sábado, setembro 22, 2007

Umas no cravo e outras na ferradura

FOTO JUMENTO

Coruche

IMAGENS DO DIA

[Tracy Wilcox - AP]

«University of Florida students protest at the Plaza of the Americas in Gainesville, Fla., against the treatment of student Andrew Meyer, who was tasered during a Sen. John Kerry speech on Monday.» [Washington Post]

[Patrick Kovarik - AFP]

«Italian supporters cheer for their team prior to a Rugby World Cup match against Portugal at the Parc des Princes stadium in Paris.» [Washington Post]

Enfim, se os adeptos da imagem são italianos eu terei nascido em Chicago!

JUMENTO DO DIA

Advogado ou relações públicas?

É evidente que os Mac Cann não escolheram o bastonário da Ordem dos advogados para ganharem na barra dos tribunais no caso de serem acusados formalmente, o que pretendem é vencer na comunicação social para que não haja acusação. Rogério Alves consegue um cliente que lhe proporcionará projecção como advogado graças à projecção mediática conseguida graças ao seu estatuto na Ordem dos Advogados.

As ordens também servem para que os bastonários consigam bons clientes.

DRA. ZEZINHA, IMPORTA-SE QUE A MANDE PASSEAR?

«Maria José Nogueira Pinto anda muito bem-disposta. Ou a vida lhe anda a correr bem, ou foi à Zara - que é, diz ela, a sua terapia. Agora resolveu assumir-se salazarista - porque o homem "sabia mandar" - e declamar a trilogia do regime, "Deus, Pátria, Família". Foi ao Expresso, que ouviu o seu elogio ao actual primeiro-ministro à mistura com sua abominação pelas "lojas de chineses" na Baixa, "à frente de uma salada de garoupa fria".

A Baixa Pombalina, recorde-se, é a mais recente especialidade de Nogueira Pinto, que assumiu como seu o plano de revitalização efectuado sob o seu mandato de vereadora do CDS/PP e que agora, depois de se ter incompatibilizado com o então edil Carmona, de ter saído do CDS/PP e proclamado o seu voto no socialista António Costa, pretende retomar. Até porque, confessa, apesar de no privado "se ganhar mais", é no sector público que há "mais poder". E a Zezinha assume sem complexos, muito despachada, que gosta de poder. De mandar.» [Diário de Notícias]

Parecer:

Fernanda Câncio mandou a Zezinha dar uma volta e deve ter resultado, ao que sei a Zezinha foi dar uma volta à Turquia na companhia das meninas bem do Clube VII.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

O APITO PRESIDENCIAL

«O ritmo das notícias que se vão sucedendo e a dispersão natural dos interesses dos amáveis leitores explicam que a questão dos vetos presidenciais de Agosto tivesse sido rapidamente esquecida. E, no entanto, nesses dias, a generalidade dos observadores da cena política portuguesa não tiveram dúvidas (sobretudo - valha a verdade - os que são antigovernamentais) sobre o que se iria seguir, a partir do que lhes parecia que tais vetos significavam.

A ideia era simples, atraente e compreensível. O contido, prudente e experiente Presidente da República, um homem cerebral e que raríssimas vezes comete erros, dera o sinal: acabara a fase da cooperação estratégica, Sócrates que se cuidasse, uma nova fase política estava a começar, Cavaco passava a liderar a oposição, a "estrelinha" socratiana começava a empalidecer.

E realmente três vetos - sobretudo se interpretados como o foram pela comunicação social - davam que pensar. Até porque, em teoria pelo menos, não era essencial nem absolutamente evidente que viesse a optar pelos riscos de vetar, sobretudo quando a opinião pública o não exigia e num dos casos até contra o mais largo consenso possível de ser obtido.
A solução do Governo, para os vetos a diplomas legais que não tinham sido votados pelas oposições, foi aceitar as razões presidenciais. Com isso manteve a linha estratégica que vem seguindo: tudo menos um conflito com Belém. Resta o caso mais bicudo, o da responsabilidade extracontratual do Estado, em que a votação uniu todos os partidos do Parlamento.

Perante isto, aliás mesmo antes disto, a tese conspirativa sobre Cavaco Silva foi esmorecendo. E, realmente, como poderá o Presidente não gostar de quem lhe quer bem? Como não se acalmar ao ver que lhe dão razão? Como pode uma figura paterna como o locatário de Belém não se rever no filho (dilecto?) que ocupa as traseiras do Palácio de S. Bento? E que interesse estratégico teria Cavaco Silva em liderar uma guerrilha contra o Governo?

Tudo simples, portanto? A tese estival da crise institucional a adensar-se ter-se-ia evaporado com o começo das brumas outonais? A cordata resposta da maioria socialista amansou a fera? Talvez não. Vejamos, então.

