domingo, junho 22, 2008

Umas no cravo e outras tanta na ferradura

FOTO JUMENTO

Santiago do Cacém

IMAGEM DO DIA

[Michael Gottschalk -AFP]

«A policeman swims in his uniform in Ploetzensee lake during a protest demanding better working conditions in Berlin. Some hundred policemen and women took part in the action themed "We are in deep water."» [Washington Post]

JUMENTO DO DIA

Maledicentes

Acusar a oposição de "maledicência" é fácil, diria mesmo que é a acusação óbvia, mas por isso mesmo é a mais ineficaz até porque pressupões uma estratégia de vitimização que não fica bem a José Sócrates. Poderia ter perguntado a Manuela Ferreira Leite que propostas apresentou para solucionar a crise dos camionistas, ou se o que tem a propor em matéria de finanças públicas é uma obsessão irracional que levou ao seu aumento, enfim, poderia até ter-lhe perguntado se esteve bem de saúde nos últimos tempos pois andou recolhida da realidade. Mas não, optou pela solução mais fácil e que se vira contra o próprio.

O CONGRESSO DE MARCELO REBELO DE SOUSA

Sem ter ido a Guimarães e ainda antes de o congresso do PSD ter começado foi Marcelo Rebelo de Sousa que ditou a sua ordem de trabalhos, mais do que saber quem alinha com Manuela Ferreira Leite ou se Pedro Santana Lopes e Passos coelho conseguem manter os seus apoios, o que se espera deste congresso é uma posição em relação a um cenário de vitória do PS sem maioria absoluta.

A dúvida era evidente, não foi muito difícil a Marcelo lançar a confusão, com um congresso cheio de gente que ambiciona poder entrar nos gabinetes ministeriais e que escolheu Ferreira Leite na esperança desta impedir a maioria absoluta de Sócrates, a possibilidade de chegar ao governo através da reedição de um Bloco Central era uma evidência, diria mesmo uma tentação. Marcelo limitou-se a acenar rebuçados a gulosos para que Ferreira Leite passagem a figura secundária.

A dúvida que se coloca é saber se Marcelo atirou esta casca de banana a Ferreira Leite apenas para chamar a si o protagonismo, ou para a forçar a dizer não, condicionando o seu futuro pós-eleitoral. Será que Marcelo quer ser o homem do PSD num futuro governo de Bloco Central?

O QUE SE PASSA NO BPN?

É raro o dia em que o BPN não é notícia pela situação resultante da má gestão da equipa liderada por Oliveira e Costa. Todavia, parece que tudo vai bem, em vez de intervir o BdP parece confiar que Miguel Cadilhe resolva o problema. Mas porque se assiste com passividade à crise do BPN?

A resposta talvez não seja difícil de encontrar, se nos lembrarnos que pertence à SLN de Oliveira e Costa e Dias Loureiro, a mesma sociedade que com Daniel Sanches (o homem que começou no SIS no tempo de Dias Loureiro e chegou a ministro da Administração Interna). Oliveira e Costa acumulou as funções de tesoureiro e de secretário de Estado do Orçamento nos tempos de Cavaco Silva, na época ficou famoso pelas acusações de perseguição fiscal que lhe foram dirigidas pelos seus adversários, o mais famoso dos quais foi Nobre Guedes do CDS, um amigo de Portas que tanto incomodou os ministros de Cavaco através do semanário Independente.

Se o BPN pertencesse a estas "flores de cheiro" haveria tanta tranquilidade com a situação no BPN? Duvido, mas como estão em causa os banqueiros do PSD e o homem forte do cavaquismo (que antes de chegar à política e a secretário-geral do PSD de Cavaco Silva era um modesto advogado de Coimbra) é o que se vê.

É evidente que uma bronca no BPN poria muita coisa a nu.

