terça-feira, agosto 19, 2008

Umas no cravo e outras tanta na ferradura

O JUMENTO DEIXOU DE SER CENSURADO

Não sei se o mail que enviei teve algum resultado, o certyo é que a Blogger deixou de censurar O Jumetno. Entretanto, coincidência ou não, regressaram os comentários rascas facilmente conotáveis com gente da Soeiro Pereira Gomes. É caso para dizer que eles continuam a andar por aí, sinal de que O Jumento incomoda muita gente.

FOTO JUMENTO

"L'Utopie", Festival dos Oceanos, Parque das Nações, Lisboa

IMAGEM DO DIA

[Kay Nietfeld / EFE]

«Salto. El atleta cubano Alexis Copello durante la ronda eliminatoria de triple salto masculino de los Juegos Olímpicos de Pekín 2008.» [20 Minutos]

JUMENTO DO DIA

Vicente Moura, presidente do Comité Olímpico Português

"Não arranjem desculpas para as derrotas" disse Vicente Moura aos atletas olímpicos portugueses, pediu brio e profissionalismo aos atletas, criticando ainda a postura de alguns. O presidente do COP esquece que não é presidente de nenhum clube e que os atletas não são profissionais pagos pelo clube, tendo direito a dizerem o que sente. Mas se o presidente está muito preocupado com o facto de os atletas estarem arranjando desculpa para as derrotas, então que seja ele a justificá-las já que não foram os atletas a estabelecerem meta.

O presidente do COP deve andar muito ocupado com os salamaleques e mordomias olímpicas, só isso justifica que não tenha tido tempo para falar com os atletas em privado, optando por recorrer à comunicação social para mandar o raspanete, algo que não sucede com outras delegações olímpicas. A não ser que tenha optado essa via por estar mais preocupado com a sua própria imagem...

SÓCRATES DIZ TER CRIADO 130.000 EMPREGOS

Agora a dúvida está em saber a quem atribuir a autoria do desemprego, se Sócrates é responsável pela criação de emprego nas empresas privadas então também terá de contabilizar o desemprego.

O "MAGALHÃES" É PORTUGUÊS ?

Seguindo a velha tradição de que "ao mau cagador até as calças empatam" andam por aí uns jornalistas muito ocupados a tentar concluir se o computador é não português. Andam, andam e ainda descobrem que nem os Apple poderão ser considerados americanos, quase aposto que no seu interior poderão ser encontrados inventos, patentes e componentes prove.

MIAOS SÃO OITO MILHÕES MAS JÁ TÊM UMA MEDALHA

«É num perfeito mandarim que Nikolai Lunev se expressa sempre que a Assembleia Popular chinesa realiza a sua sessão anual. Mas a língua materna deste membro do maior parlamento do mundo (quase 3000 membros) é o russo, aprendido com a família que um dia deixou a Sibéria para se fixar no Turquestão Oriental, a região a que Pequim chama Xinjiang e onde Lunev é mestre-escola. Ao todo são cerca de 15 000 os russos da China, considerados uma das 55 minorias nacionais. E tal como as restantes, a russa não esteve representada na cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos, pelo menos no colorido conjunto de crianças que desfilaram pelo estádio segurando a bandeira vermelha com as estrelas e que foram apresentadas como elementos de todos os povos da República Popular da China. Também não havia nenhuma criança zhuang (um povo de 16 milhões), manchu (dez), miao (oito), uigure (sete) ou tibetana (cinco). Apenas actores de uma companhia infantil, todos da imensa etnia han, a que representa nove em cada dez dos 1300 milhões de chineses.» [Diário de Notícias]

Parecer:

Por Lionídio Paulo Ferreira

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «»

EM DEFESA DOS COMBUSTÍVEIS CAROS

«Graças à imprudência do Presidente da Geórgia, a Rússia reforçou a sua posição nos enclaves da Ossétia do Sul e da Abkházia, que dificilmente voltarão a ser georgianos. Pois se o Kosovo se tornou independente, com a bênção dos Estados Unidos e dos grandes países europeus... E a BP teve de parar o funcionamento do oleoduto e do gasoduto que atravessam a Geórgia, dos poucos que a Rússia não controla.

