segunda-feira, maio 14, 2007

Umas no cravo e outras tantas na ferradura

FOTO JUMENTO

Peniche

IMAGEM DO DIA

[AFP]

«¡¡BOLOCCAZZO!! Cecilia Bolocco, la esposa chilena del ex presidente argentino Carlos Menem, fue fotografiada mientras tomaba sol en "top less" junto a un amigo italiano en la terraza de la casa que posee en Miami, según informa la revista chilena "SQP" (Sálvese quién pueda). » [Ideal Digital Link]

REPÓRTER JUMENTO

O Repórter Jumento conseguiu captar o momento em que Crmona Rodrigues ensaiava o seu mortal encarpado.

JUMENTO DO DIA


Sem generais?

Marques Mendes deveria explicar muito bem porque escolhe Seara para candidato à CM de Lisboa, depois de tudo o que sucedeu apostar num homem do mundo da bola é dar um grande chuto na sua credibilidade, não só opta por uma solução perigosa pois Seara não está à altura da gestão da autarquia da capital como se torna evidente que Marques Mendes está sem generais sendo obrigado a optar por gente promovida pelas televisões.

NOVAMENTE O MUNDO DA BOLA

O símbolo do PSD deveria ser uma bola de futebol e não as três setas fálicas que ninguém sabe o que significa, a verdade é que à medida que este partido deslocou a sua alma do governo para as autarquias a presença do mundo da bola nas suas opções políticas é cada vez mais evidente. A sua base de apoio é cada vez mais o mundo de teias de interesses de um submundo que se torna visível no futebol.

Autarcas que recorrem à bola para obterem notoriedade, homens da bola que recorrem aos autarcas para conseguirem dinheiro fácil a coberto do serviço público que os seus clubes supostamente prestam às comunidades que parasitam e autarcas que misturam os dois mundos são desde há uns anos as personagens com uma crescente influência no PSD. Quando uns são apanhados nas malhas da justiça aparecem outros.

A escolha de Seara para candidato do PSD à CM de Lisboa é um símbolo do PSD de hoje.

O AUTARCA PELUDO

É uma das histórias mais deliciosas envolvendo os lençóis autárquicos e envolveu uma das vedetas políticas do nosso país. Numa conhecida autarquia uma funcionário chegou atrasada ao serviço e justificou o atraso com uma desculpa muito original:

"Sabem? O nosso presidente é muito peludo e tive que ir comprar um aspirador portátil!"

SÓCRATES LIVRA-SE DE COSTA OU COSTA LIVRA-SE DE SÓCRATES

Uma eventual candidatura de António Costa à CM de Lisboa

OTA E "RENTISMO": SERÁ QUE PORTUGAL EXISTE?

«Acontece que este país vai tendo alguma política de ordenamento, mesmo que muitos, como eu próprio, desejem mais. O PNPOT - Programa Nacional da Política de Ordenamento do Território está apresentado e concebe um país que existe, interpretando onde estão as estruturas, os dinamismos urbanos e a capacidade competitiva. Consagra também os grandes "corredores" que ligam os sistemas territoriais no litoral e no interior (as expressões que usei entre aspas são do PNPOT). Não é pensável termos uma estratégia de macro-ordenamento do país como a do PNPOT (que, com toda a independência, não hesito em considerar de grande qualidade) e depois termos um aeroporto num lugar totalmente dissonante dessa estratégia. Acaso acontecerá que alguns do que clamam todos os dias contra a falta de ordenamento queiram agora ignorá-lo quando ele é crucial? Sou economista e conheço o conceito de "renda" e designadamente de renda fundiária. Renda fundiária é um sobrelucro captado pelos que detêm um recurso fundiário, portanto não susceptível de ser produzido nem deslocado, e cuja valorização resulta mais das condições diferenciais que o rodeiam do que de si mesmo. Quer dizer, um rentista é aquele que vive das condições que outros (homens ou natureza) lhe proporcionam. Mas podem ser também as políticas a favorecerem os rentistas. Nesse caso não são boas políticas. Um aeroporto não pode ser um instrumento ao serviço de rentistas. Inversamente, um aeroporto para o país é aquele que maximize o serviço prestado aos sistemas urbanos e à economia. Parece-me que é na Ota que esta condição se cumpre.» [Público assinantes Link]

