sábado, agosto 01, 2009

“Olhem por quem mais precisa”


É difícil ver esta frase num cartaz com a fotografia de Manuela Ferreira Leite e chegar à conclusão de que a líder do PSD pretende olhar por quem carece de ajuda. A líder do PSD nunca manifestou grandes preocupações com a pobreza, pior do que isso, sempre se manifestou contra medidas de natureza social.

Manuela Ferreira Leite não está preocupada com os que mais precisam, está tentando enganar os que mais precisam para chegar ao poder e ajudar os que menos precisam As preocupações sociais de Manuela Ferreira Leite apenas surgiram quando cometeu uma gaffe e percebeu que a intenção de rasgar as políticas sociais lhe faria perder votos.

A Manuela Ferreira Leite que agora promete caridade colectiva é a mesma que se opôs a um aumento do salário mínimo acordado em sede de concertação social e que há dois dias defendeu que não se deveria atacar a fortuna dos ricos, até sugeriu que não se incomodasse fiscalmente os compradores de iates de luxo.

Não sou dos que estão convencidos de que a direita defende o ricos e a esquerda os pobres, há à direita personalidades cuja motivação política reside também no combate à pobreza. Só que esta não é nem nunca foi uma preocupação de Manuela Ferreira Leite. Já teve ocasião para o demonstrar quando foi ministra das Finanças e enquanto tem sido líder do PSD.

Esta falsa preocupação não passa de um gesto nítido de quem quer o voto dos pobres para governar para os ricos. Só pode ser uma piada. Como a própria fase sugere.