domingo, setembro 30, 2007

Umas no cravo e outras na ferradura

FOTO JUMENTO

Alfama

IMAGEM DO DIA

[AFP]

«TAUPO, NEW ZEALAND - A hand out photo taken on 26 September 2007 from the New Zealand Institute of Geological and Nuclear Sciences shows a lahar running down the face of Mount Ruapehu after it erupted late 25 September in Taupo. The eruption sent boulders down the mountain injuring two climbers in a hut.» [Tiscali]

ERRO PUBLICITÁRIO

JUMENTO DO DIA

Menezes desapareceu?

Não sabia o que dizer ou já está a imitar os tiques de Sócrates numa tentativa de dar um ar sério às coisas. Não só manteve o silêncio, o que poupa os nossos ouvidos, como à boa maneira de quem não sabe o que fazer suspendeu a conferência de imprensa dos seus notáveis.

AS DIRECTAS DO PSD

De uma campanha rasca só poderia sair um líder rasca, as directas do PSD foram rascas do princípio ao fim.

MARQUES MENDES NÃO FELICITOU O VENCEDOR DAS DIRECTAS DO PSD

Esqueceu-se de telefonar a José Sócrates.

NINGUÉM QUER SER JUIZ NO APITO DOURADO

«O magistrado alegou que é primo em quarto grau do dirigente desportivo Américo Neves, o seu pai foi padrinho de baptismo de José Luís Oliveira e é amigo pessoal do ex-vereador Leonel Viana. Relações pessoais que, na sua óptica, o impedem de apreciar os recursos, já que qualquer decisão, designadamente a validação ou não das escutas telefónicas, teria repercussões nos processos contra os arguidos.» [Correio da Manhã]

Parecer:

Por aquelas bandas é tudo primo, uma característica comum com as regiões onde se implantaram a Máfia e a Camorra.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Mude-se o julgamento para a Galiza.»

XENOFOBIA NUM HOSPITAL DE BRAGA?

«Após inúmeros protestos e 13 processos disciplinares, Barros de Brito acabou acantonado na urgência pediátrica em horário ilegal de 35 horas semanais. Num hospital onde diz imperar “a lei da mordaça”, optou por recorrer ao Tribunal Central Administrativo e ao Tribunal Administrativo e Fiscal do Porto. Ambos os acórdãos (2003 e 2005) foram-lhe favoráveis, o que não evitou que, hoje, não tenha gabinete nem funções. “A minha escala de serviço limita-se agora à urgência da meia-noite de quinta-feira até às oito da manhã de sexta”, frisa. Na origem deste castigo, alega estar o facto de ter contestado um concurso realizado em Abril para a pediatria, em S. Marcos, “Entre cinco candidatas entraram duas, uma delas, Vânia Cristina, filha de Lino Mesquita Machado”, refere.» [Expresso assinantes]

Parecer:

Em Braga quem se mete com os Machados leva.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Investigue-se.»

PASSOU 78 ANOS PRESA POR TER SIDO INJUSTAMENTE ACUSADA DE ROUBAR 18 CÊNTIMOS

«Una mujer británica ha pasado setenta años encerrada en distintas instituciones acusada de robar el equivalente a 12,5 peniques (unos 18 céntimos de euro) cuando tenía quince años.

La trágica historia de Jean Gambell arranca en 1937, cuando fue acusada injustamente de robar esa cantidad de la consulta médica donde trabajaba como limpiadora, relata hoy el diario británico "The Daily Telegraph". [20 Minutos]

XFLSA VÍTIMA DO 11 DE SETEMBRO DIRIGIA ASSOCIAÇÃO DE VÍTIMAS

«Una española ha sido destituida como presidenta de una de las asociaciones de víctimas del 11-S ante las sospechas que suscitó su relato sobre lo vivido el 11 de septiembre de 2001 en los ataques contra el World Trade Center de Nueva York.

La supuesta impostora, Tania Head, afirmaba ser uno de los 19 supervivientes que se hallaban en los pisos donde impactaron los aviones o en las plantas superiores.» [20 Minutos]

SOLDADOS-MODELOS PARA DESPERTAR PATRIOTISMO ISRAELITA

«El consulado neoyorkino de Israel ha pensado que la mejor manera de mejorar la imagen que se tiene de su país, es mostrar la sensualidad y belleza del mismo a través de sus bellas mujeres, según publica noticiasdot.com.

Para llevar a cabo esta campaña de reforma en la imagen pública de este estado, contactaron con la revista Maxim , quien realizó el reportaje fotográfico.
'Women of Israe Defense Forcesl', es el nombre que se ha dado a esta sesión fotográfica donde han sido retratadas sensualmente con uniformes y en ropa interior varias modelos israelitas, todas ellas pertenecientes al ejército de Israel. »
[20 Minutos]

SON OF THE BOSS, UM NOVO TIPO DE FRAUDE FISCAL

«Son of the Boss é, na aparência, simples, mas atinge níveis de alta sofisticação. Surgiu na forma de vendas de pais a filhos, a preços de favor, apurando menos-valias nos balanços da empresa. Actualmente, o esquema mais básico envolve a transacção de uma empresa com preços abaixo de mercado - efectuado dentro de um mesmo grupo de empresas - o que gera menos-valias (prejuízos). Estes, por sua vez, são dedutíveis nos impostos sobre os lucros. Assim o imposto a incidir é menor, com a vantagem de a empresa continuar dentro do grupo.» [Diário de Notícias]

Parecer:

Simples e fácil de conceber, mas em tudo semelhante a outras operações aparentemente legais.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Compare-se com a importação das menos-valias resultantes de investimentos no estrangeiro.»

