quarta-feira, junho 04, 2008

Umas no cravo e outras tanta na ferradura

FOTO JUMENTO

Castelo de Almourol

IMAGEM DO DIA

[Tim McKulka-UNMIS Handout]

« People displaced from Abyei wait for emergency food rations distributed by the World Food Program in Agok, Sudan. On Saturday, Southern Sudanese officials dismissed Khartoum's proposal for a joint north-south administration in oil-rich Abyei as a publicity stunt that would not resolve tension in the flashpoint town.» [Washington Post]

JUMENTO DO DIA

Não querias mais nada?

O argumento de Paulo Portas para que os portugueses votem no CDS é, no mínimo, brilhante, em entrevista a Constança Cunha e Sá "explicou" que quando o CDS ultrapassou os 8% impediu a maioria absoluta. Portanto, Portas acha que assim convence mais 6% a votar nele, o senhor dos submarinos, das 60.000 fotocópias e de outras tropelias. É caso para lhe perguntar se "não queria mais nada"? Porventura, um garrafão de água de malvas para o rabinho.

PESCADORES DE TODO O PAÍS UNI-VOS ... AOS PATRÕES

É fácil de perceber o silêncio do PCP em relação à "paralisação" da pesca, a que alguns também chama greve dos pescadores, desta vez os nossos líderes do proletariado preferiram emprestar os pescadores para servirem de carne para canhão dos armadores esperando que a desestabilização lhes traga proveitos político. Numa lógica de "pataca a ti, pataca a mim" houve unanimidade no sector, os armadores querem ganhar subsídios e poder pescar sem limites, o PCP quer votos a qualquer custo.

Os votos nos ortodoxos do PCP estão acima de todos os princípios e dos interesses dos pescadores. Não será isto uma traição aos seus interesses? Compreende-se, pois, o silêncio do PCP e dos seus sindicatos, enquanto os trabalhadores disfarçam o lockout com uma greve não declarada e desempenha o papel de tropa de choque nos piquetes, o PCP, a CGTP e Carvalho da Silva optam pelo silêncio, não lhes convém dar a cara neste processo duvidoso. Lá montaram uma manif espontânea com bandeiras negras, mas perceberam que isso os identificava com uma luta que apenas visa aumentar os lucros dos patrões.

MANUEL ALEGRE E A GINA LOLOBRIGIDA

Manuel Alegre parece seguir a máxima de Gina Lolobrigida de que não importem que falem mal de nós, o que é preciso é que falem. Manuel Alegre é um político frustrado que julga ter passado ao lado de uma grande carreira política, convencido de que tinha mérito para desempenhar os mais altos cargo.

Azar, chegou à terceira idade sem ultrapassar o estatuto de segunda figura do PS, nunca foi líder e, por fim, foi rejeitado como candidato do PS às presidenciais. Com a sua idade e sem que a sua voz tenha o respeito que ele julga merecer restava a Alegre retirar-se, mas não, velho e acabado recorrer a todos os meios, mesmo os mais ilógicos para chamar a atenção para si.

É triste assistir ao fim de uma carreira política, pobre mas honrosa, da forma que está a suceder à de Manuel Alegre.

UMA MODESTA HOMENAGEM

Concorde-se ou não com o trabalho de João Figueiredo na reforma da Administração Pública há que reconhecer que foi a primeira vez que nos últimos anos algo mudou no Estado. Fê-lo num ambiente hostil, com negociadores sindicais que estavam mais interessados no acesso às televisões do que nos funcionários públicos, num país onde há muitos que ainda pensam que há uma máquina de fazer dinheiro para pagar as despesas públicas.

Cometeu erro? Certamente que sim, mas será mais fácil corrigir os erros do que reformar a Função Pública.

Aqui fica o desejo de que João Figueiredo tenha os maiores sucessos no Tribunal de Contas.

