sexta-feira, junho 27, 2008

Umas no cravo e outras tanta na ferradura

FOTO JUMENTO

Évora

IMAGEM DO DIA

[Virginia Mayo / AP]

«Eurotorturas. Protesta ante el Parlamento Europeo en Bruselas por el Dïa Internacional de Apoyo a las Víctimas de Torturas.» [20 Minutos]

JUMENTO DO DIA

O silêncio oportunista dos sindicalistas da PSP

A posição dos sindicalistas da PSP em relação aos agentes que foram alvo de um processo disciplinar é hipócrita, revelando que estes sindicalistas estão mais empenhados na agenda política que lhes é determinada do que na defesa dos polícias. Quando sucederam os acontecimentos estes sindicatos mantiveram-se em silêncio, entre permitir o aproveitamento político de um incidente ridículo e defender os colegas os sindicalistas optaram pelo silêncio. Agora acabaram por tomar posição, mas mais preocupados com a honra do convento do que com os colegas. Uma vergonha de sindicalistas.

NO AVANTE DESTA SEMANA

Diverti-me com um exercício quase pré-histórico sobre a luta de classes no sector dos camionistas, só não percebi porque razão o PCP descobre agora essa luta, quando durante o lockout se manteve em silêncio, mais interessado em que o governo desancasse nos camionistas do em defender dos "proletários" do sector. Esta de os "camionistas assalariados" não terem participado de forma consciente dá-me vontade de rir, um esclarecido dirigente do PCP chama idiotas inconscientes aos trabalhadores. Pois, conscientes são apenas os do partido:

«Os camionistas assalariados não participaram na luta de forma organizada e consciente. Também aqui a crise revelou as fragilidades da sua organização como classe. Assim, foram umas vezes participantes voluntários na luta, outras vezes vítimas dessa mesma luta devido ao lock-out, e no final, viram o acordo do Governo com os patrões consignar a flexibilização das relações laborais, ou seja, o aumento da exploração dos camionistas assalariados (que já é enorme!).»

Mas o que irrita mesmo o PCP é a disciplina de história onde em vez de dizerem que Estaline era o pai dos povos os alunos são recordados dos muitos milhões de vítimas do estalinismo, tantas que por aquelas bandas logo que puderam se livraram do seu regime:

«Mas as avarias não se ficaram por aqui. Uma leitura ao exame de História A do 12.º ano, por exemplo, mostra quanto o ME se preocupa com a formação dos nossos jovens e como não olha a meios para assegurar que ao sairem da escola, seja para o mundo do trabalho (se houver) ou para a faculdade, trazem a cabeça bem espartilhada entre as orelhas. Na dita prova os infantes eram solicitados a identificar, a partir de textos escolhidos a preceito, «três das práticas políticas do estalinismo», podendo para o efeito escolher entre «controlo do aparelho partidário», «campanhas de depuração/purgas», «trabalhos forçados», «repressão policial» e «deportações».» [Avante]

Claro que PCP esquece a denúncia do estalinismo no XX Congresso do PCUS e, agora que é mais estalinista do que nunca, vem logo com a história das criancinhas, talvez porque nunca tenha reparado na obra de Estaline, para não falar da Coreia do Norte, do Camboja ou mesmo da China dos tempos do grande passo em frente. Já seria mauzinho falar do canibalismo nos primeiros tempos da expropriação de terras na revolução russa. Quando se sentem incomodados lá vem a história de comer criancinhas, para disfarçar a realidade incómoda:

«É que no tempo do fascismo o anticomunismo era tão primário que só encontrava terreno fértil no mais profundo obscurantismo, condição sine qua non para se acreditar que os malvados dos comunistas «comiam criancinhas ao pequeno almoço» e «matavam os velhos com uma injecção atrás da orelha». »

CINISMO E IRRESPONSABILIDADE POLÍTICA

É evidente que se Manuela Ferreira leite estivesse preocupada com os custos do TGV não o teria aprovado quando era ministra das Finanças e deu o seu aval ao projecto ambicioso de Durão Barroso. Vir agora perguntar quanto custa o TGV cheira a ridículo.

O que Manuela Ferreira Leite pretende não é impedir a construção do TGV é adiar o projecto para um governo seu, mas para que venha a ser primeira-ministra (cruzes canhoto) terá de ganhar eleições, e para ganhar eleições não há nada como uma crise económica. Ao questionar o TGV o que a velha senhora pretende é lançar a dúvida nos investidores levando-os a não investir antes de saberem quem é governo. O que a velha senhora quer é impedir que se governe e aprofundar a crise económica, adiando os efeitos positivos de um grande investimento. É por isso que embirra com o TGV que aproou e não embirra com o aeroporto que adiou, o TGV é o primeiro projecto a ser lançado, é este que convém adiar.

