domingo, maio 06, 2007

Umas no cravo e outras tantas na ferradura

FOTO JUMENTO

O cão, o Pai Natal e a bandeira do Benfica, Lisboa

IMAGEM DO DIA

[Heather Faulkner - AFP/Getty Images]

«A customer watches his truck being washed with recycled water by a bikini-clad employee of "Bubbles 'n Babes", a nude car wash service of drought-stricken Brisbane, Australia.» [Washington Post Link]

JUMENTO DO DIA


O cônsul honorário

Por estas horas já o ministro dos Negócios Estrangeiros deveria ter explicado com que critérios nomeou cônsul honorário de Portugal em Cabo Frio um empresário que foi detido pela justiça brasileira e que nas últimas eleições financiou o PS. O financiamento do partido no governo dá direito ao título de cônsul honorário?

SONDAGENS

A pior coisa que poderia suceder a um país que carece de reformas profundas seria ter m primeiro-ministro a governar em sondagens, prática que tem fortes tradições nacionais e de que Cavaco Silva foi um exímio praticante. Mas a segunda pior coisa que poderia suceder a este mesmo país seria ter um primeiro-ministro convencido de que tem sempre razão, assumindo uma postura autista e arrogante.

As sondagens raramente acertam nos resultados eleitorais mas não deixam de ser um aviso, principalmente quando mostram que o Governo está em queda.

A TERCEIRA IDENTIDADE

«Por detrás de Carmona Rodrigues, ao lado, em cima, a aplaudir às claras, a conspirar às escuras, a conspirar às claras, a mover-se quer como um polvo, quer como aqueles pombos que vinham nos livros antigos de zoologia, um a que tinham tirado o cérebro e ficava firme e hirto, outro a quem tinham tirado o cerebelo e ficava ali pousado na sua própria gravidade, está uma entidade pouco visível em todo este processo. Na sua declaração, Carmona Rodrigues referiu-se-lhe de passagem sem a nomear. Esta terceira entidade na crise lisboeta, não sendo decisiva em nada de importante como seja ganhar eleições, é fundamental nas peripécias. Ora peripécias é o nome do processo de Lisboa a partir de agora. Esta entidade é o aparelho político do PSD em Lisboa, a distrital de Lisboa.

Duas prevenções são necessárias. Uma é que a distrital de que falo está muito para além da sua actual presidente, e pouco tem a ver com ela, já lá estava antes, estará lá depois. Os presidentes passam, mas os mesmos homens e mulheres lá ficam agarrados aos seus pequenos e pequeníssimos poderes, nas secções, uns na oposição, outros controlando secções onde funcionam como caciques há longos anos. Todos têm um longo historial de conflitos, agudíssimos pela proximidade, uns contra os outros, aliando-se e zangando-se conforme as conveniências, arregimentando-se atrás da "situação" (a distrital e o seu presidente, ou os autarcas em funções), ou combatendo-a sem descanso. São várias centenas de pessoas, do PSD, da JSD e dos TSD, que "militam" no preciso termo da palavra, mantêm as estruturas a funcionar, reúnem-se, discutem, organizam umas sessões, mas, acima de tudo, prosseguem uma actividade de marcação de território, de conquista ou minagem.

A segunda prevenção é que tudo o que eu digo sobre a distrital de Lisboa é aplicável ipsis verbis à estrutura idêntica do PS na capital. Os dois partidos funcionam da mesma maneira e têm um "pessoal" político que parece tirado a papel químico. E a questão está muito para além de ser do PSD ou do PS. Tem a ver com a degradação acentuada dos aparelhos partidários em Portugal. Revelam-se na sua actuação não só velhas tendências diagnosticadas há muito na "oligarquização" dos partidos, mas também as fragilidades do tecido político nacional e a crise dos partidos dentro da crise mais geral das mediações nas sociedades que caminham da democracia para a demagogia.

