segunda-feira, agosto 03, 2009

Que soluções para a pesca?

A situação do sector das pescas foi um dos que dominou o debate político durante a presente legislatura, os armadores boicotaram as lotas, os pescadores apoiaram as suas reivindicações, a direita aproveitou e a esquerda conservadora engasgou-se ao ver os pescadores a apoiarem os armadores.

A situação extremou-se devido ao aumento do preço dos combustíveis mas o problema existe e mais tarde ou mais cedo vai regressar às primeiras páginas. A costa portuguesa está cada vez mais pobre, pouco se faz para estudar soluções, a população piscatória arrasta-se na miséria, os barcos vão sendo encostados aos cais.

Depois de tudo o que sucedeu seria de esperar que este fosse um dos problemas abordados pelos partidos. Que medidas a curto prazo? Que soluções para a manutenção a longo prazo? Como conciliar as necessidades dos pescadores com uma gestão equilibrada dos recursos? Como garantir níveis de rendimento dignos aos pescadores?

Não estamos perante um problema menor, afecta muitos portugueses e regiões do país?

Mas parece que os políticos já nem sequer vão aos portos em período de campanha eleitoral, nem sequer o Portas e a extrema-esquerda, o CDS está mais empenhado em captar o contentamento dos agricultores e o Louçã descobriu que os fait-divers dão mais votos do que os problemas dos trabalhadores.

A verdade é que os problemas dos portugueses estão a ser esquecidos, os nossos políticos vivem da problematização de pequenas questiúnculas, a esquerda trata os eleitores como uma horda de idiotas descontentes, a direita especializou-se no caixote do lixo do Ministério Públçico.

Urge discutir os problemas do país, Louçã deve deixar-se de tretas e falsas soluções e apresentar o seu modelo de sociedade que tanto esconde, Ferreira Leite deve dizer o que vaio fazer.
Que soluções vão propor para o sector das pescas?