terça-feira, junho 03, 2008

Umas no cravo e outras tanta na ferradura

FOTO JUMENTO

Varanda, Vila Real de Santo António

IMAGEM DO DIA

[S. Bozon/AFP]

«Un membre du jury observe les participantes à l'élection de Miss Euro 2008 à Rust, Allemagne, le 31 mai 2008. » [20 Minutes]

JUMENTO DO DIA

O erro premeditado de Carvalho da Silva

Depois de serem cada vez m ais o que questionam a boa-fé negocial da CGTP Carvalho da Silva sentiu-se obrigado a justificar o seu "niet" permanente, tentando dizer que se os outros sindicatos nada assinasse, aquilo a que ele chama unidade, conseguir-se-iam mais conquistas. Carvalho da Silva sabe que não está a falar verdade, sabe que se uma parte negoceia quando se sabe que não vão concordar com nada é muito pouco provável que as outras partes ofereçam o que quer que seja.

Deixemo-nos de tretas caro Carvalho da Silva, o líder da CGTP sabe muito bem que o PCP já condenou todas as propostas para a legislação laborl e que até apresentou uma moção de censura ao governo, sabe muito bem que só vai às negociações para aproveitar o tempo de antena e que por maiores que sejam as ofertas do governo ou dos patrões a sua resposta será sempre "niet" pois para os militantes do PCP os reais interesses dos trabalhadores são os do PCP. Para Carvalho da Silva é muito mais importante o PCP ter mais um deputado que irá ficar calado durante toda a legislatura do que um aumento salarial ou melhores leis laborais. Para este PCP quanto pior melhor e Carvalho da Silva só será líder da CGTP enquanto aceitar cumprir este papel de forma disciplinada, como mandam os estatutos do seu partido.

A isto chama-se traição aos interesses dos trabalhadores.

O BEIJA-MÃO DA BOLA

Não foi só Cavaco Silva que esteve com os gladiadores do futebol, Sarkozy também. Cavaco até fica perdoado pois recebeu os jogadores, enquanto o presidente francês foi ao centro de estágio exibir as suas caretas.

A FOTOGRAFIA NO TÉNIS

Começa a ser difícil ver uma imagem do ténis feminino que não ultrapasse os dotes físicos dos tenistas. Para os que estiverem interessados em saber quem são as tenistas aqui fica, a da primeira imagem é Marta Domachowska e a da segunda é Maria Sharapova.

Bem, no caso de Dinara Safina parece que os fotógrafos estiveram mais atentos aos dotes desportivos.

O PROBLEMA DOS ARMADORES NÃO É O PREÇO COMBUSTÍVEL

Começa a ser evidente que o problema dos armadores não é o preço do combustível e que os pescadores não passam de carne para canhão destes empresários, talvez porque há quem esteja mais interessado em que as bandeiras negras apareçam nas televisões do que no interesse dos trabalhadores.

Como os armadores defenderam publicamente querem "resolver o problema" e que os governos do sul da Europa pressionem Bruxelas para alterar as regras do sector, por outras palavras, querem que o sector seja desregulamentado para que possam pilhar os escassos recursos da costa portuguesa, até à última sardinha e ao último carapau.

Os armadores podem fazer lockout e os pecadores podem fazer a greve, mas não podem impor a sua lei ao país, nem os portos nem a Docapesca são propriedade sua. O comportamento dos gangs de greve está a ser excessivo.

E A GASOLINA CONTINUA CARA...

De repente fez-se silêncio em torno do preço dos combustíveis, o país esteve em polvorosa, os armadores aproveitara a oportunidade para poderem arrastar na barra do Tejo, os candidatos do PSD engalfinharam-se a discutir o ISP, o ministro da Economia encomendou um estudo e telefonou a Durão Barroso, o cardeal tornou públicas as suas preocupações, a marinha informou que tinha que parar os navios de guerra, as televisões instalaram os seus equipamentos móveis em Badajoz onde Paulo Portas aproveitou para comprar caramelos.