Eu conheço bem esta realidade porque fui presidente da distrital de Lisboa, onde ganhei duas eleições (uma das quais as primeiras directas no PSD) e perdi vergonhosamente uma. Foi a minha experiência política mais desastrosa, mais desgastante, menos rewarding, mas foi aquela em que aprendi mais e, num certo sentido, uma das mais interessantes para perceber muita coisa que se passa no PSD, e o próprio PSD e o PS. Prometo a mim próprio há muitos anos escrever uma memória destes tempos, mas talvez ainda seja cedo ou tarde de mais, até porque os nomes circulantes continuam por aí, e continuarão até morrer porque esse é o seu modo de vida. Já estiveram comigo, com os meus opositores, com os opositores dos meus opositores, com os amigos e com os inimigos, mas estão lá, que é o que interessa. Muitos deles são instrumentais na crise de Lisboa, uns a favor de Carmona, outros de Marques Mendes, outros virulentamente contra os dois, ou só contra um deles. Farão tudo para se defender e aos seus lugares, e farão tudo para varrer os outros dos lugares. É a lei da selva mais dura que para aí anda, com um grau de produção de "inimigos íntimos" sem dimensão fora da política, mas "eles" são a distrital de Lisboa e não há outra.

Tiro já da equação factores que têm hoje um pequeno papel em todo este processo. Um é a componente ideológica e partidária, a adesão a um corpo de ideias e políticas, uma obrigação de intervenção cívica, que nos primeiros anos do PSD era um motivador das suas "bases" e que agora é apenas uma sobrevivência inútil. As listas nas secções e na JSD não têm qualquer lastro ideológico e político e são quase inteiramente "posicionais": contra este ou aquele, de "oposição ao líder", ou ao seu serviço, a favor deste ou daquele grupo, deste ou daquele interesse. O essencial é constituir sindicatos de votos que ou são livres de se deslocarem ao serviço dos seus donos, ou são emanações de outros grupos e de outras pessoas, de cujo sucesso político ficam dependentes, como é o caso dos "santanistas". As velhas classificações, como a de "sá carneirista", são hoje meramente instrumentais e usam-se cada vez menos. Um dos grandes "sá carneiristas" que conheci numa secção dos subúrbios de Lisboa mal verificou que não seria recandidato a uma vereação, depois de fazer tudo, e foi mesmo tudo, para conseguir manter o lugar, acabou depois por procurar o PRD, o PSN e por fim o PDC, partidos que existiam apenas nominalmente, para conseguir candidatar-se contra o PSD. Existe ainda a "camisola", uma identidade laranja forte, principalmente nos mais velhos, mas é uma atitude póstuma nas cidades, embora ainda haja pelo país fora sobrevivências desta antiga cultura de partido, feita da resistência nos anos difíceis dos anos 70 e 80, ela está em extinção.

O segundo factor é a ilusão de que haja qualquer ética de serviço público, qualquer vontade cívica, qualquer projecto que não esteja ao serviço de objectivos que são para eles "profissionais" no sentido pleno, para si ou para os seus familiares e amigos. Ninguém quer verdadeiramente ganhar nada, mas querem manter o statu quo e esse statu quo é medido pelo número de lugares de que dispõe um grupo ou uma secção e a sua categoria (a resistência do aparelho do PS a eleições em Lisboa é da mesma natureza). Esses lugares são aqueles que aparecem nas estatísticas da oposição como as dezenas e centenas de militantes do PSD e da JSD (lembro, no PS é a mesma coisa) que entraram para este ou aquele departamento da Câmara de Lisboa, esta ou aquela empresa municipalizada, gabinete da vereação ou serviço municipal.

Há os fiéis de Santana que Carmona afastou e que são violentamente anti-Marques Mendes, há os fiéis de Paula Teixeira da Cruz herdados de António Preto, que são pró-Marques Mendes, há os opositores a Paula Teixeira da Cruz e ligados a Helena Lopes da Costa, secretária-geral proposta por Luís Filipe Menezes, há os que se colaram a Carmona e ao seu poder autárquico e que sabem que, se este cair, caem com ele para o ajuste de contas dos seus adversários, lugar a lugar, secção a secção, há os "companheiros" do vereador A ou B, o seu grupo de apoiantes a quem atribuiu lugares na estrutura da câmara e que sabem que tão cedo não voltam, há uma miríade de interesses instalados que resistirão manu militari. Não me admira pois que mandem o partido às malvas e queiram desesperadamente lá ficar, a não ser que percebam que a sua atitude é inútil.

