quarta-feira, agosto 26, 2009

A Manuela Bloquista

Quando se esperava uma Manuela Ferreira Leite renovada a líder do PSD surpreendeu-nos, incapaz de se renovar opta pelo desaparecimento, incapaz de ter ideias novas opta por um programa eleitoral em branco, incapaz de rejuvenescer o grupo parlamentar opta pelo afilhado arguido, incapaz de captar novos apoios fica-se com o guru da Marmeleira.

Sabendo que os eleitores desconfiam dela, sem contar com o apoio incondicional do partido e sendo uma política de capacidades limitadas em quem Cavaco nunca confiou para o cargo de ministra das Finanças, resta a Manuela Ferreira Leite encostar a Cavaco Silva e imitar Francisco Louçã.

Manuela Ferreira Leite não tem ideias, vai copiando aqui ou acolá, vai repetindo o que Pacheco Pereira escreve na comunicação social. Sem dimensão para apresentar um projecto político para o país opta por se apresentar como uma candidata a ajudante de campo de Cavaco Silva. Sem ser capaz de propor medidas novas limita-se a denegrir tudo o que se faz. Incapaz de despertar a esperança dos portuguesas explora o desalento provocado pela crise económica internacional.

Imitando o Bloco de Esquerda, o PSD apresenta-se ao eleitorado sem um programa para governar, sem novos projectos, sem um discurso para governar. Manuela Ferreira Leite é um vazio e a sua esperança não é governar, desde que se candidatou que apenas quer a maioria absoluta do PS, ajudada pela crise, por Cavaco Silva e pela matilha de assessores de Belém. Tal como o Bloco de Esquerda não se apresenta aos eleitores para governar, tal como Louçã limita-se a “rasgar” e sonha com uma crise política.

Em relação a Louça a líder do PSD tem a vantagem do apoio de Cavaco Silva, sem este apoio cada vez mais evidente Manuela Ferreira Leite nunca seria candidata a primeira-ministra, a sua candidatura só faz sentido porque se chegar ao poder serão os assessores o verdadeiro Cavaco Silva, o governo limitar-se-á a transformar em decreto os recados de Belém.

Em relação a Louçã a líder do PSD tem a falta de inteligência, de jeito e a coerência. Louçã pensa e diz o que pensa, sabe o que quer e diz o que quer, não se rodeia de gente duvidosa.