domingo, agosto 09, 2009

Umas no cravo e outras na ferradura

FOTOS DE FÉRIAS NA PRAIA DO CABEÇO

Maçarico-das-rochas [Actitis hypoleucos] ou Falaropo de Wilson [Phalaropus tricolor]

Depois destas férias vou regressar a Lisboa com "trabalho de casa", tenho imagens de algumas aves que ainda não consegui identificar. É o caso da límicola das fotografias que fotografei ontem na Reserva Natural do Sapal de Castro Marim e Vila Real de Santo António.

À primeira vista seria tentado a classificá-la como um maçarico-das-rochas, ainda que seja uma ave menos comum neste sapal. Mas o desenho da mancha nas asas parece-me diferente, o pescoço é mais comprido e a cabeça parece ter um desenho diferente. A segunda hipótese é tratar-se de um falaropo de Wlson, uma raridade que de vez em quando aparece por estas bandas, só que ainda que tenha encontrado via Google várias imagens de aves muitos semelhantes a verdade é que não corresponde exactamente ao padrão desta ave. Todavia, pode tratar-se de um juvenil ou apresentar uma plumagem típica da época.

Aceitam-se ajudas.

FOTO JUMENTO

Alfama

JUMENTO DO DIA

Cavaco Silva

Conflitos entre um Presidente da República e o primeiro-ministro não são novidades, Cavaco manteve uma relação permanentemente conflituosa com Mário Soares, Sampaio não teve das melhores relações com Santana Lopes. Mas nestes dois casos houve um mínimo de lealdade por parte dos presidentes, nunca soltaram assessores caninos para darem dentadas intriguistas no primeiro-ministro atrás do anonimato, nem os presidentes recorreram à insinuação em público para atacar o primeiro-ministro, como fez Cavaco Silva a propósito da compra da TVI pela PT.

Desde que graças à crise financeira Cavaco Silva sonha numa parceria governamental com Ferreira Leite que não perde uma oportunidade para fazer insinuações ou mandar os seus assessores. Neste momento estamos a assistir a uma nova ofensiva em consequência da não recondução de Lobo Antunes para o Conselho de Bioética.

Cavaco esperava que o PSD escolhesse os seus no Parlamento e Sócrates nomeasse os amigos do Presidente. Se Cavaco queria ter a certeza da recondução de Lobo Antunes que tivesse falado com a sua amiga Manuela Ferreira Leite e se assegurasse da sua nomeação pelo PSD. Depois do que sucedeu com a nomeação do Provedor de Justiça a direita cavaquista deixou de merecer consideração, esteja em causa o presidente ou a sua amiga Ferreira Leite. O presidente que veja o que a sua amiga fez com as listas de candidatos a deputados.

AVES DE LISBOA

Rola-do-mar [Arenaria interpres]
Local: Cais das Colunas, Terreiro do Paço

FLORES DE LISBOA

No Jardim Botânico

SEM PLANO B

«A estratégia do PSD para as legislativas só tem plano A: concentrar o poder nos mais fieis, tolerar uma aliança julgada impossível com o candidato a Lisboa, abrir uma pequena janela florida para a sua direita e compensar alguns bons nomes da irreflectida expulsão do Parlamento Europeu. Pelo meio rompe com outros apoios, indispensáveis a quem pretende o poder. Alguns dos que trabalham no terreno.

Tudo bem, se o PSD for o partido mais votado. Na noite eleitoral juntar-se-lhe-iam os agora descontentes e nas semanas seguintes todos os ansiosos do poder, ficando de fora apenas uns tantos, poucos, a lamber feridas. O acordo com o CDS seria rápido e se a união lograsse ser maioritária teríamos a reedição do cenário que Sampaio solicitava nos idos de Junho de 2004. Os protagonistas seriam os mesmos, o Povo já os conhece. Se ainda os respeita, é outra coisa. Teriam pelo menos lugar garantido até Setembro de 2011. O que difícilmente teríamos era o mesmo Presidente. A esquerda de maioria aritmética que não política, encurralada, romperia o cerco escolhendo um candidato comum, que fizesse coincidir a aritmética com a política.» [Diário Económico]

Parecer:

Por António Correia de Campos.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

VOLTOU A INTRIGA A BELÉM

«As relações entre Cavaco Silva e José Sócrates estão definitivamente estragadas. Não por razões políticas ou ideológicas, naturais em pesoas que têm trajectórias diferentes. A questão essencial que os separa dá pelo nome de ‘confiança pessoal’. O Presidente da República deixou de confiar na palavra e nos compromissos pessoais assumidos pelo primeiro-ministro na confidencialidade das reuniões que os dois têm em Belém. » [Correio da Manhã]

Parecer:

Há muito que os assessores intriguistas andavam calados, mas esta notícia mostra que Cavaco os está usando para fazer passar a mensagem de que com Ferreira Leite tudo correrá melhor no plano institucional. Com intervenções como a de Cavaco Silva a propósito da eventual compra da TVI pela PT o presidente deixou de ter qualquer autoridade moral para falar em lealdade.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se a Cavaco Silva se está nervoso com as "suas" sondagens ou se está a pena tentando distrair os cidadãos da vergonha de listas de candidatos do PSD às legislativas.»