Face a eles não adianta perguntar qual o poder de Carmona, Paula Teixeira da Cruz ou Marques Mendes, porque a resposta é quase nenhum. Terão, talvez, algum poder em 2008, mas todos os seus adversários trabalham afincadamente para que não estejam lá em 2008 a fazer as listas para 2009. Há uma frase atribuída a Jaime Gama sobre os jornalistas, que dizia que "ou se tinha poder para os despedir ou dinheiro para os comprar". Infelizmente para todos, a situação nos partidos não é muito diferente e ninguém tem nem uma coisa nem outra.» [Público assinantes Link]

Parecer:

JPP escreve um artigo em que denuncia os aparelhos partidários apontando o dedo ao responsável pela crise a que se assiste na CM de Lisboa.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se na totalidade e acrescente-se a fotografia do responsável pela crise na CML.»

O CASO CARMONA

«Marques Mendes sempre disse e repetiu que a confiança política do PSD não dependia das decisões do Ministério Público. Infelizmente para ele, o argumento é circular: o PSD não retira a confiança política a ninguém por ter sido arguido de um crime grave, mas se alguém for arguido de um crime grave deixa de merecer qualquer espécie de confiança política. O caso de Carmona exemplifica bem este embaraço. Em Janeiro, Marques Mendes não exigiu a demissão de Carmona, quando a ingovernabilidade da câmara já era manifesta. Mas não hesitou em a exigir agora, com a câmara tão ingovernável como em Janeiro. Onde está a diferença? A diferença está em que, entretanto, o Ministério Público resolveu arguir Carmona Rodrigues. Não vale a pena insistir que as coisas não se passaram assim. Factos são factos.

Anteontem, tudo parecia enganadoramente bem. Parecia que o eng. Carmona aceitava com resignação o seu destino e que Marques Mendes, segundo declarou em conferência de imprensa, ia sem dificuldade e sem escândalo levar o partido a eleições. Só que ontem, de repente, Carmona estragou este idílio. Afinal, não chegara a nenhum entendimento com Marques Mendes. Pelo contrário, de acordo com a nova versão da história, o PSD assistira, num "insuportável silêncio" e "passividade", à campanha para correr com ele. E ele não "abandonava o barco" ou "permitia que o atirassem pela borda fora". Um gesto fútil, claro, e que a maioria do país provavelmente reprova ou, pior ainda, acha patético. Os vereadores do PSD não vão, com certeza, seguir Carmona e ele acabará por sair, humilhado e à força.

Sucede que, para o indivíduo Carmona, esta resistência talvez faça sentido. Deixar mansamente que o pusessem na rua equivalia a uma confissão de culpa. Para ele próprio, que não protestara, e para o público, que o veria dali em diante como um corrupto. Não chega insistir, como insistiu Marques Mendes, que um arguido não é um condenado. O cidadão comum não se interessa por esse género de subtileza. Na cabeça vulgar, o PSD não despediu Carmona porque o achava honesto. Por outras palavras, houve, de facto, um julgamento sumário e uma pena efectiva. O putativo "réu" ficou com a reputação definitivamente arruinada. Não admira que, em desespero de causa, tentasse equilibrar a balança, mesmo sabendo que o exercício é inútil e até ambíguo. O episódio justifica uma certa inquietação. Dando por indiscutível a seriedade e o carácter de Marques Mendes, resta que não se deve confundir "credibilidade" e justiça e que, na prática, elas se confundiram.» [Público assinantes Link]

Parecer:

Vasco Pulido Valente tem destas coisas, de vez em quando é brilhante.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se na íntegra.»

