domingo, maio 13, 2007

Umas no cravo e outras tantas na ferradura

FOTO JUMENTO

Palácio dos Marqueses de Fronteira

IMAGEM DO DIA

[Chung Sung-Jun/Getty Images]

«SEOUL, SOUTH KOREA - Couples kiss at a "Kiss Kiss Festival" event on May 11, 2007 in Seoul South Korea. Thirty couples participated in the event which was held to select a couple to be models for an advertisement for a local pharmaceutical company famous for its vitamin C products.» [Tiscali News Link]

CARTAZ D'O JUMENTO: A AMBIÇÃO SEGUNDO MARQUES MENDES

JUMENTO DO DIA


O galo da Índia

Alguém perguntou a Paulo Portas se está ou não a favor da adesão da Turquia à UE? Duvido que alguém lhe tenha perguntado ou que algum líder europeu esteja interessado na sua opinião. Depois de ter dito que a sua moção de estratégia propunha uma remodelação do Governo, indicando mesmo quais os ministros que devem sair. Paulo Portas inclui agora nessa mesma moção a recusa da entrada da Turquia na UE.

Cheguei a pensar que Paulo Portas estava a brincar aos "papás e às mamãs" e tinha confundido a moção de estratégia de um pequeno partido, mas afinal o estado de demência do líder do CDS é ainda maior, agora acha que a sua moção de estratégia é importante para o futuro da Europa.

PORTAS O REMODELADOR

Paulo Portas encontrou uma forma de obter exposição mediática, começou a exigir uma remodelação governamental enumerando mesmo os ministros que ele entende que devem ser substituídos. Esperemos agora que Portas explique se consideram todos os outros como bons e muito bons e quem pensa colocar nos lugares que quer ver vago, sugerimos desde já Telmo Correia para a pasta da Economia, o seu amigo fez um excelente lugar quando esteve no turismo.

MOVIMENTO DOS CIDADÃOS POR LISBOA

Já alguém tinha ouvido falar deste movimento, ou visto algo em movimento em resultado das pessoas que nele participam. Eu nunca ouvi falar de tal movimento e quanto a Helena Roseta tem estado mais preocupada com o seu protagonismo e o de Manuel Alegre do que os problemas da autarquia de Lisboa.

ERRO NA ORDEM ALFABÉTICA

A página do PSD [Link] tem uma secção de "imagens permanentes" onde são disponibilizadas imagens de todos os seus líderes. A lista está por ordem alfabética mas tem um pequeno erro, os nomes de Rui Machete e de Santana Lopes estão fora da ordem alfabética.

Adivinhem quem é apresentado em último lugar.

BENTO XVI APROVOU O FIM DO LIMBO

«O limbo apareceu na Idade Média para atenuar esta crueldade. Assim, as crianças sem baptismo ficavam privadas da visão de Deus, mas não eram condenadas ao inferno. Erguia-se, porém, legítima, a pergunta: não se trataria ainda de um castigo?, e como poderia Deus, infinitamente poderoso e bom, estar dependente, em ordem à salvação, de uma concha de água?» [Diário de Notícias Link]

Parecer:

O Padre Anselmo Borges parte do "pecado" original para explicar o fim do limbo, uma aberração que persistiu até ao século XXI.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

O NÍVEL DOS IMPOSTOS TORNA A ECONOMIA MAIS COMPETITIVA?

«A economista e consultora do BPI sublinhou que não há nada que permita mostrar que o nível de fiscalidade e a competitividade de um país estão ligados, recorrendo às classificações internacionais. E nestas há exemplos para todos os gostos. Estados Unidos e Japão, o quinto e sexto países mais competitivos do mundo, têm cargas fiscais na casa dos 30% do PIB. Contudo, os países nórdicos, Finlândia, Suécia e Dinamarca, que ocupam o segundo, terceiro e quarto lugares em matéria de competitividade, convivem com cargas fiscais altíssimas, da ordem dos 50% a 60%. Quando se passa para Holanda, Alemanha e Reino Unido, que ocupam as sétima, oitava e nona posições, as cargas fiscais variam entre 30% e 45%. Logo, Teodora Cardoso tem razão: não há nenhuma espécie de ligação entre os dois fenómenos.» [Express assinantes Link]

Parecer:

Nicolau Santos questiona a opinião de Teodora Cardoso.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «»

DE REGRESSO À BARBÁRIE

«Ora, esta semana, o país ficou a conhecer a confirmação de um facto que já era intuído a partir de informações e sinais dispersos. Também em Portugal há uma nova casta de privilegiados que gerem o poder económico e que têm direito a benesses remuneratórias que os colocam acima do comum cidadão. São os gestores ou administradores. Os gestores ou administradores de topo que, segundo um estudo da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários, mais que duplicaram os seus salários entre 2000 e 2005, auferindo um total de 3,5 milhões de euros em 2005. Sendo que as vinte empresas mais cotadas na bolsa aumentaram ainda mais os seus gestores ou administradores, um aumento que neste caso é de 3,2 vezes, ou seja, de 220 por cento.Isto num país onde para o mesmo período o aumento salarial médio dos trabalhadores foi de 15,7 por cento. Isto no país onde, em 2006, os salários baixaram 0,9 por cento em valores reais. Isto no país em que os trabalhadores perderam, em 2006, poder de compra como não acontecia há 22 anos. Isto num país que, segundo um estudo da Comissão Europeia, foi o país da zona euro com menor crescimento na sua economia. É neste país que há uma nova casta, à semelhança do que acontece nas outras sociedades capitalistas em mutação, uma casta de gestores ou administradores económicos, os novos serventuários do poder real, o poder económico e logo político, onde se destacam os gestores ou administradores das empresas que vivem da especulação financeira, a nova ordem de valores do capitalismo, e que lideram a bolsa.» [Público assinantes Link]

