terça-feira, maio 22, 2007

Umas no cravo e outras tantas na ferradura

FOTO JUMENTO

Dragonito (Imagem enviada pelo amigo A.M./Quebeque)

IMAGEM DO DIA

[The Fayetteville Observer, Johnny Horne / AP]

«Cita en las estrellas. La luna, fotografiada junto a Venus en una foto tomada desde Stedman, Carolina del Norte, EE. UU.» [20 Minutos]

JUMENTO DO DIA


Candidato original

Fernando Negrão, o candidato do PSD à CML, deu provas de uma grande originalidade ao iniciar a sua campanha por um centro de dia para idosos. Para além do populismo mostra algum oportunismo pois quando esteve no Governo teve a pasta da segurança social e nessa altura não pareceu estar assim tão preocupado com a terceira idade.

Talvez Negrão tenha razão, com mais uma gestão desastrosa da autarquia só os idosos ficarão em Lisboa.

INCÊNDIO NO "CUTTY SARK"

Os barcos são um dos meus temas preferidos pelo que o incêndio no "Cutty Sark" até porque o famoso clipper também foi português:

O "Ferreira" acostado em Birkenhead

«After being sold to J. Ferreira & Co. Cutty Sark was renamed the Ferreira. Reminiscent of her days in the late 1870s and early 1880s, Ferreira tramped various cargoes mainly between Portugal and her empire, and was a regular visitor to Rio, New Orleans, Mozambique, Angola and the UK. In the twentieth century she traded regularly between Oporto, Rio, New Orleans and Lisbon, and her crew claimed she was still capable of doing sixteen knots.

In October 1915 Portugal declared war on Germany which meant that the ship was in constant danger of being sunk by enemy naval activity. She survived unscathed until May 1916, when the rolling of the ship in bad weather led to the dismasting of the main mast and everything above the fore lowermast and the mizzen top-masts. Badly damaged, Ferreira was towed into port, arriving at Table Bay, South Africa. The cost and rarity of adequate masts and yards due to the war meant that she was converted into a barquentine (fore and aft rig) over an eighteen month period at Cape Town. » [Cutty Sark]

E por falar no "Cutty Sark" , o último clipper do chá, talvez seja a ocasião de perguntar o que é feito da fragata D. Fernando II e Glória?

Reconstruído para ser exposto na Expo98 foi depois remetido para a doca de Alcântara onde permanece algum tempo para depois ter sido levado (ao que julgo) para o Arsenal do Alfeite. Para quando a recuperação da fragata e a construção de um cais com a dignidade que este navio merece?

QUEM APOIA MANUEL ALEGRE?

Depois de ver Helena Roseta colar-se à imagem de Manuel Alegre numa entrevista a uma televisão parece-me que o silêncio de Manuel Alegre. Espera-se uma posição.

O PROCESSO DISCIPLINAR IDIOTA

O Estatuto Disciplinar da Função Pública não prevê qualquer pena para os dirigentes que decidam abrir processos disciplinares idiotas, nem há forma de interromper um processo disciplinar idiota, mas se até ao fim do dia de hoje o primeiro-ministro não tomou posição sobre o processo movido ao funcionário que contou uma piada sobre o diploma mais hilariante do país é porque concordou com a decisão da sinistra dirigente do ministério da Educação.

Quem cala consente e se Sócrates consente isso significa que o primeiro-ministro acha que funcionários que digam algo que lhe afecte a imagem devem ser sujeitos a um processo disciplinar.

Será que Sócrates é tão paro que não perceba isto? Começo a achar que sim, o poder faz mal a muita gentes, como diziam os anarquistas "o poder corrompe", se é que nos políticos de hoje há mais alguma coisa para corromper.

A REVOLTA DA CLASSE MÉDIA

«Só que a democratização económica inverteu-se nos últimos trinta e tal anos. As desigualdades regressaram em força. Com o alargar do leque dos rendimentos voltou, até, a estratificação social, típica da era anterior à revolução industrial. Vejam-se os condomínios fechados. A tendência para o agravamento das disparidades de riqueza dentro da mesma sociedade não decorre apenas, nem sobretudo, de políticas ditas neoliberais. Dois factores pesam aqui: a globalização e as novas tecnologias.