HOLANDA 1 - RÚSSIA 2

Agora que conformado com a derrota portuguesa me estava habituando à ideia de manter a animação graças às costelas espanhola, eis que surge uma Rússia a deslumbrar, dando uma lição de bola aos holandeses e, porque não, a alguns dos nossos jogadores, para não falar da lição que Guus Hiddink deu ao agora ricaço Scolari. Se a Espanha falhar está decidido, até ao final do torneio serei russo, o que não é difícil, há muito que acho que a Rússia devia ser uma prioridade para a diplomacia económica portuguesa, acabando de vez com a prioridade africana alimentada por envelopes e sacos de plástico.

Não deixa de ser curioso que os quartos de final estejam a ser ganhos pelas equipas cansadas, A Alemanha que teve que lutar contra a Áustria ganhou a Portugal, a Turquia que teve que se esforçar em todos os jogos ganhou a uma descansa Croácia, a Rússia ganhou a uma Holanda que tinha descansado a equipa principal no último jogo. Pelo que se viu nos dois prolongamentos que já se realizaram as equipas mais cansadas não só ganharam como se revelaram superiores nesses prolongamentos. Aqui fica uma interrogação para os treinadores, será melhor o cansaço ou a inércia provocada por uma paragem de sete ou oito dias?

INSUSTENTÁVEL

«O cidadão estava visivelmente satisfeito e aliviado quando me abordou no café, de manhã:

- Então, esteve no buzinão?

- O buzinão, qual buzinão?

Tinha-me esquecido dessa convocatória de indignação cívica, a juntar à paralisação terrorista dos camionistas e a anteceder as marchas dos agricultores, dos taxistas e de todos os que querem ‘gasóleo verde’ - isto é, os cidadãos todos a pagar parte do seu gasóleo.

- Pois eu estive!

O cidadão olhou para mim, de cima a baixo, não conseguindo disfarçar a desilusão que eu lhe havia causado.

- Ah... E buzinou contra quê? - perguntei, maldosamente.

- Contra quê? Contra o preço dos combustíveis, claro!

- Pois, o preço dos combustíveis... E buzinaram contra quem: contra os produtores de petróleo, contra os especuladores internacionais, contra os chineses e os indianos?

O homem olhou para mim como se o sol da manhã me tivesse feito mal à cabeça.

- Ora essa! O buzinão era contra o Governo, e isto é só o princípio!

E virou-me as costas, orgulhoso da sua prestação cívica e da lição que me havia dado. Vi-o embarcar no seu carro, com uma bandeirinha nacional flutuando à janela - sinal inequívoco de que ali estava um patriota de gema, que de manhã buzina contra o Governo, que não é capaz de inventar poços de petróleo, e o resto do dia buzina em apoio à nossa Selecção.

Ai, esta terra ainda vai cumprir o seu ideal, ainda vai tornar-se um imenso Portugal...

Anteontem, os camionistas ‘rebeldes’ formalizaram a constituição de uma nova Associação para contrapor à existente, que acusam de ter desconvocado a paralisação sem obterem do Governo a contrapartida de lhes subsidiar o gasóleo à custa dos contribuintes. Por eles, ainda estavam nas estradas, com o país a seus pés e o Estado de gatas. Que ninguém tenha dúvidas para que vai servir a nova Associação: agora, que provaram o poder inebriante de conseguir fazer ajoelhar o poder democrático em três dias e de terem estado à beira de ver um país inteiro a gritar com o Governo “dêem-lhes tudo o que eles querem antes que a vida se torne insustentável para todos!”, é certo, certíssimo, que os ditos ‘rebeldes’ não se vão ficar por aqui. Eles perceberam que, nas sociedades modernas, há três coisas contra as quais um Estado democrático está basicamente indefeso: o terrorismo, a grande especulação financeira de um capitalismo global sem ética alguma e os camionistas.

