segunda-feira, junho 02, 2008

Umas no cravo e outras tanta na ferradura

FOTO JUMENTO

Castro Marim

IMAGEM DO DIA

[Efe]

«Inundaciones en Vizcaya por las fuertes lluvias» [El Pais]

JUMENTO DO DIA

Manuel Alegre sai do congelador

Agora que os anos 70 estão quase esquecidos veio Manuel Alegre defender a nacionalização dos sectores estratégicos, dando razão ao PCP, já que isto é algo de que nem o BE arrisca defender. Cheio de complexos de inferioridade porque nem a esquerda, nem o PS lhe atribuíram a liderança a que julga ter direito Alegre tudo faz para chamar a atenção para si, a sua vaidade pessoal é tanta que se for necessário dará o poder à direita só para ficar em evidência.

Alegre ainda não percebeu que é um morto-vivo da política europeia, que nunca mostrou ter estabilidade ideológica para liderar um partido e que a liderança partidária não é uma questão de vaidades pessoais, muito menos de alguém que durante 30 anos pouco mais fez do que beneficiar de um regime de mecenato político, à custa do qual tem vivido melhor do que a generalidade dos portugueses.

Com estas afirmações percebe-se qual o projecto político de Alegre, é um projecto que durante décadas esteve guardado num congelador, para ser agora descongelado e evidenciar que o seu responsável vive num mondo de falsos sonhos, que os europeus há muito sabem acabar em pesadelos. Incapaz de ter novas ideias novas para a esquerda, Alegre socorre-se das velhas, furioso porque o seu partido não lhe reconhece a antiguidade como critério para a escolha do líder alia-se à extrema esquerda que lhe proporciona a audiência para satisfazer a sua vaidade.

UMA PERGUNTA AO PRESIDENTE DA REPÚBLICA

Alguém o convenceu de que a selecção portuguesa de futebol em vez de ir dar uns pontapés na bola na Suiça vai combater para a região de Kandahar, no Afeganistão?

UMA PROTESTO CONTRA A FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE FUTEBOL

Aqui fica um protesto porque em todos os concertos recepções de que foi alvo a selecção portuguesa (os treinos eram nos intervalos) não foi dada uma oportunidade ao Quim Barreiros. Ainda vão a tempo. podem convidá-lo para um concerto junto ao hotel, na Suíça.

O QUE PRETENDE LOUÇÃ A ATACAR O LÍDER DA UGT

Sabendo-se que o BE não tem qualquer espaço no movimento sindical o que levará o seu líder a atacar sistematicamente a UGT? Primeiro dividiu os sindicatos entre os que são a sério e os que não o são, mais recentemente Louçã acusou o líder da UGT de andar com Sócrates a explicar a reforma da legislação laboral, começa a ser evidente que o líder do BE está a meter-se em bicos de pés para interferir no mundo dos sindicatos, nem que para isso ofenda trabalhadores ou tenha que recorrer à mentira.

É evidente que o PCP não vai premiar Louçã com o controlo de algum sindicato ou com uma participação na liderança da UGT, o PCP nunca permitirá ao BE que entre na liderança sindical. Esta estratégia de Louçã não visa nem a UGT, nem o seu líder, visa discutir o espaço dos sindicatos com o PCP, é para isso que servem as exibições de agressividade de Louçã. Só que o Francisco Anacleto tem um problema, é mais fácvil juntar uma dúzia dos seus betinhos e mascará-los de verde-eufémios do que reunir um grupo significativo de sindicalistas, necessários para disputar os sindicatos. A estratégia não é nova, o BE não disputa o poder, disputa a liderança da extema-esquerda ao PCP e a sua ausência nos sindicatos é um dos grandes pontos fracos do BE.

MAIS OLHOS QUE BARRIGA

«Celebre-se o parto democrático, respeitando as dores que com ele vêm. O PSD vai a votos e eu, entre amigos e basbaques, estarei a vê-lo em directo. Coisa sã e doentia ao mesmo tempo. Sã, no que tem de amor à cidade e de atenção pelo que nela se vive. Mas doentia, na impaciência que revela, já que bem podia esperar, tranquilo e desprendido, pelas notícias do domingo de manhã. É, pois, um vício, mas gosto dele. Invejei isto até quase aos trinta anos. Deixem-me agora tirar a barriga de misérias.» [Diário de Notícias]

Parecer:

Por Brederode Santos.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

PRESIDENTE MANUEL ALEGRE?

