sexta-feira, junho 13, 2008

Umas no cravo e outras tanta na ferradura -

FOTO JUMENTO

Alfama, Lisboa

IMAGEM DO DIA

[Luca Bruno/Associated Press]

«Portugal's Pepe leaped on teammates to celebrate a goal by Deco, a teammate, in a Group A match between the Czech Republic and Portugal in Geneva at the Euro 2008 European Soccer Championships.» [The Washington Post]

JUMENTO DO DIA

O silêncio de Manuela Ferreira Leite

Desde que em Portugal há mais do que um partido legalizado que nunca se viu um líder partidário tão silencioso como Manuela Ferreira Leite, desde que foi eleita que é tão silenciosa como um frigorífico desligado.

A dúvida está em saber se está a aplicar ao país o cuidado em evitar ruídos que acordem o neto ou se sente comprometida porque a chantagem dos camionistas sobre o país ter sido liderada por um homem do PSD, algo que não me surpreendeu pois há muito que o PSD parece ter andado na escola do PCP. O PCP ficou silencioso quando os seus sindicatos se calaram enquanto os pescadores serviam faziam de soldados rasos nos gangs dos armadores, Manuela Ferreira Leite ausentou-se da política enquanto os seus homens tentavam lançar o país em crise e até já falavam em guerra civil.

É muito silenciosa esta Ferreira Leite, um dia destes alguma associação de cegos ainda a vai considerar um perigo para a circulação, faz menos barulho que os híbridos quando trabalham a electricidade.

NO AVANTE DESTA SEMANA

Ia caindo de espanto com o ataque violento à autarquia de "uma "pequena cidade do interior" onde caiu uma bancada:

«Assim, do texto depreende-se que o Presidente da CM disse não ter havido vistoria técnica por parte da autarquia, portanto a obra não estava licenciada. Pelo seu lado o Presidente da EO, e também vereador da CM, confirmou as causas de deficiente instalação avançadas pelo perito da seguradora e afirmou que à empresa, à qual tinha sido comprado o evento com «chave na mão», seriam imputadas todas as responsabilidades, presumindo-se aqui os custos,x indemnizações, etc.

«Porreiro, pá», a CM, para além dos custos do «chave na mão», não vai pagar mais nada. E mais, a empresa responsável pelo acidente - que poderia ter tido consequência bem mais graves, «Não, não podia, que exagero» - até se prontificou a ressarcir, vejam lá, os espectadores do «country rodeo», com a possibilidade de o realizar noutro dia, para «compensar» o público. Eu é que tão depressa não vou sentar-me em bancadas de festas «populares» destas, porque ainda posso partir a bacia, ou «tocar» a minha coluna, sei lá. Mas eu sou um medroso!» [Avante]

Pois, mas o articulista não disse nem qual é a cidade do interior nem quem é o autarca, mas lá tirou conclusões quanto aos culpados:

«Para que são eles precisos? Para nada, isto não são pontes nem aeroportos, qualquer um faz os projectos, nem se percebe como ainda é obrigatório que os engenheiros os assinem - é só para ganharem mais umas coroas. Então o Estado - administração central mais a administração central - gastam é demais com esta gente, em particular com os engenheiros que nem podem assinar projectos na sua área de autarquia, etc. »

Pois a culpa é de engenheiros que assinam projectos. É assim a honestidade intelectual destes senhores, esqueceram-se que a autarquia é a de Santiago do Cacém, que o autarca é do PCP, que este sabia que a obra não tinha sido licenciada e que os engenheiros que assinam projectos nada têm que ver com o processo. Mas o desejo de atacara os engenheiros que assinam projecto é tão grande que até a negligência do PCP serve, basta não identificar os responsáveis.

Mais divertido ainda é ver o PCP incomodado porque os EUA é um país onde vigora o partido único, quando devia ser razão para encher de orgulho os nossos comunistas admiradores de partidos únicos como o da Coreia do Norte:

«Vem isto a propósito do autêntico bombardeamento planetário com as «primárias» das eleições presidenciais nos EUA que em Portugal têm tido uma expressão tão excessiva quanto ideologicamente manipulatória. São múltiplas as mensagens, explícitas ou subliminares, projectadas por um bombardeamento que já durou vários meses e que ameaça continuar até às eleições, centrado já não no «duelo» Obama-H.Clinton mas entre os candidatos dos partidos Democrático e Republicano, as duas faces do partido único do sistema.» [Avante]

Enfim, ridículos quanto baste.

PARALISADOS

«No momento em que estou a escrever, o país está à beira do caos: os camionistas mantêm-se, firmes, à margem da lei, a gasolina e o gasóleo desapareceram das bombas, as exportações sofrem dificuldades acrescidas, as prateleiras dos supermercados começam a ficar vazias e o aeroporto de Lisboa ficou sem combustível. Enquanto isso, o Governo, depois de ter acenado, em vão, com umas medidas "aliciantes", encontra-se reunido, em negociações, o PSD está de férias e o Bloco de Esquerda e o Partido Comunista entretêm-se a pedir explicações ao Presidente da República sobre a ignóbil utilização da palavra "raça", no dia de Portugal. Elucidativo!» [Público assinantes]

Parecer:

Por Constança Cunha e Sá.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

ORA AÍ ESTÁ!