A seu tempo, houve quem avisasse contra o entusiasmo com que a CP andou a desmantelar linhas e ligações que tinham custado o esforço financeiro de gerações a construir. Mas uma lógica de contabilista, incapaz de planear a mais longo prazo do que os balancetes semestrais, achou que se podia liquidar com vantagem o transporte ferroviário de mercadorias e pôr tudo na mão dos camionistas. E como, paralelamente, liquidámos a produção agrícola à força de subsídios para não produzir e em troca dos eucaliptos, dos campos de golfe e das urbanizações turísticas “de interesse nacional”, como, desgraçadamente, não produzimos um litro de gasóleo nem o poupamos, o país está inteiramente dependente dessa classe socioprofissional que acaba de nos pregar o susto da década.

Leio que a Procuradoria-Geral da República, muito legítima e louvavelmente, anuncia que vai processar os camionistas que cometeram crimes públicos, tais como apedrejamento de outros, obstrução da via pública, etc. Manda o bom senso que o Governo pondere bem no que se vai meter: um só ‘herói’ dos camionistas processado criminalmente e lá temos o país outra vez a ferro e fogo. Aliás, como se pode processar no dia seguinte e por actos de guerra aqueles com quem na véspera se negociou a paz?

Ai, esta terra ainda vai ficar linda, um imenso salve-se quem puder...

Eu juro que não tenho nenhuma embirração particular pelo homem, que nem conheço de lado algum. Mas a verdade é que já vi o país atravessar alguns vinte ministros do Ambiente e nunca vi nenhum que fosse tão inútil, tão acomodado, tão verbo-de-encher, tão prejudicial à área que tutela como esta triste figura do actual ministro, eng. Nunes Correia, de sua desgraça. Não consigo entender, francamente, porque insiste o homem em ser tratado pela alcunha de ministro do Ambiente - a não ser pelo prazer de usar o sobrenome de ministro.
Sete anos e duas secas depois de se ter iniciado o estudo do Programa Nacional de Uso Eficiente da Água, dez anos depois de ter sido prometido que campos de golfe só com reaproveitamento das águas residuais, Sua Excelência acha que tornar essa regra obrigatória não é medida prioritária a incluir no dito plano. Pelo contrário, deve tratar-se de uma simples “recomendação” a ser adoptada “numa base voluntária” (dos 43 campos de golfe do Algarve, a somar a outros 20 já aprovados, apenas um, até hoje, aceitou “voluntariamente” a recomendação; existe localmente uma profusão de ETAR, construídas propositadamente para o efeito e que custaram dezenas de milhões de euros, que não estão a servir para nada, apenas para as estatísticas ‘ambientalistas’ do Ministério).

Sua Excelência lembra que “o golfe é uma âncora importante do desenvolvimento do turismo em Portugal”. E Sua Excelência, muitíssimo mais preocupado com o turismo do que com o ambiente, não esquece que os jogadores de golfe têm duas características muito suas: primeiro, não gostam de repetir campos; mudam de campo como quem muda de camisa, o que justifica que mais de 6000 hectares do Algarve (muitos deles desafectados da Reserva Agrícola ou Ecológica) já estejam entregues ao golfe e consumindo um total de reservas de água equivalente a uma população permanente de meio milhão de pessoas - mais do que a população efectiva, que são 410 mil pessoas; por outro lado, eles também não gostam de pisar relvados regados com água que não seja pura, uma mania como outra qualquer.

Em contrapartida, o senhor ministro não leu o recente relatório do WWF, que prevê a intensificação da desertificação do território nacional a partir de 2020, devido às alterações climatéricas e à destruição progressiva do montado de sobro alentejano e algarvio, tal como o que está a ser promovido na região de Alqueva; não leu as recentes notícias sobre a falta de água em Espanha, de Barcelona a ser abastecida por navios-tanque, nem tomou conhecimento dos sucessivos relatórios sobre a desertificação e a crónica falta de água da Andaluzia e da Extremadura espanhola devido à necessidade de regar a praga dos campos de golfe, nascidos inconscientemente por todos os lados, como cogumelos selvagens. Sabiamente, Sua Excelência acha que “as medidas só devem ser implementadas à medida que são necessárias” e, por ora, ele está descansado que “não vai faltar água nem para os cidadãos nem para o golfe” (assim mesmo, em pé de igualdade). Sua Excelência, coitada, deve ser o único ministro do Ambiente que ainda não percebeu que a próxima e mais grave crise mundial não vai ser a da falta de energia, mas a da falta de água. Em 2020, aliás, é provável que Sua Excelência já se tenha reformado e esteja a ensaiar os seus «putts» num «green» regado a água do Luso.

