segunda-feira, outubro 08, 2007

Umas no cravo e outras na ferradura

FOTO JUMENTO

Eléctrico de Lisboa

IMAGEM DO DIA

[Chris Jackson/Getty Images]

«LONDON - A lady with facial piercings poses for a photograph at the International Tattoo Convention at the Truman Brewary on October 6, 2007 in London, England. » [Tiscali]

ERRO NO CASTING PUBLICITÁRIO

JUMENTO DO DIA

À primeira cavadela, minhoca!

Luís Filipe Menezes deve ter a mania da perseguição e mal pensou que não tinha sido convidado para as cerimónias oficiais comemorativas do 5 de Outubro mandou o seu porta-voz acusar a autarquia de Lisboa. Teve azar, a culpa foi do próprio PSD.

TESTEMUNHOS PARA MEMÓRIA FUTURA

1. Comunicado da Procuradoria-Geral da Repúblia a propósito das viagens fantasma do deputado Luís Filipe Menezes, emitido em 9 de Agosto de 1999:

«Viagens de deputados

O Senhor Dr. Luís Filipe Menezes, presidente da Câmara Municipal de Gaia, tem vindo a proferir, em órgãos de comunicação social e a propósito de um processo crime em curso, declarações cuja natureza e gravidade levam a Procuradoria-Geral da República a emitir o seguinte esclarecimento:

Em Dezembro de 1989, o Senhor Presidente da Assembleia da República comunicou ao Ministério Público, para efeitos de instauração de procedimento criminal o relatório de um inquérito administrativo a um conjunto de requisições de transporte de um Senhor Deputado à Assembleia da República.

Na sequência desse inquérito, veio este Senhor Deputado a ser acusado, em 18 de Outubro de 1991, tendo sido julgado e condenado em 1995.

Na fase de julgamento, tendo sido suscitadas pela defesa suspeitas sobre outras irregularidades do mesmo tipo, praticadas por outros Senhores Deputados, o tribunal determinou a extracção de uma certidão para averiguação desses factos em inquérito.

Vigorando na ordem jurídica portuguesa o princípio da legalidade quanto ao exercício da acção penal, a suspeita da ocorrência de um crime determina a obrigatoriedade de instauração de inquérito, a menos que ocorra causa de extinção do procedimento criminal.

Não se encontrando extinto o procedimento, o Ministério Público deu início a novo inquérito, em Setembro de 1995, com vista à confirmação ou informação dessas suspeitas.

O inquérito corre termos na 9ª Secção do Departamento de Investigação e Acção Penal de Lisboa, a cargo da respectiva Procuradora da República.

Tornando-se necessário proceder ao levantamento global da situação, entendeu-se ser de levar a cabo uma perícia, para a qual foram solicitados funcionários dos serviços de apoio do Tribunal de Contas.

Como a extensão dos factos a investigar e a dispersão da documentação impediam um mais célere avanço do trabalho pericial, foi suscitada a intervenção do Núcleo de Assessoria Técnica, fazendo-se intervir uma auditoria privada e definindo-se uma estratégia consistente na autonomização de responsabilidade individuais, à medida que fossem sendo concluídos os relatórios periciais.

O Ministério Público actuou com a objectividade e a igualdade a que está obrigado por lei perante todos os casos investigados, estando em causa situações em que foram solicitadas requisições de transporte mas as viagens não foram realizadas, tendo sido dado ao dinheiro destino diferente do previsto, em articulação com agências de viagens, a quem foi paga uma percentagem dessas verbas, com prejuízo elevado para o Estado.

Embora possam estar em causa factos que remontam ao período de 1986 a 1989, o Ministério Público só teve deles notícia em 1995, quando foram referidos no julgamento a que acima se alude.

O tom e os termos em que os factos têm vindo a ser abordados na imprensa pelo Senhor Dr. Luís Filipe Menezes constituem uma deturpação da realidade processual e também uma forma de pressão inadmissível sobre a Justiça.

Além disso, visam desacreditar a Procuradoria-Geral da República e atentar contra o prestígio e a confiança que lhe são devidos, enquanto órgão superior da magistratura do Ministério Público, o que levou a que fosse apresentada participação criminal.

Lisboa, 9 de Agosto de 1999
O Chefe do GabineteErnesto Maciel»

2. Artigo do Expresso de 14 de Julho de 1999 [Expresso assinantes]:

«O PRESIDENTE da Câmara de Vila Nova de Gaia, Luís Filipe Menezes, não resistiu ao caso das «viagens-fantasma» dos deputados e resignou, ontem à noite, à posição de cabeça de lista do PSD pelo Porto. Após ter desferido violentos ataques ao procurador-geral da República, no início da semana, o candidato escolhido por Durão Barroso para liderar a lista do Porto acabou por ceder às repercussões políticas que o seu caso estava a atingir.