É evidente que se a velha senhora conseguisse vir a ter o estatuto de primeira-ministra mais velha do mundo viria a beneficiar ela própria com o impacto económico destas obras, para não falar das comissões para os senhores do PSD. O que a velha senhora pretende é defender os interesses do seu grupo à custa dos do seu país.

PANCADARIA NO TRIBUNAL

Depois das escolas, dos hospitais e de outros serviços públicos, foi a vez de um tribunal ser o palco de uma sessão de pancada, sinal de que nem os magistrados já metem medo a muitos portugueses que se sentem no direito de desancar nos que representam o Estado. Talvez agora alguns se interroguem sobre a necessidade de acabar com este espectáculo.

Lamenta-se, todavia, que o representante sindical dos juízes tenha aproveitado para desancar no alvo errado, são poucos os tribunais com condições para julgamentos com 18 arguidos, nem podem ser construídos palácios de justiça a prever esta hipótese, senão seriam verdadeiros edifícios de conferências.

Não sei a quem cabe assegurar as condições de segurança ou quem deve avaliar se um julgamento está a decorrer com condições de segurança ou se é necessário reforçar a presença policial. De uma coisa estou certo quem deveria proceder a essa avaliação estava no local e não em Lisboa.

OS NÓS E AS OUTRAS

«A presidência francesa da União Europeia vem aí e, para o assinalar, Nicolas Sarkozy ofereceu aos deputados uma pasta. Lá dentro, os triviais blocos-de- -notas e caneta, mais a surpresa: uma gravata cinzenta clara. O tom discreto da gravata sublinha a actual tendência de Sarkozy. Antes ele andava com aquelas grossas cebolas Breitling no pulso e, agora, aconselhado pela suave Carla Bruni, tem um Patek Philippe, dez vezes mais caro, cem vezes mais elegante. Mas a discrição galopante de Sarkozy não foi motivo de conversa, falou-se foi de ele ter posto o pé na argola, ou melhor, no laço. É que entre os 577 deputados franceses há 18 por cento que não sabem o que fazer com a gravata - são mulheres. Talvez fosse pior se 82 por cento dos deputados, os cavalheiros, recebessem sutiãs ou gargantilhas, oferecidas como prenda única. Em todo o caso, para uma Europa que procura consensos, é preocupante saber- -se que nem em matéria pacífica, receber presentes, eles se conseguem.» [Diário de Notícias]

Parecer:

Por Ferreira Fernandes.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

É A VIDA

«De férias, segui o Congresso do PSD, que se realizou no fim-de-semana passado, pelos jornais e pelas televisões. O acontecimento, apesar de "maçador" e de "desinteressante", deu azo a inúmeros comentários e artigos de opinião que, de forma quase unânime, o consideraram... "maçador" e "desinteressante". Em menos de um ano, o partido parece ter-se transformado numa entidade anémica, exangue de guerras inúteis, inerte por falta de convicções e profundamente descrente em relação à nova liderança. Tendo em conta o que li, dá ideia de que o viço e o entusiasmo, em que o PSD vivia nos bons velhos tempos do dr. Menezes, se esboroaram, de repente, perante a "respeitabilidade" inconsequente da dra. Ferreira Leite. Nem sequer o famigerado "Bloco Central", inventado uns dias antes do Congresso, terá conseguido dar vida a um corpo morto que se arrastou penosamente pelo recinto, dando mostras de uma pelintrice ideológica digna de variadíssimas notas.

