segunda-feira, agosto 18, 2008

Umas no cravo e outras tanta na ferradura

FOTO JUMENTO

Fogo de artifício no encerramento do Festival dos Oceanos, Lisboa

A Lua fotografada esta noite

IMAGEM DO DIA

[Vladimir Rys/Bongarts/Getty Images]

«Usain Bolt of Jamaica (R) crosses the line on his way to winning the Men's 100m Final at the National Stadium on Day 8 of the Beijing 2008 Olympic Games on August 16, 2008 in Beijing, China. Bolt clocked a new world record time of 9.69 seconds. » [Tiscali]

A MENTIRA DO DIA D'O JUMENTO

Com uma boa parte dos atletas olímpicos portugueses a caminho de casa a RTP não sabe o que fazer aos seus enviados, até porque com o regresso dos portugueses deixam de ter com que se entreter. Para dar o investimento por bem aproveitado, até porque é pago pelos pacientes contribuintes, a RTP sugeriu ao Comité Olímpico Português que prolongue a estadia dos nossos atletas por mais alguns dias.

Com os campeonatos regionais ainda por começar a RTP vai aproveitar os Jogos Olimpícos de Pequim para produzir uma edição especial do programa "A Liga dos Últimos". Vamos ter a oportunidade de entrevistar um dos muitos treinadores (são quase tantos como os atletas) a analisarem o comportamento das arbitragens ou mostrar uma sessão de comes e bebes com que os membros do COP se entretêm para passar o tempo. Por aquilo que se disse dos judocas portugueses ainda vamos a saber que os nossos lutadores comeram umas sandes de courato antes dos combates.

É bem mais interessante uma edição do programa com atletas subsidiados e bem treinados que ficam em últimos do que os habituais programas dedicados aos nossos campeonatos regionais.

JUMENTO DO DIA

José Azevedo Pereira, director-geral dos Impostos

A decisão da DGCI de investigar os Loureiros só merece uma gargalhada, depois de se ter permitido o aumento desmesurado da dívida fiscal do Boavista e muito depois da "família" ter abandonado o Boavista à sua sorte o fisco decide investigar a sua gestão à frente do clube. Isto é, enquanto o Boavista deixou de pagar ninguém se preocupou, agora que tudo aponta para a impossibilidade de cobrar a dívida alguém se lembrou de investigar.

Só que nesta altura a única investigação que se justifica deve servir para apurar quem esteve a dormir esquecendo-se de cumprir o seu dever, que é acautelar os interesses do Estado. É evidente que o director-geral dos Impostos não tem responsabilidade directa, mas cabe-lhe assegurar que as chefias são competentes e neste caso é evidente que isso não sucede.

Algo está mal quando um director-geral recorre a funcionários da província para cobrarem dívidas fiscais que deveriam ter sido cobradas pelas direcções de finanças de Lisboa e Porto, sem que se substituam os verdadeiros responsáveis pelo descalabro. Ao director-geral também cabem as decisões mais difíceis ou que exigem alguma coragem.

"AZAR"

A economia portuguesa afundou-se menos do que a oposição desejava, nenhum dos líderes dos partidos da oposição ficou contente com o resultado, todos eles inventaram motivos para dizer que a economia está pior do que o que resulta das estatísticas.

ONDE ESTAVA FERNANDO SEARA QUANDO FRANCIS OBIKWELU ANDAVA NAS OBRAS?

Fernando Seara foi convidado pela RTP (na qualidade de presidente da CM de Sintra?) para comentar os Jogos Olímpicos e sobre a desistência do atleta manifestou-se indignado por este ter desistido antes da prova dos 200m, até exigiu que o Comité Olímpico lhe pedisse contas. Pelo que ouvi o raciocínio é simples, se Portugal pagou as despesas Francis Obikwelu tem que correr.

Resta saber onde estava Fernando Seara a fazer exigências quando Francis Obikwelu trabalhava nas obras ou dormia debaixo das bancadas do estádio do Belenenses para poder treinar. Isto de ver os outros correr e mandar bitaiques sem ter que pagar bilhete e ainda ganhando algum é muito fácil.

PRÓS?

«Ainda que o novo Código do Trabalho incompreensivelmente não o admita, uma simples ida a esse excepcional programa deveria constituir motivo para despedimento com justíssima causa. Não vejo que um empregador tenha condições (materiais, morais, etc.) de manter um funcionário que se sujeite a semelhante figura: por competente e sério que um profissional seja, aceitar o convite da "dra. Fátima" derruba qualquer reputação e mancha o melhor currículo.

