quinta-feira, maio 10, 2007

Umas no cravo e outras tanta na ferradura

FOTO JUMENTO

Fragata do Tejo abandonada na margem

IMAGEM DO DIA

[AP]

«Casting, al desnudo. La empresa Naked News organizó en Nueva York un casting para encontrar una presentadora para sus ya famosos informativos al desnudo. En la imagen, Kortney Kaiser, de 23 años, una de las finalistas.» [20 Minutos Link]

JUMENTO DO DIA


Em busca de protagonismo

Helena Roseta não esperou sequer pela posição oficial do seu partido, entregou o cartão, inventou um grupo de independentes e partiu em busca de protagonismo político, algo que procura desde que entrou na política. É evidente que mais do que uma candidatura estamos perante uma jogada que não passa de um ensaio para outros passos por parte de algumas das personalidades que votaram em Manuel Alegre.

Helena Roseta não podia esperar pela escolha do PS, mandou uma carta a Sócrates "oferecendo-se" para o cargo e como não foi escolhida à margem da organização do partido a que aderiu e que lhe tem permitido ter protagonismo político vestiu-se de independente defensora da cidadania e avançou.

Isto não é nem independência nem defesa da cidadania, isto é puro oportunismo político e os eleitores de Lisboa vão perceber que o que Helena Roseta pretende não é resolver os problemas da cidade, é resolver os seus próprios problemas e testar uma solução política que vai defender nas próximas eleições legislativas.

O REGRESSO DO GOUVARISMO

«Ninguém sabia quem era Miguel Paes do Amaral, antes de a TVI tornar conhecido o nome de Miguel Paes do Amaral. Até então, Miguel Paes do Amaral nada fizera de notório que o assinalasse entre os varões da cristandade. A TVI, além de propagar instrutivos programas como o Big Brother ou A Quinta das Celebridades, patrocinou a aura caseira de Miguel Paes do Amaral, que passou a figurar nas revistas dessas coisas. Hirto, semblante gelado, impávido, olhos de berlinde, pescoço rígido, colarinhos altos, gomados, fatos brunidos, gravatas a condizer com os coloridos lencinhos de casaco, sapatos de verniz, o homem dá ares ao conde Gouvarinho.» [Diário de Notícias Link]

Parecer:

O retrato de Miguel Paes do Amaral feito por Baptistas Bastos, uma delícia.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

MAIS UMA VERGONHA DA NOSSA (IN)JUSTIÇA

«Há 50 mil inquéritos findos no Departamento de Investigação e Acção Penal (DIAP) de Lisboa, mas os arguidos continuam a desconhecer o arquivamento do processo. Em causa está a falta de meios para dar cumprimento às notificações.» [Correio da Manhã Link]

Parecer:

Às vezes interrogo-me se no meio de tanta confusão a nossa justiça conseguirá fazer alguma justiça. Vivemos num país onde podemos ser arguidos mesmo depois de o MP ter concluído somos inocentes só porque não consegue arquivar os processos. Pior do que isto só África!

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Fiquemos tranquilos, a procuradora Morgado entre três comunicados de imprensa e duas entrevistas vai resolver o problema.»

PARA QUE SERVE UM RETRATO ROBOT?

«O retrato-robô do suspeito, que a PJ possui, mas não divulga, está a provocar polémica noutras polícias, que só na segunda-feira passaram a tê-lo mesmo em seu poder. "Não é normal e até se afigura contraproducente, a Judiciária possuir aquele retrato e não o ceder de imediato a outras polícias nem o divulgar publicamente", criticou fonte da PSP, em declarações ao DN, sustentando que "é hora de deixar de lado vaidades, quintinhas e competições entre polícias".

"É a primeira vez, em muitos anos como agente policial, que constato uma situação desta natureza", lamentou aquela fonte, que pediu o anonimato, acrescentando que, "quando se elabora um retrato- -robô, a intenção é precisamente proceder à sua divulgação, com a finalidade de transmitir o máximo de elementos possíveis".» [Diário de Notícias Link]

Parecer:

Esta PJ há muito que carece de uma limpeza profunda.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Ofereça-se uma moldura ao director Nacional da PJ para que decore o seu gabinete com o retrato robot.»

MAIS UMA DE SANTANA LOPES

«Pedro Santana Lopes enviou ontem uma carta ao presidente do Tribunal de Contas (TC) solicitando que este órgão certifique as finanças da Câmara Municipal de Lisboa no último ano do mandato de João Soares (2001) e nos três últimos anos, já sob a liderança de Carmona Rodrigues. "As pessoas dizem o que lhes vem à cabeça sobre a situação financeira do município. Esta tendência vai acentuar-se nos próximos tempos, com o período eleitoral que aí vem. É tempo de se saber toda a verdade sobre este tema", disse Santana ao DN, justificando esta iniciativa.» [Diário de Notícias Link]

Parecer:

Imagine-se que as centenas de ex autarcas escrevessem ao Tribunal de Contas para emitirem certificados de boas contas aos derrotados. Santana Lopes parece que entrou ontem na política.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Sugira-se a Santana Lopes que tenha mais calma e boa disposição, esta não é a melhor forma de aparecer na comunicação social.»