Com isto, o preço do petróleo interrompeu durante alguns dias a descida iniciada há semanas e que trouxe o barril de brent de 144 dólares para 111. O problema é que as grandes fontes de petróleo e (em menor grau) de gás natural se situam em zonas onde é alta a probabilidade de sérias perturbações. Dois terços das reservas petrolíferas mundiais estão no Médio Oriente.

Aliás, um certo alívio na tensão em torno do problema nuclear iraniano contribuiu para a baixa do crude (mas a situação poderá tornar a agravar-se). Também a OPEP produziu um pouco mais de petróleo. Mas o factor principal da descida encontra-se do lado da procura, que foi travada pelo próprio encarecimento do barril e pela quase estagnação económica nos EUA e na Europa.

Entretanto surgiram medidas para desencorajar a especulação que apostava na alta contínua do petróleo. Por exemplo, os EUA limitaram as operações financeiras envolvendo petróleo por parte de intermediários que o não produzem nem consomem. E durante algumas semanas proibiram a venda a prazo de certas acções antes de o vendedor ter os títulos na sua propriedade (short selling), o que obrigou muitos investidores a desfazerem--se de contratos de futuros de petróleo para financiarem a compra daquelas acções.

Mas, como já aqui procurei mostrar, a influência da especulação é marginal na alta do petróleo. O essencial é a evolução da oferta e da procura. Ora, do lado da oferta, e apesar do tal aumento da produção da OPEP, a resposta dos produtores à enorme subida dos preços foi fraca. O petróleo não vai acabar, mas há dificuldades tecnológicas que levarão anos a ultrapassar para se produzir substancialmente mais.

Do lado da procura, baixou o consumo americano e europeu. Em Portugal, por exemplo, no segundo trimestre deste ano a quebra no consumo de gasolina foi de 8,4% em relação a igual período de 2007 e a de gasóleo de 2,1% (e em Julho os comboios Alfa e Intercidades transportaram mais 11% de passageiros do que em Julho de 2007).

Só que a baixa de consumo nos EUA e na UE se deve mais à crise económica do que a ganhos de eficiência energética ou ao recurso a energias alternativas. Assim, quando a actividade económica retomar o crescimento normal, regressará a pressão para a alta petrolífera.

Mais: há trinta anos, a Europa e os EUA consumiam três quartos da produção mundial de petróleo; agora, consomem menos de metade. O consumo asiático de petróleo continua a crescer, embora menos rapidamente. E em vários países asiáticos os combustíveis têm preços subsidiados, uma política absurda que a alta do crude limitou mas ainda não eliminou. A Agência Internacional de Energia prevê um mercado petrolífero menos tenso até fins de 2009 - voltando depois os preços muito altos.

A política sensata por parte dos países consumidores é não descerem o preço dos combustíveis, para conseguirem reduzir a sua dependência do petróleo. Os preços altos estimulam a poupança e a eficiência energética (muito baixa em Portugal), bem como o investimento em fontes alternativas de energia. Foi o que disse o primeiro-ministro da Dinamarca ao colunista do New York Times Thomas Frideman, espantado por a gasolina custar aos dinamarqueses mais do dobro do que custa aos americanos.

A Dinamarca encareceu o consumo petrolífero através de impostos (incluindo sobre o CO2) e impôs níveis elevados de eficiência energética nas habitações e nos electrodomésticos. Um quinto da electricidade consumida na Dinamarca é de origem eólica. Ali reciclam-se os detritos das centrais a carvão para aquecer água, queima-se lixo nas centrais termoeléctricas para aquecimento doméstico e uma grande parte da população desloca-se nas cidades de bicicleta.

Resultado: a Dinamarca conseguiu um grau assinalável de independência face ao petróleo e ao gás natural. Em 1993, importava do Médio Oriente 99% da energia: hoje dali importa zero. Um exemplo a seguir.» [Público assinantes]

Parecer:

Por Francisco Sarsfield Cabral.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

LOUÇÃ ELOGIA SÓCRATES?