EXIGÊNCIAS DA DEMOCRACIA

«Foi esta semana inaugurada uma linha do Metro Sul do Tejo que corresponde a uma primeira etapa de uma primeira fase que se anuncia estar concluída em Dezembro de 2008. (...)

Não quero pensar que se tenha tratado do cumprimento de alguma promessa eleitoral feita no auge do desespero da conquista dos votos e, como tal, teria de ser cumprida independentemente de considerações de natureza económica ou financeira.

Só que as decisões políticas que custam dinheiro aos contribuintes têm de se basear em sólidos fundamentos técnicos e têm de identificar os protagonistas.» [Expresso assinantes Link]

Parecer:

Quem lê este artigo de Manuela Ferreira Leite onde a ex-ministra das Finanças defende a identificação dos protagonistas e insinua que se poderá ter tratado de uma manobra desesperada para conquistar votos fica logo a pensar "isto foi coisa dos despesistas dos socialistas".

Mas não foi e talvez Manuela Ferreira Leite tenha razão quando insinua que se terá tratado de uma manobra de desespero de quem precisava de votos, o protocolo para o desenvolvimento do MST entre o Governo e as autarquias, que marcou o lançamento do projecto, foi assinado em Abril de 1995 [Link]. E quem era o primeiro-ministro? O primeiro-ministro era Cavaco Silva e o protocolo foi assinado poucos meses antes do PSD perder as eleições legislativas já que o Governo de António Guterres só tomou posse a 28 de Outubro de 1995 [Link].

Bem vistas as coisas quem aprovou foi Cavaco Silva do PSD, o mesmo Cavaco Silva e o mesmo PSD que estavam desesperados por votos pois perderam as eleições legislativas e as presidências que se iam realizar.

É uma pena que Manuela Ferreira Leite se tenha ficado pelas insinuações e em vez de dizer que os protagonistas deveriam ser identificado não tenha dito logo quem eram, deixando no ar que teriam sido os seus adversários políticos.

É lamentável que com a idade que a senhora tem ainda não tenha percebido que a primeira exigência da democracia é a honestidade dos políticos, mesmo quando investidos nas funções de colunistas.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

PRESSA DE INAUGURAR PROVOCA MORTES?

«Numa das obras do Governo Regional, que ia ser inaugurada à tarde por Alberto João Jardim, um operário perdeu a vida. Foi o segundo acidente de trabalho mortal ocorrido na Madeira no espaço de cinco dias. O anterior também se registou numa obra a inaugurar.

Para o Sindicato de Trabalhadores da Construção Civil esta situação é justificada pelo ritmo das inaugurações feitas ultimamente na Madeira, por causa das eleições. [Correio da Manhã Link]

Parecer:

Poderá ser mera coincidência mas duas mortes em poucos dia em obras a inaugurar é motivo para suspeitar de pressa irresponsável.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Dê-se conhecimento a Marques Mendes que anda muito preocupado com falhas de carácter.»

SÓCRATES VAI DOAR MEDULA ÓSSEA

«Com este acto, no Hospital Pulido Valente, em Lisboa, Sócrates e os deputados pretendem incentivar a campanha de angariação de dadores de medula óssea, lançada este ano pela Associação Portuguesa Contra a Leucemia. » [Correio da Manhã Link]

Parecer:

É um gesto bonito mas...

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se ao doente se quer mesmo a medula do Sócrates.»

CARMONA INDEPENDENTE?

«Na sua declaração pública, em que anunciou manter-se firme no cargo, Carmona fez questão de avaliar de forma muito positiva a obra feita nestes dois anos em que liderou o executivo municipal. O seu núcleo mais próximo, incluindo os também independentes Fontão de Carvalho e Gabriela Seara, já equacionam a hipótese do autarca avançar para eleições e fazerem parte da sua equipa.