«Da campanha para a presidência de Manuel Alegre sobrou o símbolo do "milhão de votos" (de votos de "protesto") e o Movimento "Intervenção e Cidadania", o MIC, que desapareceu rapidamente de cena. O próprio Manuel Alegre de certa maneira se isolou e não fez mais do que tomar na Assembleia da República uma atitude que, sem o arriscar a uma ruptura com o PS, não deixou por isso de impor uma distância entre o que ele era, e representava, e a ortodoxia do governo e do partido. Foi prudente e foi firme e chegou mesmo a procurar (e procura ainda), unilateralmente, se não um reencontro político e sentimental com o dr. Soares, pelo menos qualquer coisa parecida com um pacto de não-agressão e uma concordância ideológica no fundamental. Apesar da frieza oficiosa da maioria e das reticências de Soares, Alegre não falhou. Ele é hoje, muito manifestamente, a esquerda do PS.

Esta semana, há duas "sessões" (se a palavra é essa), que podem mudar a política portuguesa. Primeiro, um debate no Porto sobre "desigualdade social", em que fala Alegre e um antigo "ferrista". E, a seguir, uma "festa" em Lisboa que reúne o MIC, o Bloco de Esquerda, a "Renovação Comunista" e alguns restos do "pintasilguismo". Para quê? Alegre já declarou que não "conspira" contra o PS e, nomeadamente, que não quer fundar um "novo partido". Ele só se dirige, e só se pretende dirigir, ao eleitorado socialista e, fatalmente, à opinião pública. Mas sempre vai acrescentando que a "festa" de Lisboa talvez não acabe, sem consequência, numa noite de alegria e desabafo. Em que está ele a pensar?

Está a pensar na eleição para a Presidência de 2010. Nessa altura, não terá a sombra de Soares; e Sócrates não tem outro candidato, excepto Jaime Gama (o que seria um suicídio para o próprio e para o partido). Em contrapartida, uma grande parte do PS (ou o PS inteiro), o Bloco, a esquerda avulsa e, contrariadamente o PC, votariam Alegre. Isto basta para bater o dr. Cavaco? Na euforia da época, quase ninguém notou que, na segunda volta, o dr. Cavaco pouco excedeu os 50 por cento. Em 2010, com a crise presumivelmente no auge, não custa admitir que a situação se inverta a favor de Alegre, sobretudo se, como se espera, Sócrates perder a maioria absoluta. O "debate" do Porto e a "festa" de Lisboa são passos para a unidade da esquerda. Uma unidade que presume um objectivo: Belém.» [Público assinantes]

Parecer:

Por Vasco Pulido Valente.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

FERREIRA LEITE DISCURSOU, MAS NÃO RESPONDEU AOS JORNALISTAS

«O discurso, lido num hotel do centro de Lisboa que antes albergava a sede da RTP, foi curtíssimo e sem direito a quaisquer perguntas da parte dos jornalistas. Manuela Ferreira Leite também não saudou os seus adversários nas eleições directas, tendo preferido elogiar os "companheiros" que concorreram consigo, "companheiros há muito desinteressados da vida partidária". Sem referências ideológicas ou programáticas neste primeiro discurso, Ferreira Leite elegeu a classe média como prioridade: "A classe média não pode continuar a ser vítima de políticas que a penalizam. Precisamos de uma classe média forte". Depois disto, o discurso (que durou bem menos de cinco minutos) ainda incluiu referências à necessidade de os militantes do PSD e os eleitores potenciais do partido terem "esperança" e na vontade de "conquistar os jovens". » [Diário de Notícias]

Parecer:

A relação entre Ferreira Leite e os jornalistas vai ser uma dúvidas da sua liderança, basta ter lido os seus artigos vazios, publicados no Expresso, para se perceber que a agora líder do PSD não tem ideias, criatividade, flexibilidade nem projecto político. Tudo vai fazer para evitar respostas espontâneas, sem que tenha pedido ajuda a alguém para preparar a resposta. Não deixa de ser estranho que alguém com décadas de experiência política só consiga fazer discurso através do visor de uma máquina de calcular.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Façam-se perguntas a MFL.»

FPF TRAMOU O FCP?

