sábado, outubro 20, 2007

Umas no cravo e outras na ferradura

FOTO JUMENTO

Procissão no Bairro do Castelo, Lisboa

IMAGEM DO DIA

[David Gray / Reuters]

«Pasarela monumental. Desfile de moda de Fendi en la Gran Muralla China.» [20 Minutos]

ERRO NO CASTING PUBLICITÁRIO

A MENTIRA DO DIA D'O JUMENTO

O Jumento tentou perceber se é mesmo verdade que as manifestações promovidas pelo PCP ou 0por interposta organização contava com simpatizantes de outros partidos, dando razão a Jerónimo de Sousa que se afirmou que se fosse do PCP este partido teria a maioria absoluta, o que significaria que pela primeira vez a ditadura do proletariado poderia ser designada por democracia do proletariado.

Jerónimo tinha razão, a manif organizada para aparecer na televisão no dia da cimeira europeia era constituída na sua maioria por gente que detesta o PCP. Não se viam os típicos farnéis de azeitonas e pão do Alentejo, ninguém falava com aquela pronúncia típica de Praga que os militantes do PCP herdaram por mimetismo de Álvaro Cunhal, nem se iam jovens com os típicos lenços palestinianos.

Podemos estar descansados, o PCP não vai ter nem a maioria absoluta nem a maioria relativa, vai ter que esperar que o mundo volte aos tempos da evolução industrial para poder sonhar com um golpe de estado feito por uma minoria vanguardista.

JUMENTO DO DIA

Entrevista idiota

Dar entrevistas as jornalistas de televisão com aquela que Sócrates deu à TVI é uma perda de tempo, não vale a pena responder às perguntas de um jornalista que está á espera de respostas unívocas e gosta de tirar conclusões de palavras que ninguém ouviu.

NÃO SIRVAS A QUEM SERVIU, NEM PEÇAS A QUEM PEDIU

Dá-me vontade de rir ouvir Bernardino Soares, o admirador português do regime da Coreia do Norte, dizer que é contra o Tratado porque Portugal perde poder. Dá-me vontade de rir porque me recordo do que foi o Comecon, o modelo de união económica que domina os sonhos de Bernardino Soares, uma união económica onde tudo era decidido na União Soviética.

Parece que os nossos Bernardinos são muito apegados a valores como a independência, a democracia ou a liberdade, mas só porque lhes convém, porque os seus paraísos ficam mais longe de se realizar. Só que têm um azar, o século XX está cheio de exemplos históricos incómodos.

O DOM LUCIANO MUSTAFA

«"É assim o islão", diz a "opinião pública" em Espanha, como em Portugal, com o desdém com que se tratam as religiões minoritárias. Coisas "bárbaras", de "bárbaros" - muito muito diferentes das opiniões de Luciano Guerra, reitor do Santuário de Fátima, sobre a violência doméstica. "Há o indivíduo que bate na mulher todas as semanas e há o indivíduo que dá um soco na mulher de três em três anos (...). Eu, pelo menos, se estivesse na parte da mulher que tivesse um marido que a amava verdadeiramente no resto do tempo, achava que não [era razão para divórcio]. Evidentemente que era um abuso, mas não era um abuso de gravidade suficiente para deixar um homem que a amava." Reveladas à revista NS de 6 de Outubro, estas palavras do prelado não suscitaram até agora qualquer reacção pública nem das associações nem das instituições que no País zelam pela igualdade de género. Nem tão-pouco da hierarquia da confissão na qual Luciano Guerra ocupa lugar de destaque. Passada a inauguração oficial da nova igreja do complexo onde impera, passadas as mil reportagens e as centenas de entrevistas e até alguns comunicados e não havendo notícia de uma linha, uma declaração sobre o assunto, deve poder-se dizer, ao 13.º dia, que a Luciano Guerra foi concedido o dom de dizer alto e em letra de imprensa aquilo que os seus superiores pensam.» [Diário de Notícias]

Parecer:

Fernanda Câncio não deixou cair no esquecimento as declarações de um bárbaro que é o reitor do Santuário de Fátima.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