De repente fez-se silêncio, Lisboa ficou engarrafada, Santana anda por aí, Ferreira Leite discute com os seus botões o que vai fazer da vida agora que uma vitória poderá ter-se transformado no caminho mais perto para uma derrota, o cardeal voltou às suas preces e do estudo da Autoridade da Concorrência nem uma página. Será que o problema passou, que a gasolina voltou aos preços antigos, que as dificuldades espreitam a cada esquina? Talvez, mas tanto quanto sei a Galp só retirou um cêntimo aos preços do gasóleo e da gasolina.

Não sei se estes portugueses são doidos ou divertidos, provavelmente são as duas coisas.

SUBSÍDIO DE DESEMPREGO PARA TRABALHADORES DOS ARMADORES EM LOCKOUT?

Todos os dias temos ouvido na televisão armadores dizendo que estão a "despedir" os trabalhadores para que estes possam receber subsídio de desemprego enquanto decorre a greve. Curiosamente ninguém questionou a legitimidade, como se fosse aceitável que sejam uns a pagar as paralisações dos outros, ainda por cima para ajudar os armadores.

PODERÁ HAVER VIDA EM MARTE

Poderá não haver, mas pela fotografia há todas as condições para lá estarmos, não faltam as pedras para andarmos à pedrada. Para nós portugueses, é meio caminho andado.

A APATIA DA FORTE GENTE

«Os portugueses, que se excedem nos momentos de dificuldade, costumam cair numa modorra quando tudo corre bem. Após o obstáculo, onde revelámos o nosso melhor, deslizamos para a complacência e cumplicidade, pela instalação dos interesses, bloqueio das corporações, paralisação das burocracias. A economia portuguesa continua tão dinâmica e flexível como sempre. A globalização impõe hoje, como no passado, uma reestruturação, que se verifica. Mas muito lentamente. O motor está atrelado a um peso morto que tem de arrastar: regulamentos e portarias, burocratas e mandarins, impostos e multas, fiscais e inspectores, directivas e diuturnidades, direitos adquiridos e justas reivindicações.» [Diário de Notícias]

Parecer:

Por João César das Neves.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

FERREIRA LEITE JÁ TEM LÍDER DA BANCADA PARLAMENTAR

«Manuela Ferreira Leite deverá optar por José Pedro Aguiar-Branco para líder parlamentar do PSD, em substituição de Pedro Santana Lopes, que este sábado, e na sequência da derrota nas directas, anunciou que irá sair. O advogado e deputado eleito pelo círculo do Porto foi ministro da Justiça do Governo de Santana Lopes e é o preferido do inner circle que tem acompanhado Ferreira Leite. Na reacção à vitória da ex-ministra das Finanças, o deputado surgiu entusiasmado: "acho que estão lançadas as condições para o PSD voltar a ser ganhador e espero que durante este ano e meio que resta até às eleições se consiga afirmar em toda a sua plenitude".» [Diário de Notícias]

Parecer:

Santana Lopes dá lugar a um dos seus ministros. Na ausência de Santana o primeiro-ministro pode continuar a lembrar o seu governo nos debates parlamentares.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pinte-se o novo líder parlamentar com uma cor mais viva do que o cinzento.»

ISP: MINISTROS DA ZONA EURO RECUSAM PROPOSTA DE SARKOZY

«Os ministros das Finanças da Zona Euro rejeitaram a proposta de Nicolas Sarkozy de definir um tecto para o IVA sobre os combustíveis para enfrentar a subida dos preços petrolíferos, indicou o presidente do Eurogrupo, Jean-Claude Juncker, segundo a agência Lusa.

A aplicação de medidas fiscais de ordem geral para fazer face à escalada dos preços do petróleo está fora de questão, como os ministros já tinham dito em Setembro de 2005 em Manchester, declarou Juncker. «Continuamos a pensar que esta decisão é a boa», disse no final de uma reunião em Frankfurt do Eurogrupo, que reúne os ministros das Finanças da Zona Euro. » [Portugal Diário]

Parecer:

É pena que Passos Coelho, que fundamentou a sua proposta na de Sarkozy, já não esteja em campanha.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Solicite-se um comentário a Pedro Passos Coelho.»