ESTÁ TUDO BEM NO MERCADO DOS COMBUSTÍVEIS

Como era de esperar a Autoridade da Concorrência chegou à conclusão esperada, está tudo bem no mercado dos combustíveis. Outra coisa não era de esperar, como a Autoridade da Concorrência nada faz pela concorrência nem no mercado dos combustíveis, nem noutros mercado, seria a primeira vítima se a conclusão fosse outra. Além disso, todos sabemos que não há concertação, é a GALP que domina o mercado e que pratica os maiores preços, aos outros basta vender tão caro quanto a GALP e aguardar pelos seus aumentos para a seguir.

O NETO DE MANUELA FERREIRA LEITE

«Não percebo porque é que toda a gente anda para aí a dizer que os 38% de votos que Manuela Ferreira Leite obteve nas eleições para líder do PSD são curtos, senão mesmo "insuficientes". Curtos? Insuficientes? A mim parece--me extraordinário que 17 342 pessoas tenham decidido votar na mais contrariada das candidatas contrariadas desde que os gregos inventaram a democracia. Se tivermos em conta a falta de empenho da senhora na campanha, a falta de jeito nos debates e o cultivo até ao extremo da pose que-chatice-estava-eu-aqui-tão-sossegada-a-ver-a-novela-e-agora-tenho-de-ir-mandar-no-PSD, Manuela Ferreira Leite saiu-se muitíssimo bem. E se no futuro as suas filhas deixarem de lhe dar netos em plena campanha eleitoral, talvez ela consiga realmente interessar-se pelo País e fazer dele a sua prioridade.» [Diário de Notícias]

Parecer:

Por João Miguel Tavares.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

O PRIMEIRO CONFLITO ENTRE FERREIRA LEITE E SANTANA LOPES

«Manuela Ferreira Leite entrou em rota de colisão com Santana Lopes. A recém-eleita presidente do PSD não gostou que o ainda líder parlamentar convocasse eleições para a liderança da bancada social-democrata para 11 de Junho, ou seja, antes do Congresso Nacional do partido, e tentou demovê-lo desta decisão. » [Correio da Manhã]

Parecer:

É apenas o primeiro de muitos, até porque depois de ter sido ultrapassado por Passos Coelho Santana Lopes não vai deixar de se querer afirmar como alternativa a Ferreira Leite.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Reserve-se cadeira na fila da frente para assistir ao espectáculo.»

O COMÍCIO ALEGRISTA ESTÁ A DIVIDIR MAIS DO QUE O PS

«O evento foi convocado para unir várias esquerdas que têm andado desavindas. Mas a verdade é que, assim que se soube da sua existência, várias vozes se fizeram ouvir contestando a sua validade. Hoje à noite, o comício-festa que juntará, no Teatro da Trindade, em Lisboa, Manuel Alegre, o Bloco de Esquerda, "renovadores" do PCP e outras esquerdas independentes (ex- -pintasilguistas, por exemplo) será tão marcado pelas presenças como pelas ausências. » [Diário de Notícias]

Parecer:

Só mesmo Manuela Alegre poderia embarcar neste espectáculo.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se a Alegre se vai à próxima manif dos verde-eufémios ou se prefere participar numa espera a José Sócrates a empunhar uma bandeira negra.»

PSD JÁ ENCONTROU UM DERROTADO PARA AS AUTÁRQUICAS EM LISBOA?

«Quem defendeu a preparação da candidatura de Pedro Santana Lopes à Câmara de Lisboa foi o presidente da Câmara de Cascais. António Capucho considerou no Fórum da TSF e em declarações ao DN que Manuela Ferreira Leite e a distrital de Lisboa deviam ponderar esta hipótese. "Aparecer na sétima fila do Parlameno é pouco para as capacidades que já demonstrou."» [Diário de Notícias]

Parecer:

Coitado do Santana Lopes.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Sugira-se a Ferreira Leite que apoie esta candidatura.»