No Salão Nobre dos Paços do Concelho, na quinta-feira à noite, Carmona chamou a atenção para o estatuto dos independentes. "Todos falam na necessidade da renovação da classe política. O certo é que o sistema político-partidário deste país não está preparado para que independentes abracem a vida política e tentam de todas as formas expelir os corpos estranhos." Um sinal reforçado de que não tenciona abandonar a barca de Lisboa.» [Diário de Notícias Link]

Parecer:

Se Carmona se candidatar corre um sério risco de ter mais votos do que espera e fazer o PSD passar um mau bocado.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Aprove-se a candidatura.»

DIRIGENTES NOMEADOS PELO ESTADO NÃO SERÃO AVALIADOS

«O Governo reduziu o alcance do novo sistema integrado de avaliação de desempenho da administração pública (SIADAP) e, ao contrário do que estava previsto inicialmente, a avaliação não vai aplicar-se a todos. Só os funcionários e dirigentes intermédios serão divididos entre os melhores e os piores. Os dirigentes de topo, nomeados directamente pelo Executivo, deixam de estar sujeitos às notas de "desempenho relevante", "adequado" ou "inadequado. » [Diário de Notícias Link]

Parecer:

Compreende-se, se um dirigente nomeado pelo Governo tivesse nota negativa seria uma chatice, portanto são bons por definição.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se ao secretário de Estado da Administração Pública se conhece o significado da palavra hipocrisia.»

CARVALHO DA SILVA NÃO CONCORDOU COM A GREVE GERAL

«Carvalho da Silva preferia não avançar para a greve geral e terá defendido, nas reuniões das cúpulas da CGTP que “o momento político não era o mais adequado’’ para usar “a bomba atómica”. O líder preferia uma “greve de convergência de sectores” e pediu ‘‘cautela’’ mas, acabaria por votar vencido quando o Conselho Nacional apelou aos membros da CGTP para se decidirem sobre “se avançamos já para a greve geral”. A greve vai mesmo avante.» [Expresso assinantes Link]

Parecer:

Mais tarde ou mais cedo esta ingerência do PCP nos sindicatos vai acabar por os destruir já que não é sustentável que um partido de reduzida representação social controle os sindicatos.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se a Jerónimo de Sousa se esta greve serve para defender os interesses dos trabalhadores ou a interpretação que desses interesses faz o CC do PCP.»

PS EM QUEDA NAS SONDAGENS

«O primeiro-ministro não resistiu à polémica da licenciatura e sofreu um profundo desgaste na sua popularidade (-5,5%). Sócrates arrastou consigo o Governo (-1,5%) e o PS (-2%), que com 42,2% nas projecções de voto se afasta da maioria absoluta. A CDU seguiu a onda (-0,6%), em contraste com o PSD (+1,2%), o CDS/PP (+1%) e o BE (+0,3%). De acordo com os dados fornecidos pela sondagem Expresso/SIC/Rádio Renascença/Eurosondagem, com excepção do PS e do CDS, que viu o regressado Paulo Portas fixar-se em terreno positivo (+1%), os restantes partidos divergiram dos líderes: Marques Mendes (-1%) e Francisco Louçã (-1,7%) recuaram. Jerónimo de Sousa é o único responsável partidário com motivos para sorrir (+0,3) porque com um total positivo de 2,2% ultrapassou o presidente do PSD e subiu ao segundo lugar do «ranking». Mas o grande vencedor da batalha da simpatia foi o Presidente da República (+3,7%) que apresenta agora um saldo positivo de 55,7%. A Assembleia da República recuou (-3,6%), mas mantém-se acima da linha de água, enquanto o Governo atingiu o seu ponto mais baixo com um saldo de -8,4%.» [Expresso assinantes Link]

Parecer:

O mais curioso destas sondagens é que o Governo sobe e desce e a oposição pouco ganha.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Dê-se conhecimento a Sócrates esmo que ele diga que não quer saber de sondagens.»