Ai, esta terra ainda vai cumprir o seu destino fatal: ainda vai tornar-se um país insustentável.» [Expresso assinantes]

Parecer:

Por Miguel Sousa Tavares.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

UM RISCO CHAMADO MARCELO

«Além disso, eu que vivi os tempos do ‘bloco central’ como jornalista, irrita-me bastante a ideia de que esse Governo foi um desastre. Na verdade, Ernâni Lopes, o então ministro das Finanças, salvou o país da bancarrota; Mário Soares, então primeiro-ministro, levou-nos à integração europeia e Mota Pinto, então líder do PSD e vice-primeiro-ministro, aprofundou a exigência de reformas estruturais. Depois do fim do Conselho da Revolução e da revisão Constitucional feitos nos Governos da AD, o ‘bloco central’ deu passos decisivos para a normalidade democrática e económica do país.

Claro que, passados 25 anos, tudo é diferente. Mas Marcelo sabe quanto devemos a esse Governo; e sabe, sobretudo, que o tempo não pode voltar atrás e que um acordo entre PSD e PS é impossível.

Por isso mesmo, das suas palavras se faz a única leitura possível: prejudicar Manuela Ferreira Leite junto do seu eleitorado, transformando-a de opositora em aliada deste Governo.» [Expresso assinantes]

Parecer:

Por Henrique Monteiro.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

A CARREIRA DE SÓCRATES

«Num dos últimos debates parlamentares, José Sócrates disse que considera o Tratado de Lisboa um marco importante na sua carreira. Não admira: a assinatura do documento pelos 27 líderes europeus, alguns dos quais chegaram a Lisboa dispostos a rejeitá-lo, foi um acto político e diplomático relevantíssimo numa presidência da UE que mereceu o aplauso geral. Estranho seria que o primeiro-ministro não o valorizasse, ao olhar para o seu próprio currículo.

Mas, em Portugal, o facto de alguém assumir que tem uma carreira, ou que está a construí-la - isto é, que alguém tente obter êxito naquilo que faz, fazendo o melhor que sabe e pode e orgulhando-se do resultado alcançado - costuma deixar gente nervosa. Tanto que uma parlamentar de PEV, aquele partido que há 20 anos consegue a proeza de eleger sempre dois deputados e nunca sabermos quantos votos obteve - veio acusar Sócrates de defender o tratado por razões de carreira. Razões pessoais, portanto. O raciocínio até poderia ter graça, pois sugere que 26 chefes de Estado e de Governo se puseram de acordo em Lisboa só para enriquecer o currículo do anfitrião. Na verdade, apenas confirma o grau de indigência que a conversa por vezes atinge na respeitável Assembleia.» [Expresso assinantes]

Parecer:

Por Fernando Madrinha.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

O JOGO QUE PERDEMOS SEMPRE

«Os nossos bons portugueses regressam também a um país que não tem governo. Já há algum tempo que o Governo não governa, embora ainda muita gente não se tenha apercebido isso. Algures no meio das primeiras dificuldades, desistiu, passou a fazer de conta. Não é que tivesse tido vida fácil, mas a "vulnerabilidade" de que falava Sócrates é em primeiro lugar a sua. Enquanto podia fazer de "menino de ouro", como diz o título da sua hagiografia, tudo bem. Com tudo a seu favor, maioria absoluta, cooperação institucional do Presidente, oposição paralisada e descredibilizada, o Governo Sócrates vai chegar a 2009 com os mesmos (ou piores) indicadores que recebeu em 2005. Com excepção do controlo das contas públicas, que, frágil que seja, é mérito do Governo, tudo o resto está pior: desemprego, crescimento económico, inflação, empobrecimento. E não só está pior como a inacção do Governo o vai tornar pior, porque não são só os factores externos que se agravaram. As causas internas contam muito, porque, como Barroso disse da União Europeia depois do "não" irlandês, não há Plano B. Também cá não há Plano B e ficamos na dúvida se chegou a haver Plano A. Os portugueses, após anos de dificuldades, perderam toda a esperança e este é o eleitorado mais difícil de todos, para o Governo e para a oposição.» [Público assinantes]

