quarta-feira, agosto 19, 2009

Umas no cravo e outras na ferradura

FOTO JUMENTO

Sé Patriarcal de Lisboa

JUMENTO DO DIA

Cavaco Silva

Nunca os assessores de um Presidente da República tiveram o protagonismo dos assessores de Cavaco Silva, chegam ao ponto de lançar insinuações absurdas sobre o governo numa tentativa de desviar a atenção dos eleitores para a actuação de Manuela Ferreira Leite. Ao que parece os assessores ficaram ofendidos porque alguém disse que tinham colaborado no programa de Manuela Ferreira Leite, eles que estiveram envolvidos na sua eleição para a liderança do PSD.

Ou Cavaco está senil de um todo ou, como é evidente, as insinuações lançadas pelos assessores resultaram de instruções dadas pelo presidente, o que não seria nada de novo, o próprio Cavaco é dado a lançar insinuações, como sucedeu com o caso TVI ou com a recepção dos sindicalistas dos magistrados.

Depois de ter mandado os assessores ajudarem Ferreira Leite a chegar à liderança do PSD seria muito normal que os mandasse agora ajudar a elaborar o programa, até porque é evidente que Cavaco quer acumular o cargo de presidente com o de primeiro-ministro, fazendo todo o sentido que queira sentir-se identificado com o programa.

ELES "ANDEM" AÍ

As câmaras do Google fotografando as ruas nas imediações da minha casa.

AVES DE LISBOA

Chapim-azul [Parus caeruleus]
Local: Bairro de Santos

FLORES

No Jardim da Fundação Calouste Gulbenkian

MANUELA FERREIRA LEITE E A PRESUNÇÃO DA INOCÊNCIA

«Apresunção de inocência é o novo cabide onde os maus políticos penduram a sua falta de princípios éticos. A presunção de inocência serve em termos técnicos para colocar o ónus da prova do lado da acusação: é quem acusa que tem de provar a culpabilidade e não quem é acusado que tem de provar a sua inocência. Mas a presunção da inocência não serve de desculpa política para a inacção nem nos obriga a fechar os olhos aos indícios acusatórios. Aliás, se em Portugal - e em quase todo o mundo - existe prisão preventiva é porque se entende, e bem, que em determinadas situações há um tal acumular de provas que tudo aponta para a culpabilidade do acusado.» [Diário de Notícias]

Parecer:

Por Miguel Tavares.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

SOLIDARIEDADE

«A emergência da Segurança Social em Portugal foi mais tardia do que noutros países da Europa (ocidental).

O que havia, durante o regime ditatorial, com algumas alterações durante a vigência de Marcelo Caetano, era um sistema de previdência social corporativa com uma lógica assistencial (caritativa). A transformação do sistema previdencial numa lógica de segurança social só ocorreu em Portugal depois de 1974, trinta anos após o plano Beveridge dar início ao Welfare State. A Segurança Social é "filha da queda do salazarismo e de um princípio de revolução socialista" (Manuel de Lucena), durante o breve interregno do PREC em que o corporativismo se tornou num estatismo.

Apesar de não ser uma especialista nesta matéria, considero a forma como é encarada a política social uma das pedras de toque de separação entre a direita e a esquerda políticas. Defendo que um governo de esquerda deve promover a solidariedade entre as gerações, entre os empregados e os desempregados, entre os incluídos e os excluídos da sociedade, através de uma política que afecte recursos ao investimento na função social do Estado, para reduzir as desigualdades sociais e combater à pobreza. Ora, depois de ter assegurado a sustentabilidade da segurança social, o PS propõe-se fortalecer o sistema de solidariedade. Entre outras medidas que reputo importante, conta-se o reforço da efectividade da inserção social e profissional das famílias beneficiárias do rendimento social de inserção (RSI).

Esta medida serve já de arma de arremesso populista e de instrumento da demagogia. Só para dar dois exemplos, veja-se as posições diversas do PP e do BE. Em nome de que se trataria de um "financiamentos à preguiça" de "gente que, pura e simplesmente, não quer trabalhar e quer viver a custa do contribuinte", Paulo Portas já reafirmou a recusa de "gastar dinheiro numa prestação social chamada rendimento mínimo". No espectro político oposto, dentro da linha irresponsável do "queremos tudo", o BE defende a "extensão dos critérios de atribuição do rendimento social de inserção", sem propor qualquer tipo de fiscalização. Ora, o instrumento de política social que é o RSI deve-se fazer acompanhar de outras medidas que também estão presentes no programa do PS, como o combate à "utilização abusiva de apoios e recursos públicos". E para que a medida não sirva o populismo nem a demagogia, sugeriria ao PS que desse uma explicação mais detalhada aos contribuintes da bondade desse princípio de solidariedade e da eficácia do combate ao seu recurso abusivo.» [Diário Económico]

Parecer:

Por Irene Pimentel, Autora do http://www.simplex.blogs.sapo.pt/, um ‘blog' feito por apoiantes do Partido Socialista.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

ALBERTO CONTINUA COM AS SUAS PALHAÇADAS DE VERÃO

«Alberto João Jardim continua a animar a praia do Porto Santo. Com euforia e mediatismo reduzido, é certo, sem comparação com o que o areal assistiu anos 90.