Cavaco Silva quer ser reeleito, como Soares o foi, se possível com um landslide. A última coisa que lhe interessa é uma crise política grave ou a paralisia do pendor reformista do Governo. Se Sócrates ganhar as próximas eleições, ele será reeleito a seguir sem qualquer dificuldade. Se a vitória for por maioria absoluta, ainda melhor. Um a zero a favor da cooperação estratégica.

Mas a reeleição assegurada baseia-se em que os portugueses tenham algum receio do excesso de concentração de poder nas socráticas mãos. A vitória do PS nas legislativas em 2009 será dobrada de uma vitória nas autárquicas, que terão lugar no mesmo dia, e que pode ser histórica. Votar em Cavaco funcionará então como uma espécie de contrapeso. Mas, se os portugueses não tiverem medo da concentração de poderes, poderá ser mais dificil a (inevitável) reeleição presidencial. É preciso, pois, que nos próximos dois anos se vá formando na opinião pública a ideia de que Belém evita os erros e controla os excessos de S. Bento. Vantagem para a mudança do clima político, um igual no placard.

A isto acresce que a oposição morreu. Portas, antes mesmo de entrar em combate; o PSD por exaustão, cada vez mais exangue em guerrilhas inconsequentes; o próprio Bloco de Esquerda a caminhar paulatinamente para o regaço meigo e quente dos socialistas. Resta o PCP, igual a si próprio, mas que a alteração da lei autárquica vai desfazer. Cavaco tem de se substituir a esses bandos de incompetentes e sangrar um pouco o Governo, quanto mais não seja para que a política possa ter alguma graça. E para que o landslide não venha a ser de Sócrates. Dois a um a favor do conflito potencial.

Apesar de tudo, vêm aí tempos difíceis. Os analistas estão a rever em baixa as previsões para a economia europeia em 2008, as ondas de choque das subprime continuam e pode antecipar tsunamis, o preço do petróleo sobe, o custo do dinheiro na Europa também, o euro está cada vez mais forte. A estratégia governamental (apertar o cinto durante dois anos para depois o alargar, criando a conhecida sensação de alívio) pode fracassar e o período eleitoral pode ser alcançado (sobretudo se o terrorismo e a questão nuclear iraniana se complicarem) com um risco de que Sócrates possa perder para Marques Mendes ou ganhe tão fraco que a esquerda se una e possa gerar um candidato presidencial moderado anticavaquista. Fragilizar mais Sócrates pode ser perigoso. Dois a dois, portanto.

Complicado? Talvez não. Não é preciso ir a penalties. O desempate é a favor de Cavaco e, dentro de certos limites, não é contra Sócrates. E está bem ao estilo cavaquista: mostrar um constante apoio ao Governo, ir entremeando algumas críticas ou exigências, aproveitar todos os erros para marcar pontos, evitar qualquer excesso, nunca se deixar colocar do lado errado da opinião pública. Ser, numa palavra, um bom Poder Moderador. E ir navegando à vista, acelerando ou travando conforme as coisas forem evoluindo. Sempre com cautela para que o seu filho (dilecto?) aprenda a lição, mostre humildade, mas não sofra demasiado nem seja repudiado.» [Público assinantes]

Parecer:

as previsões políticas de José Miguel Júdice.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

A FUNDAÇÃO MÁRIO SOARES ESTÁ METIDA NO NEGÓCIO DO PETRÓLEO?

«Ontem, o ex-presidente da República esteve presente na apresentação do I Lisbon Energy Forum 2007, uma iniciativa da Galp e da Fundação Mário Soares que reunirá em Lisboa no início de Outubro altos dirigentes de algumas das maiores petrolíferas do mundo. Mário Soares disse ter acompanhado o presidente da Galp Energia numa recente deslocação à Venezuela, por insistência de Ferreira de Oliveira, e porque a Fundação e a empresa já tinham o projecto comum de preparar a cimeira. Como conhecia bem vários ministros, incluindo o do Petróleo, e o próprio Presidente Hugo Chávez, "isso foi im- portante para as conversações que lá tivemos". Foi o que Soares respondeu na sequência de uma questão colocada sobre o processo de negociações entre a Galp e a PDVSA. O ex-presidente da República sublinhou as várias deslocações que tem feito à América Latina, a países como a Venezuela, o Brasil e o Equador, onde obtém conhecimentos pessoais que, depois, ajudam a "abrir portas". "E foi isso o que sucedeu na Venezuela", acrescentou.» [Diário de Notícias]

Parecer:

É bom recordar que quando Durão Barroso queria vender a GALP à Carlyle de Carlucci, um dos negócios mais duvidosos do seu reinado, a Fundação Mário Soares tinha uma quota na empresa criada para concretizar o negócio. Note-se que a GALP tem capitais privados e que há melhores sectores para promover acções de caridade.