«António Lóios, o auto-intitulado porta-voz da comissão de camionistas responsável pela paralisação nacional da última semana, tem uma carreira política intimamente ligada ao PSD, segundo apurou o Diário Económico. O que confirma as acusações que lhe têm sido dirigidas por parte de vários membros da direcção da ANTRAM.

dos seus militantes mais activos. Filho de um maquinista da CP e de uma operária de uma tabaqueira, ambos comunistas, o jovem decidiu seguir o seu próprio percurso profissional e político. Licenciou-se em engenharia informática e seguiu as tradicionais etapas de ascensão partidária. Foi membro da Assembleia Municipal de Arraiolos (de onde a sua família é natural) pelo PSD na década de 90 – durante a presidência de Jerónimo Lóios, o seu primo comunista com quem não fala. Foi membro da direcção do PSD de Évora. E, recentemente, fez parte da» [Diário Económico]

Parecer:

Não é nada de que eu não estivesse desconfiado, o PSD começou a aprender as estratégias de guerrilha política do PCP.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se a Manuela Ferreira Leite se o seu silêncio tinha que ver com esta mãozinha do PSD.»

ESCOLAS PRIVADAS TÊM TURMAS MAIORES

«A relação aluno/docente é superior no ensino privado em todos os níveis de ensino, do pré-escolar ao Secundário, e regiões do país. O dado estatístico, apurado entre o número total de professores e alunos inscritos, consta do "Perfil do Docente 06/07" publicado pelo Gabinete de Estatística e Planeamento da Educação (GEPE). A diferença até se acentuou de 2005 para 2007. Mas entre esses dois anos lectivos a relação aluno/docente também aumentou no público. O secretário-geral da Fenprof não tem dúvidas. Ao JN, Mário Nogueira foi peremptório ao afirmar que esse dado é apurado de forma incorrecta: é feito com o número total de professores e milhares não chegam a dar aulas por estarem requisitados ou destacados no Ensino Superior, em autarquias, direcções-regionais, nos departamentos do Ministério ou no Parlamento. "Só directores de conselhos executivos são 1500", precisa, alegando que este pormenor é suficiente para falsear o resultado estatístico. "O sector público tem de responder a necessidades a que o privado não tem. » [Diário de Notícias]

Parecer:

O mais curioso é a preocupação da Fenprof em desmentir a evidência.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Sugira-se ao antigo professor Nogueira que não tente tapar o sol com uma peneira.»

CONSELHO DE PREVENÇÃO DA CORRUPÇÃO

«Três inspectores-gerais - Finanças, Obras Públicas e Administração Local -, os dois mais altos responsáveis do Tribunal de Contas (presidente e director-geral), um magistrado do Ministério Público, um advogado e uma personalidade de reconhecido mérito escolhida pelos anteriores: é esta a composição do Conselho de Prevenção da Corrupção (CPC), proposto pelo PS num projecto de lei ontem apresentado na mesa da Assembleia da República (AR).» [Público assinantes]

Parecer:

É um passo positivo ainda que a corrupção deva ser combatida eliminando as fontes.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Aposte-se na modernização do Estado.»

BISPO ITALIANO PERDOA A CASAL QUE TEVE RELAÇÕES NO CONFESSIONÁRIO

«O bispo de Cesena, na Itália, perdoou um casal que foi flagrado fazendo sexo oral no confessionário da catedral da cidade.

O casal, que não teve a identidade revelada, havia sido descoberto no ato durante a missa das 7h do dia primeiro de junho, domingo. » [BBC Brasil]

REVISTA NEW SCIENTIST MOSTRA FOTOGRAFIA DO MOMENTO DA OVULAÇÃO

«Look closely: this is history in the making. These are the clearest pictures ever taken of what is the starting point of every human life: ovulation occurring inside a woman's body.

"The release of the oocyte from the ovary is a crucial event in human reproduction," says Jacques Donnez at the Catholic University of Louvain (UCL) in Brussels, Belgium. "These pictures are clearly important to better understand the mechanism."

Observing ovulation in humans is extremely rare, and previous images have been fuzzy. Donnez captured the event by accident while preparing to carry out a partial hysterectomy on a 45-year-old woman. The release of an egg was considered a sudden, explosive event, but his pictures, to be published in Fertility and Sterility, show it taking place over a period of at least 15 minutes.» [New Scientist]

DUELO OBAMA McCAIN CHEGA AO MERCADO DOS PRESERVATIVOS

«La compañía Practice Safe Policy, creada por Benjamin Sherman, ha comenzado a comercializar en internet paquetes de profilácticos con las efigies de los populares políticos, a un precio de 9,95 dólares por par (6,45 euros).

La firma asegura que los Condones Obama y los Condones McCain "ofrecen mejor protección que el Servicio Secreto". » [20 Minutos]

CUBA: EMPRESAS ESTATAIS VÃO PAGAR EM FUNÇÃO DOS RESULTADOS

«El Gobierno de Raúl Castro ha dado de plazo hasta el mes de agosto para que todas las empresas estatales comiencen a aplicar un nuevo sistema de “pago por resultados”, que elimina los topes salariales y establece como principio general que cuanto más produzca un trabajador, más sueldo ganará. La medida liquida el "igualitarismo salarial” que ha imperado en Cuba durante décadas y, según analistas, es la disposición económica más realista y trascendente adoptada desde que Fidel Castro abandonó el poder debido a una grave enfermedad.» [El Pais]

O JUMENTO NOS OUTROS BLOGUES

  1. O "Cogir" e o "Câmara de Comuns" deu destaque ao post sobre a crise energética.
  2. O "Branco no Branco" e a "Câmara de Comuns" sugerem a leitura do post "a revolta dos patos-bravos".

FOTO DA 2.ª GUERRA MUNDIAL: NUM REFÚGIO DURANTE UM BOMBARDEAMENTO

England, 1940-41. "Battle of Britain. Children in an English bomb shelter." British Information Service/U.S. Office of War Information.

JERZY BEDNARSKI

VOTE FOR NOBODY

COMO PRENDER A BICICLETA

STOP LOOKING AT MY BOTTOM

AQUAPHOR