UM BALANÇO

«O congresso do PSD em Torres Vedras, o trigésimo terceiro, foi um congresso triste: a sala sempre vazia, poucas palmas, desinteresse geral. Verdade que já estava tudo resolvido e que a oposição não se apresentou. Mesmo assim, nem sequer a gente de Menezes pareceu muito entusiasta. Até o episódio do convite a Manuela Ferreira Leite ficou longe do melodrama habitual. Só o "tabu" do inevitável Santana excitou os jornalistas e fez com que o homem, sem dizer palavra e meio escondido, se tornasse o homem do dia. De resto, a televisão e a imprensa praticamente ignoraram a coisa. Menezes não saiu triunfante de Torres Vedras, como em princípio seria de esperar. Pelo contrário, saiu com arzinho de solidão e fraqueza, que alegrou o PS e consolou a oposição no exílio.

É difícil saber o que isso irá pesar no futuro. Grande parte do que se passou no congresso não tem na prática qualquer importância. A comissão política, por exemplo, uma colecção estrambólica de antiguidades de museu e de parentes do militante anónimo, não vai com certeza garantir a unidade do partido. Mas não vai incomodar ou limitar Menezes, nem impedir que ele faça o que bem entender. O discurso "programático" do encerramento não rimava a bota com a perdigota e não convenceu ninguém com a mais leve necessidade de realismo e lógica. Mas falou convincentemente à execração que o país começa a ter pelo primeiro-ministro. A promessa de poder, em si própria, não vale nada. Mas serve para alimentar a vontade de desforra.

Há ainda o caso de Santana na presidência do grupo parlamentar e a presumível ameaça de uma direcção "bicéfala". Suponho que Menezes preferia, de facto, outra pessoa. Só que é não compreender a natureza do animal, julgar que ele se preocupa muito com o espectáculo de Santana em S. Bento. Precisamente, o que ele quer é espectáculo. Quer um grupo parlamentar que "ataque", que berre, que se veja. A "credibilidade" à Marques Mendes não o interessa. Sócrates nunca perderá a maioria absoluta por causa da "credibilidade" do PSD. Como a maioria de Cavaco não caiu por causa da "credibilidade" de Guterres; caiu porque o país, do Bloco ao CDS, se "levantou" contra ela. Menezes percebeu isto. E pensa em repetir a façanha. Com uma ajudinha da crise mundial.» [Público assinantes]

Parecer:

o congresso do PSD visto por Vasco Pulido Valente.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

O BERNARDINO OPINOU

«Em declarações à rádio TSF, Bernardino Soares declarou que o acordo alcançado “reforça as questões de centralidade de poder nos grandes países europeus, enquanto que Portugal perde representação e poder nas decisões europeias”.» [Correio da Manhã]

Parecer:

O Bernardino tem muito pouca memória

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Registe-se a evolução positiva do Bernardino, já não é contra as centralidades do poder.»

O CAMPEONATO DA SEGUNDA CIRCULAR PARLAMENTAR JÁ ESTÁ AGENDADO

«A estreia de Pedro Santana Lopes num frente-a-frente com José Sócrates está marcada para os dias 6, 7 e 8 de Novembro. Como Luís Filipe Menezes não tem assento na Assembleia da República (teve que renunciar ao mandato, não podia acumular com a Câmara de Gaia), será Santana a enfrentar Sócrates no debate inaugural do Orçamento do Estado, no dia 6.» [Diário de Notícias]

Parecer:

Santana Lopes está a ser apresentado como o gladiador invencível nos debates, o que não é verdade, perdeu quase todos os confrontos que teve com Sócrates e no próximo ai ter que comparar o OE apresentado por Sócrates com o seu último orçamento, um dos piores da história económica portuguesa.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Ofereça-se um pacote de pensos rápidos a Santana Lopes.»