Parecer:

São José Almeida põe o dedo na ferida.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

VOLTÁMOS AO PONTO DE PARTIDA

«Mais de vinte anos depois de ter aderido à Comunidade Económica Europeia (CEE), Portugal prepara-se para regressar ao ponto de partida. No final deste ano, o produto «per capita» português será de apenas 64,7% da média da zona euro. É preciso recuar até 1989, quando estava nos 64,2%, para encontrar um valor mais baixo. Pelo meio ficaram mais de duas décadas em que Portugal beneficiou de fluxos financeiros que ajudaram a chegar a 73,2% da riqueza europeia há sete anos.

Este valor é medido em paridade de poderes de compra, ou seja, tem em consideração o facto de Portugal ter um nível de preços inferior aos seus parceiros europeus e, por isso, com um mesmo rendimento ser possível adquirir um maior número de bens. Sem este ‘efeito’ a riqueza média por português não iria além dos 52,8% este ano.» [Expresso assinantes Link]

Parecer:

O mais curioso é que não há responsáveis, Cavaco é PR, Sampaio e Guterres são figuras internacionais, Pina Moura um gestor bem sucedido, etc., etc.. Moral da história: "quando o mar bate na rocha quem se lixa é o mexilhão!".

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Nomeie-se os principais responsáveis.»

MINISTÉRIO PÚBLICO LIDERA INVESTIGAÇÃO NO CASO DA MADELEINE

«O Ministério Público, através do procurador de círculo de Portimão, José Magalhães Menezes, chamou entretanto a si o processo de investigação do desaparecimento da criança inglesa. A investigação passa assim a ser dirigida por este magistrado, que está sob dependência directa do procurador distrital de Évora, Luís Verão. Contudo, a PJ continua a ter autonomia técnica para investigar. » [Público assinantes Link]

Parecer:

O que ganha a investigação com esta decisão do MP? O que pretende o MP, assegurar resultados à investigação ou ganhar protagonismo?

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Solicite-se um comentário ao Procurador-geral.»

TENTOU DESTRUIR O RETRATO DE MAO NA CIDADE PROIBIDA

«Un vándalo ha desfigurado el gigantesco retrato del ex líder chino Mao Zedong que cuelga sobre la Ciudad Prohibida de Pekín, según testigos.

La fotografía, aunque habría sido dañada por hollín después de que el asaltante lanzara aparentemente un objeto en llamas contra ella, está prácticamente intacta.

Operadores de limpieza intentan "devolverla" a su normalidad.» [20 Minutos Link]

OCIDENTE APOIA INDEPENDÊNCIA DO KOSOVO

«EEUU y los países europeos presentaron el viernes en el Consejo de Seguridad de la ONU un proyecto de resolución que apoya la independencia, bajo supervisión internacional, para la provincia serbia de Kosovo, pese a que Rusia, aliada de Serbia, se opone a esta decisión.

Como muestra de ello, Rusia dijo el sábado que no podía aceptar algunas partes del borrador de una resolución y amenaza con vetarla sino se prosigue con las negociaciones.» [20 Minutos Link]

NO IRAQUE SÃO ROUBADOS 100.000 A 300.000 DE BARRIS DE PETRÓLEO POR DIA

«Between 100,000 and 300,000 barrels a day of Iraq’s declared oil production over the past four years is unaccounted for and could have been siphoned off through corruption or smuggling, according to a draft American government report.

Using an average of $50 a barrel, the report said the discrepancy was valued at $5 million to $15 million daily.» [The New York Times Link]

PROSTITUTAS ITALIANAS DÃO BORLS A MULTADOS

«Las prostitutas de la ciudad italiana de véneta de Padua ofrecerán sus servicios gratis en el caso que sus clientes sean multados por la policía como respuesta a una ordenanza en su contra por parte del alcalde Flavio Zanonato.

Esta nueva orden tiene el objetivo de cohibir a los clientes de la prostitución con multas de hasta 50 euros. Así mismo también serán aplicadas a cualquier persona que con su vestimenta ofenda la "decencia pública". »
[MinutoUno Link]

FOOTBAG

O Cristiano Ronaldo que tente para ver se é capaz.

JASON FASSNACHT [Link]

BEATA [Link]

ANETA JURASZEK [Link]

RENYA NIHIL [Link]

PATADA DE UMA VACA

O GALGO MAIS RÁPIDO DA CORRIDA

AZAR NO TESTE [Link]

Depois de falhar todas as 100 perguntas o professor enviou-lhe este mail:

«Dear Michael, Every year I attempt to boost my students' final grades by giving them this relatively simple exam consisting of 100 True/False questions from only 3 chapters of material. For the past 20 years that I have taught Intro Communications 101 at this institution I have never once seen someone score below a 65 on this exam. Consequently, your score of a zero is the first in history and ultimately brought the entire class average down a whole 8 points.

There were two possible answer choices: A (True) and B (False). You chose C for all 100 questions in an obvious attempt to get lucky with a least a quarter of the answers. It's as if you didn't look at a single question. Unfortunately, this brings your final grade in this class to failing. See you next year!May God have mercy on your soul.Sincerely,Professor William Turner

P.S. If all else fails, go with B from now on.
B is the new C»

MERCEDES BENZ SLK

[2][3]

FOOTBALL RESISTANCE

STUDIO UNIVERSAL