Parecer:

José Reis escreve em defesa da opção pela Ota.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

AQUILINO FOI TERRORISTA

«O documento, acessível na internet, intitulado "Terrorismo não deve ter honras de Estado", discorda da transladação dos restos mortais de Aquilino Ribeiro (1885-1963) para o Panteão Nacional, porque isso significaria dar-lhe honras de Estado.Um dos argumentos refere estar "historicamente provado" que o autor de Malhadinhas, participou na "conspiração para o assassinato do Chefe de Estado de Portugal, Sua Majestade El-rei D. Carlos, e Seu Filho, Sua Alteza Real o Príncipe Dom Luís Filipe".» [Diário de Notícias Link]

Parecer:

Pois, o Viriato também foi da Al-Qaeda da época, D. Afonso Henriques foi traidor e pela idade das esposas dos nossos reis a maioria deveria ter ido para a cadeia por pedofilia.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Arquive-se.»

VENHA O DIABO E ESCOLHA

«Fernando Seara aceitará ser candidato à Câmara de Lisboa pelo PSD, se Marques Mendes receber uma resposta negativa de Manuela Ferreira Leite.Com Paula Teixeira da Cruz auto-excluída da candidatura à câmara, o líder do PSD tenta um último round junto de Ferreira Leite, ex-presidente da Distrital de Lisboa do partido e que (tal como Paula Teixeira da Cruz) tem sido também muito pressionada pelas bases para avançar para uma candidatura.» [Diário de Notícias Link]

Parecer:

O divertido da história é a escolha de Seara para Sintra foi de Manuela Ferreira Leite que o escolheu convencida de que iria perder.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se ao diabo o que decidir.»

A QUESTÃO DO NUCLEAR FICOU DEFINITIVAMENTE RESOLVIDA

«"Não havendo garantias de segurança, nem uma solução sobre o que fazer quanto aos resíduos, Portugal não pode optar pelo nuclear", assumiu ontem Paulo Portas, que apresentava à Juventude Centrista (JC) a sua moção de estratégia ao Congresso do próximo fim de semana.

Afastando-se radicalmente dos tempos da liderança de Ribeiro e Castro em que o CDS/PP "patrocinou" o debate em torno da Energia Nuclear, Portas afirmou que "há décadas esta podia ter sido moderna", mas que hoje Portugal "deve decididamente apostar em energias alternativas, como a eólica, biomassa, ou a das ondas". » [Diário deNotícias Link]

Parecer:

Este Portas deve estar demente, pela forma como fala deve estar mesmo convencido que chega a primeiro-ministro.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Marque-se uma consulta urgente no Júlio de Matos ou no Miguel Bombarda.»

MÃO-DE-OBRA CHINESA VAI ESCASSEAR

«A mão-de-obra barata na China, considerada um dos motores para a conversão do país numa potência económica mundial, começará a escassear em 2010, segundo um relatório da Academia chinesa de Ciências Sociais ontem divulgado.

Uma das principais razões para este potencial défice foi o cálculo errado da mão-de-obra excedentária. "A China está a passar de uma era de mão-de-obra excedentária para a penúria de mão-de-obra", refere o China Daily , que cita as conclusões do relatório.» [Diário de Notícias Link]

Parecer:

Agora começo a perceber Manuel Pinho.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Dê-se conhecimento ao ministro da Economia.»