Parecer:

Por Pacheco Pereira.

PS: JPP já não é um mero comentador da política é o ideólogo, o guru de Manuela Ferreira Leite e com este artigo mostra-nos a sua estratégia, tentar lançar o país na desmotivação, para daqui a uns meses nos tentar impingir a velha senhora como a salvadora. Partindo do nacionalismo da bola, JPP mostra o seu nacionalismo, se o PSD não é governo, então o país que vá ao fundo.

JPP ficou desiludido com por não ter havido pancada com os camionistas, mas a sua esperança é alimentada por uma situação económica causada por factores externos.

Para JPP a política é um jogo de desgraças, da outra vez foi a queda de uma ponte que ajudou Barroso a chegar ao poder, desta vez são os preços dos produtos alimentares e do crude que JPP tenta aproveitar da pior forma, usando a sua coluna do Público para tentar lançar a desmotivação nos portugueses.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Arquive-se por se tratar de propaganda de honestidade intelectual duvidosa, produzida por alguém para quem as desgraças são úteis.»

CONGRESSO DO PSD CENTRADO NO BLOCO CENTRAL

«A verdade é que o tema marcou a abertura dos trabalhos e promete hoje voltar à tona, sobretudo nos discursos das candidaturas que representam cerca de 61% do partido. Rui Rio, presidente da Câmara do Porto, mal chegou ao recinto, disse aos jornalistas e às televisões que "alguém falou [no Bloco Central], mas não ouvi a dra. Manuela Ferreira Leite a falar disso. Nem que sim, nem que não, nem talvez". Já Guilherme Silva, ex-líder parlamentar, considerou que as alusões ao Bloco Central são "uma atoarda que se pôs a circular para atenuar o efeito de um PSD reforçado. Não tem nenhum sentido". Marco António Costa, líder da distrital do Porto, considerou que "há muita especulação política" e atirou, em jeito de aviso para o que se poderá passar hoje: "espero que haja uma clarificação sobre essa matéria, jamais o PSD se poderia associar a José Sócrates".» [Diário de Notícias]

Parecer:

É um pouco ridículo que a mais de um ano de eleições e sem sequer se saber se Ferreria Leite pensa, já se fala de soluções de governo. Desta vez Marcelo tramou Manuela Ferreira Leite.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Aguarde-se pelo fim do congresso.»

PCP QUER REFERENDOS NAS REGIÕES AUTÓNOMAS

«O PCP quer viabilizar os referendos regionais na Madeira e os Açores pois se é verdade que, desde 1997, a Constituição o permite não existe até hoje Lei Orgânica que os leve à pratica. Os comunistas vão, assim, apresentar a Lei Orgânica do Referendo Regional na Assembleia da República na próxima semana, tendo o vice--presidente da bancada, António Filipe sido destacado para apresentar o diploma na Madeira e nos Açores.» [Diário de Notícias]

Parecer:

Não deixa de ser curioso que um partido que no passado se opôs ao referendo seja agora a favor de referendos em todo o lado e a toda a hora.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se ao PCP o que o levou a mudar de opinião.»

UM SENHOR COM POUCA VERGONHA

«Salter Cid, ex-secretário de Cavaco Silva e ex-presidente da Companhia das Lezírias, meteu a PT em Tribunal, depois da operadora ter recusado subir a pensão de 17,9 mil euros mensais, para o patamar mais elevado em vigor na empresa.

A remuneração que aufere incorpora já um suplemento complementar de reforma, criado especialmente para os trabalhadores da Marconi, e regulamentado em 1995 pelo próprio Salter Cid, então secretário de Estado da Segurança Social, requisitado à PT. O actual vereador do PSD na Câmara de Lisboa saiu da PT, em Maio de 2007, aos 53 anos, com uma suspensão de contrato. O salário médio bruto mensal de 27,5 mil euros que recebeu enquanto presidente da Companhia das Lezírias levantou dúvidas ao Tribunal de Contas e foi alvo de análise da Inspecção-Geral e Auditoria de Gestão do Ministério da Agricultura, em 2006.» [Expresso assinantes]

Parecer:

O rapaz reforma-se aos 53, recebe um suplemento, fica a ganhar 17,9 euros mensais e ainda acha pouco, é aquilo a que se chama não ter vergonha.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Solicite-se um comentário a Manuela Ferreira Leite.»

ERSE RECUA NAS TARIFAS INCOBRÁVEIS

«O conselho de administração da Entidade Reguladora do Sector Eléctrico (ERSE) reúne segunda-feira com o conselho tarifário e o conselho consultivo. O motivo é a proposta, que estava em discussão pública, de transferir para todos os consumidores de electricidade o pagamento das facturas incobráveis, mas também a entrada em vigor de um sistema de ajustamento trimestral das tarifas eléctricas, no quadro do processo de tomada de decisão relativo ao próximo período regulatório (2009-2011).» [Expresso assinantes]

Parecer:

Nunca deveria ter avançado.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Lamente-se o comportamento leviano da ERSE.»

SÓ DEUS TIRARÁ MUGABE DO PODER

«A menos de uma semana da realização do segundo turno das eleições presidenciais no Zimbábue, o presidente Robert Mugabe afirmou, em um comício na sexta-feira, que a oposição mente sobre a suposta violência durante a campanha e disse que somente Deus poderá tirá-lo do cargo.» [BBC Brasil]

POBRE E MAL AGRADECIDO

«O ex-presidente de Cuba, Fidel Castro, disse que houve "hipocrisia" na decisão tomada pela União Européia (UE) na quinta-feira de suspender as sanções impostas contra a ilha há cinco anos.

"Desejo manifestar meu desprezo pela enorme hipocrisia" dessa decisão, disse em artigo assinado que aparece no site oficial www.cubadebate.cu.» [BBC Brasil]

GANHA CONCURSO DE TALENTOS TOCANDO GUITARRA SÓ COM UMA MÃO

«Marc se ha convertido en un músico de proyección internacional y todo un ídolo para sus miles de seguidores a pesar de su discapacidad física con la que nació hace 22 años. Sin un brazo, aprendió rápidamente a tocar la guitarra.

Ahora, ha vencido a 750 rivales de todo el mundo dotados con sus dos brazos alcanzando la en un concurso de guitarristas celebrado en Londres. Él comenzó a 'juguetear' con el instrumento a la temprana edad de 14 años utilizando un miembro artificial que incorpora una especie de pico para poder rasgar las cuerdas.» [20 Minutos]

CIDADE ESCOCESA PAGA A QUEM DEIXAR DE FUMAR

«Los fumadores de las zonas más desfavorecidas de Dundee (Escocia) recibirán dinero a cambio de dejar el tabaco, informó hoy el Servicio Nacional de Salud (NHS).

La iniciativa -que promueven el NHS, el Ayuntamiento de Dundee y el Gobierno escocés- es un proyecto piloto por el que las autoridades pagarán a los participantes 12,50 libras semanales (15,75 euros) durante tres meses.» [20 Minutos]

MULHER BRITÂNICA RECEBE FACTURA DE ELECTRICIDADE DE 113 MILHÕES DE EUROS

«Alison Turner, una británica de 50 años, recibió en su casa una factura de la luz con un importe de 113 millones de euros. "Sabía que la electricidad había subido últimamente, pero esto es ridículo", ironizó la mujer al conocer la cuantía de la factura.