Suspeito que, no seu bizarro género, o Prós e Contras não será único no mundo. Tenho a certeza de que é mau que chegue. E há um mistério no facto de uma televisão estatal dedicar, todas as semanas, três horas que parecem trinta a um espaço de debate em que nada é debatido. É verdade que a forma está lá: temas "importantes", uma moderadora, especialistas comprovados ou alegados, audiência "ao vivo". Já o conteúdo perdeu-se no paternalismo com que o "serviço público", justa ou injustamente, contempla os espectadores que tem e escolhe o serviço que lhes presta. A mesma RTP que, no "telejornal", encaixa a invasão da Geórgia entre uma notícia de louvor ao Governo e outra em volta de um treino de futebol, entende que os contribuintes que a sustentam querem pagode.» [Diário de Notícias]

Parecer:

Por Alberto Gonçalves.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

SANTANA LOPES BALDA-SE AO PARLAMENTO DESDE QUE FERREIRA LEITE É LÍDER

«Pedro Santana Lopes responsabiliza Manuela Ferreira Leite pela aprovação do Estatuto Político-Administrativo dos Açores no Parlamento, apesar dos avisos do Presidente da República. Certo é que o ex-líder parlamentar do PSD não marcou presença no Parlamento no dia da votação do documento, como indicou no seu blogue.

Aliás, desde as eleições directas para a liderança do PSD, a 31 de Maio, Santana Lopes compareceu apenas em seis reuniões plenárias e faltou a 13. No mês de Julho, a bancada social-democrata contou apenas duas vezes com a presença de Santana Lopes.» [Correio da Manhã]

Parecer:

Ferreira Leite não podia esperar que Pedro Santana Lopes ficasse a tomar conta da "mercearia" até que lhe apetecesse dedicar-se à liderança do PSD.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se a Ferreira Leite quando volta.»

O ALBERTO DEFENDE A CRIAÇÃO DE UM NOVO PARTIDO

«O presidente do Governo regional da Madeira, Alberto João Jardim, defendeu este domingo a criação de um novo partido que faça oposição a sério e que contribua para mudar o país e descentralizar o poder em Portugal.

A ideia já tinha sido avançada durante a ‘rentrée’ social-democrata, que ocorreu ontem à noite no Porto Santo.» [Correio da Manhã]

Parecer:

A ideia não é nova.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se a Ferreira Leite se tenciona candidatar-se à liderança do novo partido.»

MAIS UMA CAMBALHOTA DO SENHOR ANTÓNIO NUNES (ASAE)

«Uma notificação da ASAE, recebida sexta-feira na Câmara do Porto, determinou o encerramento imediato do Mercado do Bom Sucesso. Este sábado, o presidente da ASAE disse que só devem fechar as bancas de peixe.

O esclarecimento de António Nunes surgiu poucas horas depois de uma conferência de Imprensa do vereador das Actividades Económicas, Sampaio Pimentel, criticando duramente a decisão da ASAE de encerramento total. Na conferência de Imprensa estiveram presentes muitos dos 162 comerciantes do mercado, que foram apanhados de surpresa pela ordem de encerramento. Revoltados, prometiam ir amanhã às 6.30 horas para o mercado, tentando mantê-lo aberto.» [Jornal de Notícias]

Parecer:

Este senhor da ASAE esquece que o país não é propriamente um país rico e se é rigoroso ao ponto de fechar mercados públicos ainda condena todos os portugueses a irem fazer compras ao Continente, o que Belmiro de Azevedo agradeceria.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Depois de prometer fechar metade dos restaurantes, de fechar a Ginjinha e outros pequenos comércios, pergunte-se ao António Nunes se já pensou em fechar o país por falta de salubridade.»

QUEREM ACABAR COM A FESTA DO PSD NO PONTAL

«Mendes Bota, que está desde 1975 ligado à organização da festa, conta que estiveram "entre 2300 e 2500 pessoas presentes, o que corresponde e ultrapassa todas as edições anteriores". Segundo o deputado algarvio, "no tempo de Sá Carneiro e de Cavaco Silva é que havia poeira e sardinhas assadas, hoje em dia a ASAE não deixaria que se realizasse uma festa como essa que esses senhores tanto exaltam, mas à qual nunca compareceram".

Para o presidente do PSD/Algarve, "houve todo o tipo de festas, desde o tempo das vacas magras, em que tive 200 pessoas com Marcelo Rebelo de Sousa na Baixa de Faro, até aos grandes tempos em que estávamos no poder. Mas até Cavaco teve um dia 500 pessoas no Pontal, junto à Doca de Faro". A festa desta semana, diz Bota, "foi das maiores de sempre, tenho o livro de reclamações vazio". O líder algarvio diz que estiveram representantes das direcções de oito distritais, incluindo o presidente do PSD/Lisboa, Carlos Carreiras, e até, "ao contrário do que se pensa e diz, esteve lá um membro da direcção da dra. Manuela Ferreira Leite". Quem? "O Ricardo Rio, que é da Comissão Política Nacional", revela.» [Diário de Notícias]

Parecer:

Digamos que JPP é pouco dado a festas.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Sugira-se a JPP que organize uma festa com reserva do direito de admissão.»