Segundo o EXPRESSO apurou, Menezes esteve durante dois meses afastado da autarquia depois de, no início de Junho, ter sido acusado pelo Ministério Público. Invocando dificuldades em o notificar, o MP remeteu de imediato o processo para julgamento.

Segundo fontes da Câmara de Gaia, a primeira vez que Menezes se ausentou foi na última semana de Maio, para receber tratamento médico em Paris. Menezes só voltou a aparecer na véspera de S. João (24 de Junho) para se ausentar de novo, regressando na última semana de Julho.

Luís Filipe Menezes é acusado de ter requisitado viagens à AR, cujo dinheiro era colocado na conta-corrente de uma agência de viagens, que serviu para pagar viagens e estadas da família em hotéis. »

SKINHEADS AMEAÇAM MAGISTRADA

«Numa carta aberta divulgada em vários blogues na internet o líder dos Portuguese Hammerskins, detido desde Abril após uma megaoperação da Polícia Judiciária que culminou na apreensão de dezenas de armas proibidas e propaganda nazi, apela a todos os nacionalistas para que não esqueçam o nome de Cândida Vilar, dizendo estar disposto a dar o seu sangue. “As ideias são como os tratados: pouco vale firmá-las com a nossa tinta quando não somos capazes de confirmá-las com uma gota do nosso sangue”, escreve na missiva, citando Ramalho Ortigão, e acrescenta: “Eu estou a dar o meu sangue, espero que todos vós possam fazer o mesmo.”» [Correio da Manhã]

Parecer:

Estes idiotas estão a pedi-las.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Transfira-se o careca que está detido para uma ala prisional onde predominem africanos.»

O PAI DA DIANA ESTÁ DE VOLTA

«O antigo ministro dos Negócios Estrangeiros de Durão Barroso voltou à política para apoiar Luís Filipe Menezes. António Martins da Cruz filiou-se no PSD, pela mão do novo líder, e garante que há francas hipóteses de derrotar José Sócrates em 2009. O ex- -MNE refuta as acusações de populismo que têm sido feitas a Menezes e diz que o partido não pode afastar Santana Lopes » [Diário de Notícias]

Parecer:

O que pretenderá o representante da Carlyle em Portugal?

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se ao pai da Diana se ainda quer comprar a Galp ao preço da uva mijona.»

JÁ MANDAM CALAR DEPUTADOS

«As declarações de Paulo Rangel, que considerou que "Pedro Santana Lopes não pode ser líder de bancada parlamentar do PSD", foram muito mal recebidas por sectores santanistas e menezistas que lembram, desde logo, que o novo líder tinha pedido aos deputados "contenção" nesta matéria.

"O senhor deputado Paulo Rangel devia era estar calado", adianta Pedro Pinto. O deputado frisa: "Quando o novo líder do PSD pediu expressamente aos deputados, na reunião do grupo parlamentar, que não se falasse sobre a liderança para a bancada, não consigo perceber o que levou Paulo Rangel a pronunciar-se." Muito crítico , Pedro Pinto questiona, ainda, "quem é ele para se pronunciar sobre a pessoa em causa".» [Diário de Notícias]

Parecer:

Este PSD vai fazer muitas surpresas.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se a Menezes quem e o que se pode falar neste PSD.»

NOVO CÓDIGO DO PROCESSO PENAL ESQUECE DEFESA DO ARGUIDO

«O procurador-geral da República, Pinto Monteiro, foi obrigado a produzir com carácetr urgente uma directiva em que, na prática, manda aplicar o antigo Código de Processo Penal, no que diz respeito à nomeação de advogado para defesa de um detido ou de um arguido. É que a nova lei, se interpretada à letra, retirava ao arguido qualquer hipótese de vir a ser defendido na fase de inquérito, uma lacuna considerada muito grave.A decisão, incomum e original uma vez que o antigo diploma foi revogado pelo actual, foi tomada depois de a Procuradoria-Geral da República ter chegado à conclusão de que o novo Código de Processo Penal, que tanta polémica tem levantado, era omisso relativamente a aspectos da defesa dos arguidos, um direito fundamental numa sociedade democrática.» [Jornal de Notícias]

Parecer:

Não se percebe como com tanta preocupação pela defesa dos arguidos se deixa passar uma falha destas.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Corrija-se.»