PSD NÃO QUER INTERESSES DOS DEPUTADOS NA NET

«O presidente da Comissão Parlamentar de Ética, José Matos Correia, afirmou ontem que o PSD considera "uma falsa questão" a colocação dos registos de interesses dos deputados na Internet, bem como as suas faltas e respectivas justificações. "O registo de interesses já é público e qualquer pessoa o pode consultar, solicitando--o", lembrou, considerando bastante o facto de o princípio da publicidade estar "consagrado".» [Público assinantes Link]

Parecer:

O mesmo partido que queria acusar de corrupção quem tivesse dinheiro a mais não quer que os cidadãos tenham acesso à informação relativa aos deputados que elegeram.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se a Marques Mendes porque é contra.»

FORD VAI PAGAR 2.000 € AOS CLIENTES QUE TENHAM UM FILHO

«A Ford vai oferecer dois mil euros aos seus clientes que tenham um filho nos 24 meses seguintes à compra de um automóvel novo da gama familiar. A campanha, denominada Bebé Ford e cujo logótipo é uma grande barriga, é válida para veículos comprados a partir desta semana. A iniciativa de oferecer dinheiro em "troca" de um nascimento era até agora exclusivo de alguns municípios do interior do país ameaçados pela desertificação. Mas o importador do construtor norte-americano para Portugal afirma querer "contribuir para a causa social do aumento da natalidade. A taxa em Portugal é a mais baixa da Europa e, actualmente, chegou ao nível mais baixo dos últimos 12 anos", realça Santiago Sainz, director-geral de vendas e marketing da Ford Lusitana, o importador da marca para o mercado nacional. Ficam de fora, no entanto, as adopções - "isso não é contribuir para o aumento da taxa de natalidade...", comenta.» [Público assinantes Link]

ALDEIA AFEGÃ USA ÓPIO COMO MOEDA

«Paper money has all but disappeared from the village of Shahran-e-Khash. Instead the common currency is the one resource Afghanistan has no shortage of - opium.

At the market in this remote north-eastern corner of Afghanistan, five litres of engine oil - worth around £5 - can be bought for 100g of opium. Two bottles of Coca-Cola will set you back 18g. Even the children use opium to buy goods.

"All the children put a little bit of opium on a leaf as payment. They ask the shopkeeper, 'Please give me a pen, give me two notebooks, give me two biscuits and three pieces of chewing gum'," explained Shahran Pur, a tribal elder.» [The Independent Link]

PRAIAS EM MADRID

«Miguel Sebastián parece estar harto de aquella canción de Los Refrescos que decía 'Aquí no hay playa', pues se ha propuesto que quede totalmente olvidada y sin sentido.

El candidato socialista a la Alcaldía de Madrid ha anunciado que si gana las elecciones municipales del próximo 27 de mayo creará a lo largo del Manzanares tres playas de 4.500 metros cuadrados cada una, con piscinas de agua dulce.» [El Mundo Link]

QUEM SAI AO PAI NÃO DEGENERA

«A PJ do Porto efectuou, ontem, uma busca à Câmara de Gondomar. Da diversa documentação recolhida, os inspectores levaram o Plano de Urbanização da Freguesia de Fânzeres, onde se situa a Quinta do Ambrósio - um terreno comprado em 2001 por Jorge Loureiro, filho de Valentim, José Luís Oliveira, ex-vice-presidente da Câmara e arguido no Apito Dourado, e Laureano Gonçalves, antigo dirigente da arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol, e posteriormente vendido aos Serviços de Transportes Colectivos do Porto (STCP). O negócio está a ser investigado por Carlos Teixeira, o procurador que esteve à frente do processo Apito Dourado.» [Expresso assinantes Link]

Parecer:

A reacção de Valentim Loureiro foi, no mínimo, patética.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se ao Major se já percebeu o porquê das buscas.»

SABE QUEM É A ANA PAULA VITORINO?

«Ana Paula Vitorino é membro do Secretariado Nacional, amiga pessoal de António Costa e mulher da confiança de José Sócrates. Ao que o Expresso apurou, a governante tem recebido nos últimos dias diversas manifestações de incentivo de alguns dos seus amigos e colaboradores mais próximos. Nos últimos dias, de acordo com uma fonte do Governo, tem havido “grande agitação” no Ministério das Obras Públicas.» [Expresso assinantes Link]

Parecer:

Eu só reparei nela hoje pois neste governo os secretários de Estado parecem agentes secretos, ninguém os conhece.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Prepare-se a esferográfica para a abstenção.»