CAVACO DÁ MAIS UMA MÃO A SÓCRATES

«Cavaco Silva associou-se ontem ao programa governamental Novas Oportunidades, entregando diplomas e certificados do Ensino Básico a adultos na Escola Secundária Marquês do Pombal, em Lisboa. Entre os 25 alunos que receberam diplomas estavam quatro funcionários da Presidência da República, a quem dirigiu "uma palavra especial" num discurso em que fez o elogio à "formação ao longo da vida". » [Jornal de Notícias Link]

Parecer:

O que seria Cavaco se não tivesse estudado?

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Dê-se conhecimento a Marques Mendes.»

A MENTIRA DO DIA

«"Envolveríamos os mesmos meios qualquer que fosse a nacionalidade da criança, se isso se justificasse", garantiu o inspector-chefe da PJ, questionado sobre se o desaparecimento de uma criança portuguesa mereceria a mesma atenção das autoridades.» [Público assinantes Link]

Parecer:

É evidente que o senhor inspector-chefe acha que os portugueses são maus de memória.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Aprovem-se os esforços, que sirvam de modelo para situações futuras pois no passado nunca se viu nada igual.»

A PROIBIÇÃO DE FUMAR GERA NOVOS HÁBITOS

«A proibição do fumo em pubs e bares da Irlanda do Norte gerou uma nova palavra em inglês para designar o ato de flertar e fumar nas portas do estabelecimento.

O termo é "smirting", que mistura as palavras "smoking" (fumar em inglês) e "flirting" (flertar).» [BBC Brasil Link]

CRIADA A ENCICLOPÉDIA DA VIDA [Link]

«La Enciclopedia de la Vida es un ambicioso proyecto que en pocos años recopilará la información disponible sobre las 1,8 millones de especies vivas que existen en la Tierra.

Jim Edwards, director ejecutivo de la Enciclopedia de la Vida (EOL, sigla en inglés), ha señalado que el proyecto es "ambicioso. Recogerá todas las especies -vegetales, animales y otras formas de vida- conocidas en la Tierra". » [20 Minutos Link]

OUTRO QUE GOSTA DE IATES DE LUXO

«Sin embargo, la oposición de Sarkozy no parece estar dispuesta a mostrarse tan condescendiete. Incluso en el diario conservador 'Le Figaro' uno de sus colaboradores recuerda hoy como el líder conservador se presentó a la sociedad francesa durante la campaña electoral como el "candidato del pueblo" y la persona que quería representar a "la Francia que madruga", aspectos estos, incompatibles con sus días de lujo en aguas maltesas.» [20 Minutos Link]

A NOVA VEDETA DA ROMÉNIA

«Tiene sólo cuatro años pero Cleopatra Stratan ha conseguido, en menos de 10 meses, colocar su single "Ghita" en el número uno de las listas de Rumanía y amenaza con repetir su éxito en el resto de Europa, después de que su videoclip haya recibido más de millón y medio de visitas en Youtube.

Sin embargo, Cleopatra puede pasar de ser la artista musical del año a un hito en su país si materializa, mañana jueves, alguna de las tres nominaciones que ha recibido para los premios MTV de Rumanía a la mejor canción, mejor álbum y mejor artista revelación.» [20 Minutos Link]

A DGCI APERTA DÍVIDAS AO FISCO

«Os contribuintes com dívidas em processos de execução fiscal vão passar a ser penhorados no prazo máximo de dois meses.

Este foi o objectivo traçado pela Direcção-Geral dos Impostos (DGCI) na semana passada, altura em que colocou em funcionamento uma nova aplicação informática que permite identificar e penhorar no prazo de 60 dias os contribuintes nesta situação.

Numa nota interna enviada aos serviços a que o PÚBLICO teve acesso, o Núcleo de Modernização para a Justiça Tributária (NMJT) informa que já foi disponibilizado no Sistema Informático de Penhoras Automáticas (SIPA) uma nova prioridade designada "Lista de contribuintes com dívida nova penhorável, instaurada há menos de 60 dias".» [Público Link]

Parecer:

Para além de denunciar que uma boa parte do sucesso do fisco não se deve ao dr. Macedo, esta notícia obriga a que se questione o que andam a fazer os subdirectores-gerais já que apesar de existirem estruturas orgânicas com competências parece ter sido necessário criar um núcleo de meia dúzia de pessoas para que as dívidas ao fisco.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Verifique-se se o subdirector-geral da justiça tributária já parou de se coçar pois parece que é o que anda a fazer há muitos anos.»

O JUMENTO NO TECHNORATI

  1. Um obrigado ao "O Bico de Gás" [Link] que nomeou O Jumento para "Thinking Blog".

  1. O "Manuelinhodevora" [Link] gostou das críticas à mais recente ideia de Marques Mendes, a criação de um ministério para as pequenas e médias empresas.
  2. O "Breviário das Coisas Breves" [Link] gostou da ideia de os hotéis oferecerem dormidas a bloggers a troco de posts.
  3. O "Escudo" [Link] pescou uma notícia curiosa n'O Jumento. Aproveitei para retribuir o link.