VENDEUY AS CUEDAS DA AMANTE DO MARIDO NO eBAY

«Uma australiana vingou-se do marido, ao colocar no site do eBay uma foto das cuecas da amante dele. Além dessa imagem, ela também oferece uma embalagem de preservativos que encontrou na sua própria cama, refere o site Globo.com

O «conjunto de evidências» da traição teve 21 licitações e estava já avaliado em 25 euros. A vendedora, identificada como annastella007, descreve o tamanho das cuecas da sua rival como «enorme». » [Portugal Diário]

PROFESSORES DO TEXAS PODEM DAR AULAS ARMADOS

«Professores de um distrito no Estado americano do Texas obtiveram permissão para levar armas para a sala de aula no próximo ano letivo, que começa ainda este mês, no que pode ser o primeiro caso do tipo.

O superintendente da escola em Harrold, David Thweatt, que tem cerca de cem alunos, disse que a iniciativa tem o objetivo de proteger funcionários e estudantes caso ocorra algum ataque com armas em seu campus. » [BBC Brasil]

JAMES BOND JÁ PODE SER GAY

«Los homosexuales son ya oficialmente bienvenidos a la profesión de James Bond hasta el punto de que el servicio de seguridad interior británico colabora con el principal lobby homosexual del Reino Unido para su reclutamiento. Así lo asegura hoy el dominical "The Sunday Times", según el cual el MI5, el servicio de inteligencia interior, ha contratado a Stonewall, principal grupo de presión del movimiento "gay" británico, para que le asesore sobre cómo fichar a más homosexuales. » [20 Minutos]

TRIBUNAL PROÍBE INGLÊS DE VISITAR NAMORADA POR CAUSA DO BARULHO

«Un hombre inglés de 32 años ha sido condenado por la Justicia británica a no acercarse por casa de su novia, de 29, por el ruido que hace cuando mantiene relaciones sexuales. Anteriormente ya tuvo que pagar una multa de más de 500 euros por violar la orden de reducción de ruido.

Adam Hilton no podrá acercarse a menos de 100 metros de la casa de kerry Norris, según el portavoz municipal Mike Taggart. Los vecinos del edificio donde vive Norris se quejaban desde 2006 por los golpes en las paredes y los gritos, según la BBC.» [20 Minutos]

FICO INVESTIGA LOUREIROS

«O major Valentim Loureiro e o filho, João Loureiro, estão na mira do Fisco. No seguimento da Operação ‘Resgate Fiscal’, lançada pela Direcção-Geral de Contribuições e Impostos (DGCI) no início de Agosto, a Administração Tributária está a analisar a gestão da família Loureiro à frente da SAD do Boavista, de modo a apurar qual a responsabilidade dos gerentes daquela sociedade na dívida de 15 milhões de euros ao Fisco e à Segurança Social. » [Correio da Manhã]

Parecer:

O estranho é que o fisco tenha deixado a dívida avolumar-se até dimensões inaceitáveis e só agora, mais de um ano depois dos Loureiros partirem alguém se lembrou de os investigar, provavelmente porque está mais interessado em salvar a face do que com o comportamento do autarca e do roqueiro. Depois de casa roubada, trancas à porta.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Faça-se uma sindicância à DF do Porto no sector da cobrança das dívidas fiscais e apurem-se as responsabilidades.»

AS UNIÕES DE FACTO

Se antes do prazo de entrega da declaração de rendimentos a DGCI tivesse informado sobre a intenção de fiscalizar estas situações alertando para o que considerava provas aceitáveis, teria cobrado mais imposto e evitado muito trabalho. EM vez disso preferiu o silêncio e a caça à multa depois das declarações entregues.

Numa instituição com tanto por fazer teria sido mais inteligente e sinal de competência poupar nos recursos humanos, orientando-os para sectores prioritários, do que montar esta armadilha e atafulhar os serviços de processos. Ser esperto não é ser competente, é pena que neste caso o director-geral dos Impostos não o tenha percebido. Agora corre o risco de perder mais impostos por falta de meios humanos do que a receita que consegue arrecadar com esta artimanha, enfim, um bom exemplo do que é a má gestão no fisco.

O JUMENTO NOS OUTROS BLOGUES

  1. O "Planetas Politik" acha que a água salgada não fez mal à palha.
  2. O "PS Lumiar" também acha que andam por aí uns artistas armados em sacerdotisas da democracia que vestem toga.
  3. O "Nem Paz, Nem Guerra" ficou a saber das borlas para Pequim.

HUMOR (OU TALVEZ NÃO) NO CÂMARA CORPORATIVA

«Convocada uma reunião de emergência dos conselheiros mais próximos de Manuela Ferreira Leite para analisar o preocupante desempenho positivo da economia portuguesa no II Trimestre, foi deliberado prometer que, na eventualidade de o país mergulhar em profunda depressão antes das eleições de 2009, Pacheco Pereira irá a Fátima a pé.»

ULITA ZLATKOVA

PUBLICIDADE

JEEP WRANGLER