sábado, junho 21, 2008

Seja bem-vinda Dra. Manuela Ferreira Leite

Ainda que não tenha simpatia pessoal por Manuela Ferreira Leite e de ter muitas dúvidas de que a velha senhora que convença a mudar de opinião, acho que devo dar as boas-vindas à nova líder do PSD, agora que se está a realizar o congresso em Guimarães. Gostaria que tivesse chegado à liderança do PSD sem golpes baixos, sem o cheiro a oportunismo com que fica por só ter dado esse passo quando o preço do petróleo subiu, mas ainda assim que seja bem-vinda.

È bem-vinda porque já é tempo de os portugueses saberem quais são as propostas para o país, até agora o PSD tem consumido as suas energias em lutas internas e as propostas de têm sido feitas não são para valer. A pouco mais de um ano das eleições legislativas Manuela Ferreira Leite pode apresentar as suas soluções para os problemas do país, tentando convencer-nos de que poderá ser melhor primeira-ministra do que a ministra de competência duvidosa do passado, pode demonstrar que tem a estatura política e intelectual que no passado não evidenciou, mostrar uma equipa de gente capaz e mais competente do que a tralha de que se fez acompanhar no passado, com afilhados apanhados nas teias da lei.

Tenho muitas dúvidas sobre as capacidades de Manuela Ferreira Leite, este blogue até nasceu quando era ministra das Finanças e nomeou para director-geral dos Impostos um doutorando que ficou famoso por ter isentado as viaturas oficiais do pagamento de multas. Foram tempos tristes, as figuras pardas de que a então ministra se fez acompanhar usaram o poder para sanear, difamar e desorganizar o fisco, conduzindo aos resultados conhecidos. É por estas e por outras que considero Manuela Ferreira Leite uma figura secundária do cavaquismo sem grandeza, nem mesmo Cavaco Silva ousou nomeá-la ministra das Finanças, preferiu Cadilhe, Miguel Beleza, Catroga ou Braga de Macedo, Ferreira Leite não passou de secretária de estado do Orçamento, para ser ministra foi colocada na Educação com os resultados desastrosos que todos conhecemos.

Ainda que considere que burro velho não aprende línguas devo dar as boas-vindas a Manuela Ferreira Leite, por mais dúvidas que tenha quanto às suas capacidades, à sua grandeza e estatura política e à qualidade das personagens que a costumam acompanhar devo dar-lhes as boas vindas, pode ser que nos surpreenda, por mais que duvide de tal possibilidade.