O PCP VOLTOU ÀS MANIFESTAÇÕES ANTI-SÓCRATES

«O primeiro-ministro, José Sócrates, foi hoje surpreendido por uma manifestação de uma centena de trabalhadores, em Montemor-o-Velho, quando lançava uma plataforma tecnológica na área das energias associadas ao hidrogénio, num investimento de 69 milhões de euros que inclui a construção de uma fábrica e de um centro de investigação.

À espera do primeiro-ministro estava também o dirigente da Fenprof Mário Nogueira, que queria entregar uma carta ao governante. Mas José Sócrates acusa: "O Partido Comunista agora aprendeu isto, onde quer que eu vá tem uma manifestação à minha espera. E confundem o direito à manifestação com o direito ao insulto", afirmou, adiantando que o PCP não aprendeu nada nos últimos anos.» [Público]

Parecer:

No início esta estratégia teve algu sucesso, designadamente, graças à exposição mediáticas. Mas já toda a gente percebeu que se trata de iniciativas políticas do PCP.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Sugira-se a Jerónimo de Sousa que seja mais criativo.»

MENEZES VAI TER QUE ESPERAR

«Ainda não chegou à Presidência da República qualquer pedido de audiência do novo líder do PSD, Luís Filipe Menezes. E garantidamente esse encontro só deverá ter lugar depois do congresso do PSD, marcado para o próximo fim-de-semana em Torres Vedras.

As expectativas da nova liderança dos sociais-democratas apontavam para que Luís Filipe Menezes ainda se encontrasse com o Presidente da República antes do conclave social-democrata, o que lhe daria, em termos político-partidários, um maior lastro para surgir perante os congressistas do PSD.» [Público]

Parecer:

Outra coisa não seria de esperar.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Lembre-se a Menezes que Mendes era o preferido dos cavaquistas.»

CONDUTOR DE 11 ANOS É DETIDO APÓS PERSEGUÇÃO POLICIAL

«Um menino de 11 anos de idade foi preso após fugir da polícia dirigindo um carro a mais de 160 km/h no Estado americano da Louisiana.

A perseguição policial começou quando um carro de patrulha avistou o carro em alta velocidade na rodovia interestadual 310, perto de Nova Orleans.» [BBC Brasil]

VÃO HAVER ELEIÇÕES NO STI

«As eleições para o Sindicato dos Trabalhadores dos Impostos (STI) estão marcadas para o dia 19 de Novembro. Foram entregues três listas, candidatas à direcção nacional: uma liderada por Paulo Ralha de Braga, a segunda liderada por Hélder Ferreira, de Leiria, e a terceira liderada por José Medeiros, ex-presidente STI.» [Correio da Manhã]

Parecer:

Eu voto na lista encabeçada por Hélder Ferreira.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Vote-se.»

COMO SE ESTÁ A PORTAR O NOVO DIRECTOR-GERAL DOS IMPOSTOS

Dado que foi uma escolha do ministro das Finanças e contando com a amizade e o precioso conselho do ex-director-geral O Jumento optou por se abster de fazer aqui qualquer crítica ao novo director-geral dos Impostos. Isso não significa que não estejamos a fazer a fotografia da personalidade e até já há quem aposte que vai aguentar menos tempo no lugar do que o mestre Armindo.

Vamos continuar a manter o silêncio deixando o director-geral brincar tranquilamente como o seu novo brinquedo.

O JUMENTO NO TECHNORATI

NO "GRUPO MANIFESTO" (Faculdade de Letras de Lisboa)

"Pesquei" este cartoon contra as praxes universitárias:


ROUPAS QUE SE TRANSFORMAM (E DESAPARECEM)

NILUFER BARIN

DINA BV

SACI

MIFTAHUR RIZKA

TAD 20D

TOMANDO BANHO NUMA ESTAÇÃO DE SERVIÇO

TOTAL HEARING CARE

[2][3]

Advertising Agency: DDB Worldwide Singapore
Creative Directors: Neil Johnson, Terrence Tan
Art Director: Khalid Osman
Copywriter: Priti Kapur
Photographer: Allan Ng
Digital Imaging: Eric Foo (Miracle Factory)

THE FINANCIAL EXPRESS

[2][3][4]

Advertising Agency: Vyas Giannetti Creative, New Delhi, India
Creative Directors: Arnab Chatterjee, Kapil Dhawan
Art Directors: Arnab Chatterjee, Kapil Chadha
Copywriters: Kapil Dhawan, Vikram Bhalla

NIKE

Advertising Agency: DDB Paris, France
Creative Directors: Alexandre Hervé, Sylvain Thirache
Copywriter: Julien KosowskiArt Director: Stéphane Soussan
Art Buyer: Marine Rolland
Advertiser's Supervisors: Thomas Granger, Paul Ducré
Account Supervisor: Thomas FabreIllustrator : Si ScottTouching-up: Bepong