LISTA PARA PAGAR FAVORES

«Uma lista "para satisfazer a tribo. Para acertar contas. Para pagar favores. Para colocar os amigos." Estas foram algumas das acusações feitas pelo líder da distrital de Lisboa do PSD, Carlos Carreiras, durante o Conselho Nacional (CN) do partido, numa intervenção que não poupou críticas às escolhas da direcção social-democrata no seu distrito.

"Em vez de apresentarem uma lista para os eleitores de Lisboa, decidiram aproveitar para fazer política interna", disse Carlos Carreiras, considerando que as opções do PSD "comprometem seriamente a imagem do partido", ao ir buscar pessoas "com visibilidade nem sempre pelos melhores motivos". » [Correio da Manhã]

Parecer:

Carlos Carreira sabe do que fala.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Solicite-se a Carlos Carreira que concretize as acusações.»

UMA CHAPADA SEM MÃO?

«De acordo com Paulo Rangel, essa informação foi-lhe transmitida pelo PS, quando decorreram as conversações entre socialistas e sociais-democratas para a escolha dos seis membros do CNEVC que a Assembleia da República tem direito a indicar.

Na sexta-feira, o semanário Sol noticiou que o Presidente da República, Cavaco Silva, estaria "estupefacto" com a exclusão de João Lobo Antunes deste órgão, já que existiria um compromisso do Governo de reconduzir o neurocirurgião, um entendimento já negado pelo Executivo.» [Diário de Notícias]

Parecer:

Parece evidente que Sócrates não tem medo de Cavaco Silva e decidiu responder-lhe à ajuda que tem dado a Ferreira Leite. Agora resta a Cavaco que assume claramente a sua interferência nas eleições, algo que tem feito de forma mais ou menos envergonhada.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Aprove-se.»

FERREIRA LEITE TAMBÉM TEM O SEU "DVD"

«O MP tem em mãos cartas de um ex-colaborador da TCN que atribuem à empresa "grande domínio da classe política". Uma das missivas refere o alegado interesse de Manuela Ferreira Leite num dos negócios investigado no "caso CTT".

As cartas de Ruy Silva foram enviadas, em 2004, de Londres para os administradores da TCN Portugal, Júlio Macedo e Pedro Garcez, e para o então procurador-geral da República, Souto Moura. O remetente defendia-se de acusações de burla e falsificação de documento feitas pela TCN, em queixa-crime que originou um inquérito. Este não foi arquivado, mas apensado, com as cartas, ao processo da administração danosa dos CTT, que aguarda despacho de acusação do Ministério Público, já com 52 arguidos, muitos deles do PSD. » [Jornal de Notícias]

Parecer:

vejamos como se comporta a comunicação e o senhor Palma.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Mande-se cópia a Manuela Moura Guedes.»

RIBEIRO E CASTRO DIZ QUE NÃO É UM TROFÉU

«O ex-líder do CDS-PP e agora candidato a deputado Ribeiro e Castro diz não ser um "troféu" para ser exibido e reafirma que aceitou o convite para integrar as listas do partido como forma de contribuir para a mudança política que espera acontecer nas próximas legislativas.

As declarações de Ribeiro e Castro surgiram um dia depois de o conselheiro nacional do CDS Filipe Anacoreta Correia ter criticado o líder Paulo Portas por se vangloriar do pluralismo nas listas do partido, quando na verdade não incluiu nenhum dos membros da oposição interna. Em resposta, Portas sublinhou que o convite a Ribeiro e Castro para cabeça de lista no Porto é um gesto de inclusão.

"Não sou um troféu para ser exibido", disse ontem ao PÚBLICO Ribeiro e Castro, recusando comentar divergências internas ou a integração de Maria José Nogueira Pinto nas listas do PSD. Para o ex-presidente do CDS-PP, o partido "é tanto mais forte quanto seja a sua capacidade agregadora". » [Público assinantes]

Parecer:

O certo é que Portas está farto de o exibir como tal.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Dê-se conheciemento a Paulo Portas.»

RAFAELA DE BELEN (modelo)

SEDEX EXPRESS COURIER SERVICE