«No documento, pode ler-se que a SAD portista foi considerada culpada de cometer "a infracção disciplinar muito grave de 'corrupção da equipa de arbitragem', surgindo só a seguir no texto que tal se verificou na "forma tentada", e o mesmo se escreve em relação ao presidente da SAD azul e branca.

O documento termina com a informação à UEFA de que o F. C. Porto não apresentou recurso da decisão e que apenas Pinto da Costa o fez, mas omite que, em caso de sucesso no recurso do presidente da SAD, o Conselho de Justiça da FPF reverterá a decisão da Liga. » [Jornal de Notícias]

Parecer:

É um sinal de que o poder que Pinto da Costa tem no futebol português já não é o que era.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Aguarde-se pela decisão da UEFA.»

GANHEI A APOSTA

«Algumas dezenas de pescadores de Quarteira deslocaram-se, esta manhã, à localidade de Vale do Covo, no Algarve, para tentar falar com o ministro da Agricultura e Pescas, mas Jaime Silva evitou o encontro abandonando o local.

Momentos antes da chegada dos pescadores, que empunhavam bandeiras negras, Jaime silva procedia à recolha de lixo juntamente com caçadores em Vale do Covo, no âmbito do "Dia do Caçador pelo Ambiente".» [Jornal de Notícias]

Parecer:

Há alguns dias lancei aqui o repto aos visitantes do Jumento, apostei que dentro em breve o país regressava ao tempo das bandeiras negras. Ninguém apostou e fizeram bem, o PCP voltou além das esperas regressou às bandeiras negras, a partir de agora vão multiplicar-se as manifestações espontâneas do PCP com as bandeiras negras.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Espere-se para ver.»

A CAP VAI PARA A RUA?

«A Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP) decidirá na próxima semana que formas de contestação irá adoptar contra a falta de apoios do Governo, e a realização de uma manifestação a nível nacional, com várias concentrações ao longo do país, está a ser ponderada. » [Jornal de Notícias]

Parecer:

Se isso suceder é porque os agricultores, em especial os produtores de cerais que são a base da CAP, perderam a vergonha na cara, com o aumento dos preços dos produtos agrícolas nunca ganharam tanto dinheiro como agora.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Organizem-se contra-manifestações contra o proxenetismo dos subsídios.»

SÓCRATES SAÚDA MANUELA FERREIRA LEITE

«O primeiro-ministro, José Sócrates, felicitou este domingo Manuela Ferreira Leite pela sua eleição como presidente do PSD, recusando comentar o discurso da nova líder social-democrata quando disse que o seu partido já está a «virar a página», escreve a Lusa.» [Portugal Diário]

Parecer:

Bem, com a idosa Manuela Ferreira Leite à frente do PSD deveria ter sido esta a felicitar José Sócrates, a liderança do PSD ficou nas mãos de quem o primeiro-ministro desejava, com Ferreira Leite José Sócrates pode voltar a sonhar com a maioria absoluta e de caminho ainda impõe uma derrota política definitiva ao cavaquismo.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se a MFL se já felicitou José Sócrates.»

AINDA APIOR DO QUE NO LICEU CAROLINA MICHAELIS

«Unos alumnos de San Petesburgo (Rusia) decidieron hacerle un curioso regalo a su profesora preferida, un striptease.

Mientras el resto de la clase permanecía sentada en la clase de inglés con la maestra, algunos alumnos permanecían fuera con una cámara, un equipo de música y el ‘stripper', el alumno más atrevido.» [20 Minutos]

SERÁ MESMO VERDADE, O FISCO QUERIA PENHORAR A EMBAIXADA DA RÚSSIA?

Foi o que me contaram por mail:

«Duas pequenas, funcionárias do Director Clips que se dirigiram à Embaixada Rússia para efectuar uma penhora acabaram detidas na própria embaixada por invasão de território Russo, valeu-lhes a valente LV (Chefe de Equipe da Dívida Executiva) que possante, dialogou com os Russos e "libertou" as pupilas!! »

Eu nem queria acreditar mas achei que inventar isto seria ter mais imaginação do que o director de Finanças de Lisboa. Por este andar ainda alguém se lembra de penhorar o cavalo de D. José da estátua do Terreiro do Paço.

Mas entrar por território russo dentro é mesmo demais...

LUMINOSITY

LACOSTE