BRUXELAS QUER HARMONIZAR IRC

«Bruxelas quer, em 2008, ter em cima da mesa propostas concretas de harmonização ao nível do IRC e a maioria das empresas europeias concorda com essa intenção, segundo um inquérito da consultora KPMG. O estudo inquiriu 403 empresas de todos os estados-membros (incluindo a Suíça) que operam em, pelo menos, dois países da União Europeia e revelou que 78% dos gestores e empresários querem ter regras iguais em todos os países. Das dez empresas portuguesas incluídas na pesquisa, 80% também concordam com a ideia da Comissão. A principal vantagem apontada é a simplificação do cumprimento das obrigações fiscais (50% dos inquiridos), seguindo-se a possibilidade de fazer investimentos com mais confiança (37%). “O que as empresas querem é fazer negócio nos países onde estão e não perder tempo a adaptarem-se a sistemas fiscais. Os 27 países da União têm todos regras diferentes e é muito difícil para a grandes companhias lidar com isso”, refere Sue Bonney, que está à frente da área da fiscalidade da KPMG a nível europeu.» [Expresso assinantes]

Parecer:

Num mercado supostamente único isso faz todo o sentido.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Aprove-se.»

NO ABRUPTO

As reflexões de JPP sobre o que aconteceu ao PSD:

«A outra razão pela qual Menezes ganhou, a mais importante para os votos que obteve, tem a ver com a incapacidade do PSD suportar mais tempo de oposição e ter "pressa" de chegar ao poder. Por isso acredita no Houdini, no milagre salvador que lhe dê esperança de, sem trabalho, nem reflexão, nem mudança, aparecer na manhã seguinte instalado em S. Bento.

É por isso que teria sido vitalmente necessário fazer uma análise sobre o que aconteceu com a experiência de Santana Lopes, cujo pressuposto "karma" eleitoral garantia vitória sobre vitória, até ao desastre final. Ninguém a quis fazer e agora paga o preço dessa omissão. O que a eleição de Menezes revela é que o PSD não aprendeu nada sobre o que se passou em 2004-5, e comportou-se exactamente da mesma maneira como quando deu a Santana Lopes um aplauso unânime para se tornar no "menino-guerreiro". Agora está a repetir o mesmo e terá os mesmos resultados.

O PSD tinha até ontem uma crise de afirmação, mas estava a atenuar a crise de credibilidade. Hoje voltou em pleno à crise de credibilidade, e vai continuar a ter a crise de afirmação.»

O QUE DIZ SANTANA LOPES

No dia 26 quando estava convencido de que Marques Mendes iria ganhar:

«É um princípio básico, numas eleições, em democracia, saber-se, no momento em que se convocam formalmente eleições, quem são, ou quem podem ser, os eleitores. Desde o início que este processo está inquinado, pois tudo ficou muito impreciso, em questões que são fundamentais, porque têm a ver com regras eleitorais. Isto de se estar a dois dias das directas, sem a certeza de quem vota , seja nos Açores, seja no Continente - julgo que agora não há questões na Madeira-, é absolutamente intolerável.»

No dia 29 depois de saber que Menezes tinha ganho:

«A eleição de Luís Filipe Menezes para a liderança do PPD/PSD, constitui uma vitória com grande significado político. Por quem ganha e, também, por quem perde.

(...) Por mim, que fui, com honra, quem primeiro defendeu - com Rui Gomes da Silva - este método de eleição, não concebo que se queira voltar atrás. Sempre preferi que a votação directa do novo líder fosse feita no Sábado do fim-de-semana do Congresso. Mas essa é uma questão de organização, não é a questão de fundo. e essa ficou resolvida com a força da participação dos militantes e com a escolha que fizeram. "As bases", que Francisco Sá Carneiro, desde sempre considerou A GRANDE RESERVA e O GRANDE PATRIMÓNIO do PPD/PSD, mais uma vez, disseram o que entenderam ser justo.»

Estava à espera de mais honestidade intelectual.

JOCHEN VAN EDEN

POUL GORDEEV

ANDREI PORSHNEV

VLADIMIR BAZAN

DEDAL

O CAVALEIRO TAUROMÁQUICO IRRITOU-SE!

SONY WEGA

[2][3]

Advertising Agency: Euro RSCG Buenos Aires, Argentina
Executive Creative Director: Gustavo Reyes
Creative Directors: Mariano Duhalde, Maximiliano Sanchez
Head of Art: Maximiliano Sanchez
Art Directors: Diego Fernandez Brun, Guadalupe Covas
Copywriter: Hernan Kritzer

ALMA MAGAZINE

[2][3]

Art Director: Hisham Kharma
Copywriter: Jose Angel Martinez Lopez

OFF

[2][3]

Advertising Agency: Giovanni+Draftfcb Rio de Janeiro, Brazil
Executive Creative Directors: Adilson Xavier, Cristina Amorim, Fernando Barcellos
Copywriter: Fábio Penedo
Art Directors: Cidney Neto, Marcus Saulnier
Photographer: Image Bank