Ao lançar no mercado mundial centenas de milhões de trabalhadores com salários baixíssimos, a globalização trava as subidas salariais nos países ricos, principalmente de quem concorre directamente com artigos provenientes da China, Índia, etc. Mais importante ainda, as novas tecnologias levam a grandes diferenças salariais entre quem se movimenta à vontade na informática e os outros, os info--excluídos. Acresce que a crescente mediatização da vida moderna promove distâncias abissais entre o que ganham os profissionais conhecidos do público e os ganhos dos obscuros restantes. » [Público]

Parecer:

Um bom artigo de Sarsfield Cabral.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se e mande-se cópia para o director do DN. »

A ANEDOTA DO DIA

«O discurso de José Sócrates sobre a nova Lei da Nacionalidade surpreendeu os que prestavam atenção às palavras do primeiro-ministro. Isto porque, no meio das frases da praxe, Sócrates pediu o esforço de todos por um país mais... pobre.

«Quero deixar-vos também uma palavra de confiança, confiança em vós, nas vossas famílias e a certeza que cada um de vós dará o seu melhor para um país mais justo, para um país mais pobre... perdão, para um país mais solidário, mais próspero, evoluído», disse o chefe do Governo, corrigindo de imediato a «gafe». » [Portugal Diário]

Parecer:

Acontece a qualquer um, quando menos se espera foge a boca para a verdade.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Questione-se o secretário de Estado da Administração pública se contar a gafe do primeiro-ministro durante a hora de serviço constitui uma infracção disciplinar e se em caso de processo disciplinar os funcionários deverão ser suspensos.»

ESCOLA DA ARRUDA MOSTRA COMO TER SUCESSO A MATEMÁTICA

«Não há receitas milagrosas, começa por dizer José Melícias, delegado da Matemática do ensino básico do Externato João Alberto Faria. Mas há seguramente factores que explicam como é que o estabelecimento de ensino de Arruda dos Vinhos levou este concelho a distinguir-se como o único em todo o país a apresentar uma média no exame nacional de Matemática do 9.º ano superior a 3 valores (numa escala de 1 a 5), em 2006.

"Há um grupo de professores relativamente estabilizado, alguma cultura de escola que tem a ver com a exigência, um grupo de Matemática pouco atreito a algumas inovações pedagógicas [saber a tabuada é mais importante do que saber utilizar a calculadora, interdita no 2.º ciclo]", explica José Melícias. » [Público]

Parecer:

A receita é tão simples como evidente e só prova as barbaridades pedagógicas que foram cometidas nas escolas.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Dê-se conhecimento à ministra da Educação.»

A CANDIDATA CUMPRIU A PROMESSA

«La candidata al Senado belga Tania Derveaux finalmente ha cumplido su promesa a quienes se apuntaron por internet a su oferta de realizar 40.000 felaciones a cambio de votos con una sesión de sexo oral virtual a través de su correo electrónico.

La "sorpresa" que la candidata del partido de protesta "NEE" ("No" en neerlandés) había prometido a todos los que se apuntaban en una lista en su página web consiste en un vídeo -no apto para menores- en la plataforma de YouTube, en el que una joven japonesa finge una felación. » [20 Minutos]

O JUMENTO NO TECHNORATI

  1. O "Gato Fu" pescou uma notícIa no palheiro.
  2. Identificado e retribuído o link do "Arrochadas 2.0"

TOP 5: MOTORCYCLE CRASHES 2005-2006

BRIAN PAWLOWSKI

MICHAEL WALSH

MATUSCIAC ALEX

ANTONIO DA RE

BIN LADEN IS A BIG FAT

ALKA SELTZER

[2][3]

DIESEL -GLOBAL WARMING READY

[2][3][4][5][6][7][8][9]

NANDO-FIX GUM