PREÇOS SUBIRAM MENOS EM PORTUGAL

«Custo do leite, queijos e ovos cresceu 14,9% em Abril, revelou Eurostat Portugal foi o país da União Europeia (UE) que, em Abril, sofreu menos com o impacto da subida dos preços dos alimentos à escala global. Contra uma média de 7,1% nos 27, Portugal apresenta uma subida de 3,2%. Na Zona Euro, o aumento foi de 6,2%, revelou o gabinete europeu de estatísticas, Eurostat. A explicação para esta divergência reside no preço da carne e dos vegetais, já que nas restantes classes de bens a subida registada em Portugal ficou em linha com a verificada, em média, na UE. » [Diário de Notícias]

Parecer:

Como era de esperar quase ninguém se referiu a esta notícias.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Divulgue-se a notícia.»

A SAÍDA MAIS DISCRETA

«João Figueiredo abandona as funções de secretário de Estado da Administração Pública, devido à abertura de uma vaga que lhe permite ser nomeado juiz do Tribunal de Contas.

Sobre os motivos que estiveram na origem da exoneração de João Figueiredo da pasta da Administração Pública, um elemento do Ministério das Finanças sublinhou à Agência Lusa que o secretário de Estado cessante é funcionário público há 30 anos e pertence ao quadro da Direcção-Geral do Tribunal de Contas. » [Jornal de Notícias]

Parecer:

Por pouco ninguém dava pela sua saída.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Elogie-se a paciência de João Figueiredo para ler todas as críticas que aqui lhe foram dirigidas.»

BANCADA ESTAVA MAL MONTADA

«Após uma avaliação, peritos concluíram que a queda de uma bancada em Santiago do Cacém, sábado à noite, se deveu a “má montagem”. Os 60 feridos, entretanto, já tiveram todos alta hospitalar.

A queda de uma bancada no Parque de Feiras e Exposições de Santiago do Cacém, onde decorre a XXI Santiagro - Feira Agro-Pecuária e do Cavalo, aconteceu cerca das 22:40 de sábado, provocando ferimentos ligeiros a 60 pessoas.» [Jornal de Notícias]

Parecer:

O que mais me impressionou neste acidente foi a pressa com que o presidente da CM de Santiago do Cacém veio a público informar que a bancada não estava licenciada, parecendo estar mais preocupado com as suas culpas do que com a saúde dos seus munícipes.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se ao autarca se em Santiago há uma situação de bandalheira autárquica, com espectáculos não licenciados.»

GALP TEM DE MOSTRAR AS CONTAS

«A Galp Energia vai ser obrigada a publicar os custos e os proveitos da actividade de armazenamento e de transporte de combustível em Portugal, anunciou hoje o ministro da Economia, Manuel Pinho, no Parlamento.Este tipo de informação é actualmente confidencial, mas o ministro da Economia transmitiu aos deputados da comissão parlamentar de Assuntos Económicos e Desenvolvimento Regional, que é determinante para os concorrentes da Galp.» [Público]

Parecer:

Esta medida não só é positiva como deveria ser obrigatória para todas as empresas que detêm uma determinada quota do mercado, independentemente do sector.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Generalize-se este tipo de medida.»

ESTÁ LÁ? DAQUI FALA O FISCO

«Os contribuintes com dívidas fiscais vão passar a ser contactados regularmente por telefone ou por e-mail pelos funcionários dos fisco para que regularizem os seus impostos. A medida já foi comunicada a vários serviços de finanças e para operacionalizar, a Direcção-Geral dos Impostos (DGCI) vai disponibilizar aos chefes de cada serviço de finanças os contactos de todos os contribuintes que tenham senha de acesso à página de declarações electrónicas da DGCI. Actualmente, a administração fiscal tem emitidas mais de 6,6 milhões de senhas.» [Público assinantes]

Parecer:

Não é nada que os bancos ou a SONAE, dona do jornal Público, não façam.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Aprove-se.»

PHILIPS RECORRE A TRANSEXUAL PARA VENDER DEPILADORA

DRAG AND DROP WORLD

MAX SAUCO

ATAQUE DE FÚRIA NO EMPREGO

CAVALGANDO NO CAMPO

ALTO COMISSÁRIO DA ONU PARTA OS REFUGIADOS