No meio deste deserto, árido de propostas e seco de alternativas, parece que se salvou apenas uma única "palmeira": o dr. Pedro Passos Coelho que, com a sua "frescura" programática, se transformou, nos últimos meses, no grande herói do liberalismo nacional. Ao contrário da dra. Ferreira Leite, irremediavelmente encostada à política do Governo, o antigo líder da JSD alcançou, por força das suas "ideias", um estatuto invejável que faz dele uma espécie de "farol" dos novos tempos, capaz de iluminar, por si só, a esterilidade em que progressivamente se afunda o PSD. Como é óbvio, ninguém se deu ao trabalho de analisar as "ideias" do dr. Passos Coelho e ainda menos de explicar a forma como estas poderiam ser postas em prática. Para os "liberais" do regime, tão exigentes com qualquer "marxista" encapuzado, basta que ele acene com umas privatizações e que recheie as suas intervenções com dúzias de banalidades sobre os abusos do Estado e as vantagens da iniciativa privada para que uma miraculosa alternativa se apresente desempoeirada ao país. Infelizmente, no país não se deu conta: entretidos com uma crise social "demagógica" que se esconde em casa da classe média e que afecta milhares de pobres e de desempregados, os portugueses não tiveram ainda oportunidade para se deliciarem com este tipo de rendilhados. É natural, no entanto, que quando souberem que, entre outras coisas, está em jogo a privatização da Caixa Geral de Depósitos, deixem a crise em paz e se convertam, de supetão, às livres oscilações do mercado.
Ao lado de uma nova direcção do PSD que, segundo consta, faz parte integrante do passado, não foram só os lugares-comuns do dr. Passos Coelho que ganharam uma consistência inexplicável: até o "populismo" dos últimos tempos conseguiu ser devidamente recuperado. Humilhado na votação para o Conselho Nacional, o dr. Santana Lopes terá surpreendido a generalidade dos observadores pelo calor das palmas com que foi premiada a sua habitual (e desarticulada) intervenção. Por essa ordem de ideias, presume-se que o dr. Ribau Esteves tenha sido também um dos grandes vencedores do Congresso. E que o dr. Menezes, mesmo depois do seu indesmentível "fracasso", tenha alcançado, em Guimarães, uma compensadora vitória.

Quem não venceu, com certeza, embora possa ter vencido todas as votações, foi a dra. Ferreira Leite. Convém dizer que a nova líder do PSD, mesmo antes de chegar ao Congresso, já tinha o seu destino traçado. O desenrolar dos trabalhos limitou-se a condimentar um consenso mais ou menos generalizado: o "seu" PSD é um partido sem propostas, com uma "credibilidade" gasta ou inútil (conforme os casos), que não galvaniza os militantes e que não se consegue diferenciar do PS. Para cúmulo, é "demagógico" nas suas preocupações sociais e "oportunista" na forma como procura tirar partido de uma crise que se resolveria, num ápice, com duas ou três vacuidades tiradas do liberalismo.

Podia enveredar pelas inúmeras fantasias que se aconchegam no espírito criativo dos nossos pretensos liberais que, não por acaso, se revêem, agora, nas fulgurantes "ideias" que ornamentam o discurso do dr. Passos Coelho. Mas as deambulações oratórias deste novo guru doutrinal encarregam-se, por si só, de desfazer qualquer veleidade que se possa ter sobre os seus estimáveis seguidores. O que, de facto, impressiona neste coro fúnebre que se ergueu à volta da nova direcção do PSD é a diferença abismal que estabelece entre o "estado de graça" que tem o Governo e o "estado de desgraça" em que cai, de imediato, a oposição. Os mesmos que, esta semana, se insurgiram contra a mera "alternância" da dra. Ferreira Leite, não se privaram, em 2005, de elogiar, com abundância de pormenores, a forma habilidosa como o eng. Sócrates se teria apropriado das "bandeiras" do PSD. Nessa altura, não havia "alternância": em contrapartida, havia "competência", "coragem", "determinação" e "capacidade" de penetrar no espaço eleitoral do PSD, deixando o dr. Marques Mendes entregue a si próprio e à sabedoria de quem não tinha querido apresentar-se como alternativa. Três anos depois, a "competência", a "coragem" e a "determinação" do Governo deram lugar à "fragilidade", à "inconsistência" e à "demagogia" da oposição. É a vida!» [Público assinantes]

Parecer:

Por Constança Cunha e Sá.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

PSD INGÉNUO

«Naquela que foi a primeira intervenção parlamentar do PSD, após a eleição da direcção no congresso do último fim-de-semana, o agora vice--presidente José Pedro Aguiar-Branco desafiou José Sócrates a vir "esclarecer rapidamente o País se as relações do ministro da Agricultura com os parceiros sociais se passaram a pautar por critérios preconceituosos de opções políticas". Em causa as declarações de Jaime Silva, que acusou a CNA (Confederação Nacional de Agricultores) e a CAP (Confederação dos Agricultores de Portugal) de estarem a serviço da extrema esquerda e da direita mais conservadora.» [Diário de Notícias]

Parecer:

Aguiar Branco está esquecido de quando até os órgãos de soberania como os tribunais eram forças de obstrução.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se a Aguiar Branco se agora simpatiza com o PCP e o CDS.»

BILL CLINTON VEIO GANHAR 300.000 À CONTA DOS PAPALVOS LOCAIS

«O cachet manteve-se secreto embora fontes ligadas à organização tenham avançado ao DN um número na ordem dos 300 mil dólares, número sem confirmação oficial e que parece "curto" (há quem afirme que a vinda de Alan Greenspan a Portugal, também organizada pela mesma agência, orçou quase um milhão de euros, tanto assim que quem quis assistir à sua conferência teve de pagar). Ontem ninguém teve de pagar para assistir à palestra do ex-Presidente, que teve lugar, à hora de almoço, no Museu da Electricidade. Clinton chegou discretamente a Lisboa por volta das 23.20 de anteontem, num voo privado. Trouxe consigo a filha, Chelsea, que cada vez mais parece, como os pais, mobilizada para uma carreira política (foi uma presença permanente ao lado da mãe nas primárias dos EUA). Chelsea pouco se mostrou. E nem sequer aproveitou a conferência para ver as vistas em Lisboa - acompanhou sempre o pai. Do aeroporto da Portela, Clinton pai e Clinton filha rumaram directamente ao hotel D. Pedro, nas Amoreiras, onde, após uma ceia ligeira, pernoitaram. Fizeram-se evidentemente acompanhar de alguns elementos dos serviços secretos americanos, que lhe fazem a segurança (obrigatória por ser ex-Presidente). Como mandam as regras, a operação geral de segurança foi montada e coordenada pela PSP. » [Diário de Notícias]

Parecer:

Que lhe façam bom proveito.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se à ERSE se vai defender que a factura do Bill seja distribuída pelas dos clientes da EDP no próximo mês.»

INCENTIVOS À CONTRATAÇÃO EM TEMPO DE ELEIÇÕES (?)

«O Governo criou um conjunto de incentivos para a contratação de de- sempregados e conversão de vínculos precários em contratos definitivos que produzem efeitos em 2009, ano em que se realizam eleições legislativas. Estes incentivos traduzem-se essencialmente em isenções, totais ou parciais, do pagamento da taxa social única das empresas. Algumas destas isenções têm um carácter excepcional, perdendo validade ao fim de seis meses. » [Diário de Notícias]

Parecer:

No estado de revolução permanente em que o país está todos os anos da legislatura são tempo de eleições. Se não fosse possível adoptar medidas a mais de um ano das eleições o melhor seria entregar o país aos cuidados da ONU.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Aprove-se.»

OCDE DÁ CONSELHOS

«As exportações deixam de ser o balão de oxigénio e as perspectivas de curto prazo para a economia portuguesa são preocupantes. Portugal tem de aumentar o ritmo de crescimento da economia, melhorar a produtividade e cortar ainda mais no défice das contas públicas, de acordo com o relatório da OCDE, ontem divulgado em Lisboa."Não se prevê que a envolvente externa seja tão benigna quanto nos anos recentes", diz o relatório salientando que "o mercado de crédito mais apertado", a "desaceleração nos EUA e os riscos na Europa", leva a que Portugal "enfrente uma procura externa mais fraca em 2008". Isto pode levar a um abrandamento da expansão da economia. » [Diário de Notícias]

Parecer:

Pelas propostas que fez quem precisa de conselhos é a velha senhora.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Dê-se conhecimento à candidata a primeira-ministra mais idosa do mundo.»

O PCP E AS BANDEIRAS NEGRAS

«Um espantalho enforcado na pá do tractor exibido na marcha de protesto de ontem, entre Válega (Ovar) e Estarreja, simboliza "o que vai na alma" de muitos produtores agro-pecuários daquela região, onde o sector tem ainda um peso significativo na actividade económica.» [Diário de Notícias]

Parecer:

Mais do que a foice e martelo, símbolos que o PCP deixa meio escondidos, são as bandeiras negras que denunciam as iniciativas do PCP. Fou o caso das manifs da CNA, enfim, gato escondido com rabo de fora.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Não se dê importância a uma associação representativa do senhor Jerónimo de Sousa.»

PLATINI DESCONTENTE COM PRESENÇA DO FCP NA LIGA DOS CAMPEÕES

«O presidente da UEFA, Michel Platini, manifestou-se insatisfeito com a inclusão do FC Porto na próxima edição da Liga dos Campeões em futebol, numa entrevista concedida ao diário desportivo espanhol Mundo Deportivo.

"Como presidente da UEFA não estou nada contente com a sua (FC Porto) inclusão na Liga dos Campeões. Digo-o claramente. Durante o meu mandato, a UEFA vai lutar até à morte contra a corrupção", garantiu o dirigente à edição desta quinta-feira ao jornal espanhol.» [Jornal de Notícias]

Parecer:

Não é o único.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Dê-se conhecimento ao ex-namorado da Carolina Salgado.»

PCP DEFENDE DESCRIMINILAZAÇÃO DO CONSUMO DE DROGA

«Preocupado com a falta de eficácia das Comissões de Dissuasão da Toxicodepência (CDT), o grupo parlamentar do PCP propõe alterações à lei da discriminalização do consumo de drogas, entre as quais o fim das coimas aplicadas a consumidores.

O tema da toxicodepência foi ontem levado ao plenário da Assembleia da República pele deputada socialista, Maria Antónia Almeida Santos, mas os comunistas aproveitaram para anunciar a entrega de um projecto de lei que reformula o enquadramento legal do acompanhamento dos consumidores de drogas.» [Jornal de Notícias]

Parecer:

É um sinal da luta entre o PCP e o BE.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se ao BE se vai responder ao PCP propondo um subsídio ao consumo.»

MAIS UMA PROFESSORA AGREDIDA POR PAIS

«Aconteceu tudo no último dia de aulas, a 13 de Junho. Uma professora (que quer manter o nome sob reserva) saía da Escola EB 2/3 de Paranhos, no Porto, já depois do derradeiro toque de saída, pelas 18h, quando foi interpelada por duas mulheres, que a agrediram e insultaram ainda no interior do recinto escolar. A assistir estava um funcionário da escola, que não reagiu. » [Portugal Diário]

Parecer:

Como as televisões ficaram mais preocupadas com os magistrados este caso quase não foi notícia, o qeu não se compreende pois, ao contrário dos juízes, os professores não contam com a protecção da polícia no seu local de trabalho.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Condenem-se as senhoras.»

O RELATÓRIO DA OCDE QUE O PSD PREFERIU IGNORAR

«O relatório sobre Portugal apresentado ontem pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) é o mais elogioso dos últimos anos para as políticas seguidas pelo Governo, mas isso não impede que seja pedido "mais esforço" e que não se preveja, para os próximos anos, "uma melhoria rápida das condições de vida dos portugueses".

O relatório, apresentado pelo secretário-geral da OCDE, Angel Gurría, de manhã, ao lado do ministro das Finanças, Teixeira dos Santos, e à tarde, do primeiro-ministro, José Sócrates, faz um balanço muito positivo das medidas tomadas para reduzir o défice orçamental, reformar a administração pública e reduzir os custos associados a fazer negócios em Portugal. Como afirmou Gurría, repetindo uma ideia várias vezes defendida pelo Governo, "Portugal está agora mais bem preparado para enfrentar a crise".» [Público assinantes]

Parecer:

Lembro-me de um tempo em, que a idosa senhora até nas cotações da bolsa conseguia ver os famosos sinais de retoma, imagine-se como teria reagido se na ocasião tivesse elogios destes num relatório da OCDE, até pedia namoro ao seu colega Paulo Portas!

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Mande-se cópia do relatório para a velha senhora.»

EMPRESA DE BARCELONA CRIA GELADO GAY

«La empresa badalonesa Bodn, El Gelat Social i Artesa (El Helado Social i Artesano), en la que trabajan discapacitados intelectuales han elaborado este helado de nata del tipo italiano con los seis colores de la bandera gay a petición de la entidad Xarxagay [20 Minutos]

AFINAL OS SAPATOS DO PAPA NÃO SÃO PRADA

«Después de años de especulación sobre si el Papa Benedicto XVI lleva zapatos de Prada, el periódico oficial del Vaticano ha negado el rumor acusándolo de "frívolo".

La revista Esquire nombró el año pasado al pontífice, de 81 años, el "hombre de accesorios del año" por sus mocasines de cuero rojo, que según los entendidos en moda eran probablemente obra de la casa italiana de modas.» [20 Minutos]

TÍTULO 38

  1. O "Câmara de Comuns" considerou post do mês o post dedicado dra. Bambo.
  2. O "Foleirices" e o "Barreiro por Sensei" passaram a integrar a lista de links deste palheiro.
  3. O "Vento Quente da Mudança" dá destaque ao post "política por medida".
  4. O "Mala Aviada" dá destaque a um artigo de Baptista Bastos aqui sugerido.

SOMOV EGOR

NATIONAL GEOGRAPHIC