«Francisco Louçã acusou o primeiro-ministro de ignorar os números do desemprego. "E se segunda- -feira [hoje] o primeiro-ministro nos aparecer à hora do telejornal a anunciar 1200 postos de trabalho, eu só quero lembrar-lhe que há mais de 400 mil homens e mulheres que não têm emprego, a maioria dos quais há mais de três anos", disse o coordenador do Bloco de Esquerda. » [Diário de Notícias]

Parecer:

Deve ser do sol, ao dizer que a maioria dos desempregados estão no desemprego à mais de três anos está a dizer que a culpa não foi de Sócrates.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se a Louçã o porquê do elogio a Sócrates.»

PREÇOS DAS MATÉRIAS-PRIMAS AGRÍCOLAS ESTÃO A BAIXAR

«Os investidores responsáveis pela escalada que colocou os preços das matérias-primas - agrícolas e não só - em preços recorde no início de Julho, estão a vender posições nestes mercados, numa reorganização das suas carteiras. Em pouco mais de um mês, os bens agrícolas desceram, em média, 26%. Os índices que agregam várias matérias-primas (agrícolas, metais, petróleo) já corrigiram entre 17% e 22%. E o investimento financeiros nestes mercados baixou 50% entre o primeiro e segundo trimestres.» [Diário de Notícias]

Parecer:

Uma boa notícia.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Dê-se conhecimento ao ministro da Agricultura.»

MEDIDA POSITIVA

«Segundo o DN apurou, de fonte ligada ao processo, trata-se de uma parceria entre a empresa de telecomunicações e o Ministério do Trabalho e da Segurança Social, com a qual este último pretende contribuir para amenizar o surto de desemprego que assola aquela região, essencialmente devido ao encerramento de unidades industriais nos últimos anos, com relevo para o sector têxtil. Os centros de emprego disponibilizarão à PT listas de indivíduos de-sempregados de entre os quais a empresa procederá, posteriormente, a uma selecção. Recorde-se que Santo Tirso é, actualmente, um dos concelhos de Portugal continental com mais elevada taxa de desemprego.» [Diário de Notícias]

Parecer:

Pois, mas desta vez ninguém é culpado.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se a Louçã, Jerónimo de Sousa e Ferreira Leite se a culpa é de Sócrates.»

CRISTIANO RONALDO É O PREFERIDO DOS GAYS INGLESES

«O maior site de homossexuais do Reino Unido, o gaygolddiggers.uk.com, realizou um inquérito e concluiu que Ronaldo é o mais adorado no universo gay, sendo considerado um "ícone".

Três mil homossexuais votaram em Cristiano Ronaldo que, assim, chegou ao pódio, roubando o lugar à cantora australiana Kylie Minogue, que até agora era a número 1.» [Jornal de Notícias]

AUTARCA AUSTRALIANO CONVIDA MULHERES FEIAS A VIVER NO SEU CONCELHO

«Um prefeito australiano está sendo criticado por dizer que "mulheres feias" deveriam se mudar para a cidade que administra porque podem se beneficiar com a falta de mulheres no lugar.

John Moloni disse ao jornal australiano Townsville Bulletin, na semana passada, que "com cinco homens para cada mulher, eu gostaria de sugerir que mulheres menos bonitas se deslocassem para Mount Isa". » [BBC Brasil]

60 TARTARUGAS BEBÉS ENTRAM NUM RESTAURANTE ITALIANO

«Cerca de 60 tortugas marinas recién nacidas perdieron el rumbo durante su tradicional camino hacia el mar y en cambio se dirigieron a un restaurante italiano, según dijo este lunes un responsable de un grupo ecologista.

A las tortugas bebés - que acabaron debajo de las mesas de los sorprendidos comensales en un restaurante junto a la playa - probablemente les atrajeron las luces brillantes del lugar, dijo Antonio Colucci, que salió al rescate de los animales. "Vieron las luces artificiales y siguieron el camino equivocado", dijo Colucci, que trabaja en un proyecto de supervisión de tortugas para el grupo ecologista WWF [20 Minutos]

VÍRUS ATACA "COPY+PAST"

«El portapapeles de Windows, que almacena los textos que cortamos o copiamos de un documento para luego pegarlos en cualquier otra parte, se ha convertido en el nuevo objetivo de los piratas informáticos. Las compañías de seguridad han detectado un malware que utiliza esta herramienta para propagarse.Según informa la página web de la BBC, el programa malicioso se instala en el ordenador después de que la víctima haya visitado páginas web en las que hay ciertos anuncios en formato flash. A través de éstos, se instala en el ordenador un programa que toma el control del portapapeles, indispensable para realizar tareas de copia, corte y pegado de textos.» [20 Minutos]

UM ESTADO INDIANO SUGERE QUE SE COMAM RATOS PARA COMBATER CRISE ALIMENTAR

«Un estado del este de India está animando a la gente a que coma ratas en un esfuerzo por combatir la subida de los precios de los alimentos y ahorrar las existencias de grano.