CHARRUA VOLTA A DAR AULAS

«A Seis meses depois do alegado insulto de Fernando Charrua ao primeiro-ministro, José Sócrates, o professor de 57 anos voltou a dar aulas. Com menos 14 quilos e a fumar cigarrilhas em vez de cigarros, quebrou um interregno de 19 anos em que os alunos não fizeram parte do seu horizonte. Apesar de agora levar trabalho para casa, acredita que está menos sobrecarregado do que na Direcção Regional de Educação do Norte. O horário ocupa-lhe duas manhãs e três tardes. Tem a sexta-feira livre.» [Público assinantes]

Parecer:

Nunca deveria ter deixado de o fazer.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Avise-se o professor Charrua para evitar termos com filho da puta nas suas aulas.»

O NASCIMENTO DE UM GRANDE ICEBERG

«El ciclo natural del hielo antártico provoca cada año la formación de icebergs de diverso tamaño. Pero cada cinco o 10 años, un gran glaciar se desgaja en uno de los fenómenos más espectaculares de la naturaleza. El satélite Envisat, de la Agencia Espacial Europea (ESA, en sus siglas en inglés), ha seguido este proceso en el glaciar Pine Island, del que se acaba de separar un iceberg de 34 kilómetros de largo por 20 kilómetros de ancho.

Las imágenes del Envisat muestran la formación del iceberg desde septiembre de 2006: el glaciar de Pine Island es visible a la derecha de las imágenes y la lengua del glaciar se va moviendo hasta marzo de 2007. Entre abril y mayo, el iceberg ya desgajado se desplaza frente al glaciar; en este mes ya se distingue otro trozo de hielo que se separa de Pine Island. En el mes de octubre, se observa como el nuevo iceberg está completamente formado.» [El Pais]

EUA: NOBEL SUSPENSO POR AFIRMAÇÕES RACISTAS

«La junta directiva del Centro de Estudios Cold Spring Harbor de Nueva York ha suspendido de sus "responsabilidades administrativas" al premio Nobel de Medicina James D. Watson, uno de los descubridores de la estructura del ADN, por unas polémicas declaraciones en las que aseguraba que los blancos son más listos que los negros. Watson, biólogo molecular, dirige la Escuela de Ciencias Biológicas de ese laboratorio.

El Nobel de Medicina, de 79 años, declaró en una entrevista publicada por el periódico británico The Sunday Times el pasado domingo que es "inherentemente pesimista acerca de las perspectivas de África". "Todas nuestras políticas sociales se sustentan en el hecho de que su inteligencia (la de los africanos) es la misma que la nuestra, cuando todas las pruebas dicen que eso no es así realmente", afirmó Watson.» [El Pais]

O JUMENTO NOS OUTROS BLOGUES

  1. O "Porque Posso" nomeou O Jumento para "Blogue 5 Estrelas". Obrigadinho.

FREE RICE

por cada palavra que escrever serão dados 10 grãos de arroz a título de ajuda alimentar.

CSABA MÉSZÁROS

Uma imagem para a minha amiga Blogotinha.

JULIA ZABELINA

DIANA AUGUST

SERGEI PROKOSHIN

CÃO VERSUS GATO

MASP MUSEUM

[2][3][4][5][6]

Advertising Agency: MPM Propaganda, Sao Paulo, Brazil
Creative Directors: Aaron Sutton, Jorge Iervolino
Art Director: Guilherme Somensato
Copywriter: José Arnaldo Suaid
Photographer: Leonardo Luz

CARACOL RADIO

[2][3]

Advertising Agency: Ade, Bogota, Colombia
Creative Director: Nacho Martinez
Art Director / Copywriter: Leonardo SilvaI
llustrator: Naranja

HOSPITAL ALEMÁN

[2][3]

Advertising Agency: Saatchi & Saatchi, Argentin
aExecutive Creative Directors: Mariano Serkin, Maxi Itzkoff
Head of Art: Pablo Romanos
Creative Directors: Jorge Ponce Betti, Gabriel Huici
Art Director: Gabriel Huici
Copywriter: Jorge Ponce Betti
Account Director: Paula Gambardella
Account supervisor: Valeria Magrini
Producer at the agency: Luli Dragan
Ilutrator: Pablo Tuffaro
Digital Retouching: Pablo Romanos