHA DE OURO

«El estadounidense Henry Cejudo, nacido en Los Angeles de padres mexicanos legados sin papeles a Estados Unidos, conquistó hoy la medalla de oro de lucha en la categoría de -55 kilos de los Juegos Olímpicos de Pekín 2008.

"Viniendo de un pasado méxico-americano, es bueno porque no muchos americanos logran hacer algo como esto", declaró el luchador después de conquistar el oro al vencer en la final al japonés Tomohiro Matsunaga.» [La Vanguardia]

O JUMENTO NOS OUTROS BLOGUES

  1. O "Colheita 63" gostou da fotografia de um saltador cubano.
  2. O "Café Margoso" gostou do artigo de Sarsfield Cabral sobre o exemplo dinamarquês.
  3. O "Nem Paz, Nem Guerra" acha que anda por aí gente com a mania da perseguição.
  4. O "Alcáçovas" gostou da primeira corrida do Michael Phelps.

BURKA OLÍMPICA [Link]

TOCHA OLÍMPICA QUEIMANDO A LUA [BBC]

Muito provavelmente a melhor imagem destes Jogos Olímpicos.

IVAN KOLTSOV

BEIJING-SE

PROTESTO EM MARTE [imagem]

AS TATUAGENS DOS ATLETAS OLÍMPICOS [Link]

OS MEDALHADOS

DESIGN EXCLUSIVO

WONDER SOFT