Las autoridades de Bihar, uno de los estados más pobres de India, están pidiendo tanto a ricos como a pobres que empiecen a comer ratas para reducir la dependencia del arroz. Planean incluso ofrecerlas en los menús de los restaurantes.» [20 Minutos]

AMY WINEHOUSE CONVIDADA A IR PARA UM MOSTEIRO

«Uno de los monjes de la abadía cisterciense austriaca de Stift Heiligenkreuz, cuyo coro, Chant, triunfa en medio mundo con su disco Music for Paradise, ha realizado una singular propuesta a la cantante británica Amy Winehouse.

El monje, Johannes Paul Chavanne, ha invitado a Amy a pasar una temporada con ellos en el monasterio. Chavanne asegura que siente "simpatía" por gente como Amy, y asegura que los monjes de la abadía son grandes seguidores de su música, aunque puntualiza que no les gustan sus letras. » [20 Minutos]

O JUMENTO NOS OUTROS BLOGUES

  1. "A Minha Matilde & Cª" gostou da vitória de Paulo Bento sobre o (professor) Jesualdo.

O NOTÍCIAS D'ALDEIA ACHA QUE SE ACABOU O SOSSEGO

Tem razão, vamos ter manifestações da CGTP dia sim, dia não, basta Sócrates assumar-se à rua que surge loge uma manifestação espontânea, anónima e convocada por sms:

«Reconheçamos que o país viveu alguns dias de tranquilidade. Confesso que me esqueci do menino d’ouro. O senhor reapareceu na sua incontinência empregadora a anunciar 1.200 novos empregos – em call center e salários mínimos – pelo que se acabou o sossego.»

PEDRO NAMORA RESPONDE

Parece que um comentário sobre o blogue de Pedro Namora, a versão nãop oficial da ortodoxia de Jerónimo de Sousa, levou alguns a usar a caixa de comentários do seu blogue, algo que, pelos vistos, não está habituado, enfim, a corja que habitualmente invade a caixa de comentários deste blogue não o costume incomodar, sabe-se lá porquê. Vai daí e dedica a sua prosa a este Jumento:

«A propósito de um texto que aqui publiquei, os queques-rosa, açulados por um jumento anónimo, como convém aos cobardolas, guincharam impropérios e ofensas várias na pobre caixa de comentários. A verdade dói. Mas não há ameaças que me impeçam de escrever o que penso. Poderia, para ilustar as malfeitorias do putativo engenheiro Sócrates, recorrer a centenas de documentos do PCP. Mas prefiro socorrer-me de Excertos de um artigo de Garcia Pereira, publicado no Semanário de 12 de Junho de 2008»

Confesso que não me dei ao trabalho de ler o artigo de Garcia Pereira, pessoa que, aliás, escreve melhor e respeita os adversários políticos, preferindo os argumentos à linguagem rasca. Mas dá-me um grande gozo ver Pedro Namora usar os argumentos de alguém que há uns anos atrás designava o PCP por social-fascistas. Afinal sempre encotrei um ponto em comum com Pedro Namora, nalguma coisa ambos concordamos com Garcia Pereira.

QUEDA DE ÁGUA

JOGOS DE PEQUIM EM LEGO [Link]

MICHAEL PAPENDIECK

A REACÇÃO DO MUNDO À GUERRA ENTRE A RÚSSIA E A GEÓRGIA

A PRIMEIRA CORRIDA DE MICHAEL PHELPS

PRESIDENTE DA GEÓRGIA COMENDO A GRAVATA

IMAGENS DOS JOGOS [Link]

CICLONUDISMO (?) [Link]

GENERAL ELECTRIC