Mesmo assim, o líder madeirense não passa sem as manhãs com os amigos de sempre, cada vez menos, é certo, porque longe vão os tempos em que figuras da economia regional e do PSD/Madeira alinhavam nas festas realizadas no célebre bar do Henrique. Nos últimos anos, houve mudanças de pessoas e de local. O tal "Posto Avançado da Democracia", uma alegada universidade de Verão, liderada por um hipotético reitor, coronel Morna do Nascimento, oficial na reserva, onde quase tudo é permitido incluindo vivas a Salazar, transportou-se para uma antiga "casa da lancha" recuperada. » [Diário de Notícias]

Parecer:

Este Alberto até a brincar gosta de fazer de fascista.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Dê-se a devida gargalhada.»

MAIS UMA MORTE ESTÚPIDA DE UMA CRIANÇA

«Uma menina de oito anos foi hoje colhida pelas hélices de uma embarcação de recreio, na albufeira de Castelo do Bode, vindo a falecer no hospital de Abrantes.

Segundo contou à Lusa o comandante dos bombeiros de Abrantes, "a menina estava dentro da embarcação com familiares, que se divertiam e praticavam jet ski na praia fluvial de Aldeia do Mato, quando se desiquilibrou e caiu à água".

"No momento em que está na água, as hélices da embarcação golpearam-na tendo ficado gravemente ferida", disse António Jesus.» [Diário de Notícias]

Parecer:

Uma das coisas que mais me impressiona em Portugal é a forma como se provoca a morte de tanta criança, em muitos casos resultantes de comportamentos negligentes dos pais.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Adoptem-se medidas.»

MENOS UM PROCESSO NO JEEP

«O Presidente da República, Cavaco Silva, promulgou o diploma que estabelece a manutenção do regime simplificado da avaliação de desempenho dos professores no próximo ano lectivo.

O anúncio da decisão de Cavaco Silva foi feito pelo Ministério da Educação (ME).

O regime simplificado de avaliação é defendido pela ministra da Educação, Maria de Lurdes Rodrigues, que considera que seria preciso "mais tempo para introduzir alterações mais significativas" no modelo.» [Jornal de Notícias]

Parecer:

O que dirá Mário Nogueira?

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Aposte-se que fica calado, esta promulgação significa que nem mesmo Manuela Ferreira Leite alterará o que quer que seja.»

PSD DESMENTE APOIO DE ASSESSORES DE CAVACO

«O PSD desmentiu "categoricamente" que assessores do Presidente da República tenham colaborado na elaboração do programa eleitoral social-democrata.

"Eu aqui desminto categoricamente. Só quem esteja habituado a fazer esse tipo de confusões é que pode lançar acusações desse género", afirmou o vice-presidente do PSD, José Pedro Aguiar Branco, quando questionado sobre se algum assessor da Presidência da República colaborou na elaboração do programa eleitoral social-democrata. » [Jornal de Notícias]

Parecer:

Ninguém esperava que confirmasse.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Dê-se uma valente gargalhada.»

NUNCA UMN PRESIDENTE DA REPÚBLICA DESCEU TÃO BAIXO

«O clima psicológico que se vive no Palácio de Belém é de consternação e a dúvida que se instalou foi a de saber se os serviços da Presidência da República estão sob escuta e se os assessores de Cavaco Silva estão a ser vigiados, confessou ao PÚBLICO um membro da Casa Civil do Presidente.Este clima instalou-se depois de a perplexidade ter atingido aqueles que trabalham com o Presidente da República, quando tomaram conhecimento das declarações, ao PÚBLICO, dos dirigentes do PS José Junqueiro e Vitalino Canas denunciando que havia assessores de Cavaco Silva a participarem na elaboração do programa do PSD.» [Público]

Parecer:

Será que Cavaco Silva está nervoso com as sondagens, agora temos um lixogate?

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Sugira-se a Cavaco Silva que se quer ser primeiro-ministro que concorra ao cargo em vez de usar a influência do cargo para colocar uma marioneta no lugar.»

ALEXIUSS

BUÉ