Enfim, compreende-se a razão porque Mário Soares tem sido tão simpático para com Hugo Chavez.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se a Soares quanto é que a família ganhou com o negócio.»

MENEZES CONCORRE CONTA A INTELLIGENTZIA DO PSD

«Luís Filipe Menezes garante que é candidato a líder do PSD e depois a primeiro-ministro "contra aquilo que parece ser toda a intelligentzia" do partido. No livro Coragem de Mudar, que será hoje lançado em Lisboa e que resulta de uma entrevista dos jornalistas Carlos Magno, Joaquim Letria e Inês Serra Lopes, Menezes apoia a criação dos círculos uninominais já para as eleições legislativas de 2009. » [Diário de Notícias]

Parecer:

Digamos que é um combate entre a burritzia e a intelligentzia.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Aguarde-se para ver se Menezes fica ko ou se vai continuar a dar golpes em Marques Mendes até às próximas legislativas.»

INTERNET EM PORTUGAL É DAS MAIS BARATAS DA EUROPA

«Na velocidade intermédia dos quatro megabits por segundo, o preço médio praticado pelas operadoras de telecomunicações em Portugal era 35% mais barato do que o verificado na média da União Europeia (UE), em Junho. O país estava em quarto lugar entre os que têm preços mais baixos. Os dados são da autoridade reguladora do sector, a Anacom.» [Jornal de Notícias]

Parecer:

É uma pena que a ANACOM compare os preços e nada diga sobre a qualidade, já que as empresas não cumprem com as velocidades contratadas e ninguém as incomoda.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Sugira-se à ANACOM que verifique se as velocidades consideradas nos estudo se verificam.»

ATÉ GORDON BROWN TOMOU POSIÇÃO ACERCA DE MOURINHO

«Outra claúsula da rescisão é que não haverá declarações polémicas das partes. Assim se compreende que o treinador, à entrada do estádio, tenha afirmado estar "estar satisfeito" com oacordo e disposto "a aproveitar o tem-po livre para descansar". Nessa altura ainda não tinha conhecimento das inúmeras mensagens de estupefacção e de solidariedade, incluindo uma de Gordon Brown, que divulgou o seguinte comunicado: "O primeiro-ministro é um adepto do futebol e alguém que gosta de ver os jogos da Premiership, portanto sabe que Mr. Mourinho tem um grande registo de sucesso, deu um grande contributo para o futebol inglês num curto período de tempo e é alguém com grande carácter no futebol".» [Público assinantes]

Parecer:

Coitado do Chelsea.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Assista-se ao jogo do Chelsea com o Manchester United.»

MAIS UMA DE BUSH:AGORA "MAOU" NELSON MANDELA!

«"Escuché a alguien decir '¿Dónde está Mandela?' Bueno, Mandela está muerto porque Sadam Husein mató a todos los Mandelas", dijo Bush - quien tiene una reputación de gazapos verbales - en una conferencia de prensa celebrada el jueves en Washington.» [20 Minutos]

MUSEU DO HOLOCAUSTO: "AUSCHWITZ THROUGH THE LENS OF THE SS" [Link]

Imagens do álbum de fotografias de Karl Höcker, braço direito de Richard Baer, o chefe do campo de Auschwitz entre Maio de 1944 e a libertação do campo em 1945.

FOTOARTAK

SOMOV EGOR

ANASTASIA DURASOVA

NIKOLAI BIRYUKOV

SLA 2

NÚCLEO TCJ PARANÁ

[2][3][4]

Advertising Agency: Exclam, Curitiba, Brazil
Creative Director: Lipsio Carvalho
Art Director: Eduardo Tavares
opywriter: Guilherme Ghesti
Photographer: Zivianni Fotografia

ADIDAS

Advertising Agency: TBWA\Whybin, Auckland, New Ze
alandExecutive Creative Director: Andy Blood
Art Directors: Guy Roberts, Corey Chalmers, Andy Blood
Copywriter: Andy Blood, Corey Chalmers, Guy Roberts
Photography: Ross Brown at Match
Retouching: Andy Salisbury at Cake
Illustration: Lewis Tamihana Gardiner, Phil Dron, David Partidge
Cultural guidance: Selwyn Muru, Inia Maxwell at tikanga.com

HARVEY NICHOLS

Advertising Agency: TBWA\Tequila Hong Kong
Executive Creative Director: Mark Ringer
Creative Director: Bosco Yau
Art Directors: Tony Tsang, Flora Tsui
Copywriter: Mark RingerAccount handlers: Joanne Lao, Florence Kong, Pauline Wong
Photographer: Connie Ki