PORTAS NO SEU MELHOR

«O líder do CDS tem estado a estudar os exemplos de partidos de centro-direita europeus que conseguiram chegar ao poder - como o PP de Aznar, a UMP de Sarkozy ou a CDU de Merkel - ou reorientar o seu discurso - caso do Partido Conservador inglês, com David Cameron. Mas a “agenda focada” que anunciou mantém no topo das preocupações temas já ensaiados pelo próprio Portas na sua anterior encarnação como líder: a autoridade do Estado, a segurança pública, a educação, a denúncia da ‘voracidade’ da máquina fiscal. A novidade será juntar-lhe outra agenda, mais contemporânea - ambiente, cultura, ciência e maior abertura quanto aos costumes. Mas é importante notar que os dois primeiros temas sectoriais levantados pelo CDS no Parlamento foram a educação e a fiscalidade. A diferença será uma abordagem “menos teórica”, ou seja, só na prática se perceberá exactamente o que muda.» [Expresso assinantes Link]

Parecer:

Só um idiota pode pensar que imitando um qualquer Aznar consegue chegar a primeiro-ministro com um partido sem credibilidade que vale pouco mais de 3% dos votos, alcançados precisamente por Paulo Portas.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Analise-se o DNA de Portas, tudo leva a crer que houve uma qualquer mutação genética.»

NEM TODOS CORDAM QUE OS CASAMENTOS GAY NA COMEMORAÇÃO DA REPÚBLICA

«O objectivo figura entre as ‘intervenções estruturais’ no campo social avançadas pela Comissão de Projectos para as Comemorações do Centenário da República (CPCCR) e já obteve o apoio do Grande Oriente Lusitano (GOL), principal obediência maçónica em Portugal: rever o Código Civil de modo a permitir o casamento entre homossexuais. O Expresso apurou, no entanto, que o assunto está longe de ser pacífico em diversas frentes: entre republicanos, maçons e socialistas. Sem papas na língua, António Barbosa de Melo, antigo presidente da Assembleia da República, classifica-o como uma “«boutade» fundamentalista do laicismo agnóstico republicano”, acrescentando que é também um “atentado à cultura basilar do povo português”. A polémica em torno deste tema ‘fracturante’ promete durar, pelo menos, até ao centenário.» [Expresso assinantes Link]

Parecer:

Parece que nem toda a gente acha graça às ideias de Vital Moreira.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Que mais irá propor Vital Moreira?»

O JUMENTO NO TECHNORATI

  1. O "Condomínio Privado" [Link] reproduziu a crítica aqui feita a mais um serviço de socorros a náufragos feito or Judite de Sousa, que desta vez usou a "Grande Entrevista" para dar oxigénio a Marques Mendes.

"CORRUPCIONÁRIO-2" [Link]

Um blogue brasileiro dedicado à denúncia da corrupção, uma boa ideia a seguir em Portugal agora que se tornou uma moda cópia das boas práticas, ainda que o homem de Almeida que ocupa a PGR ache que o que se passa nos blogues seja uma vergonha.

EDUCAÇÃO MUÇULMANA

EARTH GUIDE [Link]

O ATAQUE DE UM LEÃO DE CIRCO

MÁRIO NOGUEIRA [Link][Blogue]

HANNA [Link]

GRAÇA [Link]

VASSY POPOVA [Link]

BEST ONLINE DOCUMENTARIES [Link]

CONVÉM PAGAR A QUEM NOS MANTÉM A PÁGINA WEB [Link]

MADONA

O MODELO DE FUNCIONÁRIO "EXCELENTE" PROPOSTO PELO GOVERNO?


BUSH YOGA [Link]

UTOPOLIS

[2]

INTERNANTIONAL OSTHEOPOROSIS FOUNDATION

[2][3]

WWF

[2][3]