MAIS UMA CUNHA DE MENDES AO TIO CAVACO

«O apelo ao Presidente da República, Cavaco Silva, ficou explícito no discurso de Marques Mendes no encerramento das Jornadas Parlamentares do PSD. Em causa está o novo modelo jurídico das áreas metropolitanas do Porto e de Lisboa proposto pelo executivo socialista e que impede os presidentes de câmara e vereadores de terem assento na Junta, o órgão executivo permanente destas autarquias. "Se o Governo não recuar, espero que o Presidente da República ou o Tribunal Constitucional façam o que, em democracia, compete fazer: respeitar a autonomia local, defender a descentralização, impedir que o Governo confunda maioria absoluta com poder absoluto", declarou.» [Público assinantes Link]

Parecer:

Parece que este Marques Mendes não faz oposição a nada sem recorrer a Cavaco Silva.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Remeta-se a cunha para a Presidência da República.»

UM DIRECTOR-GERAL DOS IMPOSTOS VINDO DA IGF?

Independentemente da personalidade do substituto previsível do sucessor do dr. Macedo, o facto de ser um quadro da IGF revela que o Governo desconhece que as instituições têm culturas e que no caso da DGCI, que conta com mais de meio milhar de chefias e treze mil funcionários, essa cultura não pode ser negligenciada.

Se o próximo director-geral dos Impostos for bem sucedido, do que temos muitas dúvidas, será o primeiro quadro da IGF a obter resultados positivos, as situações anteriores, algumas bem recentes foram verdadeiros desastres, recorde-se o caso do Presidente da AGT, que foi assessor de Teixeira dos Santos quando o agora ministro era secretário de Estado do Tesouro, e mais recentemente o mestre Armindo Ribeiro que ia deixando o Estado a pão e água.

E se ser da IGF não faz prever nada de bom o facto de não ter qualquer experiência ou habilitações só agrava o prognóstico. Algum accionista aprovaria para a gestão de uma empresa com dimensões equivalentes às da DGCI um presidente da administração sem estar minimamente habilitado em gestã? Só um doido o faria e ainda seria mais doido se soubesse que os conhecimentos de gestão de todos os moembro do "conselho de administração" mal dariam para cobrir o serviço de contabilidade.

Ao escolher alguém da IGF, com formação em direito e sem experiência de gestão o ministro das Finanças não só fez uma opção desastrosa como evidenciou que ou não encontrou ninguém disposto a ser director-geral dos Impostos ou não tem o mínimo de noção do que é a DGCI.

Com o ano de 2007 condicionado pela gestão de Paulo Macedo os resultados do próximo director-geral só serão evidentes em 2008 e quase apostamos que ficarão longe de serem positivos. Mas isso não deve preocupar o ministro das Finanças, se as coisas correrem mal por culpa das decisões há uns milhões de contribuintes disponíveis para compensarem as suas asneiras, aumenta-se um imposto o que não é nada de novo, o próprio secretário de Estado dos Assuntos Fiscais justificou de forma quase cândida que o aumento do iva justificou-se pelos elevados níveis da evasão fiscal.

Começa a ser tempo de se saber se a evasão fiscal se deve à arte dos que não cumprem com as suas obrigações fiscais ou resulta das facilidades gentilmente concedidas por uma Administração Fiscal gerida por gente que não está à altura das exigências de instituições de grande dimensão.

O JUMENTO NO GOOGLE BLOG SEARCH

  1. O "Crónicas63" [Link] pescou o cartaz que O Jumento dedicou à grande ambição de Marques Mendes.
  2. O "Marcoscópio" [Link] pescou do comentário d'O Jumento sobre o lema de campanha de Helena Roseta.

IMAGENS DE RELÂMPAGOS, TORNADOS E FURACÕES [Link]

HAYDEN SEEK [Link]

RICH ALLEN [Link]

VICTORIA [Link]

MARIA MANN [Link]

PROMETE 400.000 EMPREGOS NA BÉLGICA [Link]

Por cá também houve um que prometeu 150.000, mas não se deu ao trabalho de se despir para a fotografia.

AXE

[2][3][4]

VANCOUVER POLICE

[2][3]

LAY'S

[2][3]