Un portavoz de la compañía eléctrica Npower, responsable del error, alegó que la empresa acostumbra a poner los medios necesarios para que este tipo de errores no ocurran, y que por eso "no sabemos aún cómo pudo ocurrir esto". » [20 Minutos]

DENTISTA ITALIANO DÁ CONSULTAS GRÁTIS A TROCO DE SEXO

«Un dentista italiano publicó un anuncio en un conocido portal de servicios en internet ofreciendo sus servicios de forma gratuita a cambio de sexo. Según decía el texto, el hombre, de 40 años, ofrecía "arreglos dentales de altísimo nivel a señoras y señoritas de buena presencia y que sepan valorar sus cualidades".

El caso fue descubierto por una periodista del diario Il secolo XIX, que se hizo pasar por una clienta para comprobar si lo publicado en el anuncio era cierto. Para ello, grabó con cámara oculta una conversación con el dentista, a quien se le puede observar en las imágenes que reconoce la estafa hasta el punto de saber que podría ser detenido, aunque asegura que "siempre puedo decir que todo es mentira".» [20 Minutos]

ANDALUZIA TOMA MEDIDAS CONTRA OS INCÊNDIOS

«La Junta de Andalucía ha convertido en permanente para todos los veranos, a partir de mañana, la orden que prohíbe la realización de barbacoas, quemas agrícolas o el paso de vehículos a motor por espacios forestales. En un comunicado, la consejería de Medio Ambiente ha explicado que, tras la aplicación de la medida en años anteriores, se ha conseguido reducir el número de incendios, por lo que la medida será permanente.» [El Pais]

MULHERES IRANIANAS JÁ VALEM MAIS DE MEIO CAMELO

«Según la sharia, la ley islámica, un hombre vale igual que un camello, mientras que el valor de una mujer es la mitad del de un hombre, es decir, medio camello.

Y este es el criterio que aplicaban las empresas aseguradoras iraníes, hasta hoy.

Ahora deberán pagar la misma indemnización por la muerte de un hombre que por la de una mujer, sin diferenciar entre ambos, según informó la agencia oficial IRNA.» [ADN.ES]

"VERO POSSUMUS" - "WE CAN"

«Presumptive Democratic nominee Barack Obama sat down in Chicago Friday morning to discuss the economy with visiting Democratic governors, but all eyes were on the Illinois senator’s podium bearing, what might be described as, a quasi-presidential seal – a new Obama campaign logo.

The seal includes the same bald eagle as the actual presidential seal clutching an olive branch and arrows in its talons, but instead of a shield covering the center of the eagle’s body, the Obama version displays the campaign’s trademark “O.” Unlike the Presidential seal, which includes the words “Seal of the President of the United States” around the circumference, “Obama for America” and “www.barackobama.com” grace the top and bottom of Obama's.» [CNN]

O JUMENTO NOS OUTROS BLOGUES

  1. O "Câmara dos Comuns" pescou uma imagem que será uma séria candidata ao World Press Photo.

VELHAS FOTOGRAFIAS DE BILL GATES NARRADAS PELO PRÓPRIO [Link]

HÁ GELO EM MARTE

«Explanation: Compare these two close-up pictures taken on sol 20 (left) and sol 24 of a trench dug in the Martian surface by NASA's Phoenix Lander. Those sols of the Phoenix Mission (a sol is a Martian day), correspond to June 15 and 18 on planet Earth. Light-colored, dice-sized chunks, visible in the lower left shadow region of the trench in the sol 20 image have vanished by sol 24 -- a strong indication that the chunks were ice uncovered by digging the shallow trench. The vanishing act likely demonstrates the sublimation of ice in the trench, a process similar to evaporation, in which the ice went directly from solid to gas after it was exposed to sunlight and the thin, dry Martian atmosphere. » [NASA]

ARINA REIZVIH

"DESCUIDOU-SE" NO BANCO DA SELECCÃO ALEMÃ

CANON