ÉPOCA BALNEAR JÁ COMEÇOU

«Arrancou ontem oficialmente a época balnear em Portugal, com 32 novas praias interditadas a banhos por razões de segurança. Muitas das praias mais concorridas da Grande Lisboa, na Costa de Caparica, não vão ter este Verão nadadores-salvadores devido às obras de requalificação do Polis. Ontem, no local, confirmou-se o pior cenário.» [Público assinantes]

Parecer:

Quem diria...

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Mantenha-se a roupa de Outono.»

O DONO DO IKEA É O HOMEM MAIS RICO DA EUROPA

«El sueco Ingvar Kamprad, propietario de Ikea , es el hombre más rico de Europa, con un patrimonio de 31.000 millones de dólares (19.942 millones de euros), según informó este lunes la revista Forbes, que sitúa al español Amancio Ortega , fundador de Inditex, en el undécimo puesto entre los europeos.» [20 Minutos]

O JUMENTO NOS OUTROS BLOGUES

  1. "A Sombra do Convento" reproduziu o post dedicado à greve dos armadores.
  2. A "República das Opiniões" também acha que devemos ser exigentes enquanto consumidores.
  3. O "Câmara de Comuns" informa-nos que Portugal foi o país europeu onde os preços dos produtos alimentares menos subiram.

NO ABRUPTO

Pacheco Pereira explica muito bem a estratégia manhosa do PCP:

«Não são só os futebolistas que andam em treinos e testes, o PCP também. Não em Viseu, mas no Porto. O PCP é o partido português com maior experiência na agitação, na manifestação, na concentração “espontânea” ou não, na conflitualidade de todo o tipo. Daqui não vem mal nenhum ao mundo, desde que tudo se passe na legalidade. Fazer manifestações, greves, protestos é uma marca típica da democracia e uma saudável sociedade contém uma dose considerável de actos de protesto cívico, e, desse ponto de vista, a sobrevivência da “ordem” e do “respeitinho” salazaristas ainda se revela na demonização desses actos.

O PCP sabe que a emergência de um “movimento social” (palavra de costas largas) com sucesso exige uma gestão muito cuidada dos avanços e recuos, e o melhor exemplo disso foi a componente sindical da luta dos professores, em que desde o crescendo da agitação até ao recuo organizado, tudo foi cuidadosamente medido. E era difícil, porque o PCP sabe melhor conduzir lutas que caibam nas baias sindicais, ou seja lutas minoritárias e limitadas, do que um movimento que cresceu mais do que a capacidade dos sindicatos de o controlar e lhes escapava à máquina. Ou seja, um movimento perigoso, pasto para moderados fortes ou esquerdistas sem freio, os dois riscos que o PCP não gosta de correr.

Por isso, é interessante ver o PCP a treinar-se para “novas lutas”, com o movimento contra o pagamento das SCUTs no Norte, uma marcha lenta na estrada (aceitável), seguida de uma tentativa de criar uma paralisação no centro do Porto (já menos aceitável). À frente da manifestação, gente conhecida do PCP, a medir o pulso às coisas, prestes a recuar, caso começassem a haver problemas que virassem a população contra os manifestantes, pronta a puxar a coisa mais para a frente até ao limite da confrontação com a polícia, com as televisões presentes.

Sabem-na toda, estes velhos militantes, a treinar uma variante do boicote da Ponte 25 de Abril, não para já, mas mais para cima das eleições, agora contra o PS e contra alguns dos idiotas úteis socialistas que andaram a brincar a quebrar a lei, porque era contra Cavaco. Eles sabem que é um jogo arriscado, porque a radicalização é uma arma que tanto dispara para a frente como para trás, tanto pode ajudar a consolidar os votos que da esquerda do PS têm ido para o PCP e o BE, como favorecer uma desagregação do PS (que só desejam na medida certa) a favor do PSD. Mas esta direcção do PCP está mais disposta que a anterior a ir mais longe, sente um terreno mais favorável, tem tido sucessos inegáveis. E treina, treina as tropas antes da batalha.»

ROMANI KADARIA

TO INFINITY, AND BEYOND!

AS FORÇAS DE MERCADO NO TERCEIRO MUNDO

OS MAIS PROCURADOS PELO INFERNO

O PITBULL